fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquia home based de turismo dá lucro?


Franquia home based de turismo é uma das modalidades que vem atraindo cada vez mais empresários. Em uma tradução livre, o formato quer dizer “baseado em casa”. Ou seja, no conforto do seu lar é possível vender e obter bons grandes lucros. 

Conhecida também como home office, o formato de pequeno porte exige um investimento baixo quando comparado com os modelos de loja física. Além disso, se tornou um ótimo empreendimento para aqueles que não possuem capital grande o suficiente para abrir um negócio do zero.

Também pode ser o primeiro passo para o empresário que está começando agora e deseja conhecer mais sobre o dia a dia de um negócio. O ajudando a conhecer as rotinas e as obrigações de um empreendedor.

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir para apresentar os principais benefícios de apostar em uma franquia home office de turismo. Acompanhe e veja no final, quais as melhores marcas para investir nesse segmento! 

Como funciona uma franquia home based de turismo?

Home based é um modelo de negócio voltado para empreendedores que desejam trabalhar em sua própria casa ou atendendo seus clientes independentemente da sua localização.

Adaptando o seu horário de atendimento às necessidades do consumidor, gerando assim, maior afinidade e proximidade entre as partes. 

Devido a essa facilidade e conforto, esse tipo de franquia acabou atraindo investidores de diferentes perfis. 

E com a demanda maior a cada ano, novas empresas passaram a ofertar o modelo de negócio em seus planos de expansão. Principalmente as voltadas para a prestação de serviço.

Uma delas foi o segmento de turismo, uma área de atuação que nem sempre é necessário um espaço físico para atender a demanda. 

Basta que o franqueado divulgue seu trabalho e monte os pacotes de viagens — online e rápido — de acordo com a necessidade dos clientes que aparecerem.

Em resumo, o empresário consegue consultar por meio do software ou portal da sua franqueadora, quais os melhores preços para a realização da viagem. Não importa qual seja o tipo dela, se de férias, trabalho, religiosa etc. 

Após a consulta, é possível montar o pacote de acordo com a necessidade financeira do cliente. Além disso, as franquias home based de turismo também oferecem outros serviços ligados ao turismo como seguro, intercâmbio e locação de veículos. 

Mas antes de atuar com essa forma de fazer negócio, é preciso saber se você está preparado ou não para um empreendimento home office. 

Assim, caso encontre alguma característica que precisa ser aprimorada, será mais fácil de seguir em frente.

Qual o perfil necessário para atuar com franquia home based?

Um bom empreendedor home based precisa ter a ciência de que os clientes não chegaram até ele como um passe de mágica. Isso também vale para as unidades físicas, é claro. Porém, para aqueles que optarem pelo home office, esse entendimento é primordial. 

Diferente das lojas, o franqueado que opta por essa modalidade, não conta com uma fachada de destaque na porta da unidade. 

Dessa forma, ele precisa trabalhar bem para divulgar o seu negócio, atrair clientes e utilizar o atendimento personalizado e exclusivo para aumentar a sua divulgação boca a boca.  

Outro ponto que o investidor precisa ter em mente, é que trabalhar de casa não quer dizer ter mais tempo livre. 

Muito pelo contrário, assim como qualquer empreendimento, a jornada de trabalho será maior que as oito horas em média. Por isso, ele precisa conseguir se adaptar bem a uma nova rotina. 

Por se tratar de um modelo de negócio onde a comunicação é de suma importância, o franqueado precisa conseguir se expressar bem e ter boas práticas de persuasão. 

Afinal, ele não será apenas o gestor da unidade, o empreendedor também vai atuar como vendedor.

Para conseguir identificar se esse modelo é para você ou não, veja o vídeo a seguir sobre as boas práticas para o home office. 

Quais as vantagens de atuar no turismo?

O turismo é uma das áreas que mais cresce no Brasil e no Mundo. Mesmo diante de problemas como conflitos, tensões políticas e problemas econômicos, o segmento conseguiu atingir bons números de crescimento. 

O conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC, sigla em inglês), em 2018 foi registrado um rendimento global de 8,8 trilhões de dólares. Sendo hotéis, passagens, passeios entre outros, responsáveis por movimentar mais de 10% da atividade econômica no mundo. 

Número que também tem reflexo no Brasil. No mesmo período, o Produto Interno Bruto(PIB) registrou um crescimento de 3,1% na contribuição do turismo e atingiu o valor de 152 bilhões de dólares.  

Além disso, a Organização Mundial do Turismo (OMT) registrou em 2019, o terceiro ano seguido com crescente no número de turistas. Outro dado que é comprovado pelo Brasil. 

Todo ano o Ministério do Turismo Brasileiro divulga as estatísticas sobre a procura da população por viagens. 

Mesmo com queda na procura por viagens internacionais, os pacotes e trajetos internos cresceu consideravelmente nos últimos anos. Desde 2017 os destinos domésticos vem chamando mais atenção para parte da população do país. 

Pensando no futuro, o governo federal tem colocado em ação o ara aumentar ainda mais a arrecadação vinda do segmento. Até 2022 a meta é movimentar mais de 100 milhões de brasileiros pelo território nacional, gerando assim mais de dois milhões de empregos em todo o país. 

Por que atuar como home based de turismo?

Vimos quais as características necessárias para ser um bom franqueado home based de turismo. Analisamos o mercado e vimos o potencial. Agora é a hora de conhecer as vantagens desse modelo de negócio. 

Assim como qualquer tipo de empreendimento, existem os pontos negativos e positivos. Como a adaptação, que pode ser um fator que pode colocar em risco o seu investimento. Ou os ganhos que são menores em comparação com as lojas físicas. 

Porém, existem mais vantagens em ser um home based do que pode imaginar. A seguir, vamos apresentar os principais pontos que farão do seu negócio, um sucesso.  

Capital financeiro menor

Por se tratar de um empreendimento que não tem a necessidade de montar uma loja, o investimento necessário para dar início as atividades é bem inferior. Ou seja, não é preciso se preocupar com aluguel, manutenção, reforma, padrão visual da unidade etc.

Os únicos gastos são referentes a taxa de franquia, obrigatória para começar a usar a marca e o seu know how. As taxas mensais, royalties e fundo de propaganda são mais acessíveis para essa modalidade.  

Sem a necessidade de funcionários

Em muitos casos, as franqueadoras exigem que o franqueado seja registrado como Microempreendedor Individual (MEI). Nessa categoria, o empresário só pode ter um colaborador caso necessário. 

Mas a maioria dos MEI’s optam por não contar com essa pessoa a mais. Isso reduz os gastos com salários, bonificações etc. Além disso, também se trata de um modelo que não comporta uma demanda muito grande como em unidades físicas. 

Agora, caso o empresário sinta a necessidade de contratar um funcionário nada o impede também. Ainda assim, a rentabilidade do home based será boa para o franqueado. O contrato pode ser via Pessoa Jurídica e o pagamento com base na comissão.  

Mais controle de qualidade

Como é um trabalho quase que individual, fica mais fácil para o empresário seguir e garantir que as boas práticas de atendimento estão sendo seguidas. 

Todas as franqueadoras possuem padrões que devem ser cumpridos para que a unidade esteja de acordo com o modelo negócio estruturado há anos por ela. 

Uma loja exige um acompanhamento próximo e treinamentos para todos os novos contratados. Isso demanda tempo e por consequência, dinheiro também. Ao atuar sozinho, isso fica mais fácil de acompanhar. 

Ter uma franquia home based de turismo é a garantia de que você oferecerá o melhor serviço possível, sem a necessidade de ficar observando ou dando ordens para outras pessoas, que pode gerar desgastes entre as partes. 

Para saber mais sobre a diferença dos modelos e qual se encaixa melhor as suas necessidades, acompanhe o vídeo abaixo!

Dicas importantes para o franqueado home based

Trabalhar com uma franquia home based de turismo só se tornou possível graças ao acesso a tecnologia, que vem se tornado maior a cada ano. Porém, trabalhar de casa pode causar um certo estranhamento para quem não está acostumado com a nova rotina. 

Preparamos algumas dicas a seguir, para ajudar o empresário interessado nesse modelo de negócio, a alcançar os resultados esperados.  

Seja organizado

Como vimos anteriormente no texto, investir em uma franquia home based de turismo não quer dizer que você terá menos trabalho. Pelo contrário, nesse modelo o empresário precisa acumular funções, afinal será apenas ele cuidando do empreendimento. 

Por isso, é de suma importância que eles seja organizado e consiga colocar no papel quais as suas obrigações para que a unidade alcance os lucros estipulados e, por consequência, atingir a rentabilidade prevista pela franqueadora. 

Tenha disciplina

Trabalhar de casa pode gerar muitas distrações. É o sofá que é mais confortável que a cadeira, a cama que está ali perto, a televisão ligada, os familiares circulando etc. Tudo é fator de distração e por isso, o empresário precisa ser muito disciplinado. 

O ideal é que faça um quadro com sua rotina e se programe como se estivesse indo trabalhar em um escritório longe de casa, com hora pra chegar e sair. Esse é o primeiro passo para construir uma rotina. 

