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Franquias de alimentação: 19 opções para investir


As franquias de alimentação fazem parte de um dos setores mais atraentes e seguros para quem deseja estar a frente do próprio negócio. Um dos motivos para isso é que, mesmo em momentos de instabilidade econômica, como a vivida pelo Brasil atualmente, o setor não para de crescer.

O segmento de Alimentação é o mais tradicional do franchising e um dos resposáveis por alavancar os resultados positivos do mercado de franquias.

Se você se identifica com esse setor, existe uma gama de franquias com os mais variados valores de investimento, tipos de alimentos vendidos e formas de atuação no mercado. Ficou curioso? Continue a leitura do artigo.

O mercado das franquias de alimentação

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a variação do faturamento entre os anos de 2018 e 2019 foi de 5,6%. Em 2018, o faturamento registrado foi de R$ 45,82 bilhões enquanto em 2019, o total registrado foi de R$ 48,39 bilhões.

Além dos resultados positivos, as franquias de alimentação também oferecem a possibilidade do franqueado atuar em diferentes mercados e captar públicos bem distintos.

Nesse setor, podemos encontrar redes de fast-food, refeições completas, lanches, culinária saudável, empresas especializadas em doces, sobremesas, em sucos, cafeterias, pizzarias, culinária regional e internacional… Enfim, opções são muitas e, certamente, existe um modelo de franquia que é o ideal para você!

Assim, outro ponto que impulsiona o setor é que muitas redes conseguem atender não só o público que faz a compra no balcão, como atuar com delivery, recebendo pedidos por telefone, site e aplicativos.

Essa facilidade amplia as possibilidades de formatação de uma franquia que não precisará, necessariamente, ser em formato restaurante completo. É possível atuar com modelos de negócio que atendem os clientes exclusivamente por meio de entregas, flexibilizando as dimensões do ponto comercial. 

Contamos a você como escolher a franquia ideal, os cuidados do investimento e apresentaremos 19 boas opções de franquias de alimentação para você investir!

Franquias de alimentação: como escolher a ideal para você? 

É importante saber que as franquias de alimentação, além de participarem do setor mais tradicional do mercado, também são as redes que vêm apresentando melhores resultados ao longo dos anos.

Em levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias que trabalham com alimentação registraram 5,3% de crescimento entre o terceiro trimestre de 2018 e o terceiro trimestre de 2019.

Ao mesmo tempo, o setor também teve aumento no número de unidades franqueadas entre um ano ao outro: 6,7%. O aumento de unidades de franquias de alimentação entre os anos significa que, mesmo sendo um mercado tradicional, ainda há espaço para crescimento e expansões.

Portanto, é essencial que o empreendedor estude o mercado, vá atrás de tendências de consumo e aposte em inovações para a franquia. Por exemplo, uma tendência importante são os serviços delivery.

Assim as entregas de lanches e refeições são o que mais movimenta o setor de delivery do País. Por esse motivo, as franquias de alimentação precisam estar preparadas para realizar esse tipo de atendimento, investindo em qualidade, agilidade e preço atrativo aos clientes.

Saiba como pesquisar

Primeiro, depois de entender sobre o mercado de alimentação, como escolher a rede mais ideal para o seu perfil?

Bom, esse passo envolve a junção dos estudos de mercado, com as análises do seu perfil pessoal e profissional. É essencial escolher um modelo de franquia que tenha harmonia com o que você espera para o futuro. 

Além disso, é bem importante se identificar com os tipos de lanches e refeições vendidos pelas franquias de alimentação e, também, com o formato de franquia escolhido.

Essa identificação vai ajudar bastante no dia a dia de trabalho. Para isso, pesquise a fundo sobre a marca, modelos de franquia disponíveis, produtos vendidos e formas de atuação no mercado. 

Assim, uma forma de facilitar essa pesquisa é participar de feiras e eventos voltados para franquias. Esses locais proporcionam a você a oportunidade de conversar com os representantes das franquias, conhecer melhor a marca, tirar dúvidas e outros esclarecimentos.

Os eventos também são uma chance bem interessante de conversar com franqueados da rede e perguntar sobre o dia a dia de operação e os suportes oferecidos pela rede. 

Descubra algumas dicas importantes para se tornar um franqueado

Para que você consiga optar por alguma das franquias de alimentação disponíveis no mercado, é muito importante que siga alguns passos sobre o empreendimento. Graças a esse estudo, você terá condições de fazer um melhor planejamento sobre onde, como aplicar o seu dinheiro. 

Para que você entenda a importância desse acompanhamento, precisamos relembrar o que são franquias de fato.

Esse empreendimento visa autorizar um empresário terceiro a explorar comercialmente uma determinada marca. Porém, para que isso possa ser benéfico para ambas as partes, é preciso que exista um casamento perfeito. 

As franqueadoras exigem que o empreendedor siga algumas padronizações que são fundamentais para a imagem e reconhecimento do público com relação a marca. Em contrapartida, cabe à empresa oferecer treinamentos e suportes para transferir todo o know how e expertise que ela adquiriu ao longo dos anos. 

Assim, com a união perfeita, é possível que você abra uma franquia de pizzaria delivery, por exemplo, tendo acesso ao mesmo sucesso que a levou no patamar que se encontra hoje.

Devido a esse formato, o modelo de negócio é considerado o mais seguro que existe no Brasil, mas ainda exige alguns cuidados. 

Tenha conhecimento sobre o segmento

Primeiramente, para que você possa ter sucesso ao longo da empreitada como empresário, é preciso ter certeza que realmente deseja trabalhar na área de alimentação. Por mais que seja um dos segmentos mais promissores e com bons resultados, o dinheiro nunca poderá falar mais alto. 

Você precisa realmente gostar da área e ter um mínimo de conhecimento sobre as dinâmicas dessa área. Sem isso, a tendência é que tenha mais dificuldades para desenvolver a sua unidade de maneira efetiva.

Uma das questões que precisamos levar em consideração são as horas que você irá gastar para gerir sua franquia. 

Assim como todo empreendimento, seja ele do zero ou não, você não irá mais trabalhar apenas oito horas por dia. Essa é uma prática quase impossível para quem está começando um negócio. Devido a sua rotina, diversas funções e análises que precisa fazer, se prepare para um dia cheio de trabalho. 

Dessa forma, caso você não goste do que faz, não tenha atração pelo segmento, a rotina fica mais difícil do que parece. Se você atuar na área que gosta e/ou ama, certamente passará por diversos desafios e problemas com mais facilidade. Até o pensamento de desistir fica mais fraco nessas situações. 

Por fim, lembre-se que empreender é a chance que você tem para trabalhar com aquilo que realmente gosta, diferente de muitas pessoas de carteira assinada. Assim, não faz sentido aplicar o seu tempo e dinheiro em algo que não sinta-se minimamente atraído. 

Acompanhe a sua situação financeira

Mais um fator muito importante na hora de escolher qual franquia de alimentação você se tornará franqueado, é fazer um acompanhamento financeiro.

Ou seja, saber qual o seu real poder de compra e quais os seus limites de investimento. Essa é uma prática fundamental para que consiga transformar a sua unidade em uma potência na região. 

Caso você não tenha o hábito de acompanhar as suas finanças, seja por preguiça, medo ou mesmo desconhecimento de como pode fazer seu dinheiro render mais, separamos algumas dicas para que comece a entender mais sobre ele.

Lembre-se que sem esse acompanhamento próximo, a tendência é não conseguir evoluir o seu empreendimento. Primeiramente, a dica é fazer um mapeamento sobre todos os seus gastos ao longo do mês.

Ou seja, perceber quais os custos que são realmente importantes para o seu dia a dia e aqueles que podem ser deixado de lado. Com esse levantamento em mãos, basta eliminar o consumo desnecessário gradualmente. 

No final do primeiro mês, já será possível identificar a diferença no que costumava sobrar e o que agora você tem. Em seguida, para aprimorar a sua prática, outra dica é negociar seus planos de assinatura referente a tv, telefone, internet etc. As empresas sempre possuem condições mais condizentes aos clientes. 

Caso tenha alguma dívida, tente renegociá-la com o credor. Como o objetivo deles é receber o que lhes é de direito, irão fazer o que for possível para conseguir encontrar um caminho mais prático para você quitar as parcelas.

Assim, com essas três práticas, a tendência é que tenha uma noção maior do quanto você pode dispor para investir. 

Estude a Circular de Oferta de Franquia

Por fim, uma dica muito importante para que consiga abrir uma franquia realmente atrativa para você é estudando a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes para que conheça mais a fundo sobre a franqueadora. 

Para se ter uma ideia, serão apresentados dados como o histórico da marca, taxas, investimento necessário, treinamento oferecido, suporte, pendências judiciais, balanço financeiro da empresa etc. É importante destacar que todos os tópicos precisam ser fáceis de serem entendidos e interpretados. 

A COF é o documento mais importante que você irá receber antes da assinatura do contrato final. Por causa disso, ela precisa ser muito bem estudada e analisada. Assim, caso tenha alguma dúvida é aconselhável que procure um advogado para lhe auxiliar em questões mais complicadas. 

Além disso, não precisa se preocupar com o tempo que irá gastar para fazer isso. De acordo com a Lei de Franquias, a Circular deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Caso esse prazo não seja obedecido, o investimento será perdido.

Com essas dicas que separamos para você, ficará fácil encontrar quais as franquias de alimentação mais atrativas e seguir o processo de abertura.

Por isso, separamos o infográfico para mostrar como abrir uma franquia de pizzaria, hambúrguer, alimentação saudável etc. Veja.

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

19 opções de franquias de alimentação

Com tantas opções de franquias de alimentação no mercado fica até difícil escolher a que mais tem a ver com a sua opção de investimento possível não é mesmo?

Para ampliar as possibilidades, selecionamos 19 opções de negócios com variações de investimento e variadas formas de atuação no mercado. Veja.

1. Fórmula Pizzaria

No mercado desde 2014, a Fórmula é uma franquia pizzaria que chegou para oferecer uma nova experiência para seus clientes. Tudo com base em suas pizzas capazes de satisfazer até os consumidores mais exigentes. O trabalho só é possível realizar graças aos treinamentos e suportes oferecidos pela marca. 

Como uma empresa antenada para as necessidades do mercado, a Fórmula Pizzaria possui um cardápio vem variado. Para se ter uma ideia, são mais de 40 sabores diferentes, incluindo as opções doces. Sem contar nas pizzas especiais para os veganos, atendendo assim diversos públicos. 

Vale destacar que além de pizzas, a Fórmula trabalha com sobremesas e calzones, outro prato de origem italiana.

Uma das vantagens de investir na marca é são os ganhos causados pelo serviço de delivery, principal foco da empresa. Entre os modelos de negócios, três no total, todos trabalham com essa função. 

O futuro franqueado que optar pela Fórmula Pizzaria também terá acesso a um sistema de gestão exclusivo para ajudar no desenvolvimento da sua unidade. Atualmente, a marca busca aumentar ainda mais a sua atuação pelo Brasil, atingindo outras regiões e estados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Para mostrar um pouco mais sobre o modelo de negócio da franqueadora, preparamos o vídeo a seguir. Confira. 

2. Açaí Concept

Com 144 unidades no Brasil, a Açaí Concept é uma excelente opção para quem deseja investir em uma franquia do tradicional açaí com caldas e toppings, como frutas, granola e leite condensado.

Assim, são dois modelos de negócio: a loja, que demanda um espaço de, no mínimo, 30 m² e precisa de dois a seis funcionários para operação; e o quiosque, que pode ser instalado dentro de shoppings e precisa de um espaço de 2 m² a 6 m² e pelo menos dois funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 78 mil
  • Retorno do Investimento: de 5 a 16 meses
  • Faturamento médio: R$ 50 mil

3. Belga Mix

Outra opção de franquias de alimentação é a Belga Mix. A rede trabalha com cones de batatas fritas com molhos e acompanhamentos, churros e raspadinhas.

Portanto, um dos diferenciais da marca é que, além do formato de loja física e quiosque, há também um food cart, um quiosque externo sob rodas que pode ser alocado em estacionamentos, parques, supermercado e até participar de eventos, como feiras e aniversários.

A loja física precisa de pelo menos dois funcionários para operar, enquanto os demais modelos funcionam com no mínimo um profissional.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 29,9 mil
  • Retorno do Investimento: 12 a 36 meses
  • Faturamento médio: não informado

4. Big X Picanha

A Big X Picanha tem um largo mix de opções entre lanches e refeições que podem agradar os franqueados que se interessam pelo setor de alimentação.

Com mais de 15 anos de mercado, a marca oferece aos franqueados apoio na administração e gestão do negócio, treinamento de atendimento ao cliente, gestão de estoque e gestão de qualidade.

Ao mesmo tempo, há também suporte na escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico, treinamento de equipe e escolha do equipamento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 100 mil

5. Boali

comida saudável
A aposta em nichos de mercado também pode ser uma boa estratégia de atuação.

A busca por uma alimentação mais saudável é uma das tendências mais fortes atualmente.

A Boali é uma boa opção para quem busca franquias de alimentação que atuam nesse nicho. Assim, a marca é especialista em wraps, quiches, sopas, saladas, chás e sucos, contribuindo para que a franquia seja definida como restaurante fast casual.

Desse modo, a marca busca franqueados que se identifiquem com o estilo de vida e alimentação saudáveis, sejam criativos, pró-ativos e tenham vontade de trabalhar. Líderes inovadores e ousados também são bem vistos pela marca que já tem 10 anos de história.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Retorno do Investimento: 24 a 48 meses
  • Faturamento médio: R$ 130 mil

6. Burger +

A proposta da Burger + é trabalhar apenas com carnes frescas, livres de conservantes e que são utilizadas para fazer hambúrgueres artesanais. Além dos lanches, são servidos hot-dogs, fritas e omeletes com diversos acompanhamentos.

Além disso, a franquia tem um modelo de operação em food truck, que pode ser estacionado em pontos estratégicos da cidade ou participar de eventos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 212 mil
  • Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 100 mil

7. China in Box

A China in Box é uma marca já consolidada no mercado de franquias com mais de 150 unidades em todo o país. A credibilidade e o reconhecimento podem atrair futuros franqueados que queiram trabalhar com produtos que tem alta aceitabilidade no mercado e um mix variado de pratos.

Para conseguir ter um bom resultado nesse tipo de empreendimento, é muito importante que saiba como funciona uma franquia de fast food e seus conceitos. Afinal, esse tipo de negócio exige um acompanhamento e rotina muito bem estabelecida.

Por causa disso, a marca oferece os treinamentos específicos, apoio nas áreas jurídica, arquitetônica, financeira, mercadológica e organizacional, além de suporte com a publicidade, seleção da equipe e do ponto comercial.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 540 mil
  • Retorno do Investimento: 36 a 48 meses
  • Faturamento médio: R$ 150 mil

8. Devassa

As franquias relacionadas às marcas de cerveja têm se popularizado bastante nos últimos anos, e a Devassa é uma das opções de franchising de cervejaria.

Os franqueados recebem treinamento para operar o bar, a cozinha e prestar atendimento apropriado para o consumidor, além de apoio nos assuntos gerenciais e operacionais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 840 mil
  • Retorno do Investimento: 36 a 48 meses
  • Faturamento médio: não informado

9. Gendai

Focada em comida japonesa, o Gendai tem a proposta de levar a comida japonesa para fora do tradicional bairro oriental da Liberdade, em São Paulo. A marca está desde 1996 no mercado de franquias e tem 62 unidades franqueadas em todo o país.

A Gendai oferece apoio aos franqueados com a gestão de qualidade, de estoque, assessoria de imprensa, projeto financeiro, jurídico e mais. Cada unidade necessita de um espaço de pelo menos 35m² e pode operar com um quadro de 16 a 25 funcionários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 530 mil
  • Retorno do Investimento: 36 a 48 meses
  • Faturamento médio: R$ 160 mil

10. Frango Americano

frango frito franquias de alimentação
A aposta em culinária de outros países proporciona destaque às unidades.

A Frango Americano é uma rede de franquias especializada na preparação e comercialização de frango frito no balde, porções e outras refeições que tem como protagonista o frango.

Com sede no Paraná, a marca já conta com 30 lojas franqueadas e está em processo de expansão. Para isso, busca interessados que tenham disponibilidade para se dedicar à franquia e gerenciá-la, se interessem pelos alimentos comercializados pela Frango Americano e queiram trabalhar com o público.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Retorno do Investimento: 14  a 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 80 mil

11. Grão Espresso

A Cafeteria Grão Espresso trabalha com um mix de produtos variados que inclui, cafés frios e quentes, chás, bolos, salgados, sanduíches e sorvetes. Para os franqueados promete acompanhamento constante, manuais de implantação, administração, marketing e operação da loja.

Depois do cadastro, o perfil do interessado é avaliado e uma reunião individual é agendada. Em seguida, começa a captação e negociação do ponto comercial, que antecede a assinatura do contrato, a regulamentação da empresa e o início do treinamento vem em seguida.

Os franqueados da Grão Espresso não precisam ter experiência prévia, mas é necessário gostar no mercado de alimentação e cafeteria, e facilidade para assimilar novos conceitos e práticas comerciais, de acordo com a marca.

  • Investimento inicial: a partir R$ 170 mil
  • Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 45 mil

12. Griletto

Fundada em 1983, a Griletto é uma marca de fast food de grelhados e parmegianas que tem 145 unidades no Brasil. No cardápio, há pratos voltados para almoço, jantar, happy-hour, refeições fit e menu para crianças.

As lojas Griletto podem ser alocadas em espaços de 30m² a 50m² e precisam de, no mínimo, 14 funcionários para a operação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  • Retorno do Investimento: 24 a 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 130 mil

13. IceMellow

A IceMellow é uma marca de sorvetes que atua com dois modelos de franquias, os quiosques, que ocupam uma área mínima de 6m² e necessitam de três funcionários, e as lojas, estruturas que dependem de um espaço de até 35m² e três a cinco profissionais.

Em expansão, a rede busca por franqueados acima dos 25 anos, que tenham o segundo grau completo e recursos financeiros próprios. Conta como exigência também a capacidade de seguir regras e padrões e a disponibilidade de tempo para gerenciar diretamente a franquia.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 69 mil
  • Retorno do Investimento: 12 a 36 meses
  • Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 40 mil

14. Nutty Bavarian

Especilizado em nuts glaceadas, o Nutty Bavarian trabalha com quiosques, o que pode ser atrativo para empreendedores que desejam fazer um investimento em marcas baratas e lucrativas, que necessite um quadro de funcionários reduzido.

São três tipos de quiosques, que podem ser instalados em shoppings, aeroportos, cinemas, casas de shows, etc. O primeiro deles é o Deluxe, que tem uma frente de atendimento e maior espaço dedicado para o estoque.

O segundo é o Premium, com duas frentes de atendimento e maior espaço para exposição dos produtos. E o terceiro é o modelo Standart, um quiosque com telhado e maior espaço para comunicação. O franqueado recebe o quiosque pronto, tem flexibilidade de horários e conta com operação de implantação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 98 mil
  • Retorno do Investimento: 6 a 18 meses
  • Faturamento médio: R$ 32 mil

15. Mil Milkshakes

A Mil Milkshakes está no ramo de milkshakes desde 2005 e atualmente busca por franqueados com espírito empreendedor, determinação e disponibilidade para estar à frente do negócio. Facilidade e vontade de crescer também são características muito valorizadas pela franqueadora.

A Mil Milkshakes oferece treinamento completo e auxilia nos projetos financeiro, mercadológico, organizacional e arquitetônico. Ainda colabora na escolha, treinamento e motivação de pessoal. O franqueado pode escolher entre os formatos de loja ou quiosque para investir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 133 mil
  • Retorno do Investimento: 14 a 24 meses
  • Faturamento médio: R$ 30 mi

16. Cacau Show

A Cacau Show é uma rede de franquias de alimentação especialista em chocolates. Fundada em 1988, a empresa é uma das maiores redes do Brasil, tendo expandido sua atuação para o franchising a partir de 2004.

Atualmente, a rede conta com mais de 2 mil lojas instaladas em todo do país, em formatos de investimento bem distintos.

Assim, os franqueados encontram cinco modelos de franquia: microfranquia de distribuição, que tem investimento inicial a partir de R$ 19 mil; microfranquia Cacau Show, que exige investimento a partir de R$ 35 mil.

Há também o formato de microfranquia gelateria, com investimento a partir de R$ 38 mil; quiosque, com investimento a partir de 45 mil; e loja convencional, com investimento inicial de R$ 160 mil.

  • Investimento Inicial: R$ 19 mil a R$ 160 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses

17. Brasileirinho Delivery

O Brasileirinho Delivery abriu as portas de sua primeira unidade em 2013, na cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. Atualmente, a rede conta com mais de 100 unidades distribuídas por todo o Brasil.

Assim, trabalhando com comidas típicas, a empresa conseguiu atrair diversos consumidores. Não só por causa da qualidade do alimentto, mas também por inovar na apresentação dos seus pratos, no formato BOX.

A rede trabalha com franquias formato de restaurante e franquia de restaurante com atendimento delivery. Sem contar nas mais de 30 opções oferecidas aos consumidores como Baião de Dois, Feijão Tropeiro, Arroz Carreteiro, massas e pratos veganos.

  • Investimento total: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: 12 a 16 meses

18. Pizza Hut

A Pizza Hut conta com mais de 14 mil restaurantes em todos os continentes, vendendo mais de 11,5 milhões de pizzas por dia. No Brasil, a marca inaugurou sua primeira unidade em 1989.

Atualmente, são mais de 90 lojas espalhadas por todo o país. A Pizza Hut trabalha com três modelos de franquia: o Express, o Delivery e o Super Delco.

  • Investimento total: R$ 900 mil a R$ 1,15 milhão
  • Faturamento médio: R$ 220 mil a R$ 230 mil
  • Prazo de retorno: 36 meses

19. Let’s Eat Brasil

Inspirada nas tradicionais hamburguerias estadunidenses, a Let’s Eat busca entregar uma gastronomia de alta qualidade para seus consumidores variando em três vertentes: hambúrgueres gourmet, steaks e comida mexicana. Assim, desde 2010 a empresa tem conseguido alcançar cada vez mais sucesso. 

Criada para agradar o paladar dos brasileiros, a empresa conseguiu desenvolver produtos e temperos que fazem diferença para os consumidores.

Atualmente, a Let’s Eat conta com 12 unidades espalhadas pelo Brasil. Com um modelo de negócio diferenciado, voltado para o sucesso dos franqueados e o apoiando em várias ações estratégicas para reduzir o custo das matérias primas, a empresa pretende se tornar uma das referências no país. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 460 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 140 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

Depois de saber sobre o mercado de franquias de alimentação, é hora de conhecer os passos para se abrir uma franquia. Para te ajudar, preparamos um ebook gratuito sobre o tema.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
26 de setembro de 2020

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