fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia de serviços de limpeza doméstica: opção à prova de pandemia


Durante a pandemia que estamos vivendo, um dos empreendimentos que tem tido mais crescimento é a franquia de serviços de limpeza doméstica. Isso acontece devido às recomendações de higienização propostas pelas entidades de saúde do mundo. 

Por causa do Covid-19, as marcas que oferecem prestação serviços de limpeza tiveram um crescimento relativamente bom. A expecativa é que a alta demanda continue nos próximos anos. Afinal, uma das orientações mais importantes para agilizar a eliminação do vírus está ligada a um ambiente limpo e higienizado. 

Mas caso queira atuar em diferentes frentes e ter um bom faturamento, uma das dicas é trabalhar com uma franquia que una serviços de limpeza doméstica com estética automotiva. Dessa forma, o franqueado poderá organizar dois ambientes para atendimentos de diferentes serviços.

Por isso, preparamos o texto a seguir para mostrar todas as vantagens de abrir uma franquia e quais os passos para se tornar um novo franqueado de sucesso. Acompanhe. 

Como abrir uma franquia de serviços de limpeza doméstica?

Independente do tipo de franquia que você está interessado em abrir, é importante que siga alguns cuidados para não correr o risco de entrar em um empreendimento que te desmotive.

É importante estar inserido em um mercado que te estimule e faça você ter vontade de continuar mesmo diante dos desafios.

Conheça o setor de Limpeza e Conservação

homem limpando corredor franquia de serviços de limpeza doméstica
É essencial estudar o mercado para se preparar para o investimento.

O primeiro passo sempre será conhecer o setor que está prestes a entrar. Nesse ponto não é interessante olhar apenas para os números que o mercado apresenta, mas também nos tipos de serviços ou produtos que o setor pode oferecer.

Como é o público alvo do segmento e o que é necessário para que você se destaque dos concorrentes são outras questões a analisar.

Dessa forma, conhecendo as principais características do segmento, você não corre o risco de ser surpreendido ou ficar se lamentando por não ter escolhido outra área de atuação. Vale ressaltar que o setor de Limpeza e Conservação é responsável por cuidar ou oferecer produtos ligados a higienização ou manutenção de diversos espaços. 

Porém, isso não quer dizer que você precisa ter conhecimento de um pedreiro para levantar uma parede, por exemplo. É comum que aconteça essa confusão com o setor de Casa e Construção.

Com isso, caso seja a sua vontade entrar no segmento, é importante se preparar para realizar o melhor trabalho possível, seja oferecendo um serviço ou produto.

Caso ainda não tenha certeza em qual setor investir, vale a pena frisar que existem outros setores que permitem você trabalhar com limpeza, mesmo que não atue nessa área. 

Por exemplo, o setor de serviços automotivos existem diversas empresas que permitem que seus franqueados realizem trabalhos de higienização em residências.

Ou seja, mesmo atuando em um segmento distinto e como outra finalidade, você também consegue alcançar o público de uma outra área. 

Pesquise por marcas compatíveis com seu perfil

Agora que você conhece um pouco mais sobre o setor que está prestes a investir, é hora de pesquisar sobre as marcas que vão conseguir atender a sua necessidade como empreendedor. Esse passo é muito importante, afinal é aqui que você irá decidir qual empresa irá caminhar junto contigo nos próximos anos. 

Para ter uma ideia de qual rede escolher, você pode consultar algumas listas que apresentam franquia de serviço de limpeza na internet. Na sequência, depois de observar quais são as melhores, é hora de fazer uma busca no Google e nas redes sociais sobre a reputação da marca. 

Antes de iniciar sua análise, não exclua uma franqueadora apenas por causa do valor do investimento inicial. É importante que você fique de olho em todos os aspectos que são apresentados e diferenciais para que consiga ter uma ideia do custo/benefício do negócio. Nem sempre a mais em conta oferecerá o melhor empreendimento para o seu perfil. 

Pronto, agora sim você pode prosseguir na busca sobre como o público alvo enxerga as franqueadoras que selecionou. Fique atento aos comentários de clientes e ex-franqueados, não se deixe levar apenas pelos comentários do site da marca. Outra dica é fazer uma pesquisa no site “Reclame Aqui!”. 

Após o levantamento, é hora de selecionar as que são realmente interessantes para você e quais serão eliminadas. Não deixe de pensar nas marcas de outros segmentos que podem ajudar você a atingir dois públicos, como citamos anteriormente. 

Um desses exemplos é a Acquazero, a maior rede de franquia para estética automotiva do Brasil e que conta com anos de atuação em serviços voltados para a limpeza de estofados, sofás, carpetes, sofás, colchões etc.  

Analise a Circular de Oferta de Franquia (COF)

mulheres estudando documentos
Estar atento à COF e ao contrato de franquias garante mais segurança ao processo.

Após todo esse processo de pesquisa, é hora de entrar em contato com a franqueadora para sinalizar a sua vontade de fazer parte do projeto.

Dessa forma, a rede entrará em contato para conhecer o seu perfil e ver se há compatibilidade entre o que você busca como empreendedor com o que a marca pode oferecer. 

Esse passo é muito importante para que não aconteça mal entendidos após o fechamento do contrato. Afinal, você já a conhece por causa da sua busca anterior e a rede ainda não sabe quem é você. As grandes franquias não vão colocar você no negócio apenas por colocar, caso o seu perfil não seja compatível, as franqueadoras vão negar a sua candidatura. 

Ou seja, você não precisa se preocupar de ser passado para trás ou que está sendo enganado pela marca. O modelo de franquia não é considerado um empreendimento mais seguro que um próprio negócio à toa. Caso o seu perfil seja aprovado, é hora de receber a Circular de Oferta de Franquia(COF)

Esse documento é responsável por apresentar todas as informações referentes ao negócio. Aqui você terá acesso ao histórico da marca, dados de outros franqueados, valores de investimento inicial, taxas que serão cobradas, suas obrigações como franqueado, as obrigações da marca como franqueadora, pendências judiciais etc. 

A COF precisa ser assinada para dar prosseguimento ao processo de franqueamento, porém, é importante que respeite o prazo de 10 dias corridos após o recebimento para firmar o acordo. Essa é uma norma imposta pela Lei de Franquias que visa proteger os franqueados de possíveis pressões para que o processo seja agilizado. 

Dessa forma, caso sinta a necessidade, não deixe de consultar um advogado para conversar sobre os pontos que trazem mais dúvidas. Além disso, caso esteja nesse projeto com um sócio, converse sobre todos os pontos. 

Finalize o processo de abertura da sua franquia

Com a Circular de Oferta de Franquia assinada, é iniciado o processo de fechamento de contrato. Nesse ponto, serão apresentadas todos os acordos firmados durante o processo de negociação como o modelo de negócio, a forma de pagamento da taxa de franquia etc. 

Vale frisar que a Acquazero, a marca que citamos mais acima no texto, oferece diversas oportunidades de negócio para que o empreendedor possa atuar da maneira mais fácil para ele.

Além disso, existe a possibilidade de flexibilizar a taxa de franquia para que você pague durante um período determinado no contrato, algo que não acontece com muitas franqueadoras. 

Após assinar o seu contrato com a marca, é hora de iniciar os treinamentos para que compreenda como é o trabalho ou os produtos. Essas atividades podem ser on-line, presenciais ou de forma mista. Após essa etapa, basta iniciar suas operações e começar a lucrar.

Para saber como montar uma franquia de sucesso, separamos o infográfico a seguir com oito dicas para você montar um negócio.

infográfico 8 dicas para abrir uma franquia

Como está o mercado das franquias de serviços de limpeza?

O serviços de limpeza teve um aumento considerável durante a pandemia do Covid-19. Afinal, umas das recomendações das autoridades de saúde é manter o ambiente sempre higienizado para evitar a proliferação do vírus que vem assustando o mundo. Além disso, os hábitos de limpeza também aumentaram durante esse período. 

Com isso, as empresas que desenvolvem algum tipo de trabalho voltado para esse serviço, como a Acquazero, tem alcançado bons resultados. Para se ter uma ideia, entre o primeiro trimestre de 2019 e o de 2020, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou um aumento significativo no faturamento das marcas do setor. 

Ou seja, foram quase R$ 20 milhões de diferença no faturamento entre os anos. Mesmo que o número de unidades não tenha crescido tanto, apenas 1,2% em comparação com 2019, os números demonstram um aumento na procura por esse tipo de negócio. 

Além disso, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) apontou um crescimento na procura por esse tipo de procedimento, principalmente em supermercados, farmácias e hospitais. A Abralimp também destaca que toda a cadeia tem sido beneficiada pela crise. 

Outro setor ligado a limpeza que vale a pena destacar é o voltado para serviços automotivos. De acordo com a ABF, o faturamento no primeiro trimestre de 2020 cresceu mais de R$ 100 milhões mesmo com um pequeno avanço nas unidades de 1%. Ou seja, impulsionado pela onda de higienização, o segmento vem se mostrado atrativo. 

Por que escolher a Acquazero como sua franquia de serviços de limpeza doméstica?

Com dois setores tão atrativos para trabalhar, por quê não escolher uma empresa que consiga atuar nas duas frentes? Essa é uma das grandes vantagens de trabalhar com a Acquazero, líder do segmento segundo a ABF. Além do processo de higienização do carros, o franqueado tem a opção de trabalhar em residências.

Apesar de não oferecer serviços como faxina completa, jardinagem etc, como outras franqueadoras do segmento, a Acquazero permite que você faça a higienização de sofás, colchões, estofados, carpetes, tapetes ou qualquer outra superfície que tenha a necessidade de passar por um processo, como cadeiras, poltronas, almofadas, pufes, etc. 

Porém, caso queira oferecer outro serviço para completar o que foi feito na residência de seus clientes, é possível que oferecer a limpeza completa do veículo do proprietário da casa.

Ou seja, oferecendo os mesmos procedimentos já citados e outros como higienização do ar-condicionado, polimento, oxi-sanitização, revitalização de plástico etc. 

Com isso, você consegue oferecer uma diversidade de limpezas que farão o cliente pensar duas vezes antes de procurar uma outra prestadora de serviços. Afinal, no mesmo dia ele terá a casa e o carro higienizado e prontos para enfrentar a pandemia. 

Para saber mais sobre como funciona um dos serviços prestados pela Acquazero, assista o vídeo abaixo que preparamos para você. 

Quais os valores da Acquazero?

As unidades home office são recomendadas para os empreendedores que desejam uma franquia de serviços de limpeza doméstica e, ao mesmo tempo, atuar com serviços ligados ao setor automotivo.

Dessa forma, não há a necessidade de um ponto fixo para atender seus clientes. A Acquazero oferece três tipos de home-office para o investidor. As modalidades variam de acordo com a quantidade de serviços que o franqueado está autorizado a oferecer. São elas:

Home Office – Básico

  • Taxa de franquia: a partir R$ 5 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Investimento para operação: R$ 5,820 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 13 mil

Home Office – Intermediário

  • Taxa de franquia: a partir R$ 5 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Investimento para operação: R$ 8,82 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 16 mil

Home Office – Avançado

  • Taxa de franquia: a partir R$ 5 mil
  • Abertura da empresa: R$ 600
  • Capital de giro: R$ 2 mil
  • Investimento para operação: R$ 14,82 mil
  • Total aproximado do investimento: R$ 22 mil

Uma das grandes vantagens de contratar a Acquazero é poder atuar em dois segmentos que vêm apresentando um bom crescimento durante a pandemia.

Além disso, mesmo após a passagem do Covid-19, se espera que o “novo normal” traga cada vez mais pessoas em busca de serviços voltados para higienização de espaços. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquia de serviços de limpeza doméstica? Acompanhe o texto sobre “Acquazero franquia coleciona franqueados bem-sucedidos” e entre em contato com a rede para conhecer o modelo de negócio.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *