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Franquia on-line de roupas: opção para trabalhar de casa


Já pensou em investir em uma franquia on-line de roupas? O mercado está favorável para esse tipo de negócio e os empreendedores ainda encontram uma opção flexível de trabalho, que permite conciliar os cuidados com a casa e os filhos. Quer saber como funciona? Leia neste texto.

É importante saber que o mercado de e-commerce, setor em que as franquias de roupas on-line estão inseridas, vivencia um boom em crescimento desde 2016, quando o Google previu que as vendas pela internet iriam dobrar até 2021. De acordo com a empresa, o crescimento seria anual, de cerca de 12%.

As previsões foram certeiras. Entretanto, a pesquisa não contava com a pandemia mundial, acontecimento que fez com que o mercado de e-commerce mundial crescesse de forma exponencial.

Portanto, investir em franquia on-line de roupas é, além de promissor em um cenário pré pandemia, uma estratégia de desempenhar um trabalho com alta demanda no mercado. As formas de atuação são variadas e há espaço para todo tipo de negócio, seja uma empresa convencional ou uma franquia on-line de roupas.

Para quem decide investir em uma franquia, encontra um modelo de negócio mais seguro, com apoio constante da franqueadora, além da possibilidade de investir um capital mais acessível. As operações costumam ser em dinâmica home office e, por isso, o valor investido na franquia costuma ser abaixo, se comparado com as franquias tradicionais.

Para conhecer dados do mercado, vantagens do investimento e opções de franquias on-line de roupas, continue a leitura.

O que é uma franquia on-line de roupas?

Para quem nunca ouvir falar dessa opção de investimento, neste texto nós vamos explicar como funciona o modelo de investimento. Uma franquia on-line de roupas funciona como uma loja virtual, no qual, por meio do e-commerce, é possível vender os produtos pela internet.

As formas de atuação são bem variadas e isso é uma das vantagens do negócio: a franquia on-line de roupas consegue vender para todo o Brasil, aumentando o potencial de atração de clientes.

O processo de escolha e compra de produtos é feitop por uma plataforma criada pela franqueadora, o que proporciona maior segurança aos clientes e ao franqueado. A entrega costuma ficar sob responsabilidade da franqueadora, que fará com que os produtos cheguem aos clientes por meio de transportadoras ou pelos Correios.

Em outros casos também é possível que as vendas on-line sejam feitas por uma loja física. Ou seja, ao apostar em uma franquia de loja de roupas com operação em loja de rua ou de shopping, por exemplo, o franqueado consegue complementar as vendas apostando no virtual atingindo, também, um público que prefere fazer as compras on-line.

Por outro lado, muitos empreendedores vêm optando pela modalidade com atuação exclusivamente virtual. Os custos da franquia costumam ser muito mais em conta, já que não é necessário alugar ponto comercial, pagar funcionários e nem contar com estoque de produtos.

Por isso, os formatos de franquia on-line de roupas são consideradas opções de franquias baratas. São uma boa oportunidade para quem pretende mudar de carreira profissional ou até apostar em uma franquia como forma de complementar a renda familiar.

O mercado da moda no Brasil

gráficos e análises franquia on-line de roupas
As previsões de aumento das vendas no e-commerce superaram as expectativas, por isso, o momento é de oportunidade.

O segmento de moda é um dos setores do franchising que vem apresentando crescimento contínuo, demonstrando que o mercado conta com espaço e oportunidades para quem deseja ingressar no setor.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 o setor registrou avanços consideráveis. As pesquisas mostram que houve um aumento de 5,7%  no faturamento em comparação com o resultado de 2018. Ao mesmo tempo, o segmento registrou um aumento de 1,8% no número de unidades operantes no mercado.

Um dos principais motivos para o desempenho positivo do setor é o potencial de rotatividade dos clientes, como informa uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

No estudo também está indicado que, no Brasil, houve um aumento de 4% nas vendas do setor, em comparação com 2018. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), esse crescimento pode se estender ao longo dos próximos anos com média de aumento anual de 3%.

Em relação as vendas on-line, o Brasil teve um aumento de 400% no registro de novas lojas virtuais. O contexto de pandemia mundial fez o e-commerce explodir logo nos primeiros meses de 2020.

Somente o segmento de moda cresceu 18,38%, de acordo com informações da ABComm e Konduto. Assim, os números do setor reforçam a tendência de um bom mercado para investimento.

Como funciona uma franquia on-line de roupas?

Basicamente, o trabalho nesse tipo de negócio funciona da seguinte forma: o franqueado escolhe a marca e paga uma taxa de direito de uso. Ao mesmo tempo, a franqueadora transfere todo o know how para que o empreendedor tenha conhecimentos para gerenciar a unidade.

As franqueadoras garantem treinamentos para que o franqueado conheça todos os processos que envolvem a administração e operação da franquia. É comum que as redes também garantam suporte constante, para resolução de dúvidas e desafios que o empreendedor possa enfrentar.

O franqueado também entra em contato com um planejamento estratégico, criado para fortalecer a imagem da marca e a venda dos produtos no mercado. Além disso, as franqueadoras contam com setores de marketing para suporte na divulgação da nova unidade.

Na maioria dos modelos de franquia on-line de roupas, os franqueados devem seguir a padronização dos procedimentos para divulgação e gerenciamento da loja virtual. Ficam responsáveis pela prospecção de clientes e vendas dos produtos.

A responsabilidade de gerenciamento de estoque e entrega dos pedidos é da franqueadora, o que facilita bastante o dia a dia de trabalho do franqueado.

Vantagens de uma franquia on-line de roupas

As vantagens de investir em uma franquia on-line de roupas são variadas. A começar pela estrutura do negócio, configurada para facilitar o desenvolvimento do franqueado e permitir que ele alcance os resultados que se esperam do negócio.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias são negócios mais seguros porque são modelos de negócio já testadas e aprovadas no mercado. A maturidade da franqueadora, repassada para os franqueados, impede que muitas das novas franquias fechem as portas por falta de preparo.

Assim, dados apontam que a taxa de mortalidade de franquias é de apenas 5%, enquanto a de empresas convencionais é de 23%, segundo informações do Sebrae.

Portanto, esses fatores devem ser considerados na hora da escolher por uma franquia. As chances de atuar em um negócio mais seguro e com maior potencial de sucesso é bem maior, se comparado com os empreendimentos criados do zero.

A principal razão da maior segurança, como citamos anteriormente, é fruto do suporte e treinamento oferecido pelas marcas.

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Como escolher a melhor opção de  franquia de roupas on-line?

Com tantas opções de franquia de roupas para investir, a tarefa de decisão pode ser um pouco demorada. Tudo vai depender do seu gosto pelo setor e da sua identificação com as marcas.

Por isso, a parte mais importante desse processo é fazer uma pesquisa completa sobre os nichos do setor de moda. Não tenha pressa nessa etapa. É importante escolher uma rede que você se identifique com as propostas da marca e, principalmente, com os produtos vendidos.

Esse processo é decisivo em como será o seu desempenho, uma vez que adquirir um negócio que esteja alinhado com o seu perfil torna o cotidiano de operação muito mais agradável.

Além de pesquisas de mercado, é essencial estudar com calma a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF é um documento que detalha todas as questões que envolvem o investimento: valores, taxas, faturamento, informações sobre o modelo de franquia, direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

Por isso, ao estudar a COF junto do contrato de franquia, você consegue ter um entendimento ainda maior sobre como será o dia a dia de trabalho. O estudo desses documentos auxilia na escolha de uma rede, que deve ser feita se você concordar com tudo que está descrito na COF e no contrato.

No infográfico abaixo, você conhece todos os passos para adquirir uma franquia. Aconselhamos estudar a COF e o contrato de franquia com o auxílio de um advogado.

