fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia de enceramento de carro é um bom negócio?


Um dos negócios mais conhecidos no setor automotivo, a franquia de enceramento de carro aparece no mercado como uma das boas soluções para quem deseja abrir sua empresa com baixo investimento e alta rentabilidade.

É muito comum encontrarmos pessoas que não se importam muito com o processo de enceramento, apenas optam pela lavagem do veículo. Porém, isso não é o suficiente para quem deseja um carro brilhando e protegido da sujeira. 

Por isso, uma das missões do investidor que deseja atuar nesse setor, é encontrar uma franquia capaz de oferecer um bom serviço de limpeza e além disso, outras soluções para que o carro do cliente fique com cara de novo. 

Essa é uma das vantagens de atuar com franquia que oferece enceramento de carro. Saiba como é feito esse processo, as vantagens de abrir um empreendimento voltado para serviços automotivos. Boa leitura!

Qual o trabalho de uma franquia de enceramento de carro?

A franquia de enceramento de carro é procurada por proprietários que visam remover pequenas imperfeições na pintura do veículo, como risco ou mancha.

Apesar de ser um trabalho relativamente fácil de ser feito, nem todo mundo tem paciência e conhecimento o suficiente para fazer o tratamento. 

É aí que entra o franqueado automotivo. Com os materiais corretos e entendimento do que é realmente necessário para atingir o melhor resultado, o empreendedor consegue fazer todo o processo de enceramento. 

Uma dica para saber se o carro do cliente precisa passar por esse cuidado é jogando uma flanela sobre qualquer superfície inclinada do veículo. Nos modelos atuais, o melhor local é o capô.

Outro aspecto que serve como indicativo de que é necessário o enceramento, é a retenção de poeira, pintura opaca ou sem luminosidade. Porém, em alguns casos só o enceramento não é suficiente.  

A vantagem desse tipo de empreendimento é que quase todas as franquias de estética veicular possuem outros serviços que podem ser oferecidos junto. Aumentando o leque de opções para os clientes e permitindo que o investidor tenha mais rentabilidade com seu negócio. 

Ou seja, caso o empresário identifique que o veículo não recuperou o brilho desejado ou que os riscos são mais profundos do que imaginada, pode oferecer o serviço de polimento. Um processo mais abrasivo e eficiente para esses casos.  

Como funciona o processo de enceramento?

Encerar é um processo simples, mas que exige alguns cuidados básicos como o movimento circular da flanela

O processo de enceramento é bem simples e fácil de ser feito, além de ter um custo baixo, o que acaba chamando a atenção dos clientes. Porém, é importante se atentar um fator: não é possível fazer o procedimento sem antes lavar o carro. 

Após essa etapa, o veículo deve ser secado antes de começar a aplicar a cera. Esse produto contém componentes corrosivos, que ao entrar em contato com a pintura e sofrer o atrito do movimento da flanela na carroceria, elimina microcamadas do verniz que cobre a tinta e devolve o brilho ao carro. 

O enceramento pode ser feito um vez por mês e ajuda a evitar que o veículo seja exposto a lavagens constantes. Resumindo, devido a proteção criada pela cera, a sujeira não penetra no verniz da pintura.

É um processo ótimo para oferecer aos clientes que querem manter o veículo sempre limpo e brilhando. Protegendo o visual do carro das as mudanças climáticas, seivas de árvores, maresia ou fezes de pássaros. 

Porém, o tipo de cera que será utilizada também é importante ser observada. Cada uma possui uma finalidade e tem um poder de ação diferente. 

Tipos de ceras utilizadas em franquia de enceramento de carro

No mercado existe pelo menos dois tipos de ceras que podem ser usadas no processo de enceramento. Um detalhe importante, é que todas devem ser aplicadas com a carroceria seca, fria e sempre com movimentos circulares. 

Ao fazer contornos com a flanela, o empreendedor evita que alguma parte não seja contemplada pelo procedimento. Além de ser uma movimentação que não exige tanto dos braços e permite maior agilidade. 

Nesse tópico não vamos apresentar a cera em pasta, pois ela é tem em sua composição elementos mais corrosivos e é indicada apenas para os processos de polimento.  Assim, vamos apresentar agora as ceras utilizadas pelas marcas que oferecem franquia de enceramento de carro.   

Cera Líquida

Esse tipo de cera é a mais comum e barata que existe no mercado. Ela é composta por solventes mais amenos, sendo recomendada apenas para remoção de riscos e manchas mais superficiais. 

Cera Spray

Mais indicada para proteger a pintura e evitar danos como os que já apontamos no texto(riscos, maresias, seivas etc), o material em spray é formada apenas pela cera originária da carnaúba — árvore nativa do Nordeste brasileiro — ou emulsão de silicone. 

Seu uso deve ser feito apenas depois do enceramento convencional, pois funciona apenas como uma camada extra de brilho e não tem capacidade de remover nenhuma imperfeição.  

Qual a rentabilidade de uma franquia de enceramento de carro?

Para sabermos se investir em franquia de enceramento de carro é um bom negócio ou não, é preciso entender como calcular a rentabilidade de um negócio. Ou seja, quanto dinheiro a sua empresa gera para quitar o investimento feito. 

Esse é um indicador de desempenho muito utilizado pelas franqueadoras para tentar atrair empreendedores e assim, expandir a sua área de atuação. Porém, nem todas possui uma rentabilidade tão boa a ponto de valer a pena o investimento. 

Por isso, é importante que o empresário saiba como olhar e identificar se é uma taxa que compensa ou não. Apesar de ser muito visado pelos empreendedores, o lucro é diferente de rentável e nem sempre é um bom parâmetro.

Enquanto o lucro é medido por meio da subtração do valor arrecadado durante um período com as despesa da empresa. A rentabilidade possui um cálculo um pouco mais complicado, porém fácil de ser feito.  

O lucro líquido deve ser multiplicado por 100 e dividido pelo investimento total ou valor atual da empresa. O resultado gerará uma porcentagem equivalente a renda do período observado. 

Rentabilidade = Lucro Líquido x 100 / Investimento Total

Por que investir no setor automotivo?

O mercado automotivo vem durante os últimos anos se mostrando um bom setor para quem deseja abrir um negócio, principalmente pelos bons números que ele apresente. 

Segundo um estudo feito pelo Observatório das Metrópoles, o Brasil conta com aproximadamente 66 milhões de carros, o que equivale a um carro para cada três habitantes. 

Porém, esse número de carro se deve também a média de permanência em que o brasileiro fica com seus veículos. Em pouco anos, esse período passou de quase dois anos para 4,11 anos

Como consequência desse período, as pessoas também aumentaram os seus gastos com o carro. De acordo com a Autoinforme, o brasileiro gastam R$ 1 mil por mês com serviços ligados a carros, tendo a limpeza e a estética automotiva como responsável por 20% desse valor. 

Isso acabou refletindo também no número de franquias do segmento. Em 2019 elas avançaram mais de 7% e registraram um faturamento superior a R$ 6,3 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Vantagens de investir em franquia de enceramento de carro

Investir em franquia de enceramento de carro é uma das melhores opções para quem deseja abrir um empreendimento no setor automotivo

Não só pela área de atuação que é muito bem vista pelo mercado, como vimos, mas também pela possibilidade de atuar com base em um modelo de negócio já estruturado. 

O sistema de franchising tem como principal característica oferecer um negócio já testado, corrigido e estabelecido no mercado para os empreendedores. Dessa forma, cabe ao empresário se basear e seguir esse modelo para que a sua empresa se desenvolva. 

Além de utilizar o reconhecimento e confiança que a marca possui no mercado, as franqueadoras oferecem suporte e treinamentos exclusivos para preparar os investidores a seguir o caminho que foi traçado por ela até o momento de expansão da sua área de atuação. 

Uma dica para quem deseja investir em uma uma franquia com enceramento de carro, é a Acquazero. Como reconhecimento do seu modelo de negócio, ela se tornou em 2019 a maior no segmento de estética automotiva e a quinta do setor de serviços ligado a veículos. 

Para entender melhor o que é uma franquia, acompanhe o vídeo a seguir!

Franquias Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica automotiva. Esse procedimento é realizada com apenas 300 ml de água. Em contrapartida, os concorrentes podem gastar até mil vezes mais do recurso!

São quatro os modelos de negócio da Acquazero. Começando pelo Home Office, que possui três versões na qual o franqueado oferece serviços delivery. Ou seja, atendendo na casa ou no trabalho dos seus clientes. 

Também há a possibilidade das unidades físicas como Loja Standard, mais básica; a Loja Prime, com um número maior de serviços disponíveis; e o Desenvolvedor de Área, que funciona como uma distribuidora dos produtos da Acquazero.

Conheça melhor o modelo de negócio da Acquazero e como ele pode ser útil para o que você está procurando, no vídeo abaixo. Veja! 

Como vimos ao longo do texto, abrir um negócio voltado para estética automotiva pode ser uma bom começo. Afinal, o brasileiro tem gastado mais com esses cuidados e está ficando mais tempo com seus carros. 

Além disso, pudemos observar que para quem deseja trabalhar com enceramento de veículos, é preciso observar alguns pontos, ter cuidado e conhecer bem a cera que vai utilizar para fazer o trabalho. 

Gostou de saber sobre franquia de enceramento de carros e quer aprofundar mais no assunto? Leia o nosso artigo sobre polimento e as vantagens de investir na área

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *