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Franquias de baixo investimento e retorno rápido de roupas


É comum encontrarmos empresários que buscam franquias de baixo investimento e retorno rápido, principalmente no setor de roupas. Porém, apesar de parecer difícil encontrar esse tipo de empreendimento, existem franqueadoras que operam com bons preços. 

Trabalhar com moda é a chance de propiciar a seus clientes uma relação mais próxima e duradoura. Afinal, cabe a loja orientá-los sobre as melhores peças, combinações e o que está na moda ou ainda vai virar tendência. 

Além disso, por se tratar de um nicho onde o conforto e a qualidade são essenciais para o sucesso de um produto, é necessário buscar marcas que possam possibilitar grandes experiências para seus consumidores.

Por isso, preparamos o texto a seguir com algumas das franquias mais em conta do setor de roupas e explicamos as vantagens de atuar nesse mercado. Acompanhe! 

Como funciona as franquias de baixo investimento e retorno rápido?

Apesar de ter um investimento menor, nem sempre a capacidade de atendimento será inferior aos modelos tradicionais. Dessa forma, é possível que as pequenas franquias alcancem um faturamentos que podem ser até maiores que os demais. 

Porém, vale lembrar que todo os resultados de uma unidade são de responsabilidade do franqueado. Afinal, as ações e atitudes para manter as vendas e uma boa movimentação de clientes, parte dele.  

Além disso, as franquias de baixo investimento e retorno rápido são conhecidas, em alguns casos, pela sua capacidade de rendimento.

Isso acontece, pois não existem muitos clientes fiéis a apenas uma loja, o que proporciona aos empreendimentos do setor, uma grande possibilidade de obter bons números. 

Mas essa não é a única vantagem desse modelo, há outras características que permitem o crescimento financeiro da unidade.

As taxas cobradas por esses modelos também são mais acessíveis. Vale lembrar que essas despesas são referentes aos royalties, fundo de propaganda e taxa de franquia.

Para ficar mais fácil o entendimento, a taxa de franquia é uma quantia cobrada na assinatura do contrato e que permite o franqueado começar a utilizar comercialmente a marca. E também, tem acesso a todo o know how e suporte da empresa. 

Já os royalties é uma cobrança mensal que serve como a manutenção desse direito. É graças a ela que o empresário continua por dentro das atualizações do modelo de negócio, além do suporte e treinamento. 

Por fim, o fundo de propaganda também é uma taxa mensal. Ela é direcionada para a criação de campanhas e ações de publicidade para a franqueadora de modo geral. Ou seja, as peças são criadas com o intuito de promover a marca e não uma unidade específica. 

Baixe o ebook abaixo para ficar por dentro das características e vantagens de abrir uma franquia!

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Como fazer a relação entre investimento e retorno rápido?

Para saber se as franquias de baixo investimento e retorno rápido, é preciso aprender sobre uma das métricas mais importantes de uma empreendimento. Conhecida como ROI — Return Over Investment — Retorno sobre Investimento em português, esse dado é o que mostrará se o seu negócio e um sucesso ou não. 

Dessa forma, o objetivo da analise que feita, é identificar o quanto a empresa está lucrando de acordo com investimento que foi feito. Ou seja, em quanto tempo você obteve o retorno financeiro esperado.

Porém, para fazer esse levantamento é preciso observar qual o seu faturamento médio de um determinado período. Mas cuidado para não confundir faturamento com lucro, pois enquanto o primeiro visa identificar todos os ganhos da sua empresa, o segundo desconta suas despesas para descobrir se está sobrando dinheiro no final do mês ou não. 

Assim, ao abrir uma franquia voltada para moda por exemplo, o empresário quer identificar qual a sua rentabilidade no final de um ano. Se o seu empreendimento está conseguindo se pagar ou ainda está longe do objetivo. 

Para conhecer o comportamento do seu público em relação a sua unidade, ele precisa seguir a seguinte fórmula:

ROI = Faturamento Bruto – Custo do Investimento / Custo do Investimento

Caso o resultado dê um número maior que um, podemos dizer que é um serviço que vem atraindo os consumidores. Se for igual a um, ele ainda não obteve resultados que justificassem o investimento. E menor que um, significa que ele está dando mais prejuízo do que lucro. 

Quais as vantagens de investir em franquias de moda?

Uma das vantagens de investir em franquias de baixo investimento e retorno rápido, está nos números do mercado. Não é de hoje que o setor vem registrando bons resultados ano após ano.

Além disso, podemos dizer que esse constante crescimento está associado a volatilidade do segmento. Afinal, o clima em que vivemos está em constante mudança, temos as temporadas de frio e calor, por exemplo. 

Outro fator que auxilia essa mudança constante do setor, está nas novas tendências e estilos que surgem a todo momento. Seja por criação do público ou das marcas, as peças estão sempre modificando aspectos e características. 

Para perceber essa volatilidade, provavelmente você consegue listar pelo menos três momentos em que uma determinada moda esteve em evidência. Ou seja, calça cintura baixa, as bermudas largas ou a ascensão do jeans. E essa lista pode ser ainda maior. 

Dados do mercado de moda

Dessa forma, esse é um mercado que permite os empreendimentos obter faturamentos expressivos devido a rotatividade de clientes. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019, foi detectado mais um período de avanço do setor. 

O faturamento aumentou 5,7% e o número de franquias cresceu 1,8%. Quinto ano de crescimento. Além disso, a tendência é que os números do setor, de forma geral, continue evoluindo pelos próximos anos. 

De acordo com um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo(FIESP), é esperado que nos próximos anos, o mercado avança em média 3,1% e chegue a um acumulado de 7% no seu crescimento.  

Além disso, também existe o crescimento do público masculino no setor. De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), nos últimos anos tivemos mudanças em relação ao comportamento dos homens em relação a beleza e bem estar. 

O público masculino tem estimulado a moda a criar e desenvolver mais coleções e produtos de qualidade. 54% dos homens buscam algum item que possam satisfazê-los. Eles já movimentaram bilhões no segmento e a expectativa é que esse cenário evolua ainda mais. 

Outro ponto que devemos destacar é o crescimento da procura por moda na internet. O estudo Shopper Compass no E-commerce de Vestuário feito pela Shopper Experience, identificou que até 78% dos consumidores procuram referências em redes sociais e sites de buscas.  

Dicas para ter um negócio de sucesso

Os empresários que optarem por fazer investimento em franquias de baixo investimento e retorno rápido, precisam ficar atentos a algumas questões importantes para o desenvolvimento do seu empreendimento. 

Dessa forma, é possível dizer que o primeiro passo de todo franqueado é cumprir com suas obrigações expostas na Circular de Oferta de Franquia(COF) e no contrato final. Ou seja, é sua obrigação tomar conta do negócio e cuidar para que todas as ações necessárias sejam realizadas sem prejudicar nenhuma operação da unidade.

Vale lembrar que as franquias são modelos de negócios que funcionam como uma “cópia autorizada” de uma marca. Assim, cabe a franqueadora passar todas as orientações e regras para que o franqueado consiga fazer o mesmo trabalho que levou a marca a ser reconhecida. 

Além disso, o empresário que decide abrir uma empresa voltado para o setor de moda, também sai na frente em alguns pontos. Afinal, não é necessário se antecipar as tendência, esse trabalho é feito pela franqueadora por meio das suas coleções. Diferente de quem opta por iniciar um trabalho do zero. 

A moda também permite uma aproximação mais íntima entre vendedores e clientes se compararmos com outras vertentes do varejo. Essa atendimento mais íntimo é fundamental para conseguir manter e captar novos clientes. 

Por propiciar uma relação mais duradoura, as chances de obter lucros maiores e uma rentabilidade mais atrativa são maiores. Como a moda está em constante mudança, as pessoas sempre buscam novas peças de vestuário. 

Outro ponto que precisa ser destacado está em relação a atuação do empreendedor com a sua unidade. Ou seja, é de suma importância que eles esteja trabalhando constantemente para fortalecer a marca na região em que atua. 

13 franquias de baixo investimento e retorno rápido de roupas

Agora que sabemos as vantagens e como está o mercado das franquias de baixo investimento e retorno rápido no setor de moda, é hora de conhecer algumas das franqueadoras mais baratas que trabalham com vestuário. 

Porém, vale lembrar que esse não é o único segmento que possui empreendimento em conta. Existem outras franquias que trabalham com preços mais acessíveis como alguma corretora de seguro, estética automotiva e até marketing digital. 

Mas para os empresários que sonham entrar no mercado da moda, listamos as 13 franquias que possuem um bom investimento e rentabilidade. 

1. New Era 

Presente no Brasil desde 2015, a New Era é uma marca norte-americana famosa pela elaboração de bonés e um lifestyle ligado ao mundo dos esportes. 

As roupas confeccionadas pelas marca(camisetas, moletons, jaquetas e bermudas), atendem todos os tipos de públicos. São dois modelos de unidade: quiosques ou lojas. Porém seu objetivo é a instalação de empreendimentos em shoppings. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil;
  • Faturamento médio mensal: até R$ 90 mil;
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses.

2. Mardelle

A Mardelle é uma marca mineira de moda íntima que surgiu há mais de 20 anos. É muito comum pensar que por se tratar desse tipo de vestuário, os produtos sejam apenas para o público feminino. 

Essa é uma das grandes vantagens da marca. Ela atua e possui produtos próprios voltadas para os homens. Todas as peças são costuradas de uma forma que ofereça o máximo de conforto para os usuários, além do tecido que contribui para essa sensação.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil;
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil;
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses.

Para saber mais sobre o modelo de negócio da Mardelle, acompanhe o vídeo a seguir!

3. Caverna do Dino

A rede Caverna do Dino é uma franquia especializada em moda infantil e enxovais para bebês. Atualmente, a marca conta com mais de 40 unidades espalhadas pelo Brasil. A empresa está no mercado desde o ano 2000.

Para se tornar um franqueado, é preciso fazer um investimento a partir de R$ 170 mil, que envolve a taxa de franquia, capital de giro e estoque da loja. O retorno do capital se dá entre 30 e 40 meses de operação.

  • Investimento inicial: R$ 170 mil;
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil;
  • Prazo de retorno: 30 a 40 meses.

4. Drops de Menta

Criada em 1996, no Rio Grande do Sul, a Drops de Menta é uma das franquias com baixo investimento e retorno rápido que passaram a ser conhecidas pelo conceito moderno, arrojado e com atendimento de qualidade. 

Assim, com o passar dos anos, a marca passou a fazer sucesso entre os clientes e empresário. Dessa forma, ela decidiu criar o seu sistema de franquias tendo como uma das únicas condições, cidades a partir de 25 mil habitantes. Atualmente são mais de 15 unidades espalhadas pelo Brasil

  • Investimento inicial: R$ 180 mil;
  • Rendimento ou faturamento médio mensal: não informado;
  • Prazo de retorno: não informado.

5. Sensual Moda Íntima

Mais uma marca natural do Sul do Brasil, a Sensual Moda Íntima é uma das franquias de baixo investimento e retorno rápido que está há mais de 25 anos no mercado. Conhecida pela qualidade de suas peças, a marca passou a fazer sucesso e abriu suas primeiras lojas próprias em cidades do interior como Chapecó, Santa Catarina, e Erechim, Rio Grande do Sul. 

Assim, com o sucesso do empreendimento, em 2007 surgiram as primeiras unidades franqueadas da marca. Em seu catálogo estão lingeries, pijamas e acessórios voltados exclusivamente para o público feminino. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 140 mil;
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil;
  • Prazo de retorno: entre 24 e 30 meses

6. Fatto a Mano

No mercado desde 1987, a Fatto A Mano é uma empresa natural da cidade de São Paulo. Ela é famosa por comercializar camisas com detalhamento e acabamento de alfaiataria. Voltado para o público masculino, ela tem os seguintes valores iniciais. 

Além disso, a marca é reconhecida por ter uma dos melhores mark-up do mercado, produtos exclusivos, software e consultoria para seus franqueados. Entregando um projeto diferenciado para os interessados. 

Buscando aumentar sua representatividade no Brasil, a marca agora oferece o modelo de quiosque. Até então, a única opção era loja física com área mínima de 50m².

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil;
  • Faturamento médio mensal: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses.

7. Casa das Calcinhas

Atuando no mercado desde o final da década de 1970, a Casa das Calcinhas é uma empresa que se especializou no varejo dessas peças. O grande diferencial da marca é o seu atendimento personalizado, onde os clientes têm a possibilidade de contar com uma consultoria durante o processo de escolha da calcinha. 

