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Franquia esmalteria nacional planeja expansão internacional


A franquia de esmalteria nacional Suav tem se expandido cada vez mais pelo Brasil. Tanto que, agora, além das estratégias para abrir novas unidades pelo País, a franqueadora tem buscado também a expansão internacional.

Parte da holding de franquias Encontre Sua Franquia, a Suav foi criada em 2010. A marca é especialista em beleza, oferecendo alguns dos serviços mais procurados pelos consumidores no mercado.

Assim, os atendimentos começam pela esmalteria, com serviços como customização das unhas, nail art, cutilagem, unhas em gel e mais.

Além desses, a rede de franquias oferece ao usuário os atendimentos de design de sobrancelha, escovaria e depilação a cera. Esse último foi o que estruturou a Suav no mercado, e continua a ser um dos cuidados mais procurados pelos clientes.

Especialmente porque a depilação na Suav é realizada com uma cera exclusiva. bem como, essa cera, que possui própolis e mel em sua composição, tem propriedades cicatrizantes. Assim, junto ao método da franquia, o procedimento garante 40% menos dor ao cliente durante o processo depilatório.

Somado à especialização desses serviços, outro fator que chama muito a atenção na Suav é o modelo de atendimento express.

Ou seja, o atendimento sem hora marcada, basta que o cliente vá até uma unidade para ser atendido. É algo que aumenta a comodidade do usuário pois, assim que conseguir uma brecha na agenda, ele pode ir a uma unidade e cuidar da sua beleza.

Por todas essas características, a Suav se mostrou atrativa para uma expansão internacional. Então, assim como a Acquazero (outra marca do grupo Encontre Sua Franquia), a empresa tem sido avaliada por empreendedores de fora do País.

No caso da Acquazero, já há duas unidades atuando nos Estados Unidos. A franquia é a maior rede de estética automotiva do Brasil, e limpa um carro utilizando apenas 300 ml de água.

Como funciona uma franquia?

Muita gente que se interessa por investimentos e sonha ter o próprio negócio, já deve ter escutado falar nas franquias. Por isso, antes mesmo de apresentarmos os projetos de expansão internacional da Suav, é importante explicarmos como funciona o sistema de franchising.

Isso porque é comum que haja uma confusão entre o modelo de investimento das franquias, o licenciamento e os empreendimentos convencionais.

As formas de investimento, estruturação e atuação no mercado são bem distintas. De início, já podemos afirmar: o modelo de investimento em franquias é um dos mais seguros do mercado.

Uma franquia se estrutura no mercado como “cópia” de uma empresa. Quando falamos em cópia, queremos dizer que a franquia utiliza os mesmos procedimentos de operação, gerenciamento, vendas e atendimento aos clientes da empresa matriz, que detém os direitos sobre a marca.

Por isso, os franqueados devem realizar o pagamento de algumas taxas para serem autorizados a utilizar o direito de uso da marca, como a taxa de franquia. Assim, a rede repassa ao franqueado todo o know how acumulado durante a trajetória que a auxiliou na maturidade de mercado.

Os franqueados recebem treinamentos, que podem ser presenciais, on-line ou mistos, e suporte completo da franqueadora. Além de explorar o direito de uso da marca, os empreendedores também ficam autoizados a explorar os direitos de distribuição em um mercado e a utilizar sistemas de operação e gestão do negócio.

Para auxiliar no sucesso do franqueado, as redes também oferecem suporte jurídico, arquitetônico, comercial e de marketing. Muitas franquias também trabalham com universidades corporativas, ambientes que o franqueado será totalmente capacitado para estar à frente da franquia, recebendo conhecimentos teóricos e práticos.

A expansão da franquia de esmalteria nacional

A oportunidade de expansão da Suav está aberta para cidadãos de fora do Brasil, mas também para brasileiros que moram fora do País. 

Em entrevista sobre essa expansão, Henrique Mol, presidente da holding da franquia, destacou a maturidade do negócio. Uma vantagem para estabelecer novas unidades e vê-las dando certo.

Hoje, com quase dez anos de mercado, a Suav já se estabeleceu como uma referência no ramo de beleza.

Inclusive porque sua expansão foi rápida, a empresa iniciou seu crescimento no franchising apenas em 2017. Assim, em 2020, ela já contabilizava mais de 30 unidades espalhadas pelo território nacional.

Se o seu objetivo for abrir uma franquia em outros países, essa pode ser uma oportunidade. Mas claro, as unidades Suav também são uma ótima oportunidade para aqui mesmo, no Brasil.

Aliás, sua capacidade de expansão internacional só reforça o potencial de sucesso que o investimento possui.

Abrir uma unidade dessa franquia de esmalteria nacional pode ser interessante até para cidades do interior. O importante é que a localidade conte com bom público-alvo e pontos comerciais atrativos para a loja.

Dessa forma, quem realiza essa análise é a própria franqueadora, o que facilita o investimento pelo franqueado. Para isso, a empresa realiza um estudo de geomarketing completo, até encontrar o ponto de instalação e público ideais naquela região.

O movimento de internacionalização

A internacionalização é um movimento que vem se fortalecendo no franchising brasileiro sendo, atualmente, uma tendência para negócios que desejam driblar a crise.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de marcas que decidem apostar em expansão para territórios internacionais só aumenta ao longo dos anos.

Em pesquisa realizada em 2018 pela ABF, foi identificado que há 145 redes brasileiras atuando em 114 países. No ano anterior, o total era de 142 redes presentes em 100 países.

A ABF informa que o segmento com maior número de marcas brasileiras no exterior é o de Moda, com 35 redes brasileiras. Em segundo lugar, está o mercado de Saúde, Beleza e Bem-Estar (25), mercado que a Suav está inserida e o segmento de Alimentação (22).

Em número de unidades, o Brasil ocupa a sexta posição em um ranking internacional que busca identificar os países que mais contam com redes de franquias em atuação no exterior.

Atualmente, são mais de 138 mil unidades franqueadas nacionais atuando em diferentes países. O crescimento foi de 10,1% em relação a 2014, quando o país contava com 125.641 mil unidades.

Quais as vantagens de abrir uma franquia nacional da Suav?

Se você leu este texto até aqui, já sabe que uma das vantagens de abrir uma unidade nacional da franquia de esmalteria Suav é sua facilidade de atrair clientes. 

Afinal, com o atendimento sem hora marcada, muita gente encontra comodidade na franquia. Os atendimentos são voltados para homens e mulheres, uma vez que a Suav oferece serviços para os dois públicos.

Mas, esse não é o único atrativo de abrir a franquia de esmalteria nacional da Suav. Na verdade, é preciso também destacar os benefícios do modelo de franquia. Veja abaixo.

Números do setor 

Para se ter noção do crescimento do setor, apenas em 2019, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar registrou faturamento de R$ 34,2 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira da Franchising (ABF).

Isso demonstra o potencial do ramo, que cresce a cada ano. De 2018 para 2019, por exemplo, o setor teve aumento de 7,2% em seu faturamento.

Para conhecer outros números do mercado de beleza, acompanhe o ebook a seguir! O material foi preparado especialmente para que você tenha mais confiança no setor que deseja investir.

ebook setor de beleza

Modelo preestabelecido de negócio

Abrir uma franquia é contar com um modelo de negócio já estabelecido no mercado. Afinal, o franqueado recebe um plano de negócios que só precisa ser colocado em prática.

Isso significa que todo o modo de fazer da marca já terá sido testado e corrigido sempre que necessário. Então, ele terá resultados mais previsíveis e seguros.

Para se ter uma ideia, apenas 5% das franquias, em geral, fecham as portas em até dois anos de atuação. No caso das empresas iniciadas do zero, sem auxílio de uma franqueadora, essa porcentagem sobe para 23%.

O plano de negócio da franquia Suav apresenta desde técnicas de trabalho até uma lista de fornecedores dos insumos necessários.

Confiança do consumidor

Os usuários entendem que uma unidade de franquia oferece o mesmo que as demais unidades daquela marca. 

Ou seja, se eles visitarem uma Suav no Norte do Brasil, por exemplo, vão encontrar os mesmos atendimentos que são oferecidos em uma unidade no Sul do País.

Por isso, essa padronização dá mais confiança ao usuário que deseja aproveitar dos serviços da empresa. Inclusive, porque ele pode pesquisar sobre a Suav na internet e verificar as boas opiniões que outros consumidores têm sobre a marca.

Assim, por causa da reputação da empresa, os usuários têm mais facilidade em confiar na empresa e buscar por um atendimento. Algo que vai garantir lucro à sua unidade.

Suportes oferecidos pela franqueadora

Outra vantagem de abrir uma franquia é que você vai contar com uma série de suportes para o desenvolvimento da sua unidade.

Do treinamento para trabalhar até auxílio nas ações de marketing da unidade. Saiba mais no texto: Quais são os suportes e treinamentos oferecidos pela franquia Suav?

As informações sobre a Suav são muito, inclusive se avaliarmos os seus atrativos. Para apresentar um pouco mais sobre a empresa, selecionamos o vídeo a seguir. Acompanhe!

Apoio em documentações

Como todo modelo de franquia, o investimento na Suav é ancorado nas determinações da Lei de Franquias, o que torna a atuação dos empreendedores muito mais segura.

A legislação determina uma série de regras que as franqueadoras devem cumprir, sendo uma delas a entega de documentos referentes ao investimento. Um dos principais é a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Na COF devem estar descritos todos os valores que o franqueado precisará investir, prazos de retorno, faturamento estimado, lucratividade. Além disso, devem estar explícitos direitos e deveres do franqueado e da franqueadora.

Além da COF, os empreendedores tem apoio no contrato de franquias. Este documento também traz informações presentes na COF, além de caracterizar a relação entre franqueado e franqueador.

Na cláusula dos direitos, é garantido ao franqueado suporte e treinamentos completos para inauguração da franquia. O direito de uso de marca, transferência de know how, entre outros suportes também constam no contrato.

Como deveres, estão a necessidade de seguir regras e padrões estabelecidas pela franqueadora em tudo que diz respeito à unidade: atendimento aos clientes, venda dos produtos, uso de fornecedores, entre outros.

Razões para investir em uma franquia de esmalteria nacional como a Suav

Como você pôde perceber, a franquia de esmalteria nacional Suav tem um grande potencial de atração no mercado de beleza estética e bem-estar.

Além disso, a diversidade de serviços possibilitam aos clientes da marca usufruir de atendimentos variados no mesmo espaço, sem perder a qualidade dos serviços.

Por isso, se tornou um atrativo não só nacionalmente, mas também internacionalmente. Para saber mais sobre as vantagens da marca trouxemos, apresentamos uma lista com os principais diferenciais.

Mercado amplo e demanda alta

O mercado de beleza e estética tem crescido cada vez mais. Ao mesmo tempo, tem crescido a demanda por serviços de qualidade voltados para unhas, cabelos, estética do rosto, entre outros procdimentos.

Por isso, a rede também trabalha com procedimentos para reforçar o embelezamento do olhar e depilação, buscados por homens e mulheres.

Assim, com a demanda sempre em alta, é possível investir em um negócio do segmento sem riscos de não haver clientela suficiente no mercado.

Alta lucratividade do setor

crescimento franquia de esmalteria nacional Suav
O potencial de ganhos e crescimento do negócio é um dos atrativos para o destaque do setor

Abrir uma franquia de esmalteria como a Suav é uma oportunidade atrativa e que pode proporcionar alta lucratividade.

Isso porque os serviços geram alta rotatividade de clientes, possibilitando que, no mesmo ambiente, vários clientes sejam atendidos com pelo menos três opções de serviços diferentes ao mesmo tempo.

Dessa forma, permite ao franqueado que for atuar na rede, seja no Brasil ou no exterior, boas possibilidades de aumento de ticket médio da franquia. Por isso, o modelo de negócio é considerado muito promissor para o segmento.

Bom mercado para atuação

franquia suav esmalteria nacional
O fluxo de atendimento das franquias da Suav é bem interessante e gera rendimentos expressivos na franquia.

O mercado de beleza, estética e bem-estar está entre os segmentos que mais crescem e se mantém a alta no franchising.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o franchising como um todo registrou um crescimento significativo no último trimestre de 2019.

O aumento desse consumo alcançou um total de R$ 54,9 bilhões chegando a crescer 8,1%  somente no período.

Outro fator comprovado em pesquisas é o público constante deste mercado. De acordo com a Quorum Brasil, 97% das mulheres ouvidas no levantamento de mercado não abrem mão de realizar cuidados com a beleza.

A Quorum também identificou que 37% dos homens estão em busca de procedimentos e produtos para cuidados com a estética. Apesar de uma porcentagem baixa, se comparada com o total do público feminino, é uma busca que tem tendência de aumentar ao longo dos anos.

O Brasil é consumidor forte desse mercado  

No mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosmético, o Brasil ocupa a quarta posição, com faturamento de mais 30 bilhões de dólares, segundo dados da Euromonitor.

O aumento de consumo da classe C, também reforça o crescimento da demanda por produtos estéticos. O País é um dos principais mercados do mundo, o que demonstra que há espaço para o lançamento de novas empresas que trabalham com produtos e serviços estéticos, principalmente as franquias de de esmalteria nacional.

