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Franquia de viagens e turismo: que serviços pode oferecer?


Gosta de viajar e está pensando em investir em um negócio? Esse é o perfil ideal para uma franquia de viagens e turismo!

Mas, na verdade, esse não é o único perfil possível. Para investir neste tipo de empresa, basta que o empreendedor tenha interesse pela área do turismo. Tendo já feitas várias viagens ou não.

Gostando do setor, o empreendedor terá prazer em atuar nele. Isso é essencial para manter o entusiasmo em investir seu tempo e dinheiro em qualquer negócio.

Conhecer os serviços que a agência poderá oferecer também será essencial. Assim, você poderá se preparar para suas vendas, oferecendo atendimentos variados a um mesmo consumidor.

Afinal, normalmente, um consumidor que compra passagens também vai precisar de hotel, certo? E também de um seguro viagem, talvez aluguel de carros… Comercializar diversos atendimentos tende a aumentar o ticket médio por cliente, ampliando o faturamento do empreendedor.

Neste texto, apresentamos os serviços que uma franquia de viagens e turismo pode oferecer, as vantagens da opção e mais. Continue lendo!

Vantagens de investir em franquia de viagens e turismo

Na hora de investir em uma franquia de viagens, é essencial conhecer os seus benefícios. Assim, será mais simples balanceá-los à sua capacidade financeira e ter a certeza de que este é um bom negócio.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos abaixo as principais vantagens desse tipo de empresa.

Números do mercado

O mercado de turismo é um dos mais lucrativos no mundo. Para se ter uma ideia, só em 2018, o setor correspondeu a 8,1% do PIB brasileiro. O rendimento foi de 152,8 bilhões de dólares. Na Economia mundial, aproximadamente 8,8 trilhões são injetados pelo turismo anualmente.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de Hotelaria e Turismo  tiveram faturamento total de R$ 13,2 bilhões em 2019. Em relação ao número de unidades, o crescimento do ramo foi de 5,3%.

Mas os números atrativos do setor não param por aí. Acompanhe outros no infográfico que preparamos!

turismo dados em infografico

Plano de negócio

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor recebe o plano de negócio completo da marca. Ou seja, todo o modo de fazer da empresa, com orientações para seus serviços e produtos.

Colocando este plano em prática, o empresário tem chances bem maiores de sucesso. Isso já que o plano terá sido testado e corrigido em outras unidades. O resultado serão menos erros e problemas, especialmente se compararmos a um negócio aberto do zero.

Para se ter uma ideia, 23% dos negócios abertos do zero fecham as portas em dois anos. No caso das franquias, essa porcentagem cai para 5%.

Suportes da franqueadora

As franqueadoras oferecem uma série de suportes ao empreendedor. Primeiro, para que a padronização da marca seja mantida na nova unidade. Mas também para auxiliar na atuação do franqueado, para que ele alcance o sucesso mais rapidamente.

Os suportes variam por marca. Então, é essencial verificá-los na COF do negócio. A COF é a Circular de Oferta de Franquia e traz todas as informações necessárias sobre o negócio. Incluindo seu valor para investimento e as regras para a relação entre franqueado e franqueadora.

Saiba mais sobre a COF assistindo o vídeo abaixo!

De qualquer forma, é comum que os suportes incluam treinamentos, apoio de marketing e na escolha do ponto.

Os treinamento são essenciais para que o franqueado e sua equipe saibam como atuar dentro do padrão da empresa. Por meio deles, a franqueadora transmite o seu know how ao empreendedor. A capacitação pode ser realizada de modo on-line e/ou presencial.

Já o suporte de marketing geralmente inclui a disponibilização de conteúdo ao empreendedor. Conteúdos tanto para as redes sociais do franqueado, quanto para a impressão (como de panfletos e placas). Além, é claro, de orientações para a publicidade virtual ou tradicional.

Por fim, há a assessoria na escolha do ponto. Para ela, a franqueadora faz um estudo de geomarketing. Ou seja, avalia a facilidade de acesso ao local e a presença do público-alvo da marca na região. Assim, a nova unidade terá a melhor localização possível para os negócios.

Amplo público consumidor

Segundo pesquisa, 86% dos brasileiros viajam a lazer pelo menos uma vez por ano. São 102,5 milhões de viajantes no Brasil e 22,8 milhões não viajam, mas têm enorme interesse no assunto.

Isso mostra o quanto o público para viagens é amplo. E ele pode ser conquistado por uma unidade de franquia de viagens e turismo. Especialmente porque a franquia já terá uma marca reconhecida no mercado.

Aliás, essa é outra vantagem de abrir uma franquia. Quando a marca já possui um histórico de atuação, os consumidores se sentem mais seguros em comprar com ela. Assim, é mais fácil atraí-los à sua unidade.

Oportunidade de home office

Muitas franquias de viagens são do modelo home office. Ou seja, permitem que o franqueado trabalhe sem a necessidade de um ponto comercial. 

O mais comum é que, neste caso, o empreendedor atue de casa. Mas nada impede que ele também trabalhe em um espaço de coworking, praça, lanchonete ou até da praia. É apenas necessário que o empresário tenha acesso à internet e telefone, para cotação e atendimento dos clientes.

Em todo o caso, as franquias de turismo também existem na versão loja física, se esse for o objetivo do empreendedor.

Baixo custo de operação

Uma franquia de viagem trabalha com serviços, e não produtos. Por isso, elas não precisam manter um estoque. Algo que diminui consideravelmente os custos de operação do negócio.

As despesas da franquia são ainda menores quando o negócio é do tipo home office. Sem precisar arcar com um espaço físico, o empreendedor não tem tantos custos em seu dia a dia. Ele precisará apenas quitar as taxas da franquia e contas básicas, como a de telefone, energia elétrica e internet.

Quais serviços uma agência de turismo oferece?

Se você leu este texto até aqui, já sabe que são vários os serviços que uma franquia de viagens e turismo pode oferecer. Mas é importante destacá-los, não é mesmo? Assim, você saberá o que ofertar ao seu cliente quando investir no negócio.

  • Passagens Aéreas Nacionais e Internacionais, cotadas com diversas companhias aéreas, para encontrar os melhores preços aos clientes.
  • Hotelaria Nacional e Internacional, normalmente em um amplo catálogo de parceiros da franquia.
  • Pacotes de Viagens Nacionais e Internacionais, com serviços como passagens, hotelaria, ingressos para passeios e guias turísticos.
  • Locação de Carros, para  o trânsito mais simples do cliente no seu local de destino.
  • Seguro Viagens, com coberturas para a saúde e bagagem do viajante, garantindo auxílio e reembolso em caso de problemas.
  • Cruzeiros, nacionais e internacionais e com durações variadas.
  • Intercâmbios, para o estudo de uma nova língua ou capacitação profissional do turista em outro país.

Esses são apenas os serviços mais básicos que uma franquia de turismo costuma ofertar. Para conhecer toda a lista de atendimentos, você precisará conversar diretamente com a marca desejada. Afinal, os atendimentos variam conforme a franquia escolhida.

7 franquias de agência de viagens para investir

Como citado, no mercado existem diversas opções de franquias para investir. Com custos e modelos diferentes. Por isso, é essencial realizar uma boa pesquisa antes de escolher o melhor negócio.

Vale sempre a pena pesquisar sobre a franquia e sobre a marca em si. Primeiro: o que os atuais franqueados acham da empresa? Eles tiveram o retorno esperado? Contam com o suporte adequado da franqueadora?

Já para avaliar a marca, será preciso pesquisar a opinião dos consumidores sobre ela. É importante que os usuários se sintam satisfeitos com os serviços ofertados por ela. Do contrário, eles terão receio em negociar com a sua unidade.

agente de viagens franquia
Sendo agente de viagens da franquia, o empreendedor cuidará de todo o necessário para a viagem do cliente.

A seguir, listamos algumas das principais opções de franquia de viagens e turismo no Brasil hoje. Acompanhe!

1. Flytour 

A Flytour se destaca por uma capacitação intensa do franqueado no início do negócio. Um franqueado da marca pode oferecer serviços para o turismo de lazer e de negócios.