Além disso, a empresa se dedica ao conceito outlet e comercializa diversas marcas do mercado de moda íntima. Assim, com o atendimento realizado por vendedores qualificados sobre o caimento e qualidade das peças, o franqueado pode oferecer um atendimento mais íntimo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil;
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 120 mil;
  • Prazo de retorno: entre 16 e 18 meses.

8. Âncora

Desde 2016 no mercado, a Âncora é uma marca jovem com espírito empreendedor que a diferencia das demais marcas concorrentes. Em menos poucos anos, a franqueadora conseguiu aumentar a sua demanda e se multiplicar em 30 unidades.

A empresa mineira possui a maioria de suas franquias dentro do estado, e o próximo objetivo agora é expandir para as demais regiões do país. Por isso vem investindo em marketing e marcando presença em vários eventos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil;
  • Faturamento médio mensal: R$ 250 mil;
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses.

9. Piticas

Piticas é uma marca conhecida por suas blusas divertidas que possui referências aos quadrinhos, cinema, música e games. Ela foi desenvolvida em 2010 e hoje possui mais de 80 franqueados. 

Ela atua com três modelos de franquia, sendo um para shoppings e aeroportos. Quiosques direcionados para centros comerciais, galerias, hipermercados entre outros. E por fim, o loja de rua voltado para locais com grande movimentação de pedestres.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil;
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$35 mil;
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses.

10. Torcedor Esporte Clube

Criada em 2010, a Torcedor Esporte Clube é uma das franquias de baixo investimento e retorno rápido para os investidores que buscam entrar no segmento com vestuários esportivos. 

Além disso, com os produtos licenciados de vários clubes de futebol do Brasil, a marca tem como característica repassar parte do valor da venda para os respectivos times. Assim, a franqueadora consegue oferecer uma linha extensa de produtos para os torcedores apaixonados e simpatizantes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 67,5 mil;
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$50 mil;
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses.

11. Mormaii

Apontada como uma das mais lucrativas, a Mormaii trabalha com uma gama de produtos que vão de roupa a óculos voltadas para o surf. Atualmente, são mais de 50 mil pontos de vendas espalhados pelo mundo. 

Presente no franchising desde 1985, a marca conta com 5 mil produtos disponíveis para seus consumidores e trabalha com baixa concorrência, tornando o empreendimento atrativo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 69 mil;
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado;
  • Prazo de retorno: não informado.

12. BLM

A BLM é uma das marcas que vem crescendo no mercado nacional devido a sua forma simples de pensar em moda. Dessa forma, ela consegue oferecer um posicionamento bem definido do que acredita que seja o ideal para o mercado de roupas. 

Assim, devido a confiança no seu trabalho, a empresa consegue passar o respeito para os consumidores. Com isso, ela passa a ser reconhecida pela sua qualidade, design e bom atendimento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil;
  • Faturamento médio mensal: até R$50 mil;
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses.

13. Litoraneus UV

A Litoraneus UV é uma marca inovadora que está presente no Brasil desde 2010. O seu foco é a comercialização de roupas e acessórios que cuidam da pele contra os raios solares. O Fator de Proteção Ultravioleta(FPU) em suas camisas é +50.

Possui três modelos de unidade, sendo elas: quiosque, container e loja. Todas as formas podem ser abertas em centros comerciais ou ruas com bom fluxo de pessoas.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 50 mil;
  • Rentabilidade média mensal: a partir de 15%;
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses.

Veja o infográfico abaixo para você ficar pode dentro do passo a passo para adquirir uma franquia!

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Para investir em uma das franquias listadas no texto, é necessário que o empresário fique atento a algumas situações e cuidados. Dessa forma, ele consegue fazer seu empreendimento se tornar uma referência. 

Dessa forma, ao conseguir cumprir um dos requisitos básicos para tornar a sua unidade rentável e importante para o desenvolvimento da rede de franqueados, ele consegue identificar a rentabilidade do sua unidade. 

Porém, para alcançar os resultados será preciso seguir algumas ações que são recomendadas pela própria franqueadora. Afinal, como vimos no texto, esse é um modelo de negócio que funciona como uma semi independência. 

Gostou da lista e das informações que apresentamos sobre as franquias de baixo investimento e retorno rápido? Deseja saber mais sobre o setor de moda? Veja o artigo com passo a passo para abrir uma franquia de loja de roupa!

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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