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Franquia de limpeza de sofá é bom negócio? Como investir?


Abrir uma franquia de limpeza de sofá pode ser uma boa opção para investir. Inclusive porque, existe uma grande demanda no mercado.

Para se ter uma ideia, o mercado de limpeza profissional, que inclui os cuidados com o sofá, cresce a cada ano. 

Segundo pesquisas, o setor movimenta R$ 18 bilhões no Brasil. O Sebrae estima que existem 13 mil empresas do ramo em todo o País.

Hoje, a limpeza de sofás é uma tendência de negócio. Em média, o serviço tem custo de R$ 160,00 ao consumidor. Isso garante um bom ticket médio ao franqueado, que ainda pode aumentar seu faturamento oferecendo outros atendimentos.

A seguir, nós apresentamos tudo o que você precisa saber sobre uma franquia de limpeza de sofá. Continue lendo!

Por que a limpeza do sofá é importante?

Um dos aspectos que atrai o consumidor às franquias de sofá é a necessidade deste cuidado. Afinal de contas, muita gente passa um tempo relativamente longo no sofá. É importante garantir que ele seja seguro a todos.

Seguro em relação aos ácaros e bactérias que podem se acumular. É essencial higienizar as superfícies para eliminar os microrganismos que podem provocar doenças e alergias.

Especialmente quando o usuário conta com animais de estimação em casa. Esses pets costumam se aconchegar no sofá, e eles mesmos carregam bactérias. Os seus pelos ainda podem agravar uma crise alérgica, tornando a situação ainda mais incômoda.

Tudo isso contribui também para crises de asma e outros problemas respiratórios.

A limpeza “caseira” do sofá não costuma ser suficiente para combater os problemas. Então, os consumidores precisam contratar uma empresa especializada.

É aí que as franquias de limpeza de sofá entram. Especialistas no assunto, elas poderão atender um público que, geralmente, solicita serviços uma vez por semestre. Essa é a periodicidade recomendada para a limpeza mais cuidadosa do sofá.

Vale dizer que essa periodicidade muda por cliente e que as franquias não encontram faturamento apenas neste serviço.

Na verdade, as franquias de limpeza realizam atendimentos variados. Então, os clientes podem solicitar vários deles, e em momentos diferentes. Isso torna o faturamento da franquia recorrente.

Outro ponto importante é que muitos serviços podem ser realizados em um mesmo atendimento. 

Por exemplo: em vez de limpar apenas o sofá, que tal também realizar o cuidado com as poltronas da casa?

Esse tipo de ganho vai depender da capacidade comercial do franqueado. O empreendedor precisa conhecer seus serviços e benefícios, e saber vendê-los. A venda agregada dos atendimentos garantirá um ticket médio maior por consumidor.

3 opções de franquia de limpeza de sofá

Agora que você já sabe porque uma franquia de limpeza de sofá chama a atenção, é hora de conhecer opções para investir.

Mas antes, vamos falar um pouco sobre as vantagens do sistema de franquias. Começando pelo modelo de negócio da marca.

Quando adquire uma franquia, o empreendedor recebe todo o planejamento do negócio. Esse planejamento já terá sido testado em outras unidades da marca. Logo, suas chances de erro serão menores.

Esse é um dos principais motivos para uma baixa mortalidade das franquias. Em dois anos, apenas 5% das unidades fecham as portas. Essa porcentagem sobe para 23% no caso de empresas iniciadas do zero.

Outro atrativo importante do franchising é o suporte da franqueadora. A dona da marca passa todo o seu conhecimento ao consumidor, para que ele possa realizar os trabalhos. 

Também oferece apoio de marketing, jurídico, comercial e outros. Assim, as ações do franqueado se tornam mais acertadas. Veja outras vantagens das franquias clicando aqui.

call center
Franqueadoras geralmente contam com uma equipe de suporte por telefone e por meios online.

Esses são alguns dos benefícios que o empreendedor encontra ao investir em uma franquia de limpeza de sofá. Veja algumas marcas de franquia abaixo!

1. Doutor Sofá

A franquia Doutor Sofá tem quase 100 unidades espalhadas pelo Brasil. São três os seus serviços: a limpeza de estofados, impermeabilização de estofados e limpeza de colchões.

Para atuar, o empreendedor recebe uma série de suportes da franqueadora. Entre eles, estão:

  • Estudo mercadológico, para verificar se há bom público consumidor na região do franqueado;
  • Fornecedores homologados de produtos para a realização dos serviços, o que garante bons preços ao franqueado e a padronização da marca;
  • Assessoria no processo de implantação da franquia;
  • Treinamento Comercial, de Gestão, Marketing e Operacional;
  • Suporte Operacional, de Marketing e de Gestão.

Em 2019, a Doutor Sofá foi listada como uma das melhores franquias no segmento de limpeza de estofados. A condecoração veio da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.

  • Investimento inicial total: R$ 26 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

2. SOS Clean

Já a SOS Clean trabalha com uma gama de serviços mais variados. Não apenas para a limpeza dos sofás, mas de outras superfícies. Os atendimentos são os seguintes:

  • Limpeza de Cadeiras
  • Higienização de Tecidos, Colchões e Estofados
  • Limpeza Interna de Aeronaves
  • Higiene de Carrinho e Bebê Conforto
  • Limpeza interna de Embarcações
  • Higienização Nano-UV
  • Impermeabilização de Estofados e Tecidos
  • Limpeza e Hidratação de Couro
  • Limpeza e higienização de tapetes e carpetes

Atuando desde 2014, a franquia de limpeza disponibiliza ao franqueado suportes como treinamento e apoio de marketing.

  • Investimento inicial total: R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

3. Acquazero

A Acquazero é, na verdade, uma franquia de estética automotiva. Mas ela também realiza serviços residenciais, incluindo a limpeza de sofás e poltronas.

O negócio conta com seis modelos — três home office e três loja física. Nos primeiros, o empreendedor não conta com um espaço comercial para atender os clientes.

De qualquer forma, em todos os modelos, os serviços residenciais são realizados de modo delivery. Ou seja, com o franqueado indo até o cliente.

Veja um pouco sobre a limpeza de sofá Acquazero no vídeo abaixo.

Além da limpeza de sofá, a franquia oferece atendimentos como a impermeabilização de estofados, limpeza de colchão, tapetes, superfícies de couro etc.

No caso da estética automotiva, o principal diferencial da franquia é a limpeza ecológica. Para ela, apenas 300 ml de água são utilizados no cuidado com o carro. Em comparação, outras empresas utilizam até 300 litros de água na limpeza.

Nesse caso, o catálogo da Acquazero também conta com serviços como o polimento do carro, higienização interna, limpeza de ar-condicionado e mais. Contar com a possibilidade de atendimento também dos carros aumenta o potencial de faturamento do franqueado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820‬ mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: de 3 a 24 meses

E então, investir em uma franquia de limpeza de sofá é mesmo uma boa opção para você? Ainda na dúvida sobre em qual franquia investir? Clique nosso banner abaixo e acompanhe nosso ebook sobre o assunto!

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.