Aumento da tecnologia

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), a tecnologia de ponta favorece a produtividade e a inovação de produtos desse mercado.

Dessa forma, os preços praticados se tornam mais acessíveis, permitindo o acesso a um grupo maior de pessoas. Esse maior acesso também permite que públicos mais amplos tenham acesso a lançamentos do mercado.

Além disso, o setor está em constante inovação de novas tendências e oportunidades, o que faz com que o consumidor esteja sempre atento às novidades.

Líder na escolha dos MEIs   

De acordo com o Sebrae, os Microempreendedores Individuais (MEIs), lideram a categoria de atuação no mercado de serviços de beleza.

Ainda segundo os especialistas do mercado, a exigência do público por produtos e serviços especializados no segmento foi a motivação para o aumento dos MEIs neste setor.

Por isso, esta é a importância de representar uma marca de sucesso e reconhecida para reforçar a credibilidade de atuação nesse mercado.

Opções de modelos de negócios   

A Suav oferece duas opções de negócios para atuação dos franqueados: uma versão mais completa e outra mais compacta.

No modelo de franquia mais enxuta, o franqueado irá trabalhar com os serviços de esmalteria, depilação e sobrancelha. A unidade deve ser instalada em um espaço de 20 m². Os valores de investimento estão a seguir:

  • Investimento total: R$ 168 mil
  • Faturamento médio: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 36 meses

Por outro lado, para quem busca um modelo de negócio mais completo, há o formato de franquia que deve ser instalado em um espaço de 140 m². Os serviços oferecidos são de escovaria, depilação, esmalteria e sobrancelha.

  • Investimento total: R$ 218.9 mil
  • Faturamento médio: R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: 16 a 36 meses

Menor custo operacional

moedas e um ramo de planta franquia esmalteria nacional
Os franqueados encontram oportunidade de investimento mais em conta

Neste tipo de franquia, os profissionais passam por treinamentos e se capacitam para a execução dos serviços que serão prestados na unidade.

Assim, é possível reduzir o custo operacional, visto que os colaboradores terão conhecimento em serviços diversos, podendo atuar em várias frentes.

Oportunidade de negócio

Ao longo deste texto, mencionamos que serviços de beleza e bem-estar estão na lista de prioridade dos consumidores.

No Brasil ou em outros países, a adesão a esse tipo de negócio permite ao empreendedor uma oportunidade de investimento muito atrativa e com possibilidades de ganhos recorrentes.

Como você pôde perceber, as franquias Suav têm um potencial de ganhos muito positivo e que garantem o custo-benefício do investimento.

Franquias com variedade de serviços são mais lucrativas

A variedade de serviços ofertados nas franquias da Suav são bem atrativos. A inovação dos procedimentos junto da praticidade da realização dos serviços é um bom atrativo para os clientes.

Os consumidores conseguem cuidar dos ccabelos, sobrancelhas e até fazer depilação sem precisar marcar hora para ser atendidos.

Assim, diferente do tradicional salão de beleza, nas franquias Suav o cliente não precisa marcar horário, nem esperar pelo atendimento. Essa praticidad permite que o cliente, em meio a correria do dia a dia, consiga passar em uma unidade Suav assim que surgir uma brecha na agenda e realizar o serviço que deseja.

Percebeu o quanto ter uma franquia de esmalteria nacional da Suav pode ser interessante para sua vida de empreendedor?

Vantagens não faltam nesse segmento e nessa modalidade de negócio, que se tornou referência no franchising. A seguir saiba como se tornar um franqueado da marca.

Como me tornar um franqueado da Suav?

loja da suav
Uma unidade da franquia Suav na opção mais completa com escovaria

Depois de conhecer o forte da marca e da expansão para o exterior, chegou o momento de saber como investir na franquia aqui no Brasil.

Por isso, para saber mais sobre a internacionalização de franquias, entre em contato diretamente com um consultor da marca e saiba quais são os procedimentos para o país que deseja atuar.

Os procedimentos diferem de acordo com a legislação de cada local, e devem ser estudadas individualmente. Se esse for o seu caso, faça contato com a franqueadora e saiba mais.  

1. Demonstre interesse na marca

Antes de mais nada, se você deseja abrir uma franquia de esmalteria da Suav, será necessário primeiramente entrar em contato com a marca no site da franqueadora.

Portanto, basta acessar o site da franquia e preencher um formulário com todos os dados solicitados e aguardar.

2. Leia a COF

Em seguida, você irá receber a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é muito importante para a compreensão da franquia, uma vez que apresenta informações completas sobre o investimento: valores, taxas, faturamento, características do negócio, entre outros dados.

De acordo com a Lei de Franquias, os candidatos a franqueados têm 10 dias para estudar a COF e, se estiverem de acordo, assinar o contrato de franquia.

3. Avalie os modelos de negócio

Conforme mencionamos ao longo do texto, existem duas opções de franquia para atuação:

  1. Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas;
  2. Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Escovaria.

Analise as opções de acordo com o seu objetivo e também aporte financeiro, já que cada formato apresenta um valor distinto. Lembre-se que além do valor de investimento inicial, existem taxas e outros custos, como pagamento de funcionários e contas relativas à unidade física.

4 . Converse com a franqueadora

Primeiramente, aproveite o momento do contato com a franqueadora para tirar todas as dúvidas em relação ao negócio.

Por isso, analise bem as oportunidades e peça orientação para definir o melhor modelo de negócio e outros pontos da sua franquia.

Esse momento também será um ponto de decisão para conhecer mais sobre a sua capacidade de investimento e potencialidade de gerir a unidade de franquia.

Portanto, você também será avaliado nesse momento. Seja sincero, demonstre o seu real interesse e pretensões com a franquia.

5. Assine o contrato

contrato franquia esmalteria nacional Suav
Leia com atenção todas as informações presentes na COF e no contrato de franquias.

Finalmente, após a definição de sua escolha pela franquia de esmalteria nacional da Suav e a negociação concluída, você poderá assinar o contrato de franquia.

Assim, o tempo de permanência à frente da franquia é de cinco anos, tempo ideal para desenvolver um trabalho possível de alcançar todas as previsões da rede.

O sucesso é possível, desde que você esteja disposto a seguir com dedicação todo o planejamento para executar dentro do negócio. Lembre-se de que a dedicação exclusiva ao desenvolvimento da franquia é parte fundamental do trabalho do franqueado.

Durante esse tempo, para auxiliar no sucesso da unidade, a franqueadora oferece uma série de suportes ao franqueado.

6. Faça os treinamentos

Os treinamentos básicos, direcionados a atendimento ao cliente, administrativo e operacional, serão disponibilizados em plataformas on-line na Academia de Estudos da franqueadora.

Após a implantação da franquia, um técnico Suav visita a franquia e oferece treinamento presencial. Essa segunda capacitação é direcionada a toda a equipe da unidade.

Por isso, aproveite todas as oportunidades de suporte da rede. O de marketing, por exemplo, é um muito importante que vai auxiliar no desenvolvimento virtual das redes sociais da franquia.

Esse posicionamento é muito válido, e pode ajudar no desenvolvimento e na presença virtual do seu negócio, atraindo mais clientes para a sua franquia.

Uma unidade Suav ainda conta com suportes jurídico, comercial, operacional e mais. São suportes oferecidos por um setor específico para o atendimento ao franqueado.

7. Abra a sua franquia Suav

franquia de esmalteria
A abertura da franquia exige que o padrão de atendimento e qualidade já destaques da marca sejam replicados em todas as unidades da rede

Enfim é chegado o momento da abertura de sua franquia de esmalteria nacional da Suav. Acredite no potencial da marca e administre a unidade com empenho e dedicação.

Execute os procedimentos de acordo com as orientações apresentadas nos treinamentos, fortalecendo a presença da marca e a conquista de novos clientes. Esteja sempre atento ao atendimento e a gestão de sua equipe, valorizando o trabalho dos colaboradores e sempre potencializando o bom atendimento aos clientes.

Vale lembrar que o  suporte oferecido pela Suav acompanha as novas unidades de perto. Tanto na fase de instalação, quanto no pós-inauguração. A franqueadora também oferece apoio na:

  • Contratação de funcionários;
  • Escolha do ponto comercial;
  • Assistência na hora da inauguração;
  • Nos manuais de operação, e mais

Pronto! Agora você já sabe conhece a franquia de esmalteria nacional Suav e entrou em contato com as informações sobre sua expansão. Não só internacional, mas também pelo território brasileiro.

Ficou interessado na Suav e quer abrir uma unidade? Então preencha o formulário e converse com um consultor. Juntos, vocês poderão analisar qual o melhor modelo de negócio ao seu perfil.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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