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Franquia de viagem barata: opções e como escolher


Abrir uma franquia de viagem barata pode ser mais vantajoso do que você imagina. Afinal de contas, o setor tem números atrativos e um público-alvo bastante amplo.

Para se ter uma ideia, em 2018 o Turismo representou 8,1% do PIB brasileiro, algo correspondente a 152,5 bilhões de dólares.

Já na economia mundial, o segmento injetou 8,8 trilhões de dólares no mesmo ano. Só o Brasil recebeu 6,6 milhões de turistas internacionais. Veja mais números do setor no infográfico abaixo!

inforgrafico numeros turismo

Os números destacam o quanto trabalhar com uma agência de viagens pode ser lucrativo. Mas nem todo mundo tem uma grande quantia para investir, certo?

É aí que as opções de franquia de viagem barata entram. Muitas vezes, com investimento menor que R$ 15 mil já é possível abrir um negócio, com uma marca já reconhecida no mercado.

Com uma franquia, os resultados são mais rápidos, já que o modelo de negócio foi testado e corrigido em outras unidades. 

Também é possível obter um financiamento para a abrir a empresa, já que vários bancos têm soluções específicas para franquias.

Mas as vantagens deste tipo de negócio não param por aí. Falamos mais sobre elas, os cuidados para abrir uma franquia e opções para investir abaixo. Continue lendo!

Vantagens de abrir uma franquia de viagem barata

Na hora de abrir um negócio, é muito importante avaliar se você tem real afinidade com ele. Isso porque, é preciso gostar do trabalho. Do contrário, você pode perder logo o entusiasmo em investir seu tempo e dinheiro, e a empresa pode falhar.

Pensando nisso, o perfil ideal para um franqueado de viagens é que você tenha interesse pelo setor. Se já tiver trabalhado nele, ainda melhor.

Em geral, os franqueados de sucesso no turismo são aqueles que já viajaram muito. Ou então aqueles que têm facilidade e gosto por planejar passeios, por mais simples que eles sejam.

Você costuma ser referência entre amigos e na sua família sobre o que fazer para o lazer? Se sim, é bem provável que o seu perfil seja de sucesso para uma franquia de viagem barata.

Mas claro que isso não deve ser uma limitação para o seu investimento. Você pode não ter viajado muito, mas tem muita curiosidade por lugares novos, em pesquisar sobre eles. Essa vontade será tudo o que você precisa para desenvolver suas habilidades no setor.

Até porque, a franqueadora garantirá suporte para a sua atuação, como explicaremos logo mais. Isso vai facilitar o trabalho e te oferecer dicas sobre como se expandir.

Outro ponto importante para investir em uma franquia de viagem barata é ter um bom relacionamento interpessoal.

Ou seja, amigos, família e conhecidos dos seus círculos sociais. Ter facilidade em lidar com as pessoas vai aumentar a sua credibilidade e chances de vender.

Por fim, na hora de escolher uma franquia, é importante avaliar as suas vantagens. Assim, você saberá se ela é realmente o que você procura. Veja abaixo.

Você trabalha com serviços

clientes atendidos franqueado de franquia de viagem barata
O bom atendimento ao cliente é essencial em uma franquia de viagem barata.

Ao abrir uma agência de viagens, você trabalhará com serviços, e não produtos. Isso significa que não será preciso contar com um estoque de itens. Logo, não há a preocupação com a validade dos produtos, capital parado, reposição etc.

Essas características do negócio diminuem seus custos, uma vez que o franqueado não precisa comprar itens para deixar disponíveis para a venda. 

Também é necessário um espaço menor, com apenas um computador, acesso à internet e telefone. Se a agência for uma loja física, será preciso ainda contar com alguns assentos para os clientes e decoração que é o padrão da rede.

Taxa de comissão

Em média, as franquias de agência de viagem pagam 10% de comissão ao franqueado a cada venda. Por isso, o faturamento dos empreendedores costuma ser alto, girando em torno de R$ 50 mil por mês (em uma loja home office).

Além disso, não importa se o pagamento pelo consumidor foi parcelado. O franqueado recebe toda a comissão de uma só vez.

Parcerias comerciais

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor passa a contar com uma série de parcerias vantajosas ao seu negócio. São empresas aéreas, de hotelaria, seguros viagem e mais.

Como a marca de franquia já é conhecida, ela cria uma relação de confiança com essas companhias. Então, o franqueado encontra condições mais vantajosas para oferecer os serviços ao seu cliente.

Flexibilidade no trabalho

Muitas das franquias de viagem baratas são do tipo home office. Ou seja, atuam fora de um espaço comercial, geralmente na casa do franqueado.

O trabalho home office é bastante flexível, pois não limita o local de atuação do indivíduo. Na verdade, desde que conte com um computador, conexão à internet e um telefone, o empreendedor pode atuar onde ele desejar. Em casa, em uma praça, espaço de coworking, lanchonete, na praia etc.

Ao mesmo tempo, o trabalho home office permite a flexibilidade de horários. Por isso, ele é muito procurado por quem deseja conciliar a franquia com outro negócio, com os cuidados com a família e outros.

Neste caso, só é importante destacar um ponto. O lucro de uma franquia está diretamente ligado ao tempo dedicado a ela. 

Então, é importante definir um tempo padrão para o trabalho, além de horas mínimas dedicadas. Ambos poderão ser flexibilizados, quando necessário. Mas é preciso manter, ao menos, alguns horários de atendimento como padrão. Assim, o seu cliente saberá quando entrar em contato.

Know how da franqueadora

Sem dúvida, esse é um dos fatores mais vantajosos de se investir em uma franquia. Ao abrir esse tipo de negócio, o empreendedor recebe todo o know how da franqueadora.

Ou seja, todo o conhecimento que ela já acumulou sobre o seu negócio, inclusive aplicando-o em outras unidades.

aulas on-line franquia de viagem barata
As franqueadoras transmitem seu know how pelo plano de negócios, treinamentos e aulas virtuais.

Para isso, a empresa começa entregando seu plano de negócio ao franqueado. No plano de negócio fica listado todo o modo de fazer da marca, suas parcerias comerciais, plano financeiros e mais.

Como citado, o plano de negócio de uma franquia já foi testado em outras unidades. Logo, já sofreu falhas e foi corrigido sempre que necessário. Isso aumenta as chances de a empresa dar certo. 

Se a agência fosse completamente nova, iniciada do zero, o plano de negócio sofreria erros à medida que fosse executado. Isso atrasa os bons resultados. 

Outro fator que auxilia no sucesso das franquias é o suporte dado pela franqueadora.

Suporte para franquia

Os tipos de suportes oferecidos pelas franqueadoras variam por marca. Mas alguns deles são básicos e mais comuns.

Começando pelo suporte de marketing. Geralmente, a franqueadora cria as redes sociais da unidade franqueada e disponibiliza material para que o empreendedor atualize as páginas. 

O marketing digital é essencial pois, segundo estudo da Sprout Social, 74% dos consumidores dependem das redes sociais para decidir sobre uma compra.

 Além desse, os suportes à franquia incluem treinamento. Assim, o franqueado aprenderá a trabalhar com a marca e os softwares que ela disponibiliza para atuação.

São comuns ainda o apoio jurídico, central de atendimento, acordos comerciais, assessoria na definição do ponto e projeto visual da loja (nos casos das agências loja física).

Para conhecer os suportes oferecidos pela franquia de viagem escolhida, você deverá ler sua COF. A COF é a Circular de Oferta de Franquia, e apresentará tudo sobre a empresa. Incluindo as taxas associadas ao negócio, situação jurídica da empresa etc. Saiba mais sobre a COF no vídeo abaixo.

Reconhecimento no mercado

Por ser uma franquia, o negócio pelo qual você optar já terá reconhecimento do negócio. Afinal de contas, ele já atua por meio de outras unidades. 

Isso aumentará a confiança do consumidor no seu trabalho. Ele poderá pesquisar sobre a companhia e verificar o que outros clientes acham do atendimento.

Aliás, também é importante que você faça essa pesquisa. O que os clientes acham da marca? E quais as percepções dos franqueados sobre ela? Tenha a certeza de que o negócio apresenta potencial, pois isso vai ser um indicativo do sucesso do seu negócio no futuro.

Cuidados para investir na franquia de turismo

Se você leu este texto até aqui, sabe que existem diversos atrativos em investir em uma franquia de viagem barata. Mas antes de investir na sua, é importante analisar alguns aspectos. Tendo certeza deles, você terá mais segurança sobre o seu retorno.

Retorno de investimento

Em média, o prazo de retorno de uma franquia de turismo vai de 12 a 24 meses. Esse é o tempo que vai levar para receber um “lucro limpo”. Ou seja, já tendo sido ressarcido com todo o valor que investiu no negócio.

Comunicação com a franqueadora

Como explicado antes, as franqueadoras oferecem uma série de suportes ao franqueado. Só que, para isso, ela deve garantir uma forma simples de comunicação pelo empreendedor. Do contrário, ele não terá como apresentar as suas necessidades, concorda?

Normalmente, essas soluções incluem números de telefone para a comunicação. Pode incluir ainda um sistema on-line para contato direto com os setores responsáveis por resolver a demanda.

Analise o contrato

Antes de assinar o contrato de franquia, é muito importante ler cada uma das suas cláusulas. Inclusive pedindo auxílio de um advogado, pois ele poderá indicar se as regras listadas estão dentro da lei.

Esse cuidado vai te resguardar de cláusulas que você não está de acordo, e de mal-entendidos. Na dúvida, você ainda terá tempo para questionar a franqueadora por um tópico não compreendido.

Lei de Franquias

Segundo a Lei de Franquias, o candidato a franqueado tem, pelo menos, 10 dias úteis para analisar a COF da empresa antes de assinar o contrato da franquia.

Quando a empresa não cumpre essa regra, há um indicativo de que ela pode não cumprir várias outras. Então, o negócio poderá trazer dores de cabeça, em vez de vantagens.

Como escolher a melhor franquia de turismo?

Para escolher a melhor franquia, você terá que seguir alguns passos básicos. Listamos todos eles no infográfico a seguir. 

infográfico como abrir uma franquia

3 opções de franquia de viagem barata

Do infográfico anterior, vale destacar uma das etapas mais importantes: a pesquisa. Pesquise! 

Não adquira uma franquia antes de conhecer cada aspecto dela, do seu faturamento à opinião dos consumidores. Isso vai te garantir uma maior assertividade na definição do melhor negócio.

Mas, para te ajudar, listamos abaixo algumas opções de franquia de viagem barata para investir. Acompanhe!

1. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem foi criada em 2011 e hoje já acumula mais de 500 franqueados no Brasil. A franquia tem mais de 1.500 empresas parceiras, entre hotéis, companhias aéreas e outras. 

Isso garante ao franqueado um grande número de ofertas, que ele pode oferecer ao consumidor por um preço mais em conta.

Entre os produtos oferecidos pela ESV estão passagens aéreas, pacotes de viagens, cruzeiros, intercâmbio, locação de veículos, hotelaria nacional e internacional etc.

As comissões pagas ao franqueado variam conforme o produto comercializado. Para passagens aéreas, por exemplo, a remuneração de vendas tem média de 10%, enquanto para hotelaria é de 12%.

É possível abrir uma Encontre Sua Viagem nos modelos loja física e home office. Veja os números relacionados a cada um na tabela abaixo.


Home OfficeLoja Física
Taxa de FranquiaR$ 9.900R$ 15 mil
INVESTIMENTO TOTAL PREVISTOR$ 11.990R$ 45.600
Faturamento MédioR$ 50 mil/mêsR$ 150 mil/mês

Saiba mais sobre a Encontre Sua Viagem no vídeo abaixo!

2. CI Intercâmbio

A CI Intercâmbio é outra franquia que pode ter uma loja física ou atuar de modo home office. Com 30 anos de mercado, a marca tem aproximadamente 100 agências espalhadas pelo Brasil.

Como seu próprio nome sugere, a CI Intercâmbio tem foco em intercâmbios. Assim, seu escopo é mais limitado, mas bastante variado para o segmento. 

Tanto que o franqueado pode comercializar viagens para cursos de idiomas, trabalhar e estudar, intercâmbio teen, para aulas em universidades e mais.

Viagens de formatura e pacotes de viagem entram em segundo plano, e são poucas as opções ao usuário.

  • Taxa de Franquia: R$ 4 mil
  • Faturamento Médio: R$ 25 mil

3. CVC Brasil

A CVC Brasil é uma das agências de viagem mais conhecida do país. Seus produtos e serviços são variados, indo de passagens aéreas a hotelaria e ingressos para eventos.

É exatamente por essa variedade que a empresa chama a atenção de muitos consumidores. Mas nem sempre os preços oferecidos pelo franqueado são os mais atrativos, o que requer um trabalho de marketing ainda mais intenso.

Todos os modelos da franquia CVC Brasil são do tipo loja física. Logo, não é possível atuar de casa com o negócio.

  • Taxa de Franquia: R$ 60 mil
  • Faturamento Médio: R$ 150 mil

E então, qual franquia de viagem barata faz tem mais a ver com a sua opção empreender? Esse é mesmo o negócio que você vem procurando? Conte para gente nos comentários!

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