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Franquia de turismo: como aproveitar o período de férias para impulsionar as vendas


Para muitos brasileiros, janeiro é sinônimo de férias. Tanto é verdade que, segundo pesquisa do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas, quase 30% dos brasileiros pretendem viajar neste verão. Trata-se de uma ótima oportunidade para a sua franquia de turismo impulsionar suas vendas, não?

Aliás, a Associação Brasileira de Viagens (Abav) já projeta um avanço de 10% nas vendas de pacotes de viagens em todo o Brasil. Em partes, esse crescimento pode ser explicado pela melhora de alguns indicadores econômicos nos últimos meses.

Para aproveitar esse bom momento, uma franquia de viagem não pode ficar de braços cruzados. É preciso pensar em estratégias para alavancar as vendas dos pacotes de viagens. Pensando nisso, o Encontre Sua Franquia listou algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira:

1) Franquia de turismo precisa de planejamento

As vendas para pacotes de viagens de verão não podem ser realizadas apenas no período. Em meio a tanta procura, corre-se o risco de não haver vagas para hospedagem, entre outros probleminhas clássicos de quem viaja na alta temporada.

Por isso, especialistas indicam que a divulgação dos pacotes de viagem devem acontecer com uma antecedência de pelo menos quatro meses. Isso permite que a franquia de turismo tenha uma ótima vantagem competitiva, uma vez que é possível vender pacotes com bons preços, podendo realizar diversos parcelamentos ou dando um belo desconto aos clientes que comprarem à vista.

Essa planejamento contribui e muito para o fluxo de caixa e para uma possível propagação de boca em boca dos serviços oferecidos pela sua franquia.

2) Ofereça aquilo que eles querem comprar

Fala sério: uma das coisas mais chatas que acontece quando queremos comprar alguma coisa é um vendedor tentar nos “empurrar” algo que não queremos ou que não faz o nosso estilo. Essa mesma regra se aplica quando estamos tratando de pacotes turísticos: quando planejamos uma viagem, esperamos que tudo nela ocorra bem e que ela se transforma num momento de completo relaxamento ou diversão, conforme as expectativas definidas por ele.

Por esse motivo, compete ao agente de viagens prover ao cliente todas as informações e ferramentas necessárias para evitar dores de cabeça. Nesse sentido, invista no diálogo acerca dos seguros de saúde, de facilidades extras da viagem, como serviços de transfer, espaços especiais e mais confortáveis, passeios adicionais, etc.

Entretanto, faça isso sem ser maçante para não deixar no cliente a impressão de que você quer “empurrar” estes serviços a ele a todo custo. Pelo contrário, argumente a partir das próprias necessidades que ele informar durante o processo de avaliação e orçamento. Deixe evidente as vantagens em optar pela aquisição destes serviços. Uma outra forma é avaliar o que ele pretende fazer na viagem, sugerindo opções adicionais e customizadas que contribuam para um melhor aproveitamento do passeio.

3) Informe-se sobre as tendências do setor

Para oferecer pacotes mais assertivos, a franquia de turismo precisa estar atenta às expectativas dos clientes. Um caminho para isso está em observar pesquisas do setor. Por exemplo, levantamento do Ministério do Turismo aponta que mais da metade dos brasileiros que pretendem viajar neste verão (50,7%) tem como destino preferido o Nordeste. Por sua vez, a região Sul aparece na segunda colocação na preferência dos brasileiros.

4) Utilize as redes sociais a seu favor

Sabe aquele cliente que fez uma viagem na sua agência e amou?! Pede pra ele gravar um vídeo simples, pelo celular mesmo, relatando sua experiência e falando sobre as acomodações, entre outros aspectos. Publique o registro nas redes sociais e veja no que dá. Essa pode ser a chance de atrair mais clientes para os pacotes de férias de sua empresa.

Mas não vai ficar fake? Mais uma vez: depende da maneira como for feito. Converse com a pessoa, veja se ela está realmente a fim de gravar um vídeo. Talvez, ela a queria escrever e esse texto pode se tornar uma postagem do blog da sua agência ou um texto que acompanha uma foto do Instagram.

5) Não venda pacote de viagens. Venda SONHOS.

E não estamos falando dos sonhos de padaria não. Na hora de atender a clientes com interesse em adquirir pacotes de turismo, você deve ter em mente que ele não busca apenas um destino: ele quer concretizar um sonho, seja de conhecer um novo lugar ou de descansar após um período estressante de trabalho.

Por isso, compartilhe deste desejo, demonstre empolgação com o destino e, como diferencial, demonstre o seu conhecimento sobre o local indicando programações e, claro, roteiros personalizados. Mostre ao cliente alguma informação que surja como exclusiva! Dê dicas que o convença a não apenas fechar o pacote de viagens com você, mas até mesmo a montar um roteiro adequado e surpreendente. Ele irá para o Nordeste? Que tal indicar uma linda praia pouco frequentada; aconselhar um restaurante imperdível, mas não muito conhecido?

Franquia de turismo: conheça a Encontre Sua Viagem

Essas dicas só podem ser aplicadas em franquias de turismo que contam com ótimos parceiros. Esse é o caso da Encontre Sua Viagem. Com mais de 500 unidades em operação, a rede possui mais de mil parceiros, contemplando 150 mil opções de hotéis e cerca de 95% de todas as companhias aéreas do mundo.

O principal objetivo da empresa é oferecer ao visitante agilidade na navegação e facilidades nas pesquisas sobre os produtos oferecidos pela marca. Para os franqueados, a marca disponibiliza o modelo de home office e de lojas físicas.

E um dos melhores atrativos na franquia Encontre Sua Viagem é o investimento inicial de apenas 5 mil reais para quem deseja abrir uma agência de viagens online. Outro ponto de atração aos franqueados é que a rede não cobra taxas de publicidade, além de fornecer treinamento de gestão, turismo e franquias. Dessa forma, o franqueado não precisa ter experiência anterior em turismo ou com gestão de negócios.

A rede tem um prazo de retorno rápido em comparação a outras empresas, girando em torno de 3 a 24 meses.

Investimento total: R$ 5 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 3 mil a R$ 20 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350
Faturamento médio: R$ 70 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

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