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Franquias baratas e rentáveis? Sim! É possível


Não é de hoje que consideramos franquias baratas e rentáveis um bom negócio. Afinal de contas, todas as suas despesas iniciais são facilmente previstas.

Esse mercado vem se adequando aos novos tempos e novos perfis de empreendedores. Hoje, possuir uma franquia não quer dizer, necessariamente, investir muito dinheiro. Há diversas opções que aliam preço baixo e lucratividade alta. E essa fórmula vem fazendo sucesso.

O empresário que opta por se tornar franqueado tem a certeza de correr menos riscos que em um empreendimento comum. Muito por causa das características desse negócio. Seja com uma estrutura física simples, seja por meio do home office

Pensando nisso, desenvolvemos esse texto, para mostrar como as franquias podem ser baratas e rentáveis.

Além de caberem no bolso de qualquer empresário, as opções estão disponíveis em variados setores. Descubra quais são as melhores opões a seguir.

25 exemplos de franquias baratas e rentáveis

As franquias são modelos de negócio que permitem ao empresário abrir uma empresa com base no know how de uma marca que já possui experiência e tradição no mercado. Ou seja, utilizando essa forma de negócio, o investidor tem mais chances de ter sucesso. 

Até porque, cabe às franqueadoras oferecerem suportes e treinamentos para auxiliar os franqueados.

Outra vantagem de abrir uma franquia é conhecer o valor médio que será necessário para dar início aos trabalhos. Diferente de um empreendimento aberto do zero, que não permite essa previsão e acaba pegando o investidor de surpresa em alguns aspectos.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% das franquias fecham em até dois anos. Enquanto isso, 23% das empresas normais não completam 24 meses de vida. 

Assim, podemos ver que as franquias são baratas, rentáveis e muito seguras. Por isso, preparamos uma lista com algumas marcas de sucesso para quem deseja entrar no mundo do franchising. Acompanhe!

1. Acqio

Fundada no interior de São Paulo, a Acqio Franchising atua de forma home office, com soluções de pagamentos eletrônicos de cartões de crédito e débito por meio de equipamentos POS (WiFi e GPRS). 

A Acqio Franchising surgiu no mercado como a primeira franquia de solução de pagamentos eletrônicos e começou sua atuação em 2015. Hoje, ela já possui mais de 500 unidades distribuídas em todo o país.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

2. Água de Cheiro

A franquia Água de Cheiro é uma referência no setor de cosméticos e perfumaria, graças a qualidade dos seus produtos. 

No seu catálogo não há apenas perfumes, mas também sabonetes, batons e vários itens de maquiagem. As lojas de franquia pode ter grande ou médio porte.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 84 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

3. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem também faz parte das franquias baratas e rentáveis. Ela surgiu em 2011 e foi criada pelo empresário Henrique Mol.

Em quase 10 anos de empreendimento, já são mais de 500 unidades franqueadas espalhadas pelo Brasil. E, para os próximos anos, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. 

Além da vantagem de ter um investimento baixo, a ESV ainda oferece boas comissões e permite que o franqueado receba o dinheiro mesmo se seu cliente fizer a compra parcelada. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

A Encontre Sua Viagem permite que o investidor opte por dois modelos. Primeiro, o home office, onde ele não necessita de uma espaço comercial e atua direto de casa, ou em qualquer lugar com acesso a internet. 

Outra opção é o formato Loja Física. Ela exige um investimento maior, pela necessidade de um espaço comercial. O projeto arquitetônico deve obedecer as regras da franquia, e ainda há gastos com aluguel e pessoal. A unidade pode ser inaugurada em qualquer ponto comercial.

Para saber mais sobre as vantagens de investir na Encontre Sua Viagem, veja o infográfico abaixo!

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4. New Era 

Presente no Brasil desde 2015, a New Era é uma marca norte-americana famosa pela elaboração de bonés e um lifestyle ligado ao mundo dos esportes. As roupas (camisetas, moletons, jaquetas e bermudas) atendem todos os tipos de públicos. 

Além disso, a marca é reconhecida pela qualidade dos seus produtos. São dois modelos de unidade: quiosques ou lojas. Porém, seu objetivo é a instalação de empreendimentos em shoppings. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 90 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. Magic Up

A Magic Up é uma franquia com produtos de mágica para crianças, muito similares aos itens usados por mágicos profissionais. São mágicas simples ou kits mais completos, com manuais e DVDs que ensinam como realizar os truques.

Os empreendedores recebem um treinamento oficial dos produtos e podem optar por dois tipos de lojas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

6. Acquazero

A Acquazero é uma das franquias baratas e rentáveis voltada para segmento de limpeza automotiva.

Ela tem um grande diferencial: enquanto os lava jatos comuns utilizam cerca de 300 litros de água por carro, a marca gasta apenas 300 ml.

Além do serviço externo, os franqueados da Acquazero também são capacitados para realizar limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados, descontaminação de pintura, enceramento, revitalização de plástico e mais.

Os modelos para investir são o home office e loja física. Com o home office, o franqueado presta atendimento delivery, indo até a casa do cliente para realizar os serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Com um modelo de negócio consolidado e atraindo cada vez mais clientes, a marca foi considerada a maior rede de franquia ligada a estética automotiva, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para descobrir o motivo da marca ser esse sucesso, acompanhe o vídeo abaixo! 

7. Doutor Faz Tudo

A Dr. Faz Tudo é uma franquia de reparos, reformas, manutenções e construções em geral, tendo como principal destaque a diversidade de serviços de manutenção em imóveis residenciais, comerciais e industriais. 

Para os melhores resultados, a marca busca oferecer serviços sempre atendendo as orientações estabelecidas pelas Normas da ABNT e Sindicato da Construção Civil (Sinduscon).

Na franquia, uma equipe formada por profissionais experientes e qualificados fornecem suporte e treinamentos técnicos constantes a toda a rede de franqueados.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 32 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

8. Laundromat

Um novo conceito de lavanderia que funciona sem a necessidade de colaboradores para fazer atendimento. As lojas são totalmente automatizadas e podem funcionar em horários mais amplos, impactando positivamente no faturamento da empresa.

Toda a reposição de sabão e amaciante, além do pagamento, são feitos por meio da tecnologia. Tudo isso evita o desperdício na Laundromat e evita problemas com o fechamento de caixa. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

9. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto Corretora de Seguros é uma das franquias baratas e rentáveis mais conhecidas do mercado atualmente.

Com mais de 90 soluções para os clientes finais, a marca consegue entregar as melhores ofertas. O sistema de gestão comercial utilizado pelos franqueados consegue comparar e gerar cotações em mais de 20 seguradoras. 

Graças a essa eficiência, a Quisto vem se consolidando no mercado e ganhando destaque entre os consumidores. Uma ótima oportunidade para os empreendedores que buscam uma forma de iniciar um negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a empresa tem boas taxas de comissionamento. Os valores podem variam entre 10% e 45% dependendo do serviço contratado. 

Além dos treinamentos, suporte e auxílio jurídico, a Quisto Corretora de Seguras permite a adoção de dois modelos de negócio: homeoffice ou unidade física. 

Descubra as vantagens de abrir uma unidade da franquia Quisto no ebook abaixo. Basta clicar no banner!

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10. Ecojardim

A Ecojardim é especializada em tratamento e nutrição de plantas e jardins, utilizando produtos exclusivos da rede Ecojardim, que são produzidos em laboratório próprio.

Sua linha inclui fertilizantes, herbicidas, inseticidas, fungicidas e produto próprio para plantio.

Além disso, a Ecojardim oferece os serviços de implantação, manutenção e projetos paisagísticos de jardins.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 24,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

11. Tserv Dedetizadora

Voltada para conservação de espaços, a Tserv Dedetizadora é uma marca que tem como principal produto o controle de pragas. São mais de duas décadas atuando no segmento e com processos modernos e eficientes. 

Assim, o seu maior foco é proporcionar a seus franqueados maquinários e produtos exclusivos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

12. Mardelle

A Mardelle é uma empresa focada em moda íntima e uma das franquias baratas e rentáveis do segmento de Moda. Natural de Minas Gerais, a marca está há mais de 20 anos atuando no segmento e já se tornou uma referência de qualidade e conforto para o cliente. 

As opções para o investidor são lojas para shopping e lojas de rua.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

13. CVC Brasil

Uma das marcas mais reconhecidas do ramo, a CVC está no mercado brasileiro desde 1972. A empresa atua não só com viagens de lazer, mas também com viagens corporativas e intercâmbios.

Porém, para ser um franqueado da companhia, é preciso comprovar experiência com turismo.

O empreendedor também não pode estar no comando de outra empresa. Ele ainda deve ter conhecimento sobre os clientes da região e capital próprio para fazer o investimento.

Apesar de ser uma das mais exigentes do mercado, a marca permite que o investidor escolha entre loja de rua e loja em shopping. Os seus valores são os seguinte:

  • Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 28 meses

14. Pentagonal Seguros

Nascida na cidade do Rio de Janeiro há mais de 13 anos, a franquia Pentagonal está em constante evolução. 

Em 2019, a marca lançou sua plataforma digital para seus clientes finais, com o objetivo de oferecer desconto em mais de 15 mil empresas de alimentos, bebidas, atividades em geral, educação etc. 

Essa nova forma de fazer negócio dá ao franqueado mais chances de fidelizar seus consumidores, oferecendo vantagens e recompensas para aqueles que utilizarem a corretora. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30,8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

15. Stone

A Stone é uma empresa que oferece segurança para os empreendedores na hora de receber o pagamento por algum produto ou serviço. 

Inserida no segmento de máquinas de cartão, a marca oferece benefícios como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores. 

Além disso, a empresa possui atuação em mais de 1,5 mil cidades no Brasil e aproximadamente 500 mil clientes.

Cabe ao franqueado conseguir novos parceiros para a marca e, assim, ajudar a rede a aumentar a sua área de atuação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 30 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

16. Voe Viagens

Natural de Mato Grosso do Sul, a Voe Viagens é uma empresa que foca no atendimento personalizado, capaz de oferecer pacotes que se adequam às necessidade do consumidor final. 

Com um portfólio completo de viagens e serviços ligados ao segmento, a marca visa ampliar a sua rede de franquias pelo país.

Além disso, a Voe Viagens permite ao empresário escolher entre seis modelos de negócio. São eles: microfranquia, escritório, container, shopping, loja de rua e quiosque.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

17. Fácil Seg

Há quase 30 anos no mercado, a Fácil Seg é uma empresa que oferece serviços ligados a seguros de transporte internacional, nacional — voltados para importação e exportação de mercadorias — e de automóveis.

Ela também atua em outras frentes, como suas concorrentes. São aproximadamente 30 seguradoras parceiras.

Com treinamentos eficazes, software atualizado frequentemente e um suporte diferenciado, a empresa permite que seus franqueados atuem apenas como home office. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 24 meses

18. Mix Potato

Essa é uma franquia inovadora e uma das poucas que permitem trabalhar com o modelo home office no ramo de alimentação. A Mix Potato é uma marca que atua com a produção de batatas recheadas, belga, hambúrgueres e grelhados.

Dessa forma, o franqueado pode optar por trabalhar de casa e atender seus consumidores via delivery. Porém, ela só pode funcionar durante o horário definido pela rede, entre as 19h e 23h30.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

19. Tutores

É comum encontrarmos alunos com algum tipo de dificuldade em algumas matérias. Nem todos possuem aptidão para lidar com português, matemática, história etc. As dúvidas são comuns e, para reduzir os problemas e ajudar os alunos, surgiu a Tutores.

Ao observar e compreender seus alunos, a franqueadora proporciona uma forma de potencializar a educação, para que crianças e adolescentes possam superar os desafios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

20. The Kids Club

A franquia de idiomas The Kids Club é uma marca inglesa que já possui 66 unidades em operação no Brasil. A rede se encaixa no segmento de microfranquias, com uma opção para o franqueado trabalhar de casa.

Com foco no ensino de línguas para crianças de dois a 12 anos, a marca trabalha com brincadeiras, jogos, músicas, contação de histórias e outras atividades lúdicas para facilitar o aprendizado.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23,5 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 24 meses

21. SMS Digital

O mundo dos negócios está cada vez mais atuante em relação a comunicação digital. Essa nova maneira de enxergar as relações, entre cliente e empresa, se tornou primordial para ser visto e obter boas vendas. 

Assim, com um simples clique, os clientes da marca já podem disparar qualquer informação que desejarem, por meio de mensagens SMS. O objetivo do franqueado é vender a solução para empresários, independente do segmento que atua. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

22. OMO Passa Fácil

Passar roupa pode ser uma forma de complementar a renda de muitas pessoas. Esse é o objetivo da franquia OMO Passa Fácil. Por meio do aplicativo da marca, ela capta clientes e os conecta com os empreendedores. 

O franqueado não precisa se preocupar com o processo de busca e entrega das roupas. Isso porque, o próprio ecossistema da franqueadora faz esse trabalho. A única preocupação do empresário será fazer o trabalho em casa.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 10,8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 3,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

23. Mania de Passar

A marca Mania de Passar funciona como uma delivery para deixar as peças desamarrotadas. Ou seja, cabe ao franqueado ir até a casa do cliente buscar as roupas, passar em sua própria casa e depois entregar. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,3;
  • Faturamento médio mensal: até R$ 4 mil;
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses.

24. Torky Oficina de Instrumentos Musicais

A Torky é a primeira franquia móvel voltada para o reparo e manutenção de instrumentos musicais. O objetivo do negócio é criar uma rede de luthiers — profissional especialista em instrumentos de corda —  que vão até o domicílio do cliente realizar o serviço.

Hoje, a marca também possui uma plataforma própria, que conecta músicos e profissionais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: A partir de R$ 3 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 12 meses

25. Mondo Bianco

São mais de duas décadas atuando no mercado de vestuário. A rede de microfranquias Mondo Bianco é responsável por fabricar e vender uniformes para empresas ou pessoas físicas. 

O franqueado da marca, além de divulgar a sua franquia, vai até seus clientes para realizar as entregas das mercadorias. Entre as vantagens de fazer parte desse empreendimento está a ausência de estoque e um bom retorno do investimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 12 meses

O que não faltam são boas opções para quem deseja investir em franquias baratas e rentáveis. Existem diversas marcas que podem auxiliar o empresário a encontrar o melhor negócio para o seu perfil e objetivo. 

Gostou de conhecer a lista que preparamos? Veja como as franquias baratas e rentáveis podem ser suas aliadas em caso de crises — acesse nosso artigo: Investir em franquia na crise: vale a pena?.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
4 de junho de 2020

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