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Franquias de agência de turismo: vale a pena investir?


Franquias de agência de turismo têm sido cada vez mais procuradas pelos consumidores. Afinal, algumas das principais agências do Brasil são do tipo franquia.

Para se ter uma ideia, apenas considerando as microfranquias, são 12 grandes marcas no País. As microfranquias são franquias com investimento inicial de, no máximo, R$ 90 mil. Em 2018, o setor de Hotelaria e Turismo no franchising faturou R$ 12,6 bilhões!

Se você anda pensando em investir em um negócio assim, poderá ter ótimo rendimento. Mas quais serão as vantagens dessa opção? Existem ressalvas ao investir no setor do turismo?

Para te ajudar com essas dúvidas, produzimos este texto. Abaixo, apresentamos tudo o que você precisa para decidir se vale a pena optar por uma franquia de agência de viagens. Continue lendo!

O mercado de turismo e franchising

Todos os anos, o setor de turismo apresenta crescimento no franchising, em maior ou menor grau. Apenas entre 2017 e 2018, por exemplo, o faturamento das unidades cresceu 12,3%. Já o número de unidades das empresas cresceu 8,1%, espalhando mais opções de agências por todo o país.

Mas os números do Turismo não são atrativos apenas no franchising. Na verdade, 8,8 trilhões de dólares não injetados pelas viagens na economia mundial.

Enquanto isso, o Brasil possui 6,9 milhões de postos de trabalho ligados ao Turismo. A atividade representa 8,1% do PIB do país.

Veja outros números sobre o setor de Turismo no infográfico que preparamos para você!

turismo dados em infografico

5 vantagens de uma agência de turismo

Como você viu no tópico anterior, o setor de turismo tem grande potencial. Além de crescer continuamente, seu faturamento é alto e o número de viagens realizadas contribui bastante para a economia.

E essa é exatamente uma das principais vantagens de investir em franquias de agência de turismo: seu potencial econômico. 

Em média, cada brasileiro viaja, pelo menos, uma vez por ano. Ou seja, sempre há público consumidor. Atrair os clientes para uma agência não costuma ser uma tarefa difícil.

Mas os atrativos deste tipo de negócio não se limitam a isso. Abaixo, falamos sobre outros benefícios das franquias de agência de turismo.

1. Facilidade do modelo de franquia

Ao abrir uma franquia, o empreendedor recebe todo o plano de negócio da marca. Isso significa que ele abrirá uma nova unidade daquela empresa, seguindo todo o seu modo de fazer.

Graças a esse planejamento, a nova empresa tem mais chances de sucesso. Afinal de contas, seus produtos, serviços e atendimento já terão sido testados e corrigidos em outra unidade. Reproduzindo-o com cuidado, as chances do negócio dar certo são enormes.

Só que abrir uma franquia não significa que o trabalho é menor. Ele só será mais simples, precisando do mesmo tipo de dedicação. Veja mais sobre o assunto no vídeo abaixo!

Outro ponto interessante de uma franquia é a série de suportes ao franqueado oferecido pela franqueadora. Por exemplo, auxílio para a escolha do ponto comercial, apoio de marketing, jurídico e dicas comerciais.

Sem contar o treinamento para a atuação. O franqueado é sempre capacitado para lidar com seus clientes e sistemas. Assim, poderá realizar a melhor cotação para os clientes e fidelizá-los.

2. Não é necessário ter estoque

Uma agência de turismo trabalha com serviços, e não com produtos. Logo, não é preciso manter estoque de nada.

Esse ponto é atrativo, pois facilita o dia a dia do empreendedor. Isso uma vez que não é necessário organizar uma série de itens. Também torna o negócio bem mais econômico do que seria caso fosse uma loja de roupas, por exemplo.

3. Alta remuneração por venda

As franquias de viagens são variadas, e a remuneração do franqueado muda conforme a marca da empresa. 

Em todo o caso, porém, o lucro por venda costuma ser alto. Especialmente porque manter uma agência não requer tantos gastos. Então, o faturamento obtido se transforma logo em rentabilidade.

Geralmente, as franquias de viagem entregam ao franqueado uma remuneração média de 10%.

4. Trabalho on-line

Além da possibilidade de abrir uma loja física, é possível atuar no setor com uma franquia home office. Ou seja, gerenciada direto de casa, sem a necessidade de um espaço comercial para atender o usuário.

Neste caso, todo o trabalho do empreendedor é on-line, feito pela internet. Em uma unidade física, porém, as cotações também são virtuais.

Essa característica das franquias de agência de turismo torna o trabalho mais simples, ágil e barato. Afinal, só é necessário contar com uma conexão de qualidade.

5. Segmentos para atuação

Uma agência de viagens comercializa diferentes produtos para o turismo. São passagens, aéreas, viárias ou marítimas; reservas em hotel; passeios turísticos; aluguel de veículo e mais.

Toda essa variedade amplia o público-alvo da empresa e o seu faturamento, uma vez que um mesmo consumidor pode adquirir diversos atendimentos.

Além disso, uma agência pode atender em segmentos diversos. Algumas franquias são especializadas em um tipo de Turismo, enquanto outras têm ampla atuação.

Entre os “tipos” de turismo com os quais é possível trabalhar, estão:

  • Turismo Cultural
  • Rural
  • Religioso
  • LGBT
  • Aventura
  • Negócios
  • Intercâmbios
  • Terceira Idade
  • Ecoturismo etc.

Franquias de agência de turismo home office

Como explicado antes, diversas franquias de turismo permitem que o franqueado atue de modo home office. Assim, ele pode escolher trabalhar dentro de casa, na praia, em uma praça ou onde mais conseguir acesso à internet e um telefone.

Mas existem outras vantagens além de toda essa flexibilidade. Começando pelo fato de que a franquia home office é mais barata, já que não precisa de investimento em uma estrutura comercial.

Ao mesmo tempo, o franqueado pode trabalhar quando quiser. Só é preciso ter atenção ao horário de contato com o cliente. É importante que o usuário saiba qual a disponibilidade do agente, pois assim não haverá “desencontros” e incômodos na sua relação.

De qualquer forma, o trabalho on-line precisa ser feito com enorme cuidado. Isso porque, muita gente ainda tem certo receio de negociar com alguém que não está vendo.

É preciso dedicar muita atenção e entregar os melhores resultados ao cliente. Assim, ele falará de você e se tornará um consumidor frequente.

Ainda é preciso muito cuidado com a procrastinação. Trabalhar por conta própria e fora de um espaço comercial requer disciplina para não adiar as tarefas. 

Do contrário, a franquia não terá um bom faturamento. O retorno do investimento de qualquer negócio está diretamente ligado ao quanto o empreendedor se dedica a ele.

Qual o valor das franquias de agência de turismo?

Como já citamos, são muitas as opções de franquias de turismo disponíveis no Brasil. Então, para abrir uma delas, é preciso entrar em contato com a franqueadora. Você deverá perguntar a ela qual o investimento inicial necessário e avaliá-lo de acordo com o que você tem disponível.

Ainda assim, é possível dizer que as versões home office dos negócios são mais baratas. Geralmente, seu investimento mínimo gira em torno de R$ 11 mil.

Já as versões loja física de uma franquia de turismo requerem a montagem do espaço. Então, seu custo será mais alto, podendo variar conforme o tamanho da loja. As empresas costumam estimar um custo mínimo de R$ 45 mil.

Vale a pena abrir uma franquia de viagens?

Se você leu este texto até aqui, já percebeu que abrir um negócio de turismo pode ser cheio de vantagens, especialmente se o negócio for do tipo franquia. O modelo conta com um planejamento preestabelecido.

Mas será que o investimento vale a pena? Bom, sim, mas isso vai depender das suas respostas às perguntas que fazemos logo abaixo. Acompanhe!

Você gosta do setor?

Não importa qual o segmento de atuação ou modelo de negócio. Será sempre importante se sentir atraído pela atividade. 

Apenas assim você se manterá realmente estimulado em continuar investindo seu tempo e dinheiro no negócio.

Muita gente tende a escolher seu setor pelo faturamento que ele promete. E é claro que este é um fator importante — afinal, se não lucrar, seu negócio não vai se manter. 

No entanto, lucrar e não se sentir entusiasmado com a atividade pode acabar fazendo o investimento falhar. Se não tiver prazer no negócio, você provavelmente vai desejar partir para outro.

Tem dinheiro para investir?

Abrir uma franquia de agência de turismo requer investimento. De primeira, será preciso pagar a Taxa de Franquia. O valor será o responsável por estabelecer a parceria entre franqueadora e franqueado, liberando também a capacitação ao empreendedor.

Mas esse não é o único custo associado à abertura do negócio. Na verdade, há ainda uma série de valores, que serão especificados pela franqueadora na Circular de Oferta de Franquia (COF) da marca.

Os custos podem incluir estoque, montagem da loja física (quando for o caso), salário dos colaboradores, registro do CNPJ da unidade etc. 

É preciso considerar ainda o capital de giro. O valor é necessário para manter o negócio enquanto seu faturamento não é garantido.

Tem bom relacionamento interpessoal?

Se relacionar bem com as pessoas será parte fundamental do seu sucesso. Primeiro para gerenciar sua equipe, motivando-os a alcançar os melhores resultados.

Além disso, será preciso construir uma boa relação com seus clientes. Clientes satisfeitos voltam a comprar com a loja, e isso já traz certa garantia financeira ao negócio. Acompanhe mais sobre isso no vídeo abaixo!

Ao mesmo tempo, clientes satisfeitos fazem o marketing boca a boca do seu negócio. Segundo pesquisa, 92% dos consumidores confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar sobre uma empresa. 

Ou seja, o marketing boca a boca vai atrair novos clientes. Você precisa garantir que seu atendimento, seu relacionamento com as pessoas, será o melhor possível.

Caso não possua essas habilidades, você precisará trabalhá-las. Seja simpático e se esforce para conquistar as pessoas de forma natural. Com a prática, isso se tornará cada vez mais simples.

Tem um círculo amplo de amigos e conhecidos?

No setor do turismo, é comum que os primeiros clientes dos franqueados sejam pessoas com as quais ele já tem contato. Amigos, colegas de trabalho, conhecidos que desejam viajar…

Por isso, é interessante ter um bom ciclo de amizades. Será mais simples fazer as primeiras vendas para quem você já conhece.

Mas claro, mesmo o início do seu negócio não poderá se limitar a isso. Será preciso investir em marketing, principalmente nas redes sociais, e “correr atrás” de novos clientes

Você consegue organizar bem suas tarefas?

Trabalhar por conta própria significa que você precisará organizar cada uma das suas atividades. Sem um chefe, você será o responsável por manter seu negócio nos eixos.

Assim, será necessário ter organização. Programe quais atividades você e seus colaboradores vão realizar, e em que horário. 

Esse cuidado será ainda mais importante se sua franquia for home office. Neste caso, é “tentador” dar várias pausas no trabalho e cuidar da casa, ver um pouco de TV ou brincar com os filhos.

Claro que o modelo home office traz esse tipo de flexibilidade. Porém, os resultados financeiros de um franqueado estão diretamente ligados à sua dedicação ao negócio. Se trabalhar pouco e não realizar tudo o que precisa, o empreendedor verá sua empresa ruir.

Passos para escolher uma franquia de turismo

Agora que você já sabe quando investir em uma franquia de turismo, deve estar se questionando como começar o negócio.

A boa notícia é que o passo a passo para abrir uma franquia é simples. Porém, será preciso segui-los com cuidado. Sem pular nenhuma etapa, você terá mais certeza de escolher a melhor oportunidade.

Para te ajudar, produzimos um infográfico com cada etapa para abrir uma franquia. Veja abaixo e, depois, acompanhe os detalhes de alguns dos passos mais importantes!

infográfico como abrir uma franquia

Pesquise as marcas franqueadas

Como dito, no mercado de Turismo existem várias marcas de franquias para investir. E muitas delas têm potencial e pontos vantajosos. 

A Encontre Sua Viagem, por exemplo, acumula a expertise de quase 10 anos de mercado e 500 franqueados. Já a CVC tem um sistema próprio de cotação.

Na hora de escolher a sua franquia, será preciso pesquisar. Qual marca tem custo baixo de investimento? Quanto de faturamento ela prevê? Quais são seus modelos de negócio?

Avalie a Circular de Oferta de Franquia(COF)

A COF é o documento que traz todas as informações sobre a franquia. Seu modo de atuação, suportes da franqueadora, taxas associadas, regras da parceria entre franqueador e franqueado, e mais.

Ler a Circular vai garantir que você saiba exatamente no que está investindo. Sem surpresas, será mais simples gerenciar o negócio e alcançar o sucesso.

Converse com franqueados

Quem melhor que um franqueado para te dizer o que é trabalhar com a marca? As franqueadoras sempre indicam franqueados para contato na COF. Porém, você também pode procurar outros, por conta própria, para ouvir diferentes perspectivas.

Pergunte sempre quais as vantagens, mas também as desvantagens de investir no negócio. Os empreendedores tendem a ser bastante sinceros sobre as dificuldades que encontram em seu dia a dia.

Escolha o ponto comercial

Para abrir uma loja física, você precisará escolher uma boa localização. As franqueadoras costumam auxiliar este processo, fazendo um estudo de geomarketing. Ou seja, avaliando a facilidade de chegar ao local, se ele conta com o público-alvo da empresa etc.

Ouça as dicas da marca e corra atrás de bons pontos! Estando presente na cidade, você terá facilidade em pesquisar sobre os locais e negociar sua compra ou aluguel.

Quer saber mais sobre investir em franquias de agência de turismo? Acompanhe nosso GUIA COMPLETO no ebook a seguir. Basta clicar no banner!

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
13 de março de 2020

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