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Franquia unhas express: qual o diferencial do serviço?


Investir em uma franquia de unhas express pode ser uma boa oportunidade para quem deseja ter um negócio. Não só pela agilidade do serviço, mas também pelos bons números que o setor vem apresentando. 

Que o povo brasileiro é preocupado e consome muito produtos de beleza, não há como negar. Como mostra uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito(SPC).

Identificaram que a maioria da população vê esses hábitos como uma necessidade e não como um luxo. Ao mesmo tempo, 65% consideram-se vaidosas.

Isso mostra o potencial do mercado de serviços de beleza, que manteve o crescimento mesmo diante de problemas econômicos enfrentados pelo país nos últimos anos. 

Pensando nisso, preparamos o texto a seguir para mostrar as vantagens e cuidados para abrir uma franquia com atuação nesse setor. Acompanhe!

Qual as vantagens de ter uma franquia de unhas express?

Trabalhar com uma franquia voltada para o atendimento ágil e com qualidade é atrativo para empreendedor. Com consumidores mais exigentes, as empresas passaram a oferecer mais inovação e preços mais acessíveis. 

Preço justo

A primeira grande vantagem de atuar nesse segmento, é a possibilidade de trabalhar com um preço mais justo e capaz de atender as diferentes classes da sociedade.

Os clientes, na maioria dos casos, estão dispostos a pagar para ter algum problema solucionado com qualidade, e ao mesmo tempo, ter uma experiência positiva que o faça sentir satisfeito e valorizado. 

Profissionais qualificados

Trabalhar com profissionais especializados no trato da unha garante a qualidade do serviço. Quem é especialista nesse tipo de prestação de serviço já conhece todos os truques e cuidados necessários para cuidar dos clientes.

Além disso, ao contar com um quadro de colaboradores qualificados e com experiência, a sua franquia se torna referência em esmalteria, atraindo ainda mais clientes.

Sem hora marcada

A ideia por trás de uma franquia de unhas express é atender qualquer cliente independente da hora que ele chegar. Respeitando claro, o horário de funcionamento. 

Isso permite que o investidor consiga atender mais pessoas que os estabelecimentos convencionais. Apesar de precisar de uma equipe um pouco maior, ele consegue ter uma boa rotatividade diária. 

Maior rentabilidade

Como consequência desse pontos, a rentabilidade da franquia também torna maior. Principalmente se a marca oferecer outros serviços que podem ser conectados junto com manicure ou pedicure.

Uma das empresas que oferecem esse tipo de serviço é a Suav. Uma rede de estética que oferece serviços de esmalteria, depilação, sobrancelhas e escovaria.

Produtos mais acessíveis

Talvez uma das grandes vantagens de atuar nesse segmento seja a facilidade para achar os produtos necessários para fazer os procedimentos. Tantos os produtos nacionais e internacionais são achados com facilidade. 

Isso vai permitir que o empresário invista mais em novidades e esteja sempre atualizado com as cores e estilos do momento. 

Concorrência

A concorrência para uma empresa que cuida de esmalteria, são os salões de beleza. Isso quer dizer que o investidor compete com um empreendimento que não tem como especialidade o trato com as unhas. 

Isso torna os procedimentos mais genéricos e não tão inovadores quanto os que podem ser oferecidos em um ambiente criado para isso. 

Para saber mais sobre as vantagens de investir no setor de beleza e estética, acompanhe o vídeo abaixo!

Como está o mercado de esmalteria?

As esmalterias, de acordo com estudo divulgado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2018, está em pleno crescimento. Não à toa, o Brasil ocupa o 2º lugar no ranking dos países que mais consomem esmalte no mundo.

Estima-se que o mercado cresça aproximadamente 10% ao ano, como aponta a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Esses dados apontam um mercado que ainda está consolidando sua atuação no cenário nacional. Vindo de países europeus e dos Estados Unidos.

O Sebrae apontou que as mulheres gastam, em média, 30% de seu orçamento com produtos de beleza e serviços de estética. 

Além disso, o consumo mensal das brasileiras chega perto dos R$ 150. Mas esse não é um movimento exclusivo delas, os homens também estão ajudando a alavancar os números. 

Entre 2013 e 2018, o faturamento gerado pelo público masculino aumentou 30%. E entre os procedimentos em que eles mais se sentem à vontade, está o de manicure. 

Quais as tendências para as franquias de unhas?

Os procedimentos de esmalteria precisam oferecer benefícios estéticos sem comprometer a saúde das unhas. Essa estrutura natural, formada principalmente por queratina, protege a extremidade dos dedos e auxilia no manuseio dos objetos. 

Além disso, pode indicar se há ou não algum problema de saúde, como diabetes, tireoide, psoríase ou falta de vitaminas. Com aspectos ligados ao bem estar e estética, a tendência é o crescimento do conceito de Nail Color e Nail Care.

Ou seja, produtos que tem como característica alinhar a beleza e as cores com elementos nutritivos que ajudam no fortalecimento, hidratação e saúde das unhas. 

As informações partem do Sebrae e Abihpec. As duas instituições realizaram em 2018, um estudo sobre as tendências para a indústria de estética

Ainda ligado a saúde das unhas, os esmaltes com proteção ultravioleta (UV) também devem ganhar mais espaço nos próximos anos. O produto, graças ao seu ativo, aumenta a durabilidade e prolonga a vida útil do esmalte. 

Com o avanço da tecnologia no setor de esmalteria, as unhas em gel terão grande destaque nos próximos anos. Com o crescimento na procura por esse procedimento, as grandes esmalterias passam a investir na solução.

O Caderno de Tendências também acredita que a busca por unhas mais estilosas e customizadas irá ganhar espaço junto as cores mais fortes e tons mais naturais. 

Os desafios com o consumidor moderno

Mulher com unhas feitas estudando
As pessoas estão ficando sem tempo livre, mas isso não impede que elas continuem buscando serviços de beleza

As coisas não são mais como antigamente, para algumas pessoas 24 horas se tornou pouco para todas as obrigações do dia. E isso se explica muito pelo ritmo corrido e a busca incessante por uma qualidade de vida melhor. 

O brasileiro trabalha em média 1.737 mil horas por ano, oito horas a mais que os japoneses, conhecidos pela fama de trabalhar demais. O tempo corresponde aproximadamente 20% da vida em um ano dedicado ao emprego.

Esse valor ainda desconsidera empreendedores que se comprometem mais da metade do dia para cuidar de suas empresas e o tempo de deslocamento entre a casa e o local de trabalho. 

Com o tempo contado, é natural que as pessoas busquem serviços mais ágeis, sem perder a qualidade de um trabalho que é feito em mais tempo. É aí que entra a franquia de unhas express. 

Ao se apoiar em uma marca conhecida pela agilidade e habilidade para oferecer um bom atendimento. De acordo com a Salesforce, os consumidores estão buscando mais experiências satisfatórias do que preço mais baixo.

O empresário sai na frente da concorrência e tem mais chance de atrair a parcela da população que busca cada vez mais processos de beleza, mesmo com o tempo corrido. 

Flexibilidade

Marcas, como a Suav, conseguem atender independentemente do horário em que o cliente chegar. 

Com as horas tão corridas, as pessoas costumam ir à esses espaços em intervalos como o do horário de almoço. Para muitos, é o único momento do dia disponível para algum procedimento.

A grande vantagem dessas franquias é a capacidade de oferecer modelos de negócio com infraestrutura capaz de atender toda uma região. 

Não só com produtos de qualidade ou equipamentos diferenciados, mas também uma ambiente agradável e higienizado. 

Além dessa facilidade ser atendido instantaneamente e a possibilidade de fazer outros procedimentos de beleza, os serviços são feitos em um tempo menor que em locais comuns. 

Como parte do acordo da franquia de unhas express e seu franqueado, é oferecido um treinamento obrigatório para todos os envolvidos nas operações da empresa. 

Geralmente uma manicure demora mais de duas horas para finalizar as mãos. Em uma franquia de unhas express, esse tempo pode cair pela metade. Isso também vale para os outros procedimentos do empreendimento.

Vimos que a experiência é um dos principais pontos que fazem o consumidor moderno voltar e divulgar a marca. Porém, só tratamos mais a fundo de um ponto até aqui: a agilidade no atendimento.

Agora veremos outro fator que terá influência nessa percepção do consumidor. Ter um time qualificado para fazer o serviço e tratar os clientes de uma maneira diferenciada, é fundamental para o desenvolvimento da franquia.

Muitas marcas, principalmente de serviço, são conhecidas pelo acolhimento dos consumidores e sua forma de tratamento. Por isso é importante montar uma equipe apta e capaz de seguir os padrões. 

Também é aconselhável que o investidor busque profissionais com perfil mais alinhado com o tipo de público da franqueadora. Lembrando que o gestor da unidade, sempre será visto como exemplo a ser seguido. 

Atendimento diferenciado

Pensando nessa situação, surgiu o conceito de “Foco no Cliente”. Ou seja, a capacidade de uma empresa usar sua energia para atender todas as necessidade do consumidor. Surpreendendo-o positivamente e criando fidelidade.  

A fidelização de clientes nesse setor é importante para a empresa ganhar força no mercado, atrair mais consumidores, aumentar o fluxo de caixa e investir em novos produtos e equipamentos para manter seu empreendimento sempre a frente dos concorrentes. 

Podemos observar ao longo do texto que o mercado de beleza é um dos mais promissores para investir, principalmente quando falamos de esmalteria. O Brasil é um dos países que mais consomem o produto e está perto de tornar-se o maior do mundo.

Junto com isso, ainda tem a busca frequente tanto de mulheres, quanto de homens, por serviços ligados à beleza. Não só manicure, mas também depilação, sobrancelha etc. Dessa forma, quem abre um negócio atuando nesses segmentos sai na vantagem contra a concorrência. 

Mas mesmo com os bons números, o brasileiro está com o seu tempo contado. Somos um dos povos que mais trabalha e a saída para muitos empregados é utilizar o horário do almoço para fazer algum tipo de procedimento. 

É aí que entra a franquia de unhas express. Uma modalidade de negócio que permite os consumidores chegarem sem hora marcada, receber o serviço com qualidade e em até uma hora, metade do tempo gasto em locais comuns como salão de beleza.

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Autor: Rodrigo Brito
13 de março de 2020

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