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Opções de nichos para investir nas franquias on-line de roupas

O mercado da moda é muito amplo e oferece diversas possibilidades de investimentos. Assim, para você que deseja empreender no setor, pode direcionar as vendas para nichos específicos ou apostar em lojas que atendem públicos mais amplos, trabalhando com a venda de produtos variados.

Como mencionamos anteriormente, é importante que você escolha aquele que mais tem harmonia com o seus perfis pessoal e profissional. A seguir, apresentamos algumas possibilidades de nichos do setor. Acompanhe.

Moda infantil

A moda infantil faz parte do universo de bebês, crianças e do público infanto-juvenil. As franquias de moda infantil fazem sucesso porque vendem de forma recorrente, crianças crescem muito rápidio e constantemente precisam trocas as peças de roupas e sapatos.

Outro fator positivo é que quando o cliente se identifica com a marca e com o bom atendimento, as chances de fidelização são bem maiores e, portanto, as compras constantes acabam acontecendo na unidade.

Hoje em dia, com atendimento virtual, essa tendência de fidelização acaba por ser potencializada, uma vez que os produtos podem ser entregues para todo o País.

Assim, se uma mãe gosta da qualidade e dos preços de uma loja de roupas localizada em outro estado, por meio da internet as vendas não serão comprometidas.

Feminina

Roupa feminina está entre os segmentos que mais vendem no setor de moda. O público feminino é o que mais acompanha as tendências da moda e gosta de atualizar as peças nos guarda-roupas.

Por essa razão, essa é uma possibilidade bem lucrativa quem deseja apostar no mercado. É possível mesclar os tipos de peças, trabalhando com marcas que geram uma identificação com o público feminino. Uma das vantagens é apostar na venda de peças de roupas, sapatos e acessórios, o que aumenta o ticket médio do negócio.

Masculina

O público masculino também não fica para trás quando o assunto é comprar roupas e sapatos. Para esse nicho, existem opções de franquia de roupa on-line que oferecem possibilidades variadas, trabalhando com moda jovem, casual, social, esportiva, entre outras opções.

Moda íntima

O nicho de moda íntima está presente no guarda-roupas no guarda-roupas de todos os públicos: homens, mulheres e crianças. Assim, as peças íntimas fazem parte do dia a dia de todos.

Por isso, é uma opção de negócio que gera venda recorrente. O setor não depende de sazonalidade mas, em algumas épocas do ano, as vendas tendem a ser potencializadas, principalmente em datas comemorativas como o natal.

Plus size

A moda Plus Size vem encontrando proporções positivas no mercado. Existe um público consumidor para o segmento, que busca atender os mais variados tipos de corpos.

O consumidor de moda Plus size busca por produtos de qualidade e sensualidade, que sejam peças bonitas e também confortáveis.

Vale ressaltar que as franquias de roupa on-line também podem funcionar de forma presencial em lojas físicas. Na verdade, muitas empresas que funcionam de forma física também apostam nas vendas on-line para potencializar os ganhos da unidade.

Assim, a dinâmica de operação beneficia tanto o cliente tradicional que prefere ir até a loja fazer as compras, quanto aquele mais prático que busca a comodida de receber as compras em casa.

A seguir, você conhece sete opções de franquias de roupas on-line. Muitas operam de modo híbrido, mesclando operações físicas com vendas virtuais.

7 opções de franquia de roupas on-line

franquia de vendas on-line
As franquias de lingerie são opções rentáveis e não dependem de sazonalidade sendo portanto ótimas alternativas de vendas de roupas

No ramo de vestuário é possível encontrar opções de franquias de diversos valores e condições de investimentos. É possível investir menos com o modelo de negócio home office, ou apostar um valor um pouco mais robusto e atuar no modelo tradicional de loja.

Contudo, as escolhas de investimento dependem do seu aporte financeiro e de suas expectativas para atuação no setor. Como citamos no tópico anterior, existem modelos para todos os públicos e com alternativas de atuação bem acessíveis.

