fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias de beleza e estética baratas estão no seu melhor momento


As franquias de beleza e estética baratas estão prontas para voltar às suas operações após um período delicado devido à pandemia. 

Por mais que não pareça, as crises podem ser importantes para que empresários consigam se destacar no mercado. Principalmente aqueles que estão desempregados e buscam uma maneira de mudar de vida. 

Dessa forma, um dos mercados que vem registrando bons números é o de estética e beleza. Você provavelmente conhece alguém que reclamou da falta de corte no cabelo durante a quarentena, por exemplo. 

Ou seja, a demanda existe e precisa ser atendida. Pensando nessa possibilidade de investimento para diversos empreendedores, preparamos o texto a seguir. Nele, mostramos um pouco sobre esse mercado e as expectativas para o futuro. Acompanhe a leitura! 

Por que investir em franquias de beleza e estética baratas?

Para você que busca investir em franquias de beleza e estética baratas, esse pode ser um bom momento para começar a se preparar. Com base nos levantamentos dos últimos anos, a tendência é que esse segmento se recupere de qualquer crise com tranquilidade. 

Para que você tenha noção do tamanho do impacto do setor no cotidiano do brasileiro, separamos a pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

De acordo com o levantamento, 65% dos entrevistados enxergam os gastos relacionados a beleza e estética como uma necessidade. Além disso, 62% das pessoas se consideram vaidosas e preocupadas com a aparência. 

Por fim, 49% delas acredita que o dinheiro gasto com esse propósito é um investimento que realmente vale a pena.

Participação do público masculino

Se engana quem pensa que o cuidado com a beleza é um comportamento exclusivo das mulheres.

Não é de hoje que os homens também são responsáveis pelo crescimento contínuo do mercado, como mostrou um levantamento feito pela Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

Além disso, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) identificou a frequência na qual os homens têm buscado os procedimentos estéticos. Se estima que, pelo menos uma vez por mês, eles recorrem a esse tipo de serviço. 

Porém, o público feminino ainda continua sendo o mais atrativo. Isso já que a busca por um local voltado para estética para elas varia muito, podendo ser semanal, quinzenal, mensal etc.  

Perspectiva para o futuro

Mulher apresentando unhas do pé e da mão feitas
A tendência é que serviços express ganhem ainda mais força no futuro.

De acordo com a Abihpec, o mercado de beleza e estética conta com um crescimento anual de 10%.

Além disso, o Brasil é considerado o 4º maior mercado do mundo quando se trata da comercialização de produtos e serviços voltados para beleza. Apenas em 2018, foram movimentados mais de US$ 30 bilhões no Brasil. 

E o futuro, mesmo diante dos problemas causados pela pandemia no primeiro semestre de 2020, tende para uma recuperação rápida do setor. O relatório apresentado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) sobre o mercado na quarentena apresentou números promissores. 

Com um cenário de recessão, é comum que alguns setores considerados não essenciais sofram com a queda de atendimentos. Porém, alguns empreendimento do setor de Saúde, Beleza e Bem-estar ampliaram sua operação ou se mantiveram como antes. 

Além disso, acreditando na reestruturação do mercado, mais de 39% das unidades do segmento optaram por fechar temporariamente. Mas vão voltar a funcionar em breve, o que aponta a confiança dos empresários nesse tipo de empreendimento.  

Saiba porque investir durante a pandemia é uma boa opção

Por mais que uma crise não pareça um bom momento para abrir um empreendimento, essa pode ser a oportunidade perfeita para mudar de vida. Principalmente porque situações como essas trazem tendências à tona.

Dessa forma, cabe ao empresário conseguir enxergar essas oportunidades e investir no lugar certo. Como nos espaços de atendimento express para esmalteria, depilação, sobrancelhas etc, que visam realizar procedimentos sem horário marcado. 

Esses empreendimentos, que eram apontados como o futuro do mercado, tendem a se tornar ainda mais frequentes após a crise. Não apenas pelo custo-benefício se comparado com os salões tradicionais, mas também por causa da qualidade e agilidade no trabalho. 

As franquias de beleza e estética baratas também se tornam uma grande aliada para os empreendedores. Vale lembrar que esse modelo de negócio funciona como uma empresa semi-independente. 

Ou seja, o franqueado se une a uma marca, comercializa e usufrui do nome dela, recebe todo o treinamento necessário, tem acesso a um suporte etc. Tudo isso faz com que ele largue na frente de quem está pensando em abrir algo do zero. 

Essa transferência de know how e expertise também ajuda na consolidação do empreendimento no mercado local. Assim, em um prazo de retorno pequeno, é possível alcançar um faturamento que dificilmente o empreendedor teria em um negócio próprio. 

Sem contar que, ao investir durante a crise, o empresário começa seu trabalho em um momento em que a concorrência estará menor.

Como abrir uma franquia?

Para você abrir alguma das franquias de beleza e estética baratas do mercado, é preciso seguir certos procedimentos para garantir o sucesso da sua operação.

É preciso levar em consideração alguns fatores para que consiga encontrar o empreendimento que realmente traga benefícios ao seu plano de vida. É muito importante que o dinheiro não seja o principal fator decisivo para a sua escolha. 

Dessa forma, em seguida iremos mostrar algumas dicas que pode seguir para ter um melhor aproveitamento. Como estamos tratando de um negócio que irá durar alguns anos em sua vida, é fundamental estudar cada detalhe.

Afinal, ninguém deseja abrir uma empresa que dará mais dor de cabeça do que prazeres, não é verdade? Ou seja, não basta apenas escolher o modelo de negócio pelo nome e seguir adiante. 

Estude sobre o setor de estética

Primeiramente, você precisa ter a certeza que esse é o segmento em que realmente quer atuar. Entrar em um setor apenas por causa do faturamento que ele pode oferecer para você no futuro pode ser um caminho desastroso.

O mercado para as franquias de beleza e estética baratas tem apresentado uma perspectiva muito boa para os próximos anos. Afinal, mesmo diante de uma crise as pessoas continuam preocupadas com esses detalhes. 

Porém, para que tenha o melhor proveito das expectativas e resultados do segmento, você precisa ter o mínimo de afinidade com a área. Ou seja, não adianta se guiado por causa do retorno ou promessas do setor para um determinado período. 

Isso acontece pois de nada adianta entrar em um empreendimento que lhe oferece grandes oportunidades, se você não estiver disposto a seguir os caminhos para chegar ao sucesso. Assim, se não tiver uma ligação legal com a área, certamente irá deixar fatores importantes escaparem ao longo da sua jornada.

Afinal, se não houver “algo a mais”, que faça você lutar pelo que deseja, no primeiro grande desafio ou problema você poderá desanimar.  Como resultado, provavelmente não irá ter os resultados que eram esperados logo que entrou para alguma franqueadora.

Além disso, imagine você acordar todas as manhãs sendo obrigado a trabalhar com algo que não sente atração ou interesse. Abrir um negócio é a busca para uma mudança de vida, fazer aquilo que goste, que tenha prazer em gerir e administrar.

Pesquise as franquias de beleza e estética baratas

Se você tem a certeza que precisa para trabalhar com o setor de estética, o próximo passo visa ajudar você a escolher as franquias que melhor irão ajudar você na empreitada. Mas antes, vamos relembrar um pouco sobre como funciona esse modelo de negócio. 

As franquias são empreendimentos que visam compartilhar o direito de comercializar uma determinada marca com um terceiro. Como parte desse processo, a empresa conhecida como franqueadora deve transmitir todo o seu know how e expertise para que o empresário consiga dar continuidade ao trabalho. 

Em contrapartida, o franqueado, o empresário que irá abrir a unidade de franquia, precisa seguir as regras para manter a padronização da marca.

Ou seja, qualidade no atendimento, realizar apenas os procedimentos que são oferecidos pela empresa, manter a identidade visual etc. Em resumo, as franquias funcionam como uma extensão da matriz. 

