fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias brasileiras no exterior: sua estabilidade financeira em dólar


Se você mora fora e quer saber como as franquias brasileiras no exterior podem ajudar você a mudar de vida, saiba que esse processo pode ser mais fácil do que parece. 

Abrir uma franquia, no Brasil ou em qualquer lugar no mundo, é uma das maiores garantias que um empreendedor pode ter de sucesso. Para que você entenda a qualidade desse modelo de negócio, separamos um levantamento feito pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

De acordo com a instituição, apenas 5% das franquias fecham as portas antes de completar dois anos de operação. enquanto a taxa de mortalidade de empreendimentos criados do zero chega a 25%. Mesmo em países onde a burocracia é menor, essa é uma tendência forte. 

Além de facilitar o processo de expansão internacional da marca, o sistema de franchising ajuda os empreendedores a iniciar a sua jornada com bons resultados, sem a necessidade de passar por todas as provações de um negócio próprio. 

Dessa forma, preparamos o texto a seguir para mostrar como as franquias brasileiras no exterior podem ajudar você a ter a tão sonhada estabilidade financeira. Acompanhe a leitura. 

Qual a vantagem de abrir franquias brasileiras no exterior?

Para quem mora em outro país, as franquias brasileiras no exterior podem ser uma grande oportunidade para se firmar na localidade em que está morando. Existem oportunidades de grandes marcas que possuem um plano de internacionalização de franquias.

Dessa forma, algumas vantagens podem ficar mais claras no decorrer da sua experiência. Não apenas pela facilidade de lidar com um empreendimento da sua língua materna, mas também por ajudar um negócio do Brasil a prosperar pelo mundo. 

Atualmente, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem aproximadamente 142 marcas nacionais que atuam no exterior com operações físicas ou exportação para diversos países, sendo a maioria no Estados Unidos. 

Recentemente, uma dessas empresas que iniciou suas operações no país norte americano foi a Acquazero. Para conhecer um pouco mais sobre o seu modelo de negócio, confira o vídeo que separamos para você. 

Investimento menor

Uma das principais vantagens de apostar em franquias brasileiras no exterior é a possibilidade de empreender gastando muito menos. O Real sofre com a desvalorização em alguns países, o que torna a quantia necessária para tirar o projeto do papel muito inferior. 

Além dos gastos referentes a abertura do negócio, o futuro franqueado também precisa arcar com algumas taxas referentes a importação de equipamentos e envio de documentos, dependendo do tipo de regulamentação que o seu país tiver. 

Vale ressaltar que nos países considerados de primeiro mundo, o custo de vida costuma ser bem menor do que no Brasil. Assim, por mais que o valor de operação também seja mais baixo para se adequar ao mercado, é possível manter uma vida tranquila e sonhar crescer como empresário. 

Possibilidade maior de crescimento

Essas chances de crescimento aparecem de diversas formas, principalmente se for um dos primeiros representantes da marca. Entre os modelos de franquia disponíveis no mercado, existem aquelas que se tornam responsáveis pela operação dentro daquele país. 

Ou seja, cabe ao franqueado, além de operar o negócio, ser o representante da empresa. Assim, captando novos franqueados, treinando-os, oferecendo todo o suporte necessário e recebendo parte dos valores referentes as taxas. 

Esse movimento não é exclusivo para brasileiros, qualquer nacionalidade pode se tornar um franqueado. Porém, as regras para a apresentação do contrato e da estruturação da Circular de Oferta de Franquia (COF) varia de acordo com cada país. 

No Brasil, por exemplo, caso uma empresa internacional decida iniciar suas operações com franquias, cabe a ela traduzir todos os documentos importantes para o português. Esse é um detalhe que precisa ser observado. 

Língua portuguesa 

Talvez a maior vantagem é empreender falando português, assim, todos os documentos e reuniões estarão no seu idioma materno. Isso ajuda a evitar erros de interpretações que podem acontecer, principalmente para quem não domina a língua local. 

Além disso, existe o fator cultural que ajuda muito nesse processo. Nós crescemos acostumados a lidar com o jeito caloroso, amigável e diferenciado do brasileiro. Porém, muitas pessoas podem achar estranho o comportamento de empresários de outros países. 

Não só pelo jeito em que os estrangeiros são criados, mas também pela maneira que enxergam seus empreendimentos. Existem diversas culturas que lidam com dinheiro de uma forma diferente da nossa, por isso apostar em franquias brasileiras no exterior pode ser fundamental para o seu desenvolvimento como empresário. 

Como o negócio ajuda a ganhar estabilidade financeira?

Mulher com leque de dólares comemorando
Abrir uma franquia fora traz grandes oportunidades para mudar de vida

As franquias são conhecidas no mundo inteiro pelo seu modelo seguro de investimento. O sistema de franchising funciona da seguinte maneira: uma marca autoriza um empresário terceiro a explorar comercialmente o nome da empresa.

Porém, para isso, a marca transmite todo o seu know how e expertise para que o empreendedor consiga seguir os padrões desenvolvidos pela rede. Esse processo é feito por meio de treinamentos direcionados a todos os envolvidos no negócio, além de suportes e auxílios. 

Por causa disso, os franqueados já entram no mercado com um modelo de negócio de sucesso, com uma grande marca por trás e sem a necessidade de passar pelos perrengues ao abrir um negócio do zero. 

Assim, em questão de poucos dias é possível obter um faturamento muito maior do que se tivesse investido em outro formato. Todas as franquias possuem uma previsão de retorno sobre o investimento com base nos gastos mensais da sua unidade e faturamento médio. 

Com isso, elas vão orientar você da melhor forma possível para que esteja sempre acima desse marco. Ao adquirir o ritmo correto, o que não é muito díficil para quem tem o perfil de empreendedor, as chances de mudar de vida se tornam quase que inevitáveis. 

Dicas para abrir uma franquia no exterior

Porém, para conseguir abrir uma franquia no exterior é preciso ficar atento a algumas questões que são referentes ao país em que pretende empreender. Existem diversas regras que são diferentes do Brasil. 

Por exemplo, somos um dos únicos países que possui uma lei específica para franquias. Em contrapartida, para inaugurar unidades no Brasil, temos processos muito burocráticos para quem deseja abrir uma empresa. 

Vale lembrar que por mais que a franquia seja uma “cópia autorizada” de uma marca conceituada, é necessário passar por todo o processo de documentação etc. Com a diferença que é algo mais simples e fácil. 

Estude o mercado

Primeiramente, antes de iniciar suas operações em outro país, é necessário entender como o mercado que está prestes a entrar se comporta. Ou seja, de nada adianta abrir um negócio voltado para estética, se esse é um segmento pouco utilizado pela população desse local. 

Com base nesse levantamento, você consegue saber quais as áreas são realmente importantes para o seu desenvolvimento como empresário. Além disso, é fundamental que opte por um setor que lhe agrada. 

Por mais que o dinheiro seja um atrativo, é preciso empreender naquilo que você realmente gosta. A ideia é passar alguns anos da sua vida cuidado dessa empresa,por isso, é importante se identificar e realmente gostar do ramo de atuação.

Identifique os impostos

Jovem analisando as contas franquias brasileiras no exterior
Cada país conta com um sistema de impostos diferentes, é preciso ficar atento as diferenças

Os impostos também variam de país para país. Assim, busque compreender os valores que precisam ser levantados para que consiga manter o seu negócio funcionando. Uma dica é procurar um advogado local para auxiliar você nesse processo. 

Por mais que a empresa brasileira saiba o que é necessário para abrir uma unidade fora das fronteiras, não é possível saber as regulamentações de cada um dos países que surgem interessados. 

Então, além do estudo feito pela franqueadora para observar a viabilidade do negócio dar certo no exterior, você também precisa estar ciente das suas obrigações como empresário. 

Busque informações sobre as regulamentações 

A diferença não pára apenas nos impostos que precisam ser pagos. Há muitas diferenciações nos regulamentos que precisam ser seguidos para iniciar as operações.

Se não estiver apostando em uma marca nova, certamente a empresa já estará ciente de tudo que é necessário para que você comece a sua jornada empreendedora. 

Para ajudar nesse serviço, o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Itamaraty, oferece cartilhas para quem deseja empreender em outro país. São diversas normas, documentos e regulamentações que precisam estar em dia. 

Basta acessar o site do Itamaraty, escolher a cartilha do local que deseja, fazer o download e estudá-la. 

Analise a COF com cuidado

A Circular de Oferta de Franquia (COF) é um documento obrigatório no Brasil, porém em outros países ele possui uma denominação, informações e função diferentes. Esse documento é regulamentando por meio de uma norma e visa proteger ambas as partes desse negócio. 

Dessa forma, mesmo que abra uma franquia em outro país, é importante estudar muito bem o que é apresentado para não ser pego de surpresa no futuro. Por mais que a empresa tenha que seguir as regras do país em que você está, você pode solicitar os dados da COF na versão brasileira. 

Esse é um cuidado importante que pode fazer a diferença na hora de assinar o seu contrato final. Sem contar nos dados referentes ao gasto necessário para tirar o projeto do papel, a história da marca, o balanço financeiro, treinamentos, taxas etc. 

Como vimos ao longo do texto, abrir um negócio fora do Brasil não é um processo muito difícil. Porém, é preciso ficar atento as normas de cada local para que esteja sempre em dia com suas obrigações. 

Dessa forma, você poderá empreender com tranquilidade e mudar de vida, afinal o que não faltam são vantagens para tornar o seu sonho em realidade. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias brasileiras no exterior? Continue explorando o nosso blog e veja as oportunidades de empreendimento para quem mora além das fronteiras. 

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *