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Guia Definitivo: franquia de roupas, tudo que você precisa saber


Anda pensando em abrir uma franquia de roupas? Então, é fundamental conhecer mais sobre esse tipo de negócio e saber o que te espera.

Por exemplo: você sabia que existem vários nichos de franquias de roupas? Roupas femininas, masculinas, infantis, esportivas, de bebê e muito mais.

Sem contar que os custos dessas franquias são bem diferentes. Algumas são franquias baratas, e até on-line, enquanto outras precisam de um investimento um pouco maior.

Também há um perfil ideal para o franqueado e algumas etapas importantes para escolher uma franquia confiável.

Nós falamos sobre tudo isso neste guia definitivo sobre franquias de roupas. Continue lendo e descubra tudo que você precisa para ter sucesso com o negócio.

Neste texto, você vai ler:

Como funciona uma franquia de lojas de roupas?

A primeira coisa que você deve saber se pretende abrir uma franquia é como esse negócio funciona. Uma franquia é uma cópia, uma nova unidade de uma empresa que já atua no mercado.

Para isso, o empreendedor recebe um plano de negócio já estabelecido pela empresa. O plano de negócio é um planejamento completo com o passo a passo para montar e colocar a franquia em prática.

Além desse planejamento, o franqueado recebe uma série de suportes da franqueadora. Dessa forma, o processo de abertura e sucesso do negócio são mais simples.

Só que, antes de adquirir a melhor franquia de roupas, é preciso ler sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, o documento que traz todas as informações sobre a marca.

leitura da COF
É essencial ler e compreender cada tópico da COF da franquia escolhida.

Isso inclui o histórico da empresa, sua lista de franqueados, valores de investimento, regras da relação entre franqueado e franqueadora etc.

Na COF, também aparece a lista de suportes que a franqueadora presta a seus franqueados. Tenha a certeza de que você vai contar com o máximo de apoio possível. 

Ter a orientação da franqueadora, que já atuou com aquele mercado e negócio, torna o empreendedorismo mais simples ao investidor.

A importância da padronização de franquias

Como franqueado, você vai oferecer exatamente o mesmo que outras unidades da marca. Significa será preciso seguir um padrão.

Ao optar por uma franquia, o empreendedor deve estar ciente disso. A padronização das lojas dificulta inovações, o que pode incomodar alguns franqueados.

Você não deve entender a padronização das franquias como um limitante. Ela indica que aquele modelo de sucesso já foi testado, e que sua reprodução, exatamente daquela forma, trará sucesso mais simples.

Enquanto isso, se você abrir uma loja de roupas do zero, vai passar por várias etapas. Será preciso verificar que vitrine mais chama a atenção, a forma de disposição das peças, quais peças vender, marketing etc.

Ou seja, com uma nova loja, você vai precisar definir seus próprios padrões. E isso leva tempo.

mini franquias 2020
Uma franquia respeita o padrão da franqueadora, por isso é uma “cópia” das demais unidades.

Mas não com uma franquia de roupas. Ao seguir a padronização da marca, você saberá exatamente o que fazer para fazer sua loja deslanchar.

É por isso, aliás, que as franquias têm menor mortalidade entre os negócios. Apenas 5% delas fecham as portas antes de completar dois anos. Essa porcentagem sobe para 23% no caso dos negócios iniciados do zero.

Em todo o caso, vale dizer que as franquias não são engessadas. Elas se adaptam ao mercado, mudam seu modelo de abordagem, seus produtos, atendem ao que o consumidor deseja.

Mas essas inovações são feitas em um ambiente macro, para todas as unidades. Isso mantém a padronização de toda a rede e aumenta a segurança do consumidor.

Afinal, o usuário sabe o que esperar de uma franquia: o mesmo que ele encontraria em outras lojas da marca. Se essa padronização é quebrada, a confiança do consumidor também é. Desse modo, o usuário pode ter receio de voltar a comprar com a empresa.

Tipos de franquia de roupas

Agora que você já sabe como uma franquia funciona, é hora de apresentarmos os tipos de negócio disponíveis no mercado.

Como citamos no início do texto, as franquias de roupas aparecem em diferentes nichos. É interessante que você conheça todos para, assim, definir qual combina com seu perfil.

Isso porque, é essencial gostar do nicho com o qual você vai trabalhar. A identificação do franqueado com o trabalho e com seu público, facilita manter o entusiasmo com o negócio.

Esse entusiasmo é importante especialmente no começo de uma franquia, quando o faturamento do negócio não costuma ser alto. Até porque, nos primeiros meses, a empresa ainda estará “se pagando”.

franquia de vendas on-line
No início do negócio, a compra dos consumidores pode não ser tão substancial.

Enquanto não veem um lucro substancial, muitos empreendedores perdem sua motivação. Mas, quando isso acontece, o processo de crescimento se torna mais árduo.

Por outro lado, gostando do nicho, da marca, do seu público, você, como franqueado, terá facilidade em continuar o trabalho.

Dito isso, é hora de apresentarmos abaixo os melhores nichos de franquias de roupa para investir. Acompanhe!

Franquia de roupas masculinas

As franquias de roupas masculinas são atraentes por dois motivos principais. Primeiro: este é um mercado em franca expansão, com os homens cuidando cada vez mais do seu próprio estilo. Aliás, todos os nichos de saúde e beleza têm crescido entre o grupo masculino.

Ao mesmo tempo, pesquisas mostram que os homens até compram menos que as mulheres. Ainda assim, eles gastam mais a cada compra. Por geralmente serem fiéis a uma marca, isso garante faturamento alto e recorrente à franquia.

Franquia loja de roupas femininas

No setor de franquias, as opções de lojas de roupas femininas são mais numerosas. No Brasil, 50% desse tipo de negócio vendem moda feminina.

Para adquirir uma empresa desse tipo, o franqueado pode escolher entre diferentes abordagens. É possível comercializar, por exemplo, apenas moda praia, ou moda casual, lingeries etc.

Uma vantagem de optar por esse nicho de atendimento é que o público feminino gasta, em média, 54% do salário em cuidados com a beleza. O número inclui roupas, gastos com estética corporal, cabelos etc.

Franquias de roupas on-line

Investir em uma franquia de roupas on-line significa trabalhar sem precisar sair de casa. Afinal, neste tipo de negócio, o trabalho do franqueado é feito pela internet.

O usuário acessa um site e faz suas compras, ou negocia diretamente com o franqueado. Muitas vezes, a franqueadora é a própria responsável pelo envio das peças ao consumidor.

moça usando celular e fazendo compra de roupa online imagem ilustrativa franquia de roupas
As franquias de roupa on-line podem funcionar por meio de um site, aplicativo ou venda direta.

Claro que isso pode variar conforme a franquia virtual de roupas escolhida. Mas, em geral, o trabalho do empreendedor se limita às vendas e divulgação da franquia.

Então, sobra um tempo maior para o franqueado se dedicar a outras coisas. Como à família, amigos, um hobby etc.

Franquia de roupa infantil

Segundo a Abit, o mercado de roupas infantis cresce em média 6% ao ano. Por isso, investir em uma franquia de loja de roupa infantil pode ser interessante.

Até porque, crianças crescem rápido. Isso significa que a compra de peças precisa ser constante. Então, o faturamento de uma loja deste tipo também é recorrente. Principalmente quando o franqueado consegue fidelizar seus clientes.

Franquias roupas de marca

Algumas marcas de roupas são famosas no mundo todo. Como a Chanel, Dior, Armani, Louis Vuitton, Gucci etc.

Abrir uma franquia que comercializa esses produtos pode alcançar um público selecionado e que está disposto a gastar. Afinal, “roupas de marca” não costumam ser baratas.

Franquias de roupas baratas

Se o consumo de roupas é grande no Brasil, o de moda barata segue essa tendência. Muita gente deseja continuar a comprar, mas sem gastar muito e comprometer as contas da casa.

Por isso, as franquias de roupas baratas também são uma boa opção de negócio. Mas tenha a certeza de que esse negócio ofereça peças de qualidade. Assim, você vai garantir que seu cliente tenha o que precisa, mesmo que pague um preço baixo por isso.

Franquia de outlet de roupas

As outlets também são franquias com produtos baratos. Neste caso, porém, é comum que os itens venham para a loja diretamente do produtor.

Além disso, alguns outlets têm roupas de marca em seu catálogo. A ideia geral é comercializar produtos com preço bem abaixo do comum.

fachada de loja com anuncios de desconto imagem ilustrativa franquia de roupas
Os preços mais baixos das franquias outlet chamam a atenção dos consumidores.

Franquia de roupas infanto juvenil

As franquias de roupas infanto juvenil têm foco não apenas em crianças, mas em adolescentes e jovens. Esse público corresponde a cerca de 70 milhões de pessoas no País (crianças e adolescentes entre zero e 19 anos de idade). Então, há um grande público-alvo para o nicho.

Por causa dessa variedade de consumidores, o catálogo da franquia também costuma ser bastante diverso. Inclusive considerando diferentes estilos de peças: lúdico, casual, divertido, urbano etc.

Franquia de roupas jeans

Já pensou em investir em uma franquia especializada em jeans? Essa é uma opção para quem deseja abrir sua unidade de franquia de roupas.

Para se ter uma ideia, os consumidores têm, em média, nove peças de jeans ou brim no guarda-roupa. Ao mesmo tempo, as mulheres brasileiras são as que mais compram jeans no mundo.

Logo, esse tipo de negócio pode ser lucrativo, desde que instalado em uma localidade bem pesquisada.

Franquia roupas de bebê

Assim como no caso da moda infantil, a moda para bebês tem bastante rotatividade de peças. Ou seja, os bebês crescem rápido e, por isso, o consumo de roupas pelos pais é constante.

Inclusive, essas compras começam até antes de o bebê precisar utilizá-las. O enxoval é uma prática comum, garantindo já as primeiras peças da vida do pequeno usuário.

manequins com roupas de bebê imagem ilustrativa franquia de roupas
As roupas de bebê costumam vender bastante, pois crianças pequenas crescem rápido e “perdem” as peças.

Franquias de roupas e calçados

Misturar roupas e calçados em uma mesma franquia pode garantir bom lucro. Só em 2017, o Brasil registrou o quarto maior consumo de sapatos no mundo, com 839 milhões de pares.

Unido ao consumo de roupas no país, que é o maior da América Latina, esses números mostram a potencialidade de um negócio do tipo.

Franquia de roupas de academia

Outra opção é abrir uma franquia de roupas de ginástica. Segundo o Ministério da Saúde, quatro em cada 10 brasileiros praticam atividades físicas regularmente.

Logo, as franquias de roupas fitness têm um amplo público em potencial. Seu catálogo, inclusive, costuma ser variado, com calças, camisas, bodys e até acessórios e equipamentos para a prática.

Franquia de roupas esportivas

No caso das franquias de roupas esportivas, o foco é um pouco diferente das franquias de roupas para academia. 

Ao investir em uma unidade deste negócio, você, empreendedor, vai trabalhar com peças pensadas exclusivamente para a prática de esportes. Não apenas leggings, comuns nas academias. Mas roupas com tecnologia pensada para uma melhor performance do atleta.

Franquia de roupa íntima

As franquias de roupas íntimas focam principalmente em lingeries. Mas não apenas nelas. Nessas lojas, também é comum que o catálogo possua cuecas, roupas íntimas infantis e semelhantes.

Muitas das franquias desse tipo têm sua própria fábrica, vendendo, assim, peças exclusivas. Outras acabam revendendo peças de marcas conhecidas, às vezes por preço mais baixo. Vale a pena pesquisar o modelo de negócio.

Peças de lingerie expostas
O mercado de lingerie atende a um público amplo e que gasta bastante: as mulheres.

Franquia de roupas com proteção solar

Esse modelo de franquia costuma ser interessante especialmente em cidades litorâneas. Afinal, nessas localidades, o contato do usuário com o sol costuma ser mais frequente e intenso.

Peças de roupas com proteção UV protegem a pele e evita queimaduras. Também ajuda contra a salinidade do mar e a areia da praia.

Franquia de roupas femininas evangélicas

Peças classificadas como “evangélicas” costumam ter saias abaixo dos joelhos e cortes mais retos. No Brasil, 22,2% da população é evangélica, um público que pode ser atraído pela loja.

Franquia de roupas plus size

Segundo a Abrafest, o mercado de roupas plus size movimenta cerca de R$ 5 bilhões todo ano no País. Além disso, mais da metade da população brasileira está acima do peso.

Ou seja, abrir uma franquia de roupas plus size pode ser uma ótima opção. Especialmente para quem deseja entrar em um setor em crescimento constante.

Muitas franquias são hoje especializadas neste tipo de peça. Outras também terão no catálogo linhas que atendem a este público.

Franquias de roupas de surf

As roupas próprias para a prática do surfe têm como objetivo manter a temperatura do corpo do atleta, mesmo em águas geladas.

De novo, é essa é uma opção mais atrativa para regiões litorâneas. Uma loja especializada em roupas e equipamentos para surfe é vista como autoridade no mercado.

Franquias de roupas e acessórios

Que tal optar por uma franquia de roupas e acessórios? Com essa modalidade de negócio, o empreendedor pode oferecer não apenas as peças para vestir, mas outras para compor o look.

São considerados acessórios cintos, bolsas, brincos, colares, gravatas, lenços e outros. É possível atender a homens e a mulheres, mesmo que o público feminino seja normalmente mais visado.

roupas e bolsas femininas na loja
Os acessórios de uma franquia vão desde a cintos e bolsas, até bijuterias e outros.

Franquia de brinquedos e roupas de crianças

Além de peças de roupas, os pais costumam comprar brinquedos para seus pequenos. Por isso, oferecer os dois tipos de produtos em um mesmo espaço pode atrair o público.

Em vez de ir a lojas diferentes, o consumidor encontra roupas e brinquedos em franquias desse tipo. A idade atendida pelos negócios costuma ir até os 12 anos.

Franquia de brechó

Os brechós são lojas que vendem artigos usados, mas ainda em bom estado. Negócios desse tipo promovem o consumo consciente. Isso já que, em vez de comprar uma nova peça, o consumidor pode “reaproveitar” uma que foi de outro usuário.

Algumas franquias de brechó se dedicam, inclusive, a peças de grife. Então, em vez de pagar caro por peças novas, o usuário pode encontrar as roupas por valores bem mais em conta.

Franquia de roupas para grávidas

Mulheres grávidas e que deram a luz recentemente precisam contar com uma moda diferente. Por exemplo: durante a gravidez, as peças precisam ajudar a sustentar a coluna. Assim, o peso da barriga não causará dores e incômodos no dia a dia.

Após dar a luz, essas mulheres também precisam de itens que atendam as suas necessidades. Como sutiãs para amamentação, bodys de sustentação pós-parto e mais.

Franquia de lavar e passar roupas

Até aqui, você conheceu franquias de lojas de roupas. Mas também é possível investir no mercado de Moda com outro foco.

Como optando por uma franquia de lavar roupas. Nesse tipo de franquia, o franqueado pode montar uma lavanderia, o que é o mais comum.

Já as franquias de passadoria podem ser até administradas em casa. O empreendedor recebe as peças, passa cada uma, e devolve à franqueadora para o retorno ao cliente.

Franquia de loja de conserto de roupas

máquina de costura ilustrativo reforma roupa abrir franquia crise
As franquias para conserto e customização de roupas promovem um consumo consciente da moda.

Outra opção para trabalhar com roupas, mas sem vendê-las, é fazer o conserto das peças. Esse é, inclusive, um ramo de negócio interessante para se investir durante a crise.

Isso porque, muita gente prefere consertar suas roupas em vez de gastar com itens novos.

Vantagens de ser um franqueado

Abrir um negócio por meio do sistema de franquias é algo cheio de atrativos ao empreendedor. Por exemplo: como explicamos antes, esse tipo de negócio é mais seguro e tem mortalidade menor.

Ao mesmo tempo, as franquias estão presentes em variados nichos de mercado. Dessa forma, é fácil adquirir um negócio que combine com o seu perfil. Quer uma dica de como avaliar isso? Acompanhe o ebook que separamos para você logo abaixo!

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Mas esses não são os únicos benefícios desse modelo de empresa. Abaixo, falamos sobre outros que podem te convencer a investir.

Potencial do mercado de franchising

O mercado de franquias tem ótimo faturamento e crescimento contínuo ao longo dos anos. Só em 2019, o ramo de franchising faturou R$ 186,7 bilhões, um crescimento de 6,8% em relação a 2018.

Só no segmento de Moda, do qual as franquias de roupa fazem parte, o faturamento foi de R$ 24,2 bilhões. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Treinamentos ao comprar franquia

Para que o franqueado mantenha a padronização da marca, a franqueadora oferece um treinamento. Dele e da sua equipe, quando necessário. 

São treinamentos para venda, atendimento aos clientes e gestão de pessoal. Assim como para cuidado com a vitrine, software de gestão, controle financeiro etc.

Como a franqueado já testou seu modelo de negócio, sabe exatamente o que seu franqueado precisa para atuar. Então, os treinamentos aceleram os bons resultados da sua unidade.

Suportes ao franqueado

Para o sucesso das unidades, as franqueadoras oferecem uma série de suportes aos seus franqueados. Esses suportes variam conforme a marca, mas geralmente incluem:

  • O suporte de marketing;
  • Suporte comercial;
  • Apoio jurídico;
  • Treinamento de pessoal etc.
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Para facilitar o processo, muitos dos suportes são oferecidos aos franqueados de forma on-line.

Publicidade do negócio

Normalmente, as franquias de roupas contam com auxílio de marketing para divulgação de cada unidade. Esse auxílio garante materiais personalizados e focados no público local, com dicas eficazes dadas pela franqueadora.

Além disso, as marcas de franquia costumam realizar publicidades mais amplas. São propagandas, publicações em redes sociais e outros que divulgam a marca como um todo.

Ou seja, não apenas uma ou outra unidade, mas a rede. Isso atrai o consumidor que, ao ver uma publicidade desse tipo, pode buscar por sua unidade local.

Atração de consumidores

Não importa o setor: sem dúvida, qualquer relação de compra requer a confiança do consumidor. O usuário precisa ter segurança que, com aquele produto e/ou serviço, vai obter o que espera.

Quando o empreendedor abre esse negócio do zero, precisa conquistar essa confiança. Afinal, sua marca será nova no mercado, e deverá provar ao usuário que tem algo de bom a oferecer.

Este processo é mais simples quando você abre uma franquia. Isso porque, a marca já tem uma história no mercado, a opinião consolidada de outros consumidores.

Dessa forma, seu público local poderá pesquisar pela marca. Mesmo que a sua unidade seja nova, o usuário vai entender que você oferece o mesmo que o restante da rede.

Esse mesmo usuário pode pesquisar sobre a opinião de outros consumidores. Principalmente na internet, onde os clientes costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam de uma marca.

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Sites como o Reclame Aqui podem ser úteis na pesquisa do usuário, e na sua pesquisa sobre a reputação da marca.

Toda essa experiência da rede no mercado dá maior credibilidade às unidades de franquia. Assim, os consumidores são atraídos porque se sentirão seguros na relação de compra.

Quer conhecer outros atrativos de abrir uma franquia? Acompanhe no texto: Veja 7 incríveis vantagens de comprar uma franquia!.

Perfil do franqueado de franquia de roupas

Cada marca de franquia de roupas têm um perfil ideal de franqueado. Tanto é que as franqueadoras, além de serem avaliados por cada candidato, também avaliam os interessados.

Com esse cuidado, as empresas têm a certeza de que os seus franqueados têm as habilidades necessárias para lidar com o negócio.

Claro que, muitas vezes, essas habilidades podem ser desenvolvidas ao longo do franqueamento. Mas elas serão, de qualquer modo, fundamentais para um sucesso mais rápido do negócio.

Em geral, as características básicas desejadas para um franqueado de Moda são:

  • Gostar de trabalhar com moda;
  • Gostar de lidar com pessoas; e
  • Ter habilidades para gestão.

Primeiro, o “gostar de Moda”. Esse aspecto é importante porque será tudo que o empreendedor vai fazer no dia a dia do seu negócio.

É preciso ter interesse no ramo para que o trabalho seja mais simples. Principalmente, para que o franqueado consiga manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio.

Já a habilidade para lidar com pessoas é importante porque o empreendedor vai se relacionar com clientes e com sua equipe. É interessante que você, franqueado, tenha facilidade de comunicação, talento para vendas, liderança e motivação de uma equipe.

Por último, é fundamental que o empreendedor tenha habilidades de gestão. Da operação do negócio, e também do seu aspecto financeiro.

Mesmo que o franqueado contrate pessoas para lidar com esses aspectos, precisa ter a mínima noção dessas gestões. Assim, conseguirá manter seu negócio “nos eixos”, trabalhando pelo seu crescimento.

Franquias de roupas são um bom negócio? Vale a pena?

Vale muito a pena investir em franquias de roupas, especialmente se o empreendedor tiver interesse no ramo. Já contar com certa experiência no negócio também pode ser interessante, mesmo que ela não seja fundamental.

Ao longo do texto, nós apresentamos alguns números que destacam o potencial do mercado de Moda no franchising. Mas eles não são os únicos que tornam esse tipo de empresa um bom negócio.

roupas cabide franquias baratas de roupas imagem ilustrativa franquia de roupas
A diversidade do mercado de moda abre espaço para investimento de empreendedores com variados perfis.

Segundo a ABF, entre as 50 maiores franquias do Brasil, 12% são do ramo de Moda. Em 2019, o número de unidades de franquias deste segmento teve aumento de 1,8% em todo o território nacional.

Além disso, o mercado têxtil emprega no País cerca de 1,5 milhão de pessoas. A informação é da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Considerando ainda a variedade de opções de franquias de roupas, é possível contar com amplo público para o negócio. Basta apenas pesquisar sobre seus clientes localmente e escolher uma marca de franquia que seja atrativa a esse grupo.

Quanto custa para abrir uma franquia de roupas?

Para abrir uma franquia de roupas, o investimento necessário pode ser bastante variado. Tudo vai depender da marca escolhida, sua região de instalação, o espaço da loja (quando a franquia for loja física) e mais.

Mesmo assim, é possível apresentar uma média de quanto custa para abrir uma franquia de roupas. Para isso, consideramos apenas as franquias do ramo associadas à ABF.

Segundo as informações, o custo médio para iniciar uma franquia de roupas no Brasil é de R$ 332 mil.

Isso considerando todo o valor inicial de investimento, com Taxa de Franquia, instalação da loja e capital de giro.

Vale destacar, porém, que essa é apenas uma média. Muitas franquias de roupa no mercado têm custo de instalação bem mais baixo.

Passo a passo para abrir uma franquia de loja de roupa

Agora que você já sabe mais sobre esse tipo de negócio, pode estar pensando “quero abrir uma franquia de roupas”. Pois então, saiba que você vai precisar seguir alguns passos para o seu investimento.

São passos que vão não apenas garantir um investimento seguro, mas também com uma marca de sucesso.

A seguir, apresentamos como abrir uma franquia de loja de roupas. Continue lendo!

Pesquise sobre as marcas

São muitas as opções de franquia de roupas no mercado. Por isso, é essencial que você pesquise entre as várias marcas e escolha a que realmente combina com o seu perfil.

Para isso, faça uma pesquisa ampla. No site da ABF, no Google, em sites específicos e nesse mesmo post (abaixo, apresentamos várias opções de franquias).

manequins masculinos vestidos roupas
A pesquisa por marcas precisa ser ampla, mas vai te dar mais segurança de investir em uma loja de roupa.

Ao encontrar empresas que combinem com você, acesse o site de cada uma e entenda o que elas oferecem. Os seus produtos, modelos de negócio, suportes dados ao franqueado etc.

Também vale a pena verificar o que os consumidores acham da marca. Afinal, sua unidade de franquia vai oferecer exatamente o que outras unidades oferecem.

Logo, o usuário entende que, se outras unidades têm um atendimento ruim, produtos ruins, a sua também terá.

Dessa forma, você deve comprar uma franquia que tenha boa reputação. Pesquise em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais da empresa. Nestes espaços, os usuários costumam ser bastante sinceros sobre o que pensam.

Entre em contato com a franqueadora

O passo seguinte para comprar uma franquia de roupas será informar seu interesse na marca de franquia desejada.

Para isso, acesse ao site da empresa e preencha o formulário disponível. Normalmente, serão solicitados dados como seu nome e e-mail. Essas serão as informações necessárias para que a empresa entre em contato com você.

Leia bem a COF da empresa

Para que você avalie a franquia, a franqueadora irá encaminhar a sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, o documento que apresenta tudo sobre o negócio.

Isso inclui o histórico da franquia, seu aspecto jurídico, valores para investimento, regras da relação entre franqueadora e franqueado e mais.

Na COF, também é apresentada uma lista de franqueados. Atuais e desligados nos últimos dois anos. Essa lista é obrigatória por lei e vai permitir que você, candidato, entre em contato com esses empreendedores que já investiram na marca.

Dessa forma, você saberá bem mais do que a franqueadora te informar. Poderá descobrir como é seu dia a dia, sua operação, as dificuldades e vantagens de trabalhar com a marca.

Assine o contrato de franquia

Com base na COF, nas suas dúvidas e aspirações, os candidatos a franqueados passam por algumas reuniões com a franquia. Assim, as duas partes podem perceber se aquela parceria trará, realmente, bons resultados.

Se você se decidir mesmo por ser um franqueado de roupas, deverá assinar o contrato de franquia. Ele e o pagamento da Taxa de Franquia vão estabelecer a sua parceira com a marca.

A assinatura do contrato de franquia só pode ser feita 10 dias após você receber a COF da marca.

Inicie a sua unidade

Contrato assinado, o franqueado passará para o processo de implantação da sua unidade. A franqueadora vai orientá-lo, por exemplo, a como encontrar o melhor ponto comercial, a registrar a empresa (por vezes como MEI) etc.

O processo de abertura da unidade também vai incluir treinamentos. Assim, empreendedor e sua equipe aprenderão como lidar com os produtos da franquia e oferecer o atendimento padrão da marca.

Quer acompanhar um passo a passo um pouco mais detalhado de como adquirir uma franquia de roupas? Acesse: Passos para se tornar um franqueado.

As franquias de roupas que dão lucro: opções para investir

Ao longo do texto, você descobriu tudo o que precisa para iniciar o seu negócio. Como funciona esse tipo de negócio, seus atrativos, nichos de mercado e mais.

Então, é hora de conhecer opções de franquia de roupas para investir. São muitas as opções no mercado, e elas nem incluem todas do setor de Moda. Afinal, marcas de calçados, acessórios e joias também fazem parte desse segmento.

Segundo a ABF, apenas de microfranquias (franquias que custam menos R$ 90 mil), são mais de 20 marcas no Brasil. E há muitas outras com investimento maior, considerando que são mais de 3 mil marcas de franquias atuantes no País.

Para te ajudar nessa escolha, selecionamos as principais franquias de roupa logo abaixo. São franquias de diferentes nichos e investimentos, para que você encontre a que melhor se encaixe ao seu perfil.

1. Container Concept

A Container Concept, como seu nome sugere, é uma franquia projetada para abertura em containeres. É isso que chama a atenção do consumidor: uma fachada diferente das lojas comuns.

Há três modelos diferentes da franquia para o empreendedor escolher. O primeiro, de Micro Franquia, é de uma loja de 15 m² a 35 m². 

Já a Store consiste em uma loja de 36 m² a 70 m², enquanto a Mega Store tem 71 m² e espaço de eventos.

Para abrir uma franquia da Container Concept, é preciso investir a partir de R$ 99 mil. Os custos vão variar conforme a localidade da unidade e o seu tamanho.

2. Mardelle

A Mardelle é uma franquia que trabalha com moda íntima. Já há 25 anos no mercado, a marca oferece lingeries, peças íntimas para homens, mulheres e crianças, pijamas e mais.

No catálogo da marca, ainda há itens para gestantes e usuários plus size. Grande parte das peças é produzida pela própria marca, o que oferece itens exclusivos aos consumidores.

As lojas da Mardelle pode ser abertas em dois modelos: loja de rua e loja de shopping. Em ambos os casos, a franqueadora oferece suporte para escolha do ponto e montagem do espaço dentro da padronização da marca.

O investimento inicial necessário para o negócio é de R$ 135 mil. Abaixo, selecionamos um vídeo que fala um pouco mais sobre a marca. Acompanhe!

3. Meu Brechó Agora

A Meu Brechó Agora é uma franquia que trabalha com peças de marca de luxo, mas com preços mais em conta do que o comum no mercado.

Isso já que as peças serão de segunda mão — mas com estado perfeito de conservação. O franqueado também trabalha com o serviço exclusivo de consultoria de imagem.

Para investir no negócio, é possível escolher entre os modelos de loja completa e a franquia home based.

No caso do franqueado que atua no home, o trabalho realizado é chamado de Brechó Bag. Ou seja, por meio de uma mala com um estoque de peças. 

O empreendedor visitará seus clientes com essa mala, fazendo a venda direta ao usuário. O investimento inicial para abrir a franquia é de R$ 5,9 mil.

4. Litoraneus UV

Enquanto isso, a Litoraneus UV é uma franquia que se preocupa com a proteção da pele. Por isso, a marca desenvolveu produtos que protegem contra os raios UV. 

No catálogo, há itens como camisetas, chapéus, bermudas, roupas para praia (biquínis etc) e vários outros. Hoje, há cerca de 20 unidades da empresa espalhadas pelo Brasil.

Essa franquia de roupa oferece ao empreendedor dois modelos de negócio. São eles: a loja física completa, e o quiosque. O investimento inicial para uma unidade é de R$ 50 mil.

5. Esporte Fino Store

Na Esporte Fino Store, o consumidor encontra vários itens licenciados de times de futebol. São produtos como camisas, bonés, cachecóis, acessórios e outros.

As peças são direcionadas ao público feminino, masculino e infantil. O modelo de franquia trabalha apenas com quiosque, que tem investimento inicial de R$ 50 mil.

6. Hope

loja de lingeries imagem ilustrativa franquia de roupas
Com variedade no estoque, essa franquia de roupas pode atender a públicos variados.

A Hope é outra das franquias indicadas para quem deseja trabalhar no ramo de lingerie. A marca já tem mais de 50 anos de mercado e unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Além das peças íntimas, a franquia tem em seu catálogo itens de acessórios, moda fitness, moda praia e pijamas. São peças para o conforto e bem-estar da mulher

Para investir nesse tipo de negócio, é preciso aplicar a partir de R$ 160 mil. Os modelos da franquia são do tipo de loja de rua e loja de shopping.

7. Pier

A Pier trabalha com moda surfe há mais de 40 anos e, por isso, já é vista como uma grande referência do mercado. Suas peças são voltadas para o público feminino e masculino, com bonés e camisas, principalmente.

Quem deseja investir em uma unidade da franquia precisa investir a partir de R$ 80 mil.

8. Ascona Kids

Já os interessados na Moda infantil têm como opção a Ascona Kids. Com essa franquia, o empreendedor pode oferecer peças para crianças e infanto-juvenis.

loja de roupas imagem ilustrativa franquia de roupas
A variedade nas lojas de roupas infantis costuma ser grande, atendendo a diferentes estilos dos pequenos.

Um negócio da marca custa a partir de R$ 110 mil. O modelo disponível é o de uma loja completa, com estoque e todo o catálogo da empresa ofertado aos consumidores.

9. Pijama In Box

A Pijama In Box trabalha com peças de pijama para todos os públicos: masculino, feminino e infantil. Além desses produtos, a franquia oferece produtos como acessórios para dormir, lingeries e peças para gestantes.

Essa franquia atua no mercado há mais de uma década. Para abrir uma unidade no modelo de loja para shopping é preciso investir a partir de R$ 168 mil.

10. Arena Baby

Criada em 2015, a Arena Baby é uma franquia que trabalha com a ideia de consumo consciente. Para isso, a empresa recebe peças usadas dos clientes, e troca por crédito ou descontos na loja.

Claro que a loja também faz a venda de peças, deixando de lado o modelo ganha-ganha. Mas exatamente por esse sistema inovador, a marca chama a atenção dos usuários.

O modelo da franquia é uma loja física completa. Seu custo inicial é de R$ 159 mil.

11. Lilica e Tigor

A Lilica e Tigor é outra das opções de franquia de roupas infantis é uma das mais conhecidas. Afinal, ela trabalha com a marca de confecção infantil Marisol, tradicional e que chama a atenção por sua qualidade.

Para apostar em uma loja da franquia, o investimento inicial necessário é de R$ 330 mil.

12. Puket

Fundada na década de 1980, a franquia Puket já tem mais de 150 lojas espalhadas pelo Brasil. Sua proposta inicial era inovar o mercado de meias mas, com o tempo, a marca se diversificou.

Hoje, a marca tem um catálogo variado, que inclui pijamas, acessórios, lingeries e itens de moda praia.

Quem deseja abrir uma unidade da franquia precisa despender valor inicial de R$ 368 mil.

13. Ora Pro Nobis

Uma franquia Ora Pro Nobis é especializada em moda masculina, com peças que vão de camisas a polos. 

homem escolhendo camisa imagem ilustrativa franquia de roupas
O público masculino se preocupa cada vez mais com sua aparência, o que torna investir em uma franquia deste tipo bastante atraente.

Neste tipo de negócio, é necessário fazer um investimento a partir de R$ 119 mil. O modelo de franquia pode ser instalado em lojas de shopping ou de rua.

14. Piticas

Pensando em investir em uma franquia de roupas, mas prefere um trabalho mais divertido? Então, a franquia Piticas pode ser uma boa opção.

Isso porque, a empresa trabalha com peças que remetem à cultura pop. A heróis do cinema e HQs, desenhos animados, personagens clássicos, games, séries de TV e mais.

Além do caráter mais “lúdico” da franquia, o negócio permite alcançar um público variado. Feminino e masculino, de todas as idades.

O modelo da franquia permite sua instalação em forma de quiosque, nos corredores de shoppings, ou ainda uma loja completa. O investimento inicial necessário é de R$ 100 mil.

15. TFLOW

Os produtos de uma loja TFLOW são variados, e incluem camisetas, bermudas, bonés, shorts e outras peças masculinas.

Criada em 2015, a marca permite um investimento inicial baixo, pois o franqueado pode trabalhar com a venda direta. O valor necessário é de R$ 15 mil.

16. Jogê Lingerie

Essa é mais uma franquia de roupas dedicada às lingeries. São mais de 40 anos no mercado, com um público segmentado e das classes A e B.

Isso já que as lojas da Jogê Lingerie são montadas com um visual requintado. Além das lingeries, o catálogo da marca conta com peças para a hora do sono.

Para abrir sua unidade da franquia, será preciso investir a partir de R$ 380 mil.

17. Enjoy

As peças da Enjoy acompanham um estilo mais urbana, com tendências da moda jovem e casual. Além do estilo, os itens prezam pelo conforto das suas clientes, com roupas e acessórios.

Manequim de uma franquia de roupas
As vitrines das franquias de roupas também têm visual padronizado, para facilitar o reconhecimento pelo consumidor.

Uma unidade de franquia da Enjoy pode ser iniciada com investimento de R$ 250 mil. As lojas devem ser instaladas em shoppings ou áreas nobres do comércio, com espaço mínimo de 60 m².

18. Fórum

Hoje, a Fórum é uma marca referência em lifestyle e jeanswear e tem se expandido cada vez mais pelo Brasil. Hoje, são cerca de 50 unidades espalhadas por quase todos os estados.

Seu catálogo atende ao público jovem masculino e feminino. Para abrir uma loja da marca, é preciso investir a partir de R$ 605 mil.

19. Tevah

A Tevah é a empresa líder em Moda Masculina e está alinhada às principais novidades da moda, mas sem deixar de atender às necessidades deste público.

Já são mais de 20 anos no mercado e, em seu catálogo, a marca conta com itens como Moda Social, Moda Casual, jeans, calçados, acessórios e mais. Na hora de abrir uma loja, será preciso investir a partir de R$ 285 mil.

20. Valisere

A Valisere atua desde 1934 no mercado brasileiro, e oferece inovação a cada nova coleção. Tanto que a marca se orgulha de pensar novos materiais e modelagens para suas peças, o que a destaca perante a concorrência.

As peças da Valisere são lingeries para as mais diferentes ocasiões. Os modelos são confortáveis e exclusivos. Uma franquia da marca custa a partir de R$ 240 mil.

21. Lápis de Cor 

Uma franquia de roupa Lápis de Cor trabalha com o público infantil. Seus produtos atendem a crianças de zero e 12 anos, com as mais variadas peças.

São camisas, gorros, shorts e diversas outras peças, divididas entre Baby Masculino, Baby Feminino, Kids Masculino e Kids Feminino.

franquia infantil de loja de roupa
Peças infantis são cada vez mais estilosas, atendendo às demandas dos pais.

Um atrativo da Lápis de Cor é que ela tem um catálogo multimarcas. O número maior de opções ao usuário pode chamar a atenção dos consumidores. Uma loja da franquia tem custo inicial de R$ 200 mil.

22. Caverna do Dino

Mais uma franquia de roupas para o público infantil. Você já deve ter percebido que esse é um nicho de mercado bastante forte e variado, não é mesmo?

A Caverna do Dino se oferece peças para a moda baby, mas não se limita apenas às roupas. Além dos itens, a franquia comercializa brinquedos, livros para colorir, bonecos e mais.

É uma forma de oferecer diferentes produtos para as crianças em um só lugar. Todos os itens são direcionados a bebês e a crianças de até cinco anos. Uma loja tem investimento inicial de R$ 170 mil.

23. Milon

Criada em 2006, a Milon é uma franquia com catálogo bastante diverso para o público infantil. Suas peças vão desde o Batizado, Moda Praia e Linha Festa, até acessórios e calçados.

O empreendedor interessado na marca precisa aplicar, pelo menos, R$ 350 mil. A empresa lança continuamente novas peças, o que pode chamar a atenção do usuário e mantê-lo fiel.

24. Mondo Bianco

E se sua franquia de roupas trabalhar com uniformes? É isso que a Mondo Bianco faz, oferecendo peças para as mais variadas empresas. 

Uma vantagem é que o franqueado não precisa fabricar as peças. Essa tarefa fica por conta da franqueadora. O empreendedor apenas faz as vendas e entregas à empresa contratante.

A rede produz principalmente camisas e calças de uniformes, mas há exceções, conforme o pedido do cliente. O investimento inicial necessário para a franquia é de R$ 10 mil.

25. Outlet Lingerie

A Outlet Lingerie é uma franquia multimarcas, que comercializa peças de grandes marcas. Como da Hope, Scala, Calvin Klein, Ticiane Pinheiro, Valisere e várias outras.

São itens femininos, geralmente da coleção anterior de cada uma dessas marcas. Mas exatamente por isso, as peças são vendidas por um preço mais em conta para o consumidor. Quem deseja peças de qualidade, mas por um preço mais baixo, se sente bastante atraído pelas lojas.

mulher escolhendo modelo de lingerie imagem ilustrativa franquia de roupas
A moda íntima é o foco de várias franquias de roupa, exatamente por seu grande potencial de lucro.

Além das peças femininas, uma unidade da marca oferece itens para o público masculino. O investimento para abrir uma franquia da empresa começa em R$ 235 mil.