Porém, questões que são relacionadas a gestão e administração da unidade não sofre nenhum tipo de interferência e podem ser feitas da maneira que o empresário achar mais pertinente. Dessa forma, podemos considerar as franquias como “semi-independentes”. 

Para que consiga ter sucesso em seu empreendimento, é preciso conseguir escolher a marca capaz de oferecer o melhor custo-benefício do mercado. Por isso, mais uma vez, não adianta olhar apenas para o dinheiro do negócio.

Junte todas as informações possíveis

Para ter sucesso no mundo das franquias, é necessária uma união perfeita entre empreendedor e marca. Dessa forma, é importante que consiga estudar muito bem as opções que existem no setor

Para isso, consulte as redes sociais, converse com outros franqueados e estude bem como o mercado enxerga a marca. Se o atendimento é considerado bom, a estrutura é satisfatória, como funciona os procedimentos etc. 

Todas essas informações irão ajudar o empreendedor a encontrar aquela marca que conta com as melhores vantagens, principalmente diante da crise e se preparando para a retomada do setor. 

Além disso, não deixe também de usar os serviços da marca, vá em alguma unidade como quem não quer nada, faça os procedimentos estéticos, observe se a qualidade está de acordo com o que você espera, por exemplo. 

Essa etapa é muito importante para que tenha condições de vender os seus serviços quando abrir a sua unidade. Em resumo, quando se tem confiança na qualidade do que faz, tudo fica mais fácil.

Entre em contato com a franqueadora

Após separar as franquias que melhor lhe agrada, o próximo passo é conversar com elas e mostrar o seu interesse em abrir uma unidade. Não se preocupe em contactar mais de uma marca, afinal esse é um momento de dúvida e muitas incertezas ainda. 

Por isso, é importante que demonstre para as franqueadoras selecionadas o seu desejo em conhecer o empreendimento. Para isso, você pode acessar o site da marca e se cadastrar para iniciar o processo ou participar de alguma feira de franchising. 

Recentemente, diante do cenário, foi lançada um evento virtual para facilitar a vida do empreendedor e oferecer uma novo modelo de negociação entre as marcas e os futuros franqueados. 

Dentro desse processo, você irá passar por uma entrevista para que a empresa possa conhecer melhor o seu perfil de empreendedor. Lembre-se que as franquias são negócios que dependem muito do alinhamento perfeito entre empresário e marca. Se isso não acontecer, ambas as partes saem no prejuízo. 

Além disso, podemos dizer que colocar o negócio sob a administração de uma pessoa sem conhecer não é das melhores práticas. Não se esqueça que você é a única parte da conversa que conhece um pouco a outra.

Durante a entrevista, será traçado o seu perfil e a franqueadora será capaz de sugerir algum negócio que combine mais com o suas características. Caso não tenha nenhuma experiência como gestor, não se preocupe. Nem todas as franqueadoras exigem isso de seus franqueados.

Conheça a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Após esse trabalho, você pode entrar em contato com a franqueadora e demonstrar o seu interesse para ser um franqueado. Nesse momento, será encaminhado a você a Circular de Oferta de Franquia (COF)

Esse documento conta com diversos dados sobre o empreendimento, tais como o histórico da marca, o balanço financeiro dela, valores, taxa de franquia etc.

É graças a esse documento que é possível que conheça mais a fundo sobre o modelo de negócio. Todas as informações apresentadas irão dar uma dimensão maior das vantagens e desvantagens de assumir o empreendimento. 

O mais importante agora é que você estude com muita atenção todos os pontos apresentados na Circular. Por isso, caso sinta a necessidade, é sempre recomendável que conte com um advogado para ajudar você a esclarecer algumas dúvidas sobre o negócio em questão. 

Além disso, de acordo com a Lei de Franquias, a COF só pode deve ser entregue no mínimo 10 dias antes da assinatura do contrato final. Essa é uma maneira para proteger os franqueados de sofrerem algum tipo de pressão para fechar um negócio e acabe deixando de estudar a fundo o projeto. 

Vale lembrar também que essa norma federal também obriga as franqueadoras a redigirem o documento de uma maneira que seja fácil a interpretação, utilizando linguagem simples e sem argumentos que possam dificultar o entendimento dos dados. 

Uma dica sobre a COF é evitar de pegar muitas para evitar que tenha um acúmulo de informações que podem gerar confusões ao longo do seus estudos. Pegar mais de uma é bom para que tenha referências, mas não exagere.

Converse com outros franqueados

Dentro da Circular de Oferta de Franquia, você irá encontrar dados referentes a outros franqueados. Sejam eles atuais ou antigos, todo mundo que esteve na rede nos últimos 24 meses devem constar no documento. 

Essa é uma ótima oportunidade para você conhecer a fundo sobre o negócio que está prestes a assumir. Neste tópico irá encontrar tanto o telefone, quanto o endereço para que possa ir até o local ver como funciona o atendimento e os procedimentos. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para conversar com aqueles que estão ou não fazem mais parte da rede de franquias. Assim, busque sempre levantar os pontos positivos e negativos de assumir o negócio. 

Para os que não são mais franqueados, busque entender os motivos que o fizeram deixar de fazer parte da marca. Faça perguntas objetivas e consistentes. Evite entrar em debates com os entrevistados, afinal eles sabem na prática como as coisas funcionam e rebater as informações pode acabar gerando um mal estar. 

Além disso, alguns franqueados atuais podem recusar essa conversa por achar que você será um concorrente. Mas essa é uma situação que não é possível dentro do modelo de franquias. Você nunca terá um empresário da mesma marca atuando como seu concorrente. 

Diversos fatores são levados em conta para evitar que isso aconteça, como a densidade demográfica, área de atuação etc. Caso encontre alguém com esse comportamento, você pode tentar convencê-lo a mudar de ideia ou simplesmente mudar o foco para outra pessoa.

Assine o contrato final

Enfim chegou o momento de se tornar um franqueado finalmente, depois de todos os estudos e dados levantados, certamente você estará mais seguro do que quando iniciou a sua busca pelas franquias de beleza e estética baratas. 

A assinatura do contrato é um momento muito delicado, pois você ainda precisa ficar atento se todas as informações e dados estão de acordo com o que foi negociado e apresentado na COF. 

Ou seja, os valores da taxa de franquia, os royalties necessários para manter o negócio funcionando, a quantia referente ao fundo de marketing e o capital de giro. Sem contar nos treinamentos e suportes que serão oferecidos ao longo do processo. 

Além disso, é muito importante que você observe se o tempo de validade do acordo está alinhado com o tempo para ter o retorno do seu investimento inicial. Afinal, se uma empresa estipula que demora três anos para que você possa ter a quantia que aplicou no começo, o seu contrato não pode ter esse mesmo intervalo. 

Por mais que tenha lucro, durante os 36 meses você apenas recebeu o dinheiro que tinha antes de aplicar na franquia. Só após reaver todo o capital, que você realmente terá ganhos com o seu empreendimento. 

Um ponto muito importante nessa questão: não é possível negociar valores ou estruturas do contrato. O documento é padrão para todos os empresários, a única situação que pode acontecer é uma marca permitir que parcele a taxa de franquia para facilitar a sua aquisição. 

Caso encontre uma empresa que faz esse tipo de “promoção”, fique atento e evite. Isso levanta diversas dúvidas sobre a real efetividade do negócio. Afinal, se cada um possui um tratamento, certamente a rede de franquias não possui um padrão capaz de fazer os franqueados terem sucesso. 

Inicie o processo de abertura da sua franquia

Abrir uma franquia exige os mesmos cuidados para a abertura de um empresa do zero. Ou seja, é necessário sim que você consiga gerar o seu Cadastro Nacional da pessoa Jurídica (CNPJ) normalmente. 

Além disso, caso tenha assuma o negócio ao lado de um sócio é necessário apresentar o contrato social mostrando todas as condições dessa sociedade, como o papel que cada um vai desempenhar e regras por exemplo. 

Tudo isso deve ser apresentado para a obtenção do CNPJ. Após essa primeira etapa, o empresário necessita dar entrada nos órgão públicos para conseguir a liberação dos alvarás e licenças federal, estadual e municipal. 

Dessa forma, para facilitar o trabalho é recomendável que você procure um contador. Esses profissionais terão maior praticidade para lidar com os documentos e burocracias que são necessárias nesse momento. Com isso, você terá mais tempo para se dedicar as atividades da franqueadora como os treinamentos. 

Mesmo que exista diversas franquias de beleza e estética baratas no mercado, você precisa tomar cuidado para que o investimento não se torne mais caro que o previsto.

Caso não tome os cuidados necessários no momento de abertura da sua unidade, poderá ter problemas que irão resultar em multas e advertências, colocando em risco até o seu empreendimento.

Para que você possa se preparar corretamente para abrir uma franquia, separamos o infográfico abaixo. Acompanhe!

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Quais são as para alavancar uma franquia de beleza e estética?

Mesmo diante do cenário promissor para o empreendimento de beleza e estética, o futuro empresário precisa ficar atento a algumas situações. Assim, não vai colocar em risco o seu dinheiro e poderá entrar no mercado com força total.

Por melhor que pareçam as previsões, todo cuidado é importante para proteger você, seu dinheiro e seus familiares ou dependentes. Principalmente por se tratar de um empreendimento que irá demandar um estudo bem detalhado devido a sua estrutura. 

Abaixo, apresentamos alguns cuidados para fazer seu negócio realmente se desenvolver, mesmo que o momento seja de crise.

Analise seu público

Primeiramente, faça um levantamento da região em que pretende iniciar a sua operação. Veja se você possui um público que “case” com a sua proposta de negócio. Estudar os concorrentes também é uma atividade de suma importância. 

Existem franqueadoras que ajudam a fazer esse levantamento. Dessa forma, ela consegue garantir uma boa entrada do seu franqueado no mercado. 

Caso queira, com a autorização da marca, comece a divulgar o seu empreendimento por meio das redes sociais, WhatsApp, Telegram etc, da forma que achar mais efetivo. Ter esse contato frequente e direto com o cliente ajuda a manter o negócio bem posicionado entre o seu público-alvo. 

Essas ações em longo prazo irão permitir, além de conhecer mais a fundo os seus clientes, que seu negócio tenha uma fidelização maior. Esse segmento, para se desenvolver, precisa muito da recorrência de pessoas. 

Se não houver isso, provavelmente você está pecando no atendimento, serviço, conforto, entre outras possibilidades. Nesse caso, cabe a você conseguir identificar o problema e agir o quanto antes. 

Mantenha as medidas de prevenção e higienização

cabeleireira arrumando cabelo de jovem com proteção
As medidas de proteção devem se manter mesmo após o fim da pandemia.

Para que seu empreendimento continue com uma boa popularidade entre os seus clientes, manter as medidas de prevenção e higienização será fundamental. Para se ter uma ideia, sete em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos por causa da pandemia, segundo o Instituto QualiBest

Além disso, se espera que os cuidados voltados para evitar a proliferação de vírus e bactérias devem se manter mesmo após a pandemia.  

Assim, é recomendável se preparar para oferecer álcool em gel na entrada, manter o distanciamento entre os clientes, treinar todos os colaboradores a usarem máscaras e aconselhar o mesmo aos consumidores. 

Negocie condições com fornecedores, serviços, aluguel…

Antes mesmo de abrir a sua franquia, é importante que você conheça os seus fornecedores e tente negociar boas condições com eles.

Na maior parte das vezes, a franqueadora vai contar com um fornecedor homologado aos seus franqueados. Fornecedores de produtos e equipamentos.

Mas também há as prestadoras de serviços, como telefone, internet e televisão, que você deverá contratar localmente. 

Como você está empreendendo em um momento delicado para a economia, essa negociação é fundamental para que não gaste mais do que é necessário.  

Por fim, diante do momento, diversos proprietários de pontos comerciais estão oferecendo um aluguel mais em conta. Por causa dos locais vazios, é possível encontrar espaços com descontos variando entre 30% e 50%. 

Esses novos valores ficam ativos entre 60 e 120 dias, podendo ser estendidos por mais tempo. Vale frisar que a Lei do Inquilinato permite que aconteça esse tipo de reajuste durante a vigência do contrato, desde que em comum acordo.  

Uma dica muito importante para você que está em busca de franquias de beleza e estética baratas é observar bem os valores cobrados. Por mais que exista condições atuais capazes de baixar o preço, muito provavelmente o aluguel de um espaço tende a voltar a sua posição natural. 

Assim, além de conhecer bem qual o valor cheio, é aconselhável que fique atento para que ele não ultrapasse 11% do seu faturamento.

Caso seja maior que isso, você tende a ter uma despesa que irá limitar o crescimento do seu empreendimento. Por fim, a qualidade do local também deve ser observado para que não tenha um gasto muito alto com as reformas necessárias. 

Organize suas finanças

Esse é um passo que deve ser seguido mesmo antes de investir em uma franquia. O controle financeiro é uma das características que fazem parte de um bom empreendedor.

Assim, ele consegue se antecipar a problemas e se preparar para superar crises financeiras, que eventualmente podem surgir em outro momento. 

Dessa forma, a primeira coisa a se fazer é se organizar com o seu dinheiro pessoal. Faça um mapeamento para descobrir para onde ele vai, os “gastos bobos” e que podem ser removidos do seu balanço. 

Isso vai te dar mais segurança em casa e permitir que você invista com mais confiança no negócio. Mas atenção: o dinheiro da empresa é da empresa; o seu, é o seu. Não misture os valores, pois isso pode trazer muita dor de cabeça depois.

Também é importante que consiga renegociar as suas dívidas, caso tenha. Outra situação que é recomendável está na negociação com as prestadoras de serviço. Resumindo, tente reduzir ao máximo os seus custos mensais. 

Já para abrir uma franquia diante do cenário da pandemia, os bancos estão oferecendo condições especiais para os empreendedores. Essa é uma maneira de estimular os setores de uma maneira geral. Além disso, existem instituições que trabalham com programas exclusivos para franquias. 

Mas se achar algo muito arriscado, também há a possibilidade de conseguir um sócio. Cabe a você escolher o melhor tipo de sociedade para o momento: o de sócios investidores ou administradores, por exemplo. 

Aposte em algo inovador

Para conseguir se destacar no mercado, é preciso trazer algo inovador. Diante de uma crise, isso se torna ainda mais importante.

Um dos modelos que tem chamado a atenção de diversos consumidores é o formato de atendimento express para manicure e pedicure, além de outros serviços, como citamos no texto. 

O brasileiro está cada vez mais com a agenda cheia no seu dia a dia, e achar uma brecha para se cuidar pode ser complicado. Para conseguir atender essas pessoas, existem os locais em que é possível oferecer diversos serviços ao mesmo tempo, sem hora marcada. 

Ou seja, basta o cliente chegar e ser atendido. Esse é um tipo de empreendimento que já faz bastante sucesso em países europeus e Estados Unidos e, no Brasil, tem ganhado força desde a década de 2010.

Um dos exemplos desse tipo de negócio é a Suav, uma marca que atua nesse segmento desde 2010 e conta com uma rede de franquias diferenciada. Conheça mais sobre a marca no vídeo a seguir. 

Gostou do nosso conteúdo sobre dicas para abrir e escolher as melhores franquias de beleza e estética baratas? Quer saber mais sobre o momento ideal para investir? Confira o nosso post: Empreendedores de sucesso devem aproveitar oportunidades na crise.

Autor: Rodrigo Brito
20 de setembro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: