fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias ABF: conheça 11 opções aprovadas pelo órgão


São várias as franquias reconhecidas pela ABF hoje. A ABF é a Associação Brasileira de Franchising, uma entidade sem fins lucrativos e a principal autoridade em franquias no País.

A Associação disponibiliza conhecimento aos franqueadores e público em geral. Ela também realiza eventos voltados para o franchising e trabalha para tornar as relações entre franqueados e franqueadores melhor definidas e seguras.

Tanto é que a ABF mantém uma lista de franquias “aprovadas” por ela em seu site. São marcas que se destacam em seus setores, especialmente porque apresentam modelos seguros de investimento.

Muitas das franquias têm atuação em todo o território nacional. Por isso, na hora de abrir sua unidade, vale pesquisar sobre a rede de franquia no próprio site da ABF. Assim, você terá um panorama breve sobre as opções que existem no mercado.

Outra dica é acompanhar listas de franquias para investir. Como a disponível no texto: Franquias baratas 2020: opções para lucrar ao investir.

Com a escolha da melhor empresa ao seu perfil, investir em uma franquia será cheio de vantagens. Como pelo fato de a franqueadora oferecer um plano de negócio bem estabelecido e vários suportes.

Sem contar que o franchising é um ramo com alto faturamento. Só em 2019, por exemplo, esse tipo de empresa teve faturamento total de R$ 186,7 bilhões. O crescimento foi de 6,8% em relação a 2018.

Abaixo, nós apresentamos várias opções de franquias que podem ser interessantes considerar na hora de abrir sua unidade. Acompanhe!

11 opções de franquias aprovadas pela ABF

Considerando a variedade das marcas de franquias que existem, nós selecionamos abaixo apenas 11 delas. São exemplares dos 11 setores do franchising brasileiro, e que podem ser indicativos do que te espera ao investir em cada ramo.

Só de franquias associadas à ABF, são mais de 1 mil. Ou seja, o número de franquias no Brasil é grande, com enorme diversidade para que você escolha a mais adequada ao seu perfil.

Essa escolha deve considerar, inclusive, os seus gostos pessoais. Para que um negócio dê certo, é importante que você trabalhe com algo de que gosta. Assim, vai conseguir manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro naquela unidade.

Além disso, é essencial estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento detalha todas as informações que envolvem o investimento, além dos direitos e deveres de franqueados e franqueadora. A COF é repassada aos candidatos a franqueados antes mesmo da assinatura do contrato de franquia.

Caso você tenha interesse em uma das marcas que apresentarmos abaixo, não hesite em conhecer mais sobre ela. Saber tudo sobre a empresa é parte importante da sua identificação com ela.

1. Acquazero

A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil. Essa franquia de lava rápido tem como principal serviço a limpeza automotiva. O procedimento é realizado com apenas 300 ml de água, o que reforça o comprometimento ecológico do negócio.

Além desse, a Acquazero realiza a higienização do ar-condicionado do carro, polimento da pintura, limpeza do banco de couro e diversos outros. São mais de 15 serviços no catálogo de cuidados automotivos da empresa.

Ao mesmo tempo, o franqueado da Acquazero pode realizar atendimentos para a casa. São serviços como a higienização e impermeabilização de estofados, tapetes e colchões.

Para abrir uma unidade da franquia, o empreendedor precisa escolher entre os modelos home office e loja física do negócio. Ao todo, são seis modelos da marca.

No caso das franquias home office, o franqueado não faz a montagem de um ponto comercial. Em vez disso, faz o atendimento exclusivamente delivery, indo até onde o cliente está.

  • Segmento de atuação da franquia: Serviços automotivos
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 6,3 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 3 a 18 meses

Quer saber mais sobre a franquia Acquazero? Acompanhe o vídeo que selecionamos para você logo abaixo!

2. 10 Pastéis

Já a franquia 10 Pastéis, como seu nome sugere, é especialista em pastéis. São receitas “gourmetizadas”, com sabores que vão além do clássico queijo e carne.

No cardápio da lanchonete há, por exemplo, pastéis de camarão, pastéis tostados, doces e outros.

Além desses, a franquia oferece saladas, panquecas, refeições e bebidas. As lojas podem ser abertas em centros comerciais ou lojas de rua, com tamanho de 30 m² ou 70 m², respectivamente.

  • Segmento de atuação da franquia: Alimentação
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 48,3 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 89 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 65 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

3. Mardelle

A Mardelle é uma franquia de moda íntima já com 25 anos de mercado. Seu catálogo é formado por lingeries, pijamas, bodys e outros, produzidos por uma fábrica da própria marca.

Isso significa que os franqueados Mardelle possuem itens exclusivos em seu catálogo, que nenhuma outra marca oferece.

franquia mardelle home office
Produtos da Mardelle têm modelos e tamanhos variados, atendendo a diferentes públicos.

Para abrir uma unidade, o empreendedor pode escolher entre dois modelos de negócio. São eles: o Loja de Rua e o Loja de Shopping.

Em ambos os casos, o franqueado conta com suporte completo da franqueadora. Não apenas para “desenho” da loja, mas para montagem do estoque ideal, forma de atendimento ao cliente etc.

  • Segmento de atuação da franquia: Moda
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 24,2 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses

4. ABC da Construção

A franquia ABC da Construção S/A é a maior rede varejista de acabamentos em Minas Gerais. Ou seja, ela é uma loja que oferece aos clientes vários produtos e serviços para a realização de construções e reformas.

Seus produtos são variados, incluindo porcelanatos, cerâmicas, metais para cozinha e caixas d’água. Assim como argamassas, louças para banheiros, móveis, utensílios domésticos e vários outros.

  • Segmento de atuação da franquia: Casa e Construção
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 11 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 160 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 18 meses

As lojas das unidades ABC da Construção são amplas, geralmente com tamanho entre 400 m² a 1000 m².

5. Suav

Enquanto isso, a Suav é uma franquia que oferece cuidados para a beleza dos usuários. Homens e mulheres, uma vez que as lojas atendem ambos os públicos.

Os serviços disponibilizados em uma unidade são: Design de Sobrancelhas, Esmalteria, Depilação a Cera e Escovaria.

Um diferencial da empresa é que a rede atua sem hora marcada. Ou seja, o consumidor só precisa chegar à unidade para ser atendido, sem desculpas ou remarcações.

Esse modo de trabalho é bastante atrativo aos clientes. Principalmente porque ele pode visitar a Suav mais próxima sempre que tiver uma brecha na agenda. 

  • Segmento de atuação da franquia: Saúde, Beleza e Bem-estar
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 34,2 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 167,6 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 16 a 36 meses

Que tal conhecer um pouco o mercado de beleza e descobrir seus atrativos? Acesse o ebook abaixo e acompanhe tudo sobre o assunto. Basta clicar no banner.

ebook setor de beleza

6. Gigatron

Já a Gigatron é uma franquia que oferece softwares e outras soluções tecnológicas para pessoas jurídicas. Ou seja, produtos e serviços que auxiliam no trabalho de outras empresas.

São sistemas, customização do Business Intelligence, treinamentos e mais, que o franqueado poderá oferecer por meio da sua consultoria.

  • Segmento de atuação da franquia: Comunicação, Informática e Eletrônicos
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 6 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 10,5 mil 
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 5 mil
  • Prazo de retorno do investimento: 12 meses

7. Mr. Kids

A  Mr. Kids é uma rede de microfranquias de vending machines voltada para o público infantil. O consumidor precisa apenas colocar moedas de R$ 1 ou fichas e a máquina entrega um brinquedo de forma automática.  

As máquinas são normalmente instaladas em shoppings, supermercados e outros espaços comerciais com grande fluxo de pessoas.

O papel do franqueado é fazer a prospecção de clientes, dos locais que vão instalar essas máquinas. O empreendedor também fica responsável pela instalação, manutenção e retirada dos equipamentos quando necessário.

  • Segmento de atuação da franquia: Entretenimento e Lazer
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 2,5 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 7 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 18 meses

8. TZ Viagens

Quem deseja trabalhar com turismo pode optar pela TZ Viagens, outra das franquias aprovadas pela ABF. Seu principal foco são pacotes de viagens, que o franqueado pode oferecer para diversas partes do mundo.

Para garantir bons preços aos usuários, a franquia tem parcerias com várias empresas do setor, como hotéis e companhias aéreas.

clientes sendo atendidos em franquia de viagem barata
Um franqueado do setor de turismo atua como agente de viagens, buscando as melhores ofertas ao consumidor.

A empresa também trabalha para facilitar o aluguel de carros, compra de ingressos, passeios e seguros viagem.

  • Segmento de atuação da franquia: Hotelaria e Turismo
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 13,2 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 29 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: não informado
  • Prazo de retorno do investimento: de 12 a 18 meses

9. 5àsec

A 5àsec é uma das principais marcas de lavanderia no franchising hoje. Criada em 1968, a empresa já possui quase 500 unidades espalhadas pelo Brasil.

No mundo, são quase 2.000 lojas da franquia em operação. A marca está presente em 30 países.

Investir na franquia pode ser atrativo porque esse tipo de serviço tem sido cada vez mais procurado. Não apenas porque as pessoas preferem a comodidade de lavar suas roupas com uma empresa. 

Mas também porque vários imóveis atualmente têm apenas um pequeno espaço para o uso como lavanderia.

  • Segmento de atuação da franquia: Limpeza e Conservação
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 1,4 bilhão (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 190 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 55 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

10. Ambientec 

A franquia Ambientec trabalha com serviços para o Meio Ambiente, Segurança e Saúde. Criada em 1991, a marca se tornou uma das primeiras empresas a oferecer soluções completas nesse sentido no Brasil.

Seu serviços incluem soluções em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ergonomia, Higiene Ocupacional, Meio Ambiente e Programas Sustentáveis.

  • Segmento de atuação da franquia: Serviços e Outros Negócios
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 27 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 50 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 48 meses

11. Tutores

No ramo da educação, uma opção entre as franquias da ABF é a Tutores. O objetivo de um franqueado da marca é prestar serviços de reforço escolar, para auxiliar alunos com problemas de aprendizagem.

Além das aulas particulares, a franquia oferece materiais para uso pelo franqueado e seus alunos. O atendimento é multidisciplinar, visando os melhores resultados.

Assim, a marca também oferece aulas particulares, materiais exclusivos e profissionais capazes de identificar as necessidades e motivos das dificuldades de aprendizado de cada aluno. Cabe ao franqueado encontrar o melhor modelo para o seu perfil. 

  • Segmento de atuação da franquia: Serviços Educacionais
  • Faturamento do segmento no franchising: R$ 12,2 bilhões (2019)
  • Investimento inicial na franquia: R$ 25 mil
  • Faturamento médio mensal na franquia: R$ 37 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 24 a 36 meses

Pronto! Agora você já conhece algumas das franquias aprovadas pela ABF e que podem valer a pena considerar na hora de abrir um negócio.

Mas não se esqueça que é importante seguir algumas etapas para abrir uma empresa com segurança. Veja no texto: Como abrir uma franquia: passo a passo definitivo.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *