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Franquia higienização veicular: por que investir no negócio?


O brasileiro está gastando cada vez mais com serviços de estética automotiva. Por isso, investir em uma franquia de higienização veicular vem ganhando tanto destaque. Não à toa, já há uma marca do setor entre as cinco maiores redes do país no segmento. 

Entrar para o mercado de serviços automotivos é uma boa chance para os empresários ganharem destaque e conseguir alavancar o seu empreendimento. A expectativa é tão boa assim, devido aos números que movem o mercado automotivo brasileiro.

De acordo com Autoinforme, o brasileiro gasta em média R$ 1 mil por mês com esse tipo de cuidado. Desse valor, 30% só com combustível e, logo atrás vem as despesas com limpeza e estética marcando 10%.

Com a expectativa aumentando entre os investidores, preparamos o texto a seguir para mostrar a você as vantagens de investir em um negócio de estética automotiva. Acompanhe!

Por que investir em uma franquia de higienização veicular?

Segundo o Observatório das Metrópoles, o Brasil tem um carro para cada três habitantes. Esse número vem aumentando a cada ano e é puxado principalmente pela descentralização do mercado.

Esse movimento se deu graças as regiões Norte e Nordeste, ambas as partes possuíam infra estruturas inferiores e poucas áreas urbanizadas. Porém, agora estão em constante desenvolvimento. 

Uma análise detalhada sobre os dados econômicos no país feita em 2018, pelo banco Itaú, mostrou que o Produto Interno Bruto(PIB) do período, foi acelerado principalmente pelo crescimento do Norte brasileiro. 

Enquanto o Nordeste obteve o terceiro maior avanço, ficando atrás apenas da região Sul e a frente do Sudeste. Esses dados se deram principalmente pelo crescimento populacional dessas partes do Brasil e aumento da atividade econômica. 

Porém, mesmo com o número de carros aumentando, o período em que uma pessoa fica com um carro subiu de 1,7 ano em 2014, para 4,11 anos em 2018. 

Esse movimento se deu por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro. 

Mas como consequência, a população passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Como mostramos na pesquisa no começo do texto.  

Mesmo com o número de carros crescendo em algumas regiões, parte da população que possui carro, passou a gastar mais com os mesmos. 

Como está o mercado de franquias veiculares?

O mercado de franquias automotivas acompanha o avanço do setor que mostramos no tópico anterior. O aumento de carros repercute, principalmente, nas empresas que prestam algum tipo de serviço.

Seja troca de óleo, aluguel de carro ou limpeza ecologicamente correta, as marcas tem aproveitado muito bem dos números. Não à toa, as franchising faturaram R$ 5,894 bilhões em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda segundo a instituição, o segmento foi o segundo que mais cresceu no país e registrou um avanço de 3% em 2019. As empresas do setor ficaram atrás apenas das marcas ligadas a “Alimentação”. 

Além disso, o setor possui duas marcas entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. Ambas com mais de 1,4 mil unidades espalhadas pelo país e muito bem consolidadas. 

Tendências

Para manter-se lucrativo, o empresário precisa ficar atento as tendências. Os novos consumidores estão cada vez mais atrás de serviços que conversem com o meio ambiente. 

O estudo realizado pelo Panorama do Consumo Consciente no Brasil, entre os anos de 2012 e 2018, identificou que 62% da população busca por empresas sustentáveis. 

Outra informação importante é o fato da maioria não se importar em trocar de marca, mesmo sendo cliente a algum tempo, por causa desse fator. 

Uma das empresas que têm se aproveitado desse novo movimento da sociedade, é a Acquazero. A franquia de higienização veicular faz a limpeza completa de um carro com apenas 300 ml de água. 

O lava-jato convencional utiliza em média 300 litros de água para fazer a limpeza de apenas um automóvel. Três vezes mais que a quantidade recomendada por pessoa, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

A marca foi considerada recentemente, pela ABF, a maior franquia de higienização veicular do Brasil. 

Entenda mais sobre o modelo de negócio da Acquazero no vídeo abaixo!

Qual o perfil ideal do investidor?

Para ser um investidor de sucesso nesse ramo é preciso gostar e entender um pouco sobre carros. 

O mais importante nesse momento, além de conhecer sobre administração de negócios, é saber todos os cuidados necessários para não prejudicar o funcionamento dos automóveis que chegarem até ele.

Estude sobre o segmento

É preciso estudar para conhecer bem as necessidades que a sua unidade de franquia irá enfrentar. As principais empresas do segmento atuam com reparos, manutenções, troca de óleo, aluguel ou limpeza.

A escolha não depende apenas da qual terá a menor necessidade de investimento, mas de um conjunto de fatores como reputação, rentabilidade, estrutura, conforto e flexibilidade.

Após esse estudo minucioso, é a hora de desenvolver o plano de investimento. 

Identifique sua capacidade financeira

Será nessa análise que o empresário conseguirá pontuar os pontos de melhoria na sua gestão financeira. Com isso em mãos, ele consegue desvendar o caminho do seu dinheiro e reduzir o consumo “bobo”.

Essa é uma prática que deve acompanhar o gestor também em sua vida pessoal. É graças a essa prática, que ele consegue ter segurança e transparência para fazer um investimento desse porte. 

Conheça o seu público

Assim como falamos anteriormente sobre acompanhar as tendências, o investidor precisa observar o seu público. Não só pelo que ele procura, mas também comportamento, estilo e conduta.

O mercado vem atraindo cada vez mais consumidoras, como mostra o levantamento da General Motors (GM) de 2017. Dos atendimentos ligados a automóveis, 46% dos clientes dessas empresas são mulheres.

Não tenha medo da concorrência

Com um mercado com números tão bons, é normal que vários investidores busquem crescer apoiados neste setor. De acordo com o Empresômetro de 2019, são mais de 185 mil estabelecimentos atuando dentro do mercado automotivo.

Porém, um bom empresário não teme seus concorrentes. A competitividade é algo positivo e ajuda o seu empreendimento a crescer. Mas para isso acontecer, é preciso conhecer muito bem contra quem você está competindo. 

Pessoas não buscam apenas um bom valor, buscam um serviço e atendimento de qualidade. 

Gastos de uma franquia de higienização veicular

Calculadora e moedas para identificar os ganhos
Antes de abrir uma franquia é preciso conhecer todas as taxas e despesas do empreendimento

Todas as franquias exigem um investimento específico. Alguns podem ser fixos, pagos apenas uma vez ou moldáveis de acordo com o faturamento bruto de uma unidade.

Taxa de Franquia

O primeiro gasto referente a esse modelo de negócio é conhecido como taxa de franquia. Ela é responsável por autorizar o empresário a utilizar a marca e transfere para ele todo o know-how que fez do empreendimento, um sucesso.

Esse valor é pago assim que o contrato com a franqueadora é assinado. A cobrança muda de acordo com o tipo de unidade que o investidor escolher.

Operação

Após esse primeiro pagamento, os próximos gastos são referentes a estrutura caso opte por uma loja física. É aluguel, reforma, manutenção, pintura etc. Lembrando que as franquias devem seguir a identidade visual imposta pela franqueadora. 

Ao completar um mês de negócio, será a vez das taxas mensais entrarem em ação. São dois tipos:

Taxa de Royalties

É a taxa que autoriza o investidor a continuar utilizando a marca. Além disso, ela mantém o direito dele usufruir dos treinamentos e materiais para auxiliar no desenvolvimento do empreendimento.

Também está presente nesse conta, a manutenção do suporte e auxílio jurídico. Para saber mais sobre as importância dos royalties, veja o vídeo abaixo!

Taxa de Propaganda

Ela garante a divulgação dos produtos ou serviços ligados a empresa. Essa taxa funciona como uma reserva para campanhas publicitárias e ações de marketing que visa ajudar o desenvolvimento das unidades franqueadas e o aumento da rede. 

Capital de Giro

O capital de giro é uma reserva feita pelo próprio empreendedor, para evitar sustos e contratempos que podem prejudicar o funcionamento da empresa. 

Antes de abrir uma franquia ou qualquer outro tipo de negócio, é de suma importância que o empresário tenha uma ideia do gasto mensal em média.

Com base nesse valor, ele poderá traçar um valor que deve ficar guardado e utilizado apenas para o negócio. É aconselhável que esse dinheiro seja referente a seis meses de operação, tempo médio para uma empresa começar a andar com as próprias pernas.

Todas essas informações sobre as taxas cobradas e outros dados importantes para inicio do empreendimento, estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Qual a rentabilidade de uma franquia de higienização veicular?

Para identificarmos a rentabilidade de uma franquia, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse indicador de desempenho. É ele quem consegue medir a capacidade do negócio se sustentar. 

Mas é preciso tomar cuidado para não confundir os termos rentável e lucrativo. Lucratividade quer dizer, por meio de uma porcentagem, qual a capacidade do negócio ou um produto gerar ativos financeiros suficientes para arcar com todas as despesas, custos e tributos.

Como calcular a rentabilidade?

Para chegar a rentabilidade, é preciso multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir pelo investimento total ou valor atual da empresa. O resultado gerará uma porcentagem equivalente a renda do período observado. 

Rentabilidade = Lucro Líquido x 100 / Investimento Total

Essa análise pode ser feita por dia, mês, trimestre, semestre, ano etc. Tudo vai depender do que o investidor deseja observar.  

Como calcular o tempo de retorno sobre o investimento? 

Agora que o empreendedor sabe o quanto a empresa está rendendo, ele pode unir a informação com a previsão de quanto tempo ele demora para “reaver” o valor investido. 

O cálculo é mais simples, basta dividir investimento total pelo lucro do período observado. 

Prazo de Retorno = Investimento Total / Lucro Líquido

Com as duas informações, é possível identificar como o empreendimento está se comportando diante das ações administrativas.

Durante o texto pudemos observar o crescimento gradual dos veículos no Brasil, principalmente pela descentralização da população e do mercado, o que levou mais carros para regiões como Nordeste e Norte.

Mas o que comprova a esperança dos investidores do setor de serviços automotivos, é a pesquisa que apresentamos sobre o tempo de permanência do brasileiro com um carro. 

Atualmente, esperamos mais de 4 anos para comprar um novo veículo. O que elevou o gasto médio com estética dos mesmos. 

Um segmento com expectativa tão boa, acaba atraindo outros investidores. Porém, cabe ao empresário estudar e se preparar para combater seus concorrentes, uma das principais características para ser um bom empreendedor. 

Gostou do que apresentamos neste texto sobre, por quê investir em uma franquia de higienização veicular? Fique por dentro de outras novidades e dicas assinando nossa newsletter!

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