1.Mardelle

A Mardelle é uma franquia especialista em moda íntima que oferece em seu catalogo diversas opções de peças para públicos variados.

As opções de vendas são favorecidas pela confecção própria da Mardelle, o que proporciona melhores condições de preços das peças e qualidade das produções.

A Mardelle trabalha com dois formatos de franquias físicas: modelo de loja de rua e de loja para shoppings centers.

Além das peças íntimas para o público feminino, um franqueado Mardelle oferece ao consumidor produtos mais amplos, como pijamas para homens, mulheres e crianças, além de produtos para gestantes e moda Plus Size.

Dessa forma, o cliente tem a sua disposição um produto que atende a toda a família em todas as etapas da vida e de forma completa.

  • Investimento inicial: R$ 135 mil

Saiba tudo sobre a franquia Mardelle no vídeo abaixo.

2. Hering Store

A Hering Store está presente no franchising como a maior franquia de roupas do Brasil. Atualmente, são cerca de 500 unidades em operação em todo o País.

Dessa forma, a franquia oferece produtos variados para homens, mulheres e crianças. Sua seleção de roupas infantis está direcionada a outra marca da rede, a Hering Kids. Além de atuante em formato de lojas físicas, a Hering também atua no e-commerce.

  • Investimento inicial: R$ 320 mil

3. Lilica & Tigor

Quem nunca ouviu falar dos personagens de roupas Lilica & Tigor? Eles são os personagens da marca e representam a linha infantil voltada para o público de zero a 10 anos.

Assim, a rede de franquias faz sucesso em suas lojas físicas, vendendo produtos para meninas e meninos e também pela internet.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 330 mil

4. Toulon

A Toulon é voltada para o público masculino e feminino. As opções de roupas se destacam no mercado por serem feitas em jeans. A marca também trabalha com camisetas, blusas, bermudas, entre outras peças que compõem um look completo.

Apesar da marca ser unissex, o potencial das vendas está nas roupas masculinas.

  • Investimento inicial: R$ 290 mil

5. Comics Camisetas

A Comics Camisetas é uma loja de moda masculina e feminina que oferece opções diferenciadas. Os produtos são baseados no universo jovem, com estampas voltadas para o mundo pop: músicas, filmes, personalidades do humor, entre outras referências.

A marca atua no mercado desde 2015, atuando no mercado virtual. As produções das peças são feitas por meio do silk screem.

Assim, o franqueado fica responsável por produzir as peças, divulgar e fazer a entrega. Além de cuidar da logística de entrega e recebimento do pagamento. Esse formato é um dos que atua apenas de forma on-line.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6,9 mil

6. Lápis de Cor

franquia infantil de loja de roupa
As franquias de roupa infantil também se destacam no franchising tamanha a importância do segmento para o mercado

O público infantil é um segmento bem promissor. A Lápis de Cor trabalha com roupas para o público infantil e infanto-juvenil, com peças voltadas para as idades de 0 a 14 anos.

Assim, a Lápis de Cor é uma das principais marcas atuando com foco nesses públicos. Fundada em 1982, a empresa é carioca e busca atender os públicos de todas as camadas sociais, do A ao C.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 202 mil

7. TFlow

Conhecida pelo público por ser uma marca voltada para a moda streetwear, a TFlow possui uma linha de produtos que atendem a homens e mulheres. Os produtos são voltados para os consumidores que buscam estilo, conforto e qualidade.

Assim como as outras franquias de roupas on-line, o trabalho do franqueado é divulgar as peças e realizar as vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil

E então, viu como são variadas as possibilidades de investimento para quem pretende se tornar um franqueado de franquia de roupa on-line?

Para você que continua interessado no setor de moda, acesse o nosso conteúdo “Como abrir uma franquia de loja de roupa? Veja o passo a passo” e se prepare para mudar de vida.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
9 de julho de 2020

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