26. Peça Rara Brechó

Uma franquia Peça Rara Brechó trabalha com um catálogo amplo, de peças de “segunda mão” em ótimas condições. O objetivo da marca é promover o consumo consciente, associando roupas reutilizadas a iniciativas ecológicas. Investimento: R$ 250 mil.

Na hora de investir na franquia, que trabalha com o modelo de loja física, é preciso aplicar a partir de R$ 250 mil.

27. Hering Store

Sem dúvida, a Hering Store é uma das marcas brasileiras mais conhecidas no mundo! Criada em 1880, a empresa tem um catálogo variado, que atende ao público feminino e masculino. 

Hoje, já são quase 500 lojas franqueadas pelo Brasil. Suas peças são divididas entre jeans, feminino, masculino, infantil e intimates.

A Hering também possui uma franquia específica para o público infantil, chamada de Hering Kids. Uma Hering Store tem investimento inicial de R$ 320 mil.

28. Cantão

Enquanto isso, a Cantão é uma empresa de peças femininas. São roupas e acessórios que traduzem a ideia de conforto e casualidade da marca.

A empresa foi criada em 1967 e, desde então, já espalhou unidades por todo o País. O investimento inicial necessário é de R$ 350 mil.

29. Código Girls

A Código Girls também é uma franquia de roupas focada no público feminino, mas dessa vez focada nas clientes mais jovens. Das adolescentes a mulheres de 20 e poucos anos.

No seu catálogo, é possível encontrar as mais variadas peças de roupas, para o dia a dia e outras ocasiões. Mas não apenas isso. Seu mix de produtos ainda conta com cosméticos, perfumes, acessórios e calçados.

Para abrir sua própria unidade da marca, é preciso aplicar a partir de R$ 370 mil.

30. Chifon

Já a Chifon é uma franquia de roupas femininas que trabalha com o chamado fast fashion. Ou seja, a rede tem seu catálogo renovado continuamente, com novas peças de novos estilos sendo repostas todas as semanas.

A franqueadora procura abrir suas unidades em cidades com, pelo menos, 250 mil habitantes. As lojas devem ser instaladas em shoppings ou em áreas nobres da localidade. O custo inicial de franquia é de R$ 480 mil.

31. Fox Club

Uma franquia Fox Club se dedica à moda urbana, especialmente se inspirando na prática de esportiva do skate.

Por isso, a marca conta com um estilo de vestuário mais despojado, street, urbano. Além das peças de roupas, seu catálogo conta com calçados e acessórios.

Uma loja ainda pode contar com um estúdio de piercing e/ou tatuagem dentro da unidade, chamando a atenção de um público específico.

As lojas têm instalação indicada para os shoppings centers. Seu investimento inicial necessário é de R$ 520 mil.

32. Yacamim

As franquias da marca Yacamim têm custo inicial de R$ 162,5 mil. Seu foco é a moda feminina, mas com um estilo que não citamos até agora: o hippie.

Ou seja, em seu catálogo, a marca conta com roupas e itens de moda do estilo hippie chic, boho chic, western, folk, gipsy, tribal, indígena e mais.

33. Intimissimi

A franquia Intimissi foi criada em 1996 e se destaca por manter um estilo de moda italiano, com peças simples, mas sempre elegantes.

Na loja, o consumidor encontra peças masculinas e femininas. São principalmente lingeries e pijamas, mas também diversas peças para o dia a dia. Como casacos e vestidos.

Já a listas de produtos masculinos é um pouco mais limitada, com pijamas, camisetas e cuecas. Para abrir uma loja da marca, é preciso investir a partir de R$ 480 mil.

34. Liz Lingerie

franquia de moda intima sutias prateleira
Ter um catálogo diverso e continuamente atualizado é algo que agrega à marca de franquia.

Como seu nome sugere, a Liz Lingerie é uma franquia especializada em lingeries. Mas seu catálogo ainda oferece roupas femininas, moda praia e acessórios.

O investimento necessário para abrir uma franquia da marca é de R$ 398 mil.

35. Artwalk

A Artwalk é uma marca street, sendo uma das principais no mundo no ramo de tênis casuais e sneakers. 

Mas a franquia não se limita a isso. Ela também oferece aos usuários camisetas, meias e acessórios como bonés. O investimento necessário para abrir uma loja é de R$ 315 mil.

36. Authentic Feet

Criada em 1995, a Authentic Feet se dedica ao comércio de roupas, acessórios e calçados esportivos. Para o público feminino e masculino, com uma grande variedade de peças.

Também há itens para crianças, também com um estilo esportivo. Para abrir uma loja da marca, é preciso investir a partir de R$ 310 mil.

37. Rafik Jeans

Gosta da opção de investir em uma franquia de roupas que se dedica a peças jeans? É isso que a Rafik Jeans faz.

Já com 20 anos de mercado, uma loja requer investimento inicial de R$ 80 mil. No espaço, o consumidor encontra itens femininos e masculinos, como jardineiras, blusas, calças, camisas, vestidos e mais.

Vale dizer que as peças da Rafik Jeans não são exclusivamente jeans. Logo, o usuário encontra uma grande variedade de produtos e tecidos na loja.

Durante o texto, você pôde conhecer tudo sobre as franquias de roupas. Seus nichos de mercado, como escolher a melhor, opções de marcas e muito mais.

E então? Esse tipo de negócio é mesmo o que você procura para investir? É essencial que ele combine com o seu perfil. Assim, você terá prazer em dedicar seu tempo e dinheiro à franquia,

Lembre-se, também, que é fundamental pesquisar sobre a marca na hora de abrir uma unidade. Ela deve contar não apenas com um público potencial, mas com boa reputação no mercado. 

Quer investir, mas não tem tanto capital disponível? Então, continue sua leitura no texto: Como abrir uma franquia com pouco dinheiro sem se enrolar.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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