Com 30 anos de mercado, a franquia de viagens tem um grande número de parceiros. Isso permite a pesquisa por preços mais interessantes ao consumidor. 

Para investir, o empreendedor pode escolher entre a versão loja física ou home office do negócio.

  • Investimento mínimo total: R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

2. Encontre Sua Viagem 

Ao iniciar uma franquia Encontre Sua Franquia, o empreendedor passa a fazer parte de uma rede de mais de 500 unidades. Parte de uma holding de franquias, a marca conta com enorme know how e capacitação on-line e presencial.

Já para o atendimento do cliente, o empreendedor conta com uma série de parcerias comerciais. São mais de 1.500, que permitem uma pesquisa ampla de preços e serviços.

Até porque, a rede conta com mais de 400 mil opções de hotelaria. Sem contar serviços como seguro viagem, locação de veículos, intercâmbios e mais. A marca de franquia conta com os modelos home office e loja física.

  • Investimento mínimo total: R$ 11,9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

Saiba mais sobre a Encontre Sua Viagem no vídeo abaixo!

3. Agaxtur Viagens

A Agaxtur Viagens busca por franqueados focados e que tenham interesse em crescer. São mais de 60 anos no mercado de turismo, com serviços variados em seu catálogo.

Porém, para investir, o empreendedor deve ter boa capacidade financeira. O custo da franquia é alto, especialmente porque ela só existe no modelo loja física.

  • Investimento mínimo total: R$ 217 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

4. TZ Viagens

Além de ser uma agência de viagens, a TZ Viagens preza por oferecer consultoria turística aos seus clientes. 

Ou seja, além de vender serviços, o franqueado apresenta orientações ao usuário. Sempre buscando as melhores experiências durante os passeios.

  • Investimento mínimo total: R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

5. CVC Brasil

Sem dúvida, a CVC é uma das agências de viagem mais conhecidas do Brasil. Hoje, a empresa trabalha com viagens de lazer, de negócios e intercâmbios. Intercâmbios, aliás, que podem atuar com programas de educação ou trabalho no exterior.

São três os modelos de negócio da franquia. Primeiro, a Loja de Rua. Depois, a Loja para Hipermercado, e então a Loja de Shopping. Além do espaço disponível, os modelos variam conforme o valor necessário de investimento.

  • Investimento mínimo total: R$ 60 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: 24 a 28 meses

6. Trust Intercâmbio

Como seu nome sugere, a Trust Intercâmbio é focada em intercâmbio. São vários tipos deles: intercâmbios culturais, profissionais  educacionais e turismo. 

Hoje, são mais de 20 unidades da franquia espalhadas pelo país. Para o cliente, a empresa traz diferenciais como condições especiais de pagamento e certificado de participação, para comprovação posterior.

  • Investimento mínimo total: R$ 3.500
  • Faturamento médio mensal: R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 48 meses

7. S7 Study

A S7 é especialista em viagens para países Canadá, Austrália, Estados Unidos, Irlanda e África do Sul. Os passeios têm sempre estudos associados, especialmente para o aprendizado de novas línguas.

São quatro modelos de negócio da franquia, incluindo uma versão home office. Para investir, é necessário que o franqueado seja o principal executivo da unidade, mesmo que possua sócios. 

Além disso, a marca acha importante que o empresário tenha experiência em viagens e vendas. O perfil ideal da marca também inclui o domínio da língua inglesa pelo franqueado.

  • Investimento mínimo total: R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: não divulgado
  • Prazo de retorno: de 2 a 24 meses

Agora você já sabe o que poderá ofertar com uma franquia de viagens e turismo, e conhece algumas opções para investir.

Não se esqueça de pesquisar bastante sobre a marca desejada, e de avaliar bem sua capacidade financeira. 

É essencial fazer um bom planejamento dos gastos, para que você tenha mantenha o negócio no azul. Especialmente nos primeiros meses, quando costuma ser difícil atingir todo o potencial da empresa. Saiba mais sobre o assunto no ebook abaixo!

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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