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Franquias automotivas: 5 motivos para investir já neste negócio


Quem deseja investir em franchising tem diversas opções de segmentos para escolher. Entre elas, está um setor que tem se mostrado extremamente atrativo: o das franquias automotivas. 

O interesse por carros pode facilitar bastante a entrada neste setor, assim como o sucesso nele. Esse tipo de negócio, normalmente, são especializadas em serviços ligados à limpeza, manutenção e estética dos automóveis. 

Enquanto algumas focam apenas em um segmento, outras redes cuidam tanto da estética quanto da parte estrutural dos carros. 

Os principais serviços oferecidos pelas franquias automotivas costumam ser: lavagem, higienização interna, enceramento, hidratação de bancos de couro, pintura e reparos.

Há ainda aquelas que, além de oferecer os serviços, comercializam elementos como óleo, extintores, tapetes, pneus e outros acessórios para os veículos. Isso sem mencionar que empresas de locação de veículos e que oferecem serviços de antirroubo também englobam o setor. 

Enfim, há muitas opções de franquias automotivas para você conhecer e, quem sabe, investir. Confira, a seguir, alguns motivos para você também apostar em uma franquia automotiva ainda neste ano.

Quais os 5 motivos para investir em franquias automotivas?

Para Investir nesse ramo é preciso gostar e entender um pouco sobre carros. O mais importante, além de conhecer sobre administração de negócios, é saber identificar o que mais o empresário tem maior afinco. 

Trabalhar com carros, motos, caminhão ou ônibus exige conhecimentos e experiências diferentes. Por isso, que saber onde está entrando é tão importante. Mas além disso, também é preciso observar outros fatores. Tais como:

1. O mercado de automóveis é promissor

De acordo com o Observatório das Metrópoles, o Brasil possui aproximadamente um carro para cada três habitantes. Esse número aumenta a cada ano e é puxado pela descentralização do mercado.

Graças aos avanços econômicos e desenvolvimentista das regiões Norte e Nordeste, que no começo dos anos 2000 possuíam infra estruturas inferiores e poucas áreas urbanizadas. Porém, com o passar dos anos e com ações governamentais naquela área, ambas as regiões passaram a crescer. 

A análise detalhada sobre os dados econômicos no país feita em 2018, pelo banco Itaú, mostrou que o Produto Interno Bruto (PIB) do período, confirmou que esse crescimento de carros foi causado principalmente por causa da parte Norte do país. 

Enquanto o Nordeste obteve o terceiro maior avanço, ficando atrás apenas da região Sul e a frente do Sudeste.Dados comprovam o crescimento populacional dessas partes do Brasil e aumento da atividade econômica. 

Porém, mesmo com o número de carros aumentando, o período em que uma pessoa fica com um carro subiu de 1,7 ano em 2014, para 4,11 anos em 2018. Isso ocorreu por causa da crise financeira que atingiu a economia nacional e reduziu o poder de compra do brasileiro. 

Como consequência, a população passou a gastar mais com peças, serviços, seguros, impostos e acessórios para reduzir a desvalorização do veículo na revenda ou troca. Como mostramos na pesquisa no começo do texto.  

Mesmo com o número de carros crescendo em algumas regiões, parte da população que possui carro, passou a gastar mais com os mesmos. 

2. Credibilidade desde a abertura

Sendo o carro um bem durável com custo elevado e que é um dos maiores sonhos de consumo do brasileiro, dificilmente o motorista vai permitir que uma empresa que não conhece e confia faça algum tipo de modificação ou limpeza nele.

Quando você atua com um nome que já tem credibilidade no mercado pela excelência dos seus serviços, a captação de clientes se torna muito mais fácil e, com isso, a tendência é que o faturamento aumente.

Como já trabalham com marcas reconhecidas no mercado e que tem várias unidades espalhadas por todo o país, os franqueados possuem uma vantagem considerável em relação à quem começa um nova marca do zero.

3. Atue com um segmento sustentável

O setor de franquias automotivas hoje está cada vez mais ligado com a sustentabilidade e a ecologia. Até há algum tempo, fazer a limpeza de um carro era algo automaticamente ligado com o desperdício de água, mas isso já não é mais uma regra.

Existem muitas redes de franquias automotivas que já atuam com limpeza ecológica, um serviço que garante a higienização do auto sem agredir a natureza. Esse serviço costuma usar produtos biodegradáveis e gastar a menor quantidade de água possível para a limpeza.

Cada vez mais, um comportamento ecologicamente correto tem se mostrado como uma tendência que deve fazer parte da forma como a população pensa e consome. Por isso, as empresas que já tem essa preocupação e responsabilidade podem sair na frente da concorrência e prosperar ainda mais.

4. Opere com um modelo já testado

Um dos pontos mais atrativos das franquias é o fato de o franqueado receber um modelo de negócio praticamente pronto, cuja viabilidade já foi testada.

As franqueadoras já têm experiência com o mercado, concorrentes, serviços e consumidores, e transmitem todo esse know-how para os seus franqueados. Aliás, esse é um dos motivos pelo qual você deve investir em uma franquia como seu primeiro negócio.

De modo geral, as franquias automotivas auxiliam o franqueado em todo o processo de abertura da unidade e treinamento dos funcionários. 

Elas também costumam oferecer apoio nas áreas jurídica, comercial e até financeira, para aumentar as chances da franquia deslanchar.

5. Diversas opções para todos os investidores 

Outro ponto bastante atrativo em adquirir uma franquia automotiva é que este segmento é bastante diversificado no que diz respeito aos valores de investimento e aos formatos de negócios disponíveis.

Quem tem um orçamento mais limitado, por exemplo, pode optar por uma franquia delivery, em que o franqueado atua em casa e sai apenas para prestar os serviços de limpeza e reparo quando é acionado pelo consumidor. 

Além do investimento inicial ser menor, os custos operacionais do dia a dia do negócio também são reduzidos, já que não há a necessidade de pagar o aluguel de um ponto comercial ou investir alto na compra de equipamentos e contratação de funcionários.

Já quem pode investir um valor maior na franquia automotiva, pode escolher os modelos de loja física, que podem ser alocados tanto em espaços comerciais, como estacionamentos de shoppings e concessionárias, como também em lojas de rua. 

Dessa forma, fica mais fácil ser encontrado pelo consumidor, principalmente quando a unidade está localizada em um ponto de fluxo intenso de veículos.

O que esperar ao assumir uma franquia automotiva?

Tradicionalmente, o carro é um objeto pelo qual o brasileiro tem muito apreço. Em muitos casos, eles carregam histórias marcantes para seus donos. Por isso, o investidor precisa estar ciente que terá que ter maior cuidado com o seu serviço que qualquer outro segmento.  

Também é preciso se preparar para encontrar clientes que sabem muito, um pouco ou quase nada sobre automóveis. Esteja sempre preparado e capacitado para lidar com os questionamentos de todos os níveis. 

Além disso, o perfil deste público também está mudando. Quando falavamos de carro, era muito comum voltarmos nossos pensamentos para consumidores homens. Porém, essa ideia é considerada arcaica atualmente. As mulheres vem se mostrando mais interessadas e presentes no setor. 

Dessa forma, todo o cuidado é pouco na hora de atendê-las por causa dos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram durante anos no setor. Seis em cada 10 interessados em carro vem do sexo feminino. Esses dados foram divulgados pela pesquisa da Navegg

Outro dado que mostra essa mudança no comportamento dos consumidores, foi trazido pela General Motors (GM). Eles identificaram que 46% dos atendimentos em oficinas já são para mulheres. Vale ressaltar que esse comportamento também serve para o quadro de funcionários.  

Todos esses detalhes são importantes para destacar-se da concorrência. Segundo um estudo do Empresômetro de 2019, no Brasil são mais de 185 mil estabelecimentos atuando no mercado automotivo. 

Sempre haverá adversários comerciais, independentemente do tipo de negócio que irá abrir. A competitividade é algo bom, principalmente nesse setor. A maioria dos consumidores não buscam pelo preço mais em conta, mas sim por um serviço de qualidade e atendimento de qualidade.

Descubra como usar os concorrentes para se destacar no mercado assistindo o vídeo a seguir!

Quais as franquias automotivas ideias para investir?