Separe também os horários e os dias que separá para fazer as visitas aos clientes. A grande vantagem desse modelo é poder ir até o seu consumidor para oferecer o serviço. Mas isso também não pode ser uma coisa sem controle. 

Como apontamos anteriormente, esse formato de franquia exige do profissional atuações em diversas frentes. Não é possível se dedicar há apenas uma e ignorar as demais. 

Esteja atualizado com a área

O turismo é uma das áreas que mais oferecem materiais de estudo. São diversos locais para conhecer e cada um deles, possuem histórias espalhadas por museus, monumentos, edifícios entre outros.

Para conseguir vender bem nessa área, é importante que conheça o máximo de informações possíveis. Dessa maneira, será possível instigar o cliente final e convencê-lo a comprar o pacote de viagem. 

Além disso, o turismo trabalha em diversas frentes. Podem aparecer pessoas interessadas em fazer passeios mais ligados à natureza, outros com algum programa radical, consumidores mais interessados com trajetos religiosos por exemplo. 

Junto com a sua rotina, prepare alguns intervalos para que possa estudar sobre os países e cidades. Descubra fatos curiosos que podem chamar atenção dos clientes e reúna o máximo de dicas que puder dar sobre algumas localidades. 

Analise bem a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento gerado pela franqueadora que visa informar aos futuros franqueados como funciona o seu modelo de negócio e quais as exigências para o que a unidade seja aberta.

Dentro da COF é preciso conter informações referentes ao balanço financeiro da marca, seu histórico, dados sobre o mercado, pendências judiciais, descrição de cada modelo de negócio, valores, nome e telefone de todos os franqueados dos últimos dois anos etc. 

Com base nesse documento, o empresário consegue enxergar quais as suas obrigações como franqueado da marca e o que ele pode esperar do empreendimento que pretende abrir. 

Porém, de acordo com a Lei de Franquias, esse documento só pode ser assinado após 10 dias a partir da sua entrega. Essa é uma forma de dar tempo e segurança para o investidor decidir se vai ou não entrar no negócio. 

Uma dica extra, é entregar uma via da COF para que um advogado possa analisar e confirmar se as informações procedem realmente ou não. 

Para saber mais detalhadamente sobre como funciona a Circular de Oferta de Franquia, disponibilizamos o vídeo abaixo. Assista!

3 franquias home based de turismo

Agora que você sabe quais as vantagens de ser abrir uma franquia home based de turismo e quais os cuidados necessários para que esse empreendimento seja realmente rentável, preparamos uma lista com três franqueadoras do segmento. 

1. FlyWorld

A Fly World é uma franquia que oferece a seus franqueados condições especiais para ele entregar o melhor serviço aos seus consumidores. Presente no mercado há mais de 30 anos, ela conta com parceiros experientes no mercado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,25 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

2. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem(ESV) é uma marca criada pelo empresário Henrique Mol em 2011. Ao criar a empresa, ele pensou em modelo de negócio que poderia oferecer alta rentabilidade e baixo investimento. 

Atuando de forma diferente no mercado, a ESV conseguiu atrair diversos franqueados e hoje conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil. Para os próximos anos, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. 

Uma das vantagens enxergadas por esses investidores, foi a boa comissão oferecida pela marca. Além disso, ela também permite que o franqueado receba o pagamento integral mesmo se o pacote for quitado de forma parcelada pelo cliente. Diferente de outros empreendimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Conheça um pouco mais sobre o mercado de turismo e como a Encontre Sua Viagem pode ajudar você a se destacar da concorrência. Veja o vídeo a seguir!

3. World Study

A World Study é voltada para o mundo dos intercambistas. Ela se diferencia pelo atendimento baseado no aconselhamento individualizado, proporcionando aos clientes mais confiança e segurança na hora de fechar um pacote. Dessa forma, ela consegue montar e desenvolver programas de acordo com as reais necessidades do comprador. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Abrir uma franquia exige cuidados e um certo conhecimento sobre a área que vai atuar. Principalmente quando tratamos de turismo, uma das área mais ricas de história e que a cada ano atrai milhões de pessoas.

Com o avanço da tecnologia, foi possível abrir unidades que não precisam de um espaço físico para poder funcionar, modelo conhecido como home based. Porém, mesmo com a facilidade de trabalhar de casa, é preciso tomar alguns cuidados para conseguir atingir os resultados esperados. 

Gostou e deseja conhecer mais sobre as vantagens de abrir uma franquia home based de turismo? Baixe o nosso ebook “Franquia de Turismo é uma boa investir?”

ebook franquia de turismo é uma boa investir

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *