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Franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: conheça 13 opções


Para quem mora no interior e busca uma forma de empreender, existem franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que ajudam o empresário a oferecer o melhor serviço ou produto possível.

Uma das grandes vantagens de abrir um empreendimento nos municípios com poucos habitantes, se comparado com as grandes cidades, está no fato de ter um alcance que muitas vezes pode ser maior. 

Afinal, nessas localidades costumam ter regiões isoladas que acabam tendo poucas opções de acesso a um serviço ou produto bom e de qualidade. Além disso, também há o fato da concorrência reduzida. 

Assim, separamos algumas das melhores franquias para serem abertas em cidades pequenas. Veja quais são e como está o mercado a seguir!

Por que investir em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas?

As franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas podem ser consideradas microfranquias. Apesar de ter uma nomenclatura diferente, o conceito por trás desse tipo de empreendimento é o mesmo das marcas tradicionais e mais caras. 

Dessa forma, para ser considerada uma microfranquia é preciso que a empresa ofereça um modelo de negócio que precise de um investimento inicial de até R$ 90 mil. Assim, mesmo diante de um valor baixo, o franqueado tem os mesmos direitos. 

Vale ressaltar que o valor de R$ 90 mil equivale três vezes a renda per capita média da população brasileira. Esse cálculo é realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

O sucesso das microfranquias é tamanho, que a instituição detectou em 2018 um crescimento de 8% no número de unidades no país. Dessa forma, as mais de 580 marcas que oferecem esse modelo, ajudaram as franquias atingirem um faturamento superior a R$ 186 bilhões. 

Ou seja, ele conta com os benefícios do suporte, treinamento e auxílio jurídico quando necessário. Porém, a grande vantagem das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas está na estrutura necessária para o desenvolvimento do empreendimento. 

Na maioria dos casos, basta um computador e acesso a internet para conseguir oferecer o seus serviços ou produtos. 

Saiba mais como trabalhar com home office baixando o ebook abaixo!

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13 opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas

Uma das vantagens de apostar em franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, é que o empresário tem maior chance de alcançar um faturamento médio mensal maior do que um empreendimento comum. 

Afinal, as franquias são modelos de negócio que já foram testados e aprovados pelos consumidores. Dessa forma, a marca consegue desenvolver planos para que o franqueado consiga atender em municípios com baixa densidade demográfica. 

Porém, as vantagens não acabam apenas na possibilidade de atuar com poucas pessoas, mas também está presente na alta rentabilidade do empreendimento, no acesso a treinamentos e suportes oferecidos pela franqueadora. 

Já para os empresários que não possuem alto capital para fazer esse investimento e possui receio de entrar em um financiamento, existem marcas que oferecem o modelo home based — ou home office. 

Apesar de existirem outras opções de franquias baratas, separamos as melhores franqueadoras para quem quer empreender em cidade pequena.

1. Mr. Fit

Pioneira no serviço de Fast Food Saudável no Brasil, a Mr. Fit é uma das franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas que possuem um bom destaque. 

Além de ser líder no mercado de alimentação saudável rápida, ela proporciona para seus consumidores experiências gastronômicas diferenciadas para o tipo de alimentação que ela se propõem a produzir, recheada de muito pré-julgamento. 

O franqueado home-office tem como obrigação vender e achar pontos de vendas na região. Após fechar a carteira de parceiros, o investidor terá a única obrigação de manter seu estoque em dia

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: não informado

2. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para segmento de limpeza automotiva, porém com um diferencial. Enquanto os lava-jatos comuns utilizam cerca de 300 litros por carro, a marca gasta apenas 300 ml. Isso equivale a um consumo 1000 vezes menor. 

Além do serviço externo, os franqueados da Acquazero também são capacitados para realizar limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados, descontaminação de pintura, enceramento, revitalização de plástico e outras várias funções.

Quem optar pelo modelo home-office tem a possibilidade de escolher três opções. Pode ser básico, intermediário ou avançado. A principal diferença entre eles é a quantidade de serviços que o empreendedor é autorizado a fazer. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Com um modelo de negócio consolidado e atraindo cada vez mais clientes, a marca foi considerada a maior rede de franquia ligada a estética automotiva do país, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising(ABF).

3. OMO Passa Fácil

Passar roupa pode ser uma forma de complementar a renda de muitas pessoas. Essa é o objetivo da franquia OMO Passa Fácil. Por meio do aplicativo da marca, ela capta clientes e os conecta com os empreendedores. 

O franqueado não precisa se preocupar com o processo de busca e entrega das roupas, o próprio ecossistema da franqueadora faz esse trabalho. A única preocupação do empresário será fazer o trabalho em casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

4. Quisto Corretora de Seguros

Fundada em 2011, a Quisto Corretora de Seguros é considerada uma franquia de seguro de produtos diversificados. A rede de corretoras de seguros trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras que atuam no país. 

Entre os produtos disponíveis, podemos destacar seguros de vida, viagem, veículos, saúde, entre outros.A Quisto oferece dois modelos de investimento: home office e de loja física. Quem pretende trabalhar de casa deve desembolsar um capital inicial a partir de 11,9 mil reais. 

Por sua vez, o modelo de loja física exige um investimento na casa dos 21,9 mil reais. O faturamento mensal fica em torno de 50 mil reais.

Entre os diferenciais da marca, está o acesso à tecnologia de ponta, amplo treinamento nas áreas de gestão, marketing e mercado, apoio jurídico e auxílio na criação do projeto arquitetônico das lojas físicas.

  • Investimento total: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

Descubra as vantagens de investir em uma franquia de seguro no vídeo a seguir!

5. Maria Brasileira

Uma das poucas franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas ligadas a prestação de serviços voltados à limpeza, a Maria Brasileira está no mercado com 180 franquias em quase todos os estados brasileiros. 

Desde 2013, ela seleciona e capacita seus franqueados a executar tarefas como zeladoria, limpeza, jardinagem, cuidados pessoais e cozinha. 

Dessa forma, a marca se tornou líder do seu segmento, a empresa possui mais de 40 mil atendimentos mensais, um milhão de serviços prestados e baixo custo operacional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

6. Mardelle

Voltado para o mercado de moda íntima, a Mardelle é uma empresa conhecida pela qualidade de seus produtos com preço justo, referência em atendimento ao cliente e administração eficiente da marca. 

Puxada por essas características e pela vontade de atuar em novas regiões, a empresa decidiu iniciar seu processo de franchising.

Para atrair os empresários interessados na aberturas de unidades da franquia, a empresa decidiu oferecer para seus franqueados suporte operacional, treinamentos e assessoria contínua para que os responsáveis possam desenvolver suas unidades com base no sucesso do seu conceito de negócio. 

Todos os produtos, em estocagem, das linhas de operação da Mardelle podem ser adquiridos de acordo com a necessidade de cada franqueado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

7. Ponto TV

Atuando com a publicidade diversos locais pela cidade, a Ponto TV é especialista em mídia indoor e procura por escritórios, agências, consultórios, empresas entre outros, para instalar televisores com propagandas e conteúdos da contratante. 

Isso permite criar programas de retenção de clientes, maior interatividade no ambiente e conteúdo totalmente montado para chamar atenção. Atualmente são aproximadamente 45 mil pessoas impactadas pela marca em mais de 75 estabelecimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 31 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 7 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

8. Encontre Sua Viagem

A rede de franquias Encontre Sua Viagem(ESV), foi fundada em 2011 e é especializada em turismo, tendo mais de 500 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. 

Com um modelo de multimarcas, a rede oferece passagens, hospedagens e outros serviços para destinos nacionais e internacionais.

Em quase 10 anos de empreendimento, já são mais de 500 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. E para os próximos anos a expectativa é que esse número aumente ainda mais. 

Além da vantagem de ser um investimento baixo, a ESV ainda oferece boas comissões e permite que o franqueado recolha o dinheiro mesmo se seu cliente fizer a compra parcelada. 

A empresa permite que o investidor opte por dois modelos. Home office, onde ele não necessita de uma espaço comercial e atua direto de casa ou em qualquer lugar com acesso a internet, ou a tradicional loja física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

9. Monitorias

Monitorias é uma rede especializada em aulas para reforço escolar. Suas aulas particulares são definidas e desenvolvidas para que todos os alunos possam esclarecer dúvidas das matérias que mais trazem dificuldades.

Os franqueados podem atender alunos do ensino fundamental I ou II, além dos adolescentes do ensino médio. Tudo com o objetivo de proporcionar um aprendizado natural, rápido e intuitivo.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 16 mil
  • Rendimento ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 8 meses

10. Premiapão

A Premiapão chegou ao mercado para fazer um novo tipo de publicidade, nos sacos de pão. Com pacotes coloridos, de qualidade, reciclável e biodegradável, a marca proporciona aos estabelecimentos parceiros, uma maneira de aumentar os seus ganhos com pouco investimento. 

Para o franqueado obter lucro, ele precisa vender os anúncios. As embalagens funcionam como um jornal, são vários módulos que podem ser comprados pelo anunciante. 

Em troca, a marca oferece treinamento e orientação para o empreendedor conseguir atingir seus objetivos com a franquia. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 13 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses

11. Stone

A Stone é uma empresa que oferece segurança para os empreendedores na hora de receber o pagamento por algum produto ou serviço. Inserido no segmento de máquinas de cartão, a marca oferece mais benefícios que seus concorrentes como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

12. Torky Oficina de Instrumentos Musicais

Troky é a primeira franquia voltada para o reparo e manutenção de instrumentos musicais móvel. O objetivo do negócio é criar uma rede de luthiers — profissional especialista em instrumentos de corda —  que vão até o domicílio do cliente realizar o serviço.

A marca também possui uma plataforma própria que conecta músicos e profissionais. Os franqueados podem oferecer seguro, orçamento, locação, orçamento, agendamento etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: A partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

13. SMS Digital

O mundo dos negócios esta cada vez mais atuante em relação a comunicação digital. Essa nova maneira de enxergar as relações entre cliente e empresa, se tornou primordial para ser visto e obter boas vendas. 

E esse trabalho que a SMS Digital busca. Com um simples clique, os clientes da marca já podem disparar qualquer informação que desejar. O objetivo do franqueado, é vender a solução para empresários, independente do segmento que atua. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Uma das grandes vantagens de abrir esse tipo de empreendimento, está nas características físicas do negócio, que em sua maioria é possível se conduzido dentro de casa e com apenas um computador e acesso a internet. 

Acompanhe abaixo o infográfico sobre os 10 cuidados importantes para trabalhar de home office.

franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas: infográfico cuidados para trabalhar de home office

Porém, para obter sucesso com as microfranquias home office, é necessário que o empresário tenha disciplina e um espaço confortável em sua casa para fazer o melhor trabalho possível.

Agora que você viu algumas opções de franquias baratas e lucrativas para cidades pequenas, veja o nosso conteúdo sobre como manter o contato com o franqueador sendo proprietário de uma franquia home office!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
15 de Maio de 2020

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