O mercado de franquias automotivas acompanha o avanço do setor que mostramos no tópico anterior. O aumento de carros repercute, principalmente, nas empresas que prestam algum tipo de serviço.

Seja troca de óleo, aluguel de carro ou limpeza ecologicamente correta, as marcas tem aproveitado muito bem dos números. Não à toa, as franchising faturaram R$ 5,894 bilhões em 2018, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda segundo a instituição, o segmento foi o segundo que mais cresceu no país e registrou um avanço de 3% em 2019. As empresas do setor ficaram atrás apenas das marcas ligadas a “alimentação”. 

Além disso, o setor possui duas marcas entre as 10 maiores redes de franquias do Brasil. Ambas com mais de 1,4 mil unidades espalhadas pelo país e muito bem consolidadas.

Por causa disso, preparamos uma lista com quatro das principais marcas que atuam no setor. 

Localiza

A Localiza, dentro da sua área de atuação, locação de veículos, é a mais conhecida do mercado e marca presença em quase todos os estados brasileiros. Com tantas unidades, a marca é considerada a maior rede de franquias do segmento automotivo.

Criada em 1973, em Belo Horizonte, Minas Gerais, a empresa começou a sua expansão na década de 1980 com seus primeiros franqueados. E em 1992, passou a focar no processo de internacionalização da marca, abrindo sua primeira loja em Buenos Aires, Argentina.

A partir daí, a marca passou a crescer e se tornou uma das referência não só no Brasil, como no mercado sul americano com mais de 70 unidades.   

AcquaZero

A AcquaZero é uma das principais franquias automotivas no mercado de limpeza ecológica e estética automotiva e uma excelente opção para quem quer investir nesse segmento. 

Criada em 2009 e com mais de 240 unidades em todo o Brasil, a rede tem reconhecimento de público, credibilidade garantida e altas possibilidades de rendimento para seus franqueados.

Um dos grandes diferenciais da marca é a limpeza a seco que utiliza apenas 300ml de água para a lavagem completa de um veículo. Além disso, oferece enceramento, hidratação de bancos, impermeabilização de estofados, cristalização de vidros e muito mais.

O modelo de negócio, que atua tanto com lojas físicas quanto home office, passou a atrair clientes e assim, aumentar a lucratividade de seus franqueados.

Descubra mais sobre a Acquazero e seu modelo de negócio assistindo o vídeo abaixo!

Jet Oil

A Jet Oil é uma empresa criada em 1994 para atuar exclusivamente com a troca de óleo para veículos em postos da rede Ipiranga. Com o passar dos anos, ela passou a oferecer outros serviços como check-up gratuito, seguro motor etc. Tudo com o conceito de 24 horas. 

Atualmente, são quase 1,5 mil unidades no Brasil. E ela é conhecida principalmente pelo seu trabalho simples, com bom preço, confiabilidade e agilidade. Não à toa a marca é considerada uma das maiores prestadoras de serviços automotivos.

Todos os benefícios da marca, também podem ser acessados pelos donos de motocicletas. Estima-se que são feitas mais de um milhão de trocas de óleos pela marca todo ano. 

Olho Vivo Vistorias

A franquia Olho Vivo Vistorias é uma marca que está presente em mais de 80 cidades brasileiras e tem como negócio, atuar no auxílio para regularização dos veículos de seus clientes. 

Com mais de 12 anos de história, a empresa já realizou mais de 1,8 milhões de laudos referentes a transferência, cautelar, prévia e móvel. Além disso, ela trabalha em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito(Denatran). 

Para começar a trabalhar com veículos, é preciso antes de mais nada, ter aptidão e vontade de conhecer mais sobre a área que vai atuar. O empresário pode investir em diversas opções no mercado, porém é preciso observar alguns pontos. 

Ou seja, estudar sobre o mercado que deseja entrar, buscar marcas com credibilidade no mercado e operar com um modelo já testado e aprovado pelos clientes. Caso queira se destacar ainda mais dos concorrentes, atuar com negócios sustentáveis é um bom começo. 

Gostou e quer saber mais sobre as vantagens de atuar com franquias automotivas? Assine nossa newsletter e receba toda semana dicas e informações que vão ajudar você a explorar ainda mais o segmento.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
20 de fevereiro de 2018

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