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Franquias para cidades pequenas de 5 mil habitantes: 20 opções


Sabia que existem várias opções de franquias para cidades pequenas com 5 mil habitantes? Elas podem ser boas oportunidades de negócio, já que levam novidades a estes locais.

No Brasil, a maioria dos seus municípios possui uma população com até 20 mil habitantes. Isso corresponde a 68% das cidades brasileiras, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Em suma, isso significa que mais de 32 milhões de pessoas vivem em cidades como Miguel Leão, no Piauí (1,2 mil habitantes); Abre Campo, em Minas Gerais (13 mil); ou Rondinha, no Rio Grande do Sul (5,5 mil).

Normalmente, essas são regiões que dependem de municípios maiores para suprir as suas necessidades de consumo. Por isso, é comum encontrar empreendedores que desejam trazer algum tipo de empreendimento para mais perto dessa população. 

Você é um desses empreendedores? Para te ajudar, desenvolvemos o texto a seguir. Acompanhe e descubra os cuidados necessários para abrir uma franquia!

Cuidados necessários para franquias em cidades pequenas a partir de 5 mil habitantes

Abrir uma franquia no interior exige alguns cuidados do empreendedor. O primeiro passo para qualquer investidor é analisar bem o modelo de negócio e identificar se ele realmente se encaixa as necessidades da região. 

Além disso, há marcas que necessitam de um fluxo de caixa alto para que os resultados esperados sejam atingidos. Logo, nem todas as franquias estão prontas para cidades pequenas com 5 mil habitantes. 

Uma dica para quem está pensando em abrir esse tipo de empreendimento é procurar algum profissional que possa o aconselhar a escolher a melhor empresa para investir.

Perfil do empreendedor de franquias para cidades pequenas de 5 mil habitantes

Empreendedor pensando em possíveis saídas para um eventual problema
Para ser um bom empreendedor no interior, é preciso estar preparado para enfrentar situações adversas.

O primeiro passo para ser um empreendedor bem-sucedido é encontrar uma atividade que você já tenha alguma experiência e/ou com a qual se identifique.

Ou seja, não basta apenas encontrar um modelo de negócio que se encaixa na necessidade e perfil do seu público-alvo na região, como vimos no começo do texto. Você precisa ter interesse na atividade para se dedicar a ela.

Outro ponto que devemos observar é que a vida de empreendedor não é muito tranquila. O empresário precisa estar à frente dos problemas e preparado para as situação vão aparecer e pegá-lo de surpresa. 

Por mais que o modelo de franquia pareça uma forma mais segura de abrir um negócio, ele exige os mesmos cuidados que qualquer outro empreendimento. 

O que a torna mais tranquila é a capacidade de trabalhar com um plano de negócio eficiente e com resultados comprovados ao longo do tempo. 

20 franquias para cidades pequenas a partir de 5 mil habitantes

Não é muito difícil encontrar franquias para cidades pequenas a partir de 5 mil habitantes. São diversas opções, que atendem em vários segmentos. Preparamos a lista a seguir com as mais reconhecidas do mercado. Acompanhe!

1. Monitorias

A Monitorias é uma rede especializada em aulas para reforço escolar. Suas aulas particulares são definidas e desenvolvidas para que todos os alunos possam esclarecer dúvidas sobre diferentes disciplinas.

O investimento necessário para abrir uma unidade da marca fica entre R$ 16 mil e R$ 28 mil.

Esse valor varia de acordo com o número de estudantes que você conseguir atender. Dessa forma, é possível ter o retorno do capital investido a partir do 8º mês de funcionamento.

Os franqueados podem atender alunos do Ensino Fundamental I ou II, além dos adolescentes do Ensino Médio. Tudo com o objetivo de proporcionar um aprendizado natural, rápido e intuitivo.  

2. Suav

Uma das marcas referência na área de beleza, a Suav é a franquia ideal para quem deseja ingressar nesse segmento. Criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2010, ela vem adaptando e transformando o seu modelo de negócio em um empreendimento ainda mais rentável.

Além de entregar serviços de depilação a cera, os clientes da franqueadora — homens e mulheres — podem contar com atendimentos como escovaria, design de sobrancelha e esmalteria. 

Para abrir uma unidade, é necessário um espaço mínimo de 80 m². Já o investimento necessário varia de acordo com os serviços que o franqueado deseja oferecer. 

O valor inicial parte de R$ 167 mil e o faturamento médio mensal de uma unidade ultrapassa R$ 70 mil.

A grande vantagem da marca é o seu conceito de atendimento express, em que o usuário não precisa marcar horário. Para saber mais sobre essa franquia, baixe o ebook completo sobre a marca! Basta clicar no banner abaixo.

ebook guia completo sobre a franquia Suav

3. Stone

A Stone é uma empresa que oferece segurança para seus clientes na hora de receber o pagamento por algum produto ou serviço. 

Inserida no segmento de máquinas de cartão, a marca oferece benefícios como atendimento local, suporte 24 horas e consultoria comercial para pequenos empreendedores. 

O objetivo da Stone é transformar o seu mercado por meio do melhor serviço e logística para os seus clientes.

Para investir na marca, o franqueado precisa desembolsar, inicialmente, R$ 30 mil. O retorno do investimento vem em seis meses, dependendo da dedicação do empresário. 

4. Brasil Nutri Shop

Uma das maiores franquias de suplementos alimentares do país, a Brasil Nutri Shop é uma marca de Curitiba, Paraná, que está no mercado desde 2016 e trabalha com o modelo de franchising online. 

Ou seja, o franqueado precisa se preocupar apenas com o marketing e as vendas dos produtos por meio do e-commerce da própria marca.

O sucesso é tamanho que, em poucos anos, a Brasil Nutri Shop já conta com mais de 500 empresários atuando no negócio. 

Com investimento de R$ 9 mil, o interessado em adquirir essa franquia pode trabalhar de onde quiser, sem a necessidade de contar com um estoque. Simplificando suas operações, processos de logística e facilitando o trabalho. 

5. Mardelle

Investir em uma franquia Mardelle é a grande chance para os empresários que estão procurando um empreendimento voltado para o setor de moda íntima.

A marca possui treinamentos para capacitar o franqueado de acordo com o modelo de gestão e vendas da empresa. 

A empresa trabalha com produtos das linhas:

  • feminina – calcinha e sutiã;
  • masculina – cuecas e sungas;
  • noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • infantil – calcinhas e duas peças;
  • maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação. 

Os valores para abrir uma unidade Mardelle variam de acordo com o modelo escolhido. A estimativa de retorno do negócio fica entre 18 e 24 meses. 

Outra previsão da marca é que o faturamento médio chegue a R$ 80 mil mensais. Conheça um pouco mais sobre a Mardelle no vídeo a seguir!

6. Sóbrancelhas

Fundada em 2013, a Sóbrancelhas é uma marca especializada no que ela chama de “produção do olhar”. Com produtos e procedimentos estéticos voltados para as sobrancelhas, a empresa vem se consolidando no mercado. 

Presente em 10 estados brasileiros, a marca viu um mercado carente e decidiu se desenvolver nele.

O investimento inicial é de R$ 115 mil. O retorno do capital costuma acontecer entre oito e 18 meses.

7. Doutor Faz Tudo

A empresa foi criada para oferecer manutenções rápidas em imóveis residenciais e comerciais. Sua proposta é um atendimento com mais qualidade e segurança.

Ao empreender nessa microfranquia, os empreendedores podem exercer seu trabalho com conceitos inovadores. Os serviços incluem o atendimento de um eletricista, encanador, montador, pedreiro, pintor, azulejista, calheiro, entre outros. 

Tudo se baseia nos planos de atendimento disponíveis. Com investimento a partir de R$ 25 mil, a Doutor Faz Tudo estima que o empresário terá o retorno sobre o capital investido entre seis meses e um ano. 

8. Acquazero

Considerada a maior franquia de estética automotiva do Brasil, a Acquazero está no mercado há mais de 10 anos.

O grande diferencial do seu serviço, além das várias opções de higienização, é o procedimento de limpeza completa de um carro com apenas 300 ml de água. Apenas um dos aspectos sustentáveis que destacam a marca. 

O franqueado também pode oferecer atendimentos como o polimento do carro, higienização de ar-condicionado, limpeza de sofá e tapetes, e mais. Há a possibilidade de atuar de modo delivery, realizando os serviços na casa do cliente.

Além disso, os investidores contam com treinamentos presenciais, materiais exclusivos e apoio jurídico da franqueadora. 

O modelo home office da Acquazero é o mais em conta. Para investir nele, o empresário precisa desembolsar a partir de R$ 17.820 mil e tem o retorno do investimento em até 18 meses.

Quer conhecer um pouco mais sobre a franquia? Acompanhe o vídeo a seguir!

9. Maria Brasileira

A Maria Brasileira é uma das poucas franquias que atuam diretamente na prestação de serviços ligados à limpeza.

Com mais de 180 unidades, a marca está desde 2013 capacitando seus franqueados para atuarem com qualidade, segurança e obtendo bons retornos financeiros. 

Quem optar por investir nessa franquia, executará tarefas como zeladoria, limpeza, cozinha, jardinagem e cuidados pessoais (idoso, criança e animais).

O investimento inicial é de R$ 30 mil e o empresário pode reaver esse dinheiro em até 15 meses, caso siga à risca o modelo de negócio. 

10. Home Angels

Considerada uma das maiores franquias de cuidadores de idosos da América Latina, a Home Angels conta com mais de 160 franqueados espalhados pelos estados brasileiros.

Seu foco de atendimento está em pessoas com mais de 65 anos que passam por alguma limitação física, em recuperação cirúrgica, vítima de algum tipo de acidente, pessoas com Alzheimer ou Parkinson (doenças que atingem o sistema nervoso). 

Além disso, o atendimento pode auxiliar mulheres grávidas ou mães de primeira viagem.

O franqueado que optar por se tornar um Home Angel precisa desembolsar R$ 25 mil. O retorno do capital fica entre um ano ou 18 meses. 

11. Quisto Corretora de Seguros

A Quisto atua com mais de 90 serviços e, graças ao seus sistemas de Gestão Comercial e Multicálculos, o empreendedor consegue gerar mais de 20 cotações de uma só vez. 

Uma das grandes vantagens da marca é a possibilidade do trabalho home office. Ele permite um relacionamento virtual e acompanhamento mais próximo e individualizado dos clientes. 

Com investimento inicial de R$ 17 mil, é possível se tornar um franqueado da Quisto e aproveitar o faturamento médio acima dos R$ 50 mil. Além do prazo de retorno entre seis e 18 meses. 

Ao se tornar um franqueado, o empreendedor tem acesso completo aos treinamentos e manuais online para se adaptar às operações da marca. Também é oferecido auxílio para o marketing digital e todo o apoio jurídico quando necessário. 

Descubra um pouco mais sobre a Quisto no vídeo a seguir!

12. Kumon

Com materiais didáticos exclusivos e suporte constante, a franquia Kumon já atendeu mais de 180 mil alunos no Brasil. Ela é considerada a 7º maior rede de franchising do país, com mais de 1,5 mil unidades espalhadas em todos os estados.

A metodologia da marca é proporcionar autonomia nos estudos para seus estudantes, fortalecendo e potencializando sua capacidade de enfrentar sozinho os desafios. 

O investimento inicial é de R$ 40 mil e, além disso, o capital pode ser recuperado em até dois anos. 

13. Via Certa

A franquia Via Certa é uma escola especializada em educação profissionalizante. No mercado desde 2012, a marca paulista proporciona aos seus alunos aprender ou atualizar seus conhecimentos sobre alguma área.

Atualmente, são mais 30 cursos oferecidos pela franqueadora nas áreas de Administração e Negócios, Indústria e Energia, Informática, Inglês, Preparatório, Saúde, Beleza e Estética. Tudo com base em um método de ensino próprio.

Com mais de 18 mil estudantes formados, a marca é vista com bons olhos por quem deseja transformar e levar educação diferenciada para cidades pequenas, podendo atender pessoas de qualquer idade.   

O investimento inicial gira em torno de R$ 130 mil, devido aos gastos com equipamentos e aluguel de espaço físico. Já o retorno do capital pode demorar um ou dois anos. 

14. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem é uma agência de turismo desenvolvida e idealizada pelo empresário Henrique Mol. Ao criá-la, ele pensou em um modelo de negócio que fosse capaz de oferecer alta rentabilidade e um baixo investimento para os franqueados. 

A função de quem entra para a rede de franquias da marca é encontrar as melhores opções de passagens aéreas, hotéis, passeios e seguros de viagem para seus clientes. Ao todo, são mais de 1.500 parceiros comerciais da rede.

Com a possibilidade de aderir à ESV no modelo de home office, o investidor aplica, inicialmente, R$ 11,9 mil e tem um faturamento médio que ultrapassa os R$ 30 mil.

Para conhecer um pouco mais sobre a Encontre Sua Viagem, veja o vídeo a seguir!

15. Doutor Jardim

Marca “irmã” da Dr. Faz Tudo, a Doutor Jardim atua com o mesmo modelo já apresentado anteriormente. Porém, seu trabalho é realizado exclusivamente para o cuidado e manutenção de jardins e piscinas. 

Para a marca, esse tipo de serviço é visto como um assunto de saúde e patrimônio. Dessa forma, ela se tornou a principal instituição técnica de jardinagem do Brasil. 

O investimento inicial no negócio é de R$ 25 mil e o empresário tem o retorno do que foi gasto em até 12 meses. 

16. Supera

A Supera é um instituto de educação que conta com professores capacitados para oferecer um ensino e treinamento individualizado. Assim, os alunos podem se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Com o intuito de potencializar a criatividade, concentração, raciocínio lógico, autoconfiança e disciplina, a marca utiliza-se de conceitos voltados para o planejamento pessoal, inteligência financeira, entre outros. 

Com investimento de R$ 119 mil para cidades com até 85 mil habitantes, a Supera estima recuperar o capital em até 24 meses.

17. Paper Pão

A Paper Pão chegou ao mercado com o intuito de transformar a forma de fazer publicidade nas cidades. 

Por meio dos sacos de pão, coloridos, de qualidade, recicláveis e biodegradáveis, a marca proporciona aos estabelecimentos parceiros uma maneira de aumentar os seus ganhos com pouco investimento. 

O objetivo do franqueado é conseguir vender os anúncios disponíveis. As embalagens funcionam como um jornal e seus espaços são reservados para negociação com os anunciantes.

Com investimento a partir de R$ 5,2 mil e tendo o retorno sobre o capital com quatro meses, a marca oferece treinamento e orientação para o empreendedor conseguir atingir seus objetivos com a franquia.

18. Tutores

Professora e aluna estudando por meio de uma das franquias para cidades pequenas 5 mil habitantes
A Tutores é uma das franquias para cidades pequenas de 5 mil habitantes que foca no ensino individualizado.

É comum encontrarmos alunos com algum tipo de dificuldade em algumas matérias. Nem todos possuem aptidão para lidar com Português, Matemática, História etc. As dúvidas são comuns e, para reduzir os problemas e ajudar os alunos, surgiu a Tutores.

Ao observar e compreender seus alunos, a franquia proporciona uma forma de potencializar a educação de crianças e adolescentes.

O investimento para cidades com até 50 mil habitantes é de R$ 15 mil e o prazo para ter retorno no investimento fica entre 24 e 36 meses. Para facilitar a atuação dos franqueados, a marca tem como carro-chefe as unidades home based. 

19. Limpeza com Zelo

Voltada para a faxina de residências, a Limpeza com Zelo atua no mercado há mais de 10 anos. Um dos seus grandes diferenciais é se basear no modelo de negócio da maior franquia do segmento, a JAN-PRO. 

Criada pelos mesmos fundadores da marca internacional, a franquia utiliza seu know-how para entregar um empreendimento rentável e de baixo custo para seus franqueados. 

A marca passou a se expandir pelo Brasil e hoje conta com quase 30 unidades espalhadas pelo país. O investimento inicial necessário é de R$ 12,3 mil. O faturamento médio é de R$ 15 mil, fazendo o capital retornar em até 18 meses. 

20. Bom Cupom

A Bom Cupom é uma empresa voltada para a geração de descontos por meio de notas fiscais. Com um equipamento próprio, a franqueadora imprime os vouchers nos versos de cada NF. 

Dessa forma, o comerciante cliente da marca expõe sua empresa de uma maneira barata e atrativa para as pessoas que vivem naquela determinada região. 

O investimento inicial é de R$ 12 mil e o prazo para o retorno do capital fica entre três e sete meses. 

Quer conhecer outras franquias baratas para cidades pequenas? Acompanhe o vídeo abaixo!

Ao longo do texto, você pôde conhecer as melhores marcas para quem deseja abrir uma empresa no interior. Cabe, agora, pesquisar e descobrir se possui afinidade com o negócio ou não. 

O que acha de aprender um pouco mais sobre como investir em franquias para cidades pequenas de 5 mil habitantes, mesmo não tendo a quantia necessária para abrir sua unidade? Acesse nosso conteúdo sobre as opções de financiamento e como obtê-los!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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