fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia de salão de beleza: tudo que você precisa saber e opções


Franquia de salão de beleza é um formato de negócio que está sempre em alta no franchising. Não à toa, serviços voltados para beleza e estética são sempre muito procurados pelos brasileiros. Quer saber como entrar para esse mercado? Veja neste artigo.

É importante saber que o segmento de beleza e estética faz parte de um ambiente muito promissor e, para as franquias, o cenário não poderia ser diferente.

Desse modo, em 2019, o setor foi um dos que mais cresceram no segundo trimestre, registrando um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo período de 2018.

Segundo informações da Associação Brasileira de Franchising (ABF), de forma geral, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassou a marca de 26 mil unidades franqueadas voltadas para cuidados pessoais, de beleza e bem-estar.

Outros fatores que representam o potencial do segmento são os dados apresentados pelo Quorum Brasil, empresa especialista em pesquisas de mercado, que mostraram que 97% das mulheres brasileiras não abrem mão dos cuidados com beleza e bem-estar.

Ao mesmo tempo, a busca dos serviços pelo público masculino não fica para trás, apesar de menor percentual. Ainda de acordo com a Quorum Brasil, 38% dos homens não deixam de investir em cuidados estéticos, percentual que só tende a crescer.

Por isso, investir nesse segmento é uma forma de estar atento às oportunidades do mercado, e não perder a chance de se tornar um empreendedor de sucesso no franchising. Para conhecer oportunidades desse mercado, continue a leitura.

Quais os segmentos possíveis além das franquias de salão de beleza

Pela diversidade de opções existentes no mercado de franquias de beleza e bem-estar, é possível que você encontre um nicho específico para atuar, ou mesmo estar à frente de uma franquia que seja especialista em um único tipo de atendimento, como os serviços de manicure.

Não se preocupe, o ramo é tão promissor que o Brasil é um dos países que mais consome produtos e serviços voltados à estética e beleza.

Assim, segundos os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o país só fica atrás dos Estados Unidos e da China.

Dessa forma, é possível investir em uma franquia de salão de beleza ainda em 2020. Dados apontam a possibilidade de um crescimento de pelo menos 14,3% ainda para este ano. As informações são do Euromonitor.

Para isso, basta que você escolha a opção que mais estiver dentro das suas perspectivas de investimento. A seguir, você conhece alguns nichos do mercado.

Franquias de esmalteria

esmalteria franquias de salão de beleza
As esmalterias são sucesso no franchising, com opções de negócios bem atrativas.

Até pouco tempo atrás, era preciso ir até um salão de beleza para realizar serviços voltados a esmaltação e cuticulagem. Porém, há pouco tempo, as esmalterias estão se popularizando no mercado ao oferecer cuidados específicos para as unhas.

Assim, existem opções que são focadas em serviços de esmalteria, mas também oferecem outros cuidados mais rápidos, como para sobrancelha e depilação. Ou seja, é possível facilitar a vida dos clientes que desejam realizar serviços variados, de forma prática e rápida.

Centros de depilação

No mercado de franquias de salão de beleza, existem opções de negócios específicos para depilação. Os procedimentos são variados: depilação definitiva, à laser, feita com cera, linha egípicia, entre outros.

Assim, é possível investir em opções mais modernas e também nas mais convencionais, atendendo a todo tipo de público.

Clínicas de emagrecimento

A busca por um corpo mais saudável e bonito reforça o aparecimento das clínicas de emagrecimento no franchising.

Existem nichos que oferecem um tratamento completo, do atendimento médico aos cuidados estéticos.

Dessa forma, o objetivo dessa variedade de serviços é realizar um acompanhamento dos clientes em todos os sentidos.

Franquias de salões de beleza

mulher cuidando dos cabelos franquias de salão
Os salões de beleza são negócios fortes no franchising e oferecem opções amplas para investimento.

Consideradas as mais tradicionais do meio, uma franquia de salão de beleza oferece em sua cartela de serviços mais completos, porém, com foco em cabelo e pele.

Dessa forma, também oferecem serviços de depilação, cuidados de pés e mãos, maquiagem, entre outros.

Assim, as franquias de salão de beleza podem apresentar valores de investimento mais elevados, devido ao amplo portfólio de serviços exigir um ponto comercial mais robusto.

Empresas de cosméticos

Mencionamos na introdução do artigo que o Brasil está entre os países que mais consomem produtos de beleza e estética. Portanto, o mercado de cosméticos também oferece opções de franquias para investimento.

É possível estar à frente de uma rede de franquias especializada na venda de produtos profissionais, para tratamento de cabelos, unhas, pele do rosto e do corpo, entre outros cuidados.

Design de sobrancelhas

Outro nicho que cresceu muito nos últimos anos foi o de empresas de desing de sobrancelhas. O público desse serviço também cresceu na mesma proporção.

Assim, optar por negócios que ofereçam o serviço de design de sobrancelhas, é possível ter uma vantagem competitiva no mercado investindo em um modelo de franquia barata. Principalmente se a franquia oferecer, além do procedimento, outros cuidados para os olhos, rosto e cabelos.

Perfil do franqueado do setor de beleza e estética

mulher sorrindo
O perfil de franqueado para segmento de beleza deve ser comunicativo, simpático e que goste de lidar com pessoas.

Até aqui você viu que o mercado de franquia de salão de beleza é bem atrativo. São amplas as opções de serviços que podem ser oferecidas por você.

Mas, para se tornar um empreendedor desse modelo de negócio, você precisa estar atento a alguns detalhes, que podem fazer toda diferença na hora de colocar em prática o seu negócio.

Acompanhe as características básicas, mas bem importantes, que um empreendedor do ramo de franquia de salão de beleza precisa ter.

Gostar de pessoas

Independente do tipo de serviço que a sua franquia vai oferecer, é importante ter facilidade para lidar com o público.

Por isso, entenda se o seu perfil é comunicativo, de fácil relacionamento interpessoal e se vai estar disposto a prestar os melhores atendimentos aos clientes.

Ter afinidade com a área de beleza

Outra observação que parece óbvia, mas essencial, é gostar do mercado de atuação. Se identificando com o setor, você terá mais facilidade para superar os desafios que podem surgir, minimizando os desgastes à frente da franquia.

Buscar por conhecimento na área

O conhecimento é algo que deve estar no seu cotidiano. Estar sempre atualizado com as tendências dpmercado e procurar por cursos de aperfeiçoamento são algumas das formas de manter a qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, você vai ajudar muito no desempenho da franquia e também na confiança do cliente

Vale lembrar que nas franquias você receberá treinamento. Mesmo assim, é interessante estar disposto a buscar por novos cursos e capacitações para potencializar a sua atuação na franquia.

Disponibilidade de ouvir e atender

Saber ouvir é fundamental em qualquer ambiente de trabalho, inclusive em uma franquia de salão de beleza. Compreender o que o seu cliente deseja é meio caminho andado para a realização de um trabalho bem feito.

Ouça, entenda, ofereça e realize. Assim, você terá bons resultados na sua atuação.

Como me tornar um franqueado de franquia de salão de beleza?

mulher pensando em franquia de beleza
O primeiro passo para se tornar um franqueado é entrar em contato com a marca desejada por meio do formulário de contato do site.

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de franquia de beleza, já pode se preparar para se tornar um franqueado. O processo é simples e exige apenas atenção na hora da escolha.

Por isso, é preciso escolher bem o tipo de serviço que vai oferecer, entender seu aporte financeiro e planejar as expectativas de atuação. Além disso, é ideal procurar informações e orientações com pessoas que já estejam à frente de uma franquia.

Depois, escolha o modelo que deseja atuar e faça pesquisas na internet para saber mais sobre a franqueadora e o modelo de negócio. Pelo site da marca, deixe seus dados nos formulários de contato e aguarde um retorno da empresa.

Em seguida será feito um contato por parte da franqueadora para saber do seu real interesse no negócio. Assim, seja sincero e deixe claras as expectativas que deseja alcançar.

Leia a Circular de Oferta de Franquia

Se tudo estiver de acordo com o esperado, será enviado para você a Circular de Oferta de franquia(COF). Leia o documento com calma: é nele que estão contidas informações detalhadas sobre os valores de investimento, obrigações e direitos de ambas as partes.

Veja se você está de acordo com todas as informações, e avalie se o suporte e os valores estão de acordo com o que você espera do negócio.

Não tenha pressa nesse momento. A Lei de Franquias determina que o candidato a franqueado tenha, no mínimo, 10 dias para estudar a COF para, enfim, assinar o contrato de franquia.

Opções de franquias de beleza

Preparado para se tornar um empreendedor do ramo de franquia de salão de beleza? Então, chegou o momento de analisar algumas opções de negócios de destaque no franchising. Veja a seguir.

1. Suav

suav opção de franquia de salão de beleza
A Suav é referência em procedimentos de beleza e estética.

Neste texto, falamos sobre o mercado de esmalterias e como as oportunidades de investimento só vem crescendo, lembra? Pois uma opção é a franquia Suav. A rede de franquias oferece uma opção de negócio diferenciada com atendimento express.

Os clientes encontram a especialidade de esmalteria sem hora marcada. Além disso, encontram outros serviços, como depilação e sobrancelha.

Essa modalidade de atendimento rápido oferece qualidade em todos os serviços, pois conta com profissionais capacitados. Assim, a esmalteria completa dispões de conforto, segurança e comodidade.

Para se tornar um franqueado da marca, o investimento inicial é de R$ 168 mil. Para saber tudo sobre o modelo de investimento da Suav, assista ao vídeo abaixo.

2. Salão Marly

Está em busca de um modelo tradicional franquia de salão de beleza? Então, uma boa opção é a rede de franquias do Salão Marly.

Considerada uma das maiores redes de salão de beleza do ramo, o Salão Marly está no mercado há mais de 50 anos. Assim, a rede oferece uma ampla cartela de serviços como, cabelo, maquiagem, cuidados com a pele e unhas.

Para investir na rede é necessário um aporte inicial de R$ 280 mil.

3. Garagem Barba e Cabelo

Os homens, assim como as mulheres, estão bem atentos aos cuidados estéticos. Assim, cada vez mais, estão em busca de procedimentos para cuidados do cabelo, barba e da pele.

Pensando nisso, a Barbearia Garagem Barba e Cabelo oferece serviços especializados na beleza do homem. Com o conceito de barbearia contemporânea, busca oferecer serviços que atendem a um público que deseja mais que os cuidados com a barba, cabelo e bigode.

A tendência do momento é oferecer um local de cuidados com a beleza e, ao mesmo tempo, de lazer. As franquias possibilitam que o cliente possa bater um papo e tomar uma cerveja, enquanto cuida da beleza.

Para se tornar um franqueado da marca é preciso investir um valor inicial de R$ 225 mil.

Viu como é amplo esse mercado de franquia de salão de beleza? Gostou das dicas e opções que trouxemos nesse conteúdo? Quer saber mais sobre o segmento e compreender porque você deve investir nesse setor?

Então baixe o nosso ebook gratuito sobre o mercado de beleza. Basta clicar no banner abaixo.

ebook setor de beleza

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *