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Franquia de roupa feminina: como escolher a melhor?


Abrir uma franquia de moda feminina é uma oportunidade de contar com grande público e um bom faturamento mensal. 

Para se ter uma ideia, as mulheres gastam, em média, 54% do salário delas com beleza e roupas. Só de roupas íntimas, são 5,5 compras por ano, com um gasto médio de R$ 127 em cada uma.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Estatística), são quase 105 milhões de mulheres no Brasil. Dessas, cerca de 15% têm entre 20 e 44 anos, idades com presença intensa no mercado de trabalho e consequente renda fixa mensal.

O setor de vestuário também se destaca entre as franquias. Entre as 50 maiores marcas de franquias no Brasil, 14% são voltadas aos ramos de moda e vestuário.

Só em 2019, o segmento de Moda faturou R$ 24,2 bilhões. Em relação ao número de unidades, seu crescimento foi de 1,8%, com novas lojas de várias marcas pelo País. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Quer investir no ramo, mas ainda tem dúvida sobre qual franquia de roupa feminina abrir? Acompanhe o texto e descubra dicas importantes para a sua decisão!

Por que investir em uma franquia de roupa feminina?

Os números atrativos do setor de moda feminina são só alguns dos atrativos de investir neste tipo de negócio. Até porque, é preciso contar com outras vantagens para que o negócio realmente dê certo, não é mesmo?

Então, vamos falar mais sobre esses benefícios abaixo. Mas é preciso destacar que eles são gerais do setor, e pode ser que nem todas as franquias contem com eles.

Pensando nisso, é essencial que você pesquise bem sobre a marca que deseja investir. Assim, você terá a certeza de que ela oferece todo o necessário para o sucesso da unidade. Veja algumas vantagens  importantes.

Plano de negócio da franquia de roupa feminina

Uma das principais vantagens de investir em uma franquia é contar com um plano de negócio preestabelecido. Ou seja, todo um planejamento sobre como atuar com a empresa e obter bons resultados.

Esse planejamento traz, por exemplo, o modo de fazer completo da empresa. Do seu atendimento aos clientes aos serviços e produtos que serão oferecidos pela unidade.

O plano de negócios também prevê os funcionários necessários, forma de controle das finanças, prazo de retorno do investimento, espaço para a franquia e mais.

Com todas essas informações, o empreendedor só preciso colocar o plano de negócio em prática. Ele já terá sido utilizado em outras unidades. Logo, seus erros eventuais terão sido corrigidos, evitando que o empreendedor encontre empecilhos durante suas atividades.

Esse é um dos motivos que leva as franquias a terem menor taxa de mortalidade. Segundo pesquisa, apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos de operação. No caso das empresas iniciadas do zero, essa porcentagem sobe para 23%.

Previsão de investimento

No plano de negócio da franquia aparece todo o investimento necessário para o negócio. Desde o investimento inicial, com a taxa de franquia, até os custos mensais da empresa.

Entre esses custos estão os royalties e taxa de marketing. Esses são valores necessários para manter ao empreendedor a autorização de atuar em nome da marca. Além de garantir o suporte necessário para a divulgação da unidade.

Além disso, a franqueadora calcula o capital de giro ideal para a unidade. Assim, o empreendedor pode deixá-lo sempre disponível, para cobrir despesas como impostos e compra de insumos.

As estimativas são importantes porque permitirão o planejamento financeiro do franqueado. Sabendo o quanto precisa para manter seu negócio, os empresários tendem a manter maior controle financeiro. Então, não encontram problemas em cuidar do dia a dia do seu negócio.

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Previsão de lucro médio da franquia

Outro ponto que auxilia bastante o controle pelo empreendedor é a previsão de lucro da franqueadora. Seguindo o planejamento da marca, o franqueado consegue atingir um faturamento base por mês. 

Além desse controle, há a vantagem de saber o quanto o franqueado vai ganhar. Essa estimativa funciona como uma meta a ser alcançada, algo pelo qual todos devem trabalhar. Estimar um objetivo serve como estímulo para o trabalho e crescimento do negócio.

Suportes ao franqueado

São vários os suportes que o franqueado pode contar, mas eles podem variar conforme a marca. Então, é preciso avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) da empresa. 

A COF é o documento com todas as informações necessárias sobre o empreendimento. Incluindo os suportes, os valores para investimento etc.

Entre os suportes que a franqueadora pode oferecer estão os treinamentos, suporte comercial e de marketing. 

Com os treinamentos, o franqueado aprenderá todo o padrão para atuação com o negócio. Desde o modo de trabalhar com os produtos e serviços da franquia, até a forma correta para atendimento do cliente.

Isso é importante porque manterá a padronização das unidades. É essencial que a nova franquia reproduza exatamente o que as outras unidades fazer. Assim, o consumidor saberá o que esperar da marca, sendo atraído mais facilmente para o negócio.

Já o suporte comercial ao franqueado auxilia, por exemplo, na obtenção de parcerias para o negócio. Se a unidade oferecer descontos e condições comerciais a outros estabelecimentos comerciais, ele pode fidelizar consumidores.

Por fim, o suporte de marketing vai ajudar a divulgar a nova empresa. Tanto no meio digital, nas redes sociais, quanto no marketing off-line. Ou seja, por meio de eventos e ações como a distribuição de panfletos e brindes.

Marca reconhecida no mercado

Como citado antes, a padronização do negócio é algo que atrai os clientes, pois eles sabem o que esperar da marca. Assim, há maior confiabilidade no negócio, mesmo que a unidade seja nova.

Mesmo quando não conhece o negócio, o usuário pode pesquisar sobre ele. Então, nos resultados, verá tudo que a marca já fez até aqui. Seus produtos, seus serviços, a opinião de outros consumidores.

Esse reconhecimento é algo que facilita a percepção de que aquela empresa, a sua empresa, tem algo bom a oferecer.

Como escolher a melhor franquia de roupa feminina?

Não importa o tipo de negócio em que você vai investir. Para ter uma maior segurança no seu sucesso, será importante escolher a franquia ideal.

Isso considerando dois pontos principais: as várias opções de marcas e de resultados possíveis. As empresas trabalham com produtos de formas diferentes, com produtos diferentes. Para que seu negócio tenha bom retorno, todos eles devem combinar com seu perfil de empreendedor. 

A seguir, listamos como você pode escolher a melhor franquia de roupa feminina para investir.

Avalie seus interesses

Antes de investir em uma franquia, é essencial que você tenha a certeza dos seus gostos pessoais. Isso porque, você deve investir em uma atividade que goste.

Ter interesse no negócio é fundamental para manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro nele. Sem ele, sua vontade de trabalhar, de se dedicar ao empreendimento pode minguar. Essa é uma das razões comuns para o fechamento das empresas.

Com esse interesse, será hora de definir em que nicho de franquia de roupa feminina investir. Algumas lojas têm produtos com públicos variados. Outras, são focadas em determinados produtos e consumidores, encontrando maior direcionamento do negócio.

Você pode, por exemplo, investir na moda Plus Size. Segundo pesquisas, esse mercado de roupas para pessoas com IMC acima do ideal fatura R$ 5 bilhões por ano, em média.

A Moda Gestante é outra que tem bons números. Até porque, os nascimentos no Brasil são muitos — só em 2017, foram 2,8 milhões.

Com a Moda Gestante, é possível oferecer vários tipos de peças, desde lingeries a roupas para o dia a dia. Sempre com tamanhos especiais, para que as roupas tenham bom caimento à medida que a barriga da gestante se desenvolver.

Na Moda Íntima, o consumo também é atraente. Em 2018, ele atingiu 880 milhões de peças. O número corresponde ao consumo aparente, ou seja, a produção mais importação, excluindo a exportação.

sutias moda intima
Franquias do nicho de moda íntima são algumas das mais comuns no franchising.

A escolha pelo melhor nicho de roupas ainda pode passar por várias outras opções. Como a moda Gospel, Country, Sustentável e mais. Vale a pena pesquisar bastante entre as alternativas e as franquias disponíveis em cada um.

Verifique sua capacidade de investimento

Com os pontos anteriores avaliados, pesquise sobre as empresas disponíveis para investir. As franquias têm custos variados, e conhecer cada um deles é essencial.

Isso porque, você precisará comparar esses custos com a sua capacidade de investimento. Para que seu negócio tenha segurança, tenha em mãos os valores iniciais e o capital de giro previsto,.

Contar com o capital de giro é importante porque ele cobrirá despesas do dia a dia do negócio. Logo, ele será quase que emergencial quando os lucros da empresa não puderem cumpri-lo.

Obter valores emergenciais pode ser um problema para a saúde financeira de uma empresa. Especialmente se for necessário obter um empréstimo de última hora.

Dessa forma, verifique todo o necessário e, se preciso, obtenha um financiamento para franquia logo de cara. Essa organização vai ajudar todo o processo de desenvolvimento do seu negócio.

Pesquise sobre as marcas

Com as marcas escolhidas, você deverá pesquisar sobre elas. Sua escolha definitiva será um processo de eliminação das empresas. Elas vão sair da sua lista quando não atenderem ao esperado, ou quando uma se destacar consideravelmente.

Sua pesquisa precisará incluir dois aspectos principais. São eles: a opinião do consumidor e o que dizem os franqueados.

Para verificar a opinião dos consumidores, vale a pena acessar as redes sociais da marca. Assim como a sua página no site Reclame Aqui. Nestes espaços, os indivíduos costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam sobre os produtos e serviços oferecidos.

É essencial que os comentários dos usuários sejam mais positivos que negativos. Afinal de contas, a sua franquia vai oferecer exatamente o mesmo que as outras unidades dela.

Se o negócio não agradar os consumidores, dificilmente o seu vai. Então, conquistar clientes e obter lucro será um grande problema.

Você também pode se tornar um cliente da marca e verificar por si mesmo a experiência que ela proporciona. 

Já para avaliar a opinião dos franqueados, você também pode fazer uma pesquisa pela internet. Mas uma alternativa ainda mais eficaz será conversar com esses empreendedores.

Para isso, utilize a lista que a franquia disponibiliza na sua COF. Por lei, o documento deve contar com os endereços, nomes e telefones de todos os franqueados. Atuais e daqueles que se desligaram da rede nos últimos 24 meses.

Converse com os empreendedores sobre o negócio, seus benefícios e dificuldades. Também tenha a certeza de que a franqueadora cumpre com o prometido, principalmente oferecendo suportes.

Concorde com os lucros e prazos

Na sua COF e plano de negócio, a franquia indica quais são os ganhos e prazos previstos para a unidade. Você deve ter muita atenção a eles, pois isso definirá sua vida financeira nos próximos anos.

Em média, uma franquia tem retorno do investimento inicial em dois anos. Então, é preciso compreender que você só terá seu dinheiro “de volta” após esse período.

Nesse meio tempo, você terá lucro para manter o negócio e o seu pró-labore. Ou seja, sua retirada mensal, o “salário” do empreendedor.

Vale dizer que esses prazos e lucros variam muito conforme a marca de franquia e o momento do mercado. Para garantir os melhores resultados, o franqueado deverá contar com suporte atencioso da franqueadora.

Invista na sua franquia de roupa feminina!

Com todos esses cuidados tomados, será hora de você investir em sua franquia. Não se esqueça de que o negócio precisará da sua intensa dedicação. Mesmo com um gerente e funcionários, as franqueadoras sugerem a presença constante do franqueado na empresa.

Isso porque, o franqueado terá passado por toda a capacitação necessária para atuar. Trabalhando pelo próprio negócio, as pessoas também tendem a se empenhar mais.

Mesmo que uma franquia tenha maior chance de sucesso, os bons resultados não virão sozinhos. Tenha a certeza de gostar do negócio e investir nele todo o tempo e dinheiro necessários.

Agora você já sabe como e porque investir em uma franquia de roupa feminina. Que tal conhecer opções de negócio desse tipo?

Para te ajudar, produzimos um texto completo sobre o assunto. Confira em: Quer investir em vestuário? Confira opções de franquias de roupas

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
24 de abril de 2020

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