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Franquia Suav valor: quanto preciso investir?


A franquia Suav tem embutido em seu valor alguns benefícios que vão além da transferência de conhecimento da marca para o franqueado. 

Toda franquia tem os investimentos e despesas necessárias para tirar o projeto do papel e começar a executá-lo. Esses custos, basicamente, são responsáveis por autorizar o franqueado a comercializar os serviços ou produtos de uma determinada marca.

Pensando em ajudar o futuro empreendedor da Suav, preparamos este texto. Confira os gastos necessários para você se preparar antes de abrir a própria unidade!

Qual o valor de uma franquia Suav?

Todos os investimentos que vamos apresentar a seguir aparecem na Circular de Oferta de Franquia (COF)

Esse documento é responsável por apresentar as informações importantes referentes ao negócio. Tais como histórico da empresa, demonstrações financeiras, pendências jurídicas etc. 

Dentre as primeiras cobranças estão a taxa de franquia, instalação, montagem da unidade e o capital de giro necessário. 

Veja mais sobre a COF no vídeo a seguir e, depois, acompanhe os valores para a abertura de uma unidade Suav.

Taxa de Franquia

A taxa de franquia é o valor pago pelo franqueado para ter acesso ao know-how e ao direito de explorar comercialmente a marca. Esse é a primeira coisa que deve ser paga antes de assumir o empreendimento. 

Em algumas empresas, como no caso da Suav, também são disponibilizados para os empreendedores treinamentos iniciais, suporte completo, materiais de apoio e auxílio jurídico. Além de todo apoio na instalação e abertura da unidade. 

Todos os benefícios e valores devem estar na COF, como vimos anteriormente. Na Suav, a taxa varia de acordo com o modelo de negócio escolhido pelo franqueado. Ela pode ser de R$ 35 mil ou R$ 50 mil. 

Lembrando que essa cobrança é o que autoriza o empresário a começar a utilizar a marca. Ela só será quitada uma vez. Porém, para continuar o trabalho, é preciso manter o pagamento mensal da taxa de royalties. Falaremos mais sobre ele no próximo tópico. 

Versão Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas

Essa versão da franquia Suav tem o valor mais em conta da marca. Isso porque, ela oferece apenas três serviços, como o seu próprio nome diz: esmalteria, depilação e sobrancelhas. 

Para o empresário que desejar entrar nesse modelo, será preciso encontrar um espaço médio de 80 m². Também é necessário um quadro de funcionários entre 10 e 15 pessoas. 

É comum vermos marcas que limitam o local em que a unidade pode ser instalada. Mas o franqueado Suav pode optar por qualquer lugar, seja em uma loja rua, galeria ou centro comercial.

  • Taxa de franquia – R$ 35 mil
  • Instalação, montagem e outros- valor base de R$ 96,6 mil
  • Capital de giro – R$ 36 mil
  • Investimento inicial previsto – R$ 167,6 mil
  • Retorno sobre o investimento – entre 16 e 36 meses

Versão Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas e Escovaria

A franquia Suav com valor mais alto trabalha com a escovaria como um diferencial em comparação com o modelo anterior. 

Por ter esse novo serviço, a unidade exige um espaço maior. Em média, as unidades devem ter 150 m². Já seu número de colaboradores deve ficar entre 13 e 18 pessoas.

  • Taxa de franquia – R$ 50 mil
  • Instalação, montagem e outros- valor base de R$ 127,9 mil
  • Capital de giro – R$ 40 mil
  • Investimento inicial previsto – R$ 217,9 mil
  • Retorno sobre o investimento – entre 16 e 36 meses

Lembrando que todas as franquias devem ser estruturadas de acordo com o padrão da marca. Por isso existe a previsão dos gastos para instalação e montagem da unidade. Essa orientação será a responsável por manter a loja dentro do padrão visual da marca. 

Taxas mensais da franquia Suav

Colaboradora da Suav atendendo uma cliente
Os valores pagos pelo franqueado garantem o bom atendimento e um modelo de negócio sustentável.

Antes mesmo de firmar o contrato com a franqueadora, é preciso conhecer bem quais são as cobranças mensais praticadas por ela. Essas taxas garantem o acesso contínuo do empreendedor ao know how da empresa. 

Também é por meio desse valor que o franqueado garante a continuidade do suporte, assistência e assessoria.

No caso da Suav, são cobrado os royalties e fundo de propaganda. A franquia também alerta seus franqueados sobre os custos adicionais que ela considera importantes para o desenvolvimento do negócio.

Taxa de Royalties

O royalty é um valor cobrado pela franquia Suav mensalmente. Ele aparece de duas formas no contrato: fixa ou percentual.

A Suav faz a cobrança com base na porcentagem de 5% no faturamento bruto, mas também determina um valor mínimo para o franqueado. Ou seja, caso não alcance um bom desempenho em determinado mês, ele quitará um valor menor. 

Para a versão Esmalteria, Sobrancelhas e Depilação, essa cobrança mínima fica em R$ 1,5 mil. Já no outro modelo de negócio, os royalties correspondem ao valor de R$ 2 mil. 

Verba de Marketing

O objetivo da verba de marketing é criar uma padronização na imagem institucional da marca. Com o dinheiro recolhido, a franqueadora desenvolve ações e peças de publicidade para a sua rede de franqueados.

Antes de mais nada, a imagem de uma empresa é responsável por atrair os consumidores. Por isso é tão importante respeitar as campanhas criadas pela marca e não fazer alterações sem a aprovação prévia da franqueadora.

Assim como nos royalties, a verba de marketing pode ser fixa ou percentual, dependendo da franqueadora. A franquia Suav opta pela taxa fixa e ambos os modelos pagam o valor de R$ 500 por mês.

Outros gastos da franquia

A Suav sugere para seus franqueados que eles contratem um escritório para fazer as atividades ligadas à contabilidade da empresa.

Esse tipo de atendimento ajuda o empreendedor a ter maior controle dos seus gastos e a se preparar para eventuais manutenções ou novas aquisições. 

Dentro desse tópico também entram os valores gastos com os funcionários. Sejam eles para alimentação, transportes, bonificações, salários, hospedagem em caso de alguma viagem etc. 

Outro custo a ser observado é em relação ao software que deve ser usado, obrigatoriamente, pelo franqueado. O programa que auxilia na gestão da unidade tem o valor de R$ 900 na aquisição e sua mensalidade é de R$ 180. 

Por que investir na Suav?

Para quem deseja entrar em um segmento com grandes possibilidades de crescimento, atuar no setor de beleza e estética é uma boa saída. Principalmente no Brasil, onde grande parte da população é vaidosa, como mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito(SPC).

A Suav atua nessa área desde 2010 e vem se aproveitado de um movimento que só tende a crescer: o de serviços express. Considerado tendência pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a relação entre consumo, tempo e preço nesse tipo de serviço vem atraindo cada vez mais consumidores.

O modelo de negócio da marca permite que o cliente, independente do sexo, chegue em uma unidade sem hora marcada e faça o procedimento que desejar. Mais rápido e com qualidade superior à do salões de beleza.

Ao mesmo tempo, a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) estima que o mercado de beleza e estética cresça 10% ao ano. O que pode consolidar esse tipo de atendimento — que já é forte em países europeus e nos Estados Unidos — no Brasil.

Veja, no vídeo abaixo, como funciona o modelo de negócio da Suav!

4 dicas para ser um franqueado Suav

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirma que apenas 5% das franquias fecham antes de completar dois anos de operação. Enquanto isso, os demais tipos de empreendimento fecham quase cinco vezes mais — 23% deles fecham antes dos dois anos. 

Ou seja, por mais que pareça fácil ter uma franquia, elas podem “quebrar” assim como empresas abertas do zero. Por isso, é muito importante ter atenção a alguns aspectos na hora de abrir um negócio.

Abaixo, separamos algumas dicas para te ajudar a alcançar bons números.

1. Tenha um perfil compatível com a marca

Começar uma carreira no mundo do empreendedorismo exige alguns cuidados. Para quem está começando, é importante conhecer bem sobre o setor que está entrando e, principalmente, ter afinidade com a área.

A Suav opta por empresários que tenham facilidade em se relacionar e habilidades para manter o negócio de pé mesmo diante de alguma dificuldade. 

Além disso, a marca busca por empreendedores que possam se dedicar em tempo integral à sua franquia. Esteja a frente do atendimento e passe para seus funcionários exemplos positivos!

2. Prepare-se financeiramente

Não adianta ter um bom perfil para empreender se você não tiver um controle financeiro de qualidade. É preciso ser capaz de identificar todos os pontos de melhora da sua economia pessoal e jurídica.

Ao longo do texto, apresentamos todos os principais valores, aproximados ou fixos, que são necessários para manter o empreendimento de pé. 

Porém, também será preciso contar com um bom capital de giro. Ou seja, com o valor referente ao necessário para uma empresa se manter.

O aconselhável é que o investidor separe capital de giro suficiente para seis meses de empresa, em um primeiro momento. Esse é o tempo médio para que a unidade Suav comece a tracionar e gerar lucros suficientes para se manter sozinha. 

3. Escolha o ponto comercial

A escolha do ponto comercial é um dos aspectos mais importante para o sucesso de um empreendimento. É necessário que a unidade esteja presente em um endereço com boa circulação de pessoas e localizado em um local de fácil visualização.

Ao mesmo tempo, o espaço precisa estar em boas condições. Isso vai reduzir os gastos do empresário com reformas, inclusive reformas emergenciais já com o negócio funcionando.

Da mesma forma, o valor do aluguel também deve ser muito bem estudado.  A recomendação é que esse gasto fique sempre entre 8% e 11% do faturamento bruto da unidade. 

4. Inaugure a unidade

Por fim, é hora de preparar a sua unidade para a inauguração. A Suav oferece para seus franqueados todo o suporte e auxílio necessário. Eles ajudarão o empreendedor a montar a sua loja de acordo com o padrão da marca.

Além disso, ela também sugere ações de divulgação para que o evento seja um sucesso e já obtenha bons números.

Graças a esse movimento de abertura da loja, os clientes irão conhecer a sua franquia e indicá-la para amigos, conhecidos e familiares.

Como vimos ao longo do texto, abrir uma franquia da Suav necessita de um investimento bem planejado. São taxas fixas e mensais que precisam ser quitadas para manter o empreendimento em funcionamento. 

Porém, isso é facilmente administrado com o suporte que a marca oferece aos seus franqueados.

Sem contar que a Suav atua em um setor em pleno crescimento, como vimos nas pesquisas anteriores. Ela ainda tem como diferencial o atendimento express sem hora marcada, considerado uma tendência pelo Sebrae.

Gostou da opção de negócio? Ainda ficou com dúvidas sobre a franquia Suav e seu valor? Entre em contato com nossos consultores e descubra como a marca pode se encaixar no seu bolso!

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