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Franquias de beleza: saiba tudo sobre esse negócio


Investir em franquias de beleza é uma das melhores opções para quem pretende apostar no franchising. Trata-se de um segmento muito forte no mercado brasileiro e com grande potencial de lucratividade.Veja mais neste texto!

Não é a toa que o segmento se mantem entre os que mais crescem, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o segmento teve uma taxa de crescimento anual de 8,2% nos últimos 10 anos, movimentando cerca de R$ 100 bilhões por ano.

Ainda de acordo com a Abihpec, nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% somente no Brasil, e ainda apontou que no ano de 2018 o setor movimentou R$ 47,5 bilhões.

Da mesma forma que o serviços de estética e beleza estão sempre em ascensão os empreendedores que desejam investir  nesta área também crescem .

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor foi um dos que mais cresceram no segundo trimestre do ano, com um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2018.

No total, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassaram a marca de 26 mil unidades.

Em outras palavras, o segmento de franquias de beleza deixou de ser um supérfluo para se tornar uma necessidade. Atualmente, as brasileiras consideram, por exemplo, manicure e depilação itens básico de higiene pessoal.

Apesar dos números atrativos, antes de investir em franquias de beleza, o potencial franqueado precisa se preparar muito bem e colher informações importantes para garantir que está fazendo um bom negócio.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos dicas e informações para que você saiba tudo o que precisa antes de se aventurar nesse universo.

Por que atuar no segmento de franquias de beleza?

mulher cuidando da pele franquia de beleza e estética
Entre as franquias de beleza e estética existem vários segmentos como estética facial

Para que você tenha sucesso no franchising, a escolha certa do ramo de atuação é de extrema importância. E quando você opta por fazer parte de um segmento que só vem apresentando bons números, alcançar o sucesso fica ainda mais fácil.

Só para que se tenha uma ideia o Brasil é um dos países campões no consumo global de produtos e serviços voltados à estética e beleza. Segundos os dados da Abihpec, o país só fica atrás de Estados Unidos, que têm 16,5%, e da China, que detém 10,3%.

Ainda para o ano de 2020 as informações do Euromonitor são de que os mercados que atendem o setor de beleza e estática e seus segmentos  devam crescer, pelo menos, 14,3% até 2020.

Com todas essas perspectivas positivas junto ao mercado existe um perfil bem amplo de consumidores que buscam serviços do setor, sendo assim, as franquias de beleza são uma boa oportunidade para se investir.

Alguns nichos específicos tem crescido em meio ao setor de beleza, por exemplo, as franquias de beleza masculina com salões especializados nesse público e produtos criados exclusivamente para o cuidado de barbas e cabelos masculinos.

Os hábitos de cuidados com a estética cresceram muito, assim como a procura das brasileiras por cuidados com os cabelos e as unhas.

Diante dessa mudança, as possibilidades de consumo também aumentaram. Antigamente, apenas as mulheres se preocupavam em investir em tratamentos estéticos e de beleza.

Atualmente, os homens estão se mostrando consumidores assíduos desse tipo de serviço, o que permite que você aposte em um público cada vez mais diversificado.

Há diferenças no tipo de atendimento de cada um dos públicos, claro. Os tratamentos buscados pelas mulheres nem sempre estão alinhados àqueles requisitados pelos homens. Mesmo assim, as possibilidades são muitas.

Modelos de franquias

Antes de tudo é muito importante que você decida o tipo de modelo de negócio no qual prefere investir. A primeira questão é saber em qual dos segmentos vai atuar, escolher bem o que se identifica é o primeiro passo.

Levando em consideração o fato de que vai precisar se dedicar ao negócio e investir não só financeiramente mas em tempo para que ele se desenvolva.

A próxima decisão é o tamanho do empreendimento e o que ele vai oferecer, se será apenas uma opção de serviço que seja mais focada em um determinado publico ou se prefere ampliar as possibilidades de atendimento tendo mais opções de serviços.

É importante dizer, inclusive, que a maioria das empresas de beleza atua com o formato de loja física, visto que o segmento inclui muitos tratamentos estéticos a serem oferecidos.

Mesmo assim, não é necessário investir em uma grande estrutura para atuar no segmento. Isso faz com que o custo imediato da aquisição da franquia atraia empreendedores que têm um orçamento limitado para gastar.

Qual o valor do investimento?

Essa deve ser uma das principais perguntas de quem está considerando se tornar franqueado de uma rede de beleza. Os valores variam de marca para marca, mas, levando em consideração o modelo da franquia, é possível determinar uma faixa de investimento médio.

No geral, os modelos de franquias de beleza não demandam alto custo operacional ao se trabalhar com serviços, o franqueado já sai em vantagem no capital imobilizado, que é bem reduzido.

Outro ponto positivo relacionado aos gastos é que é possível encontrar profissionais que saibam fazer vários tipos de serviço, o que diminui o custo com o quadro operacional.

Mas o investimento não se resume apenas ao valor de aquisição e à taxa de franquia. O consumidor deve ficar de olho nos outros custos que vêm junto com uma franquia.

Para começar, é interessante que ele tenha também um valor disponível para capital de giro para manter a empresa funcionando enquanto não fatura ou não cobre o investimento inicial.

Além disso, algumas redes cobram royalties para o uso da marca, assim como taxa de propaganda. E esses são custos fixos que o empreendedor precisa colocar na ponta do lápis e avaliar se cabem ou não no seu bolso.

Por isso, antes de assinar o contrato, lembre-se de computar todos os valores e de se preparar para arcar com eles no começo da operação até que a franquia se pague sozinha.

Os principais nichos de atuação

O investidor que deseja entrar nesse mercado encontra um bom leque de opções de marcas e ramos de atuação. Uma fatia forte desse segmento, que conseguem oferecer uma gama variada de serviços, atendendo em um só local às necessidades do cliente.

Existem redes que atuam em todas as áreas vendendo para diferentes públicos e propósitos, mas você pode se especializar em trabalhar em um nicho. Alguns deles são:

Empresas especializadas em depilação

Existem inúmeras opções de serviços voltados para depilação provisória ou permanente, como as clinicas de depilação a laser, a depilação convencional a cera, entre outras opções.

Clínicas especializadas em emagrecimento

As clinicas de emagrecimento sempre estiveram presentes no mercado mas cada vez mais tem atingido um numero expressivo. A busca por um corpo melhor tem atraído cada vez mais consumidores para esse nicho de serviço.

Salões de beleza

As mais tradicionais estão por toda parte oferecendo os serviços mais tradicionais e voltados com uma força maior para a beleza dos cabelos e pelo. Alem de oferecer outros serviços os salões de beleza atuam d forma bem completa no mercado.

Esmalterias

As esmalterias estão em alta no mercado de beleza e estética, com uma gama d serviços voltados para os cuidados com a beleza e a saúde das unhas elas vem repletas de novidades e opções de serviços. Podem vir específicas para esse nicho ou agre4gadas de serviços Express o que também tem grande demanda no mercado.

Empresas de cosméticos

O setor de cosméticos além de oferecer produtos para todos os públicos ainda sustentam as empresas que oferecem serviços e precisam dos produtos. Também uma boa pedida para quem deseja investir na área.

Design de sobrancelhas

As franquias de design de sobrancelhas também tem uma grande saída entre os cuidados com beleza e estética e oferecem assim como as de depilação serviços provisórios ou definitivos, com cuidados e manutenção dos serviços.

O que as franqueadoras analisam nos candidatos?

Normalmente, as franquias de beleza procuram por franqueados que tenham um perfil predeterminado. Em se tratando de redes voltadas para beleza, é comum encontrar marcas buscando pessoas com espírito empreendedor, vontade de crescer e disposição para trabalhar.

Identificação com o setor de beleza também é essencial, uma vez que é um mercado em constante crescimento e adaptação. O candidato a franqueado, portanto, deve estudar e se interessar bastante pelo assunto para se manter atualizado.

Independente de ser uma franquia o objetivo do empreendedor deve ser de se dedicar ao investimento e fazer funcionar o plano de negócios. As franqueadoras buscam também por meio de entrevistas preliminares entender a real capacidade financeira do empreendedor e o real desejo de entrar para a rede.

Para ambas as partes é importante entender e alinhar os objetivos, afinal ninguém anda sozinho nesse processo.

O que os candidatos a franqueados devem analisar

Para ter sucesso no negócio, o empreendedor não pode se deixar seduzir pelas maravilhas do setor. É preciso muito planejamento e dedicação para conquistar clientes e espaço.

O capital de giro é o maior gargalo. É preciso se preparar para crises, custos extras, demissões, investimento em marketing. Ainda que seja um mercado com ótimo retorno, não ache que irá inaugurar com fila na porta. O trabalho árduo diário é que trará o seu sucesso.

É importante analisar também suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora, além de quais são os serviços oferecidos pelas unidades. Há empresas que oferecem linha própria de produtos, redes especializadas em cabelos cacheados ou unhas e redes de atendimento geral, com serviços voltados tanto ao público feminino quanto masculino.

Para se manter entre os setores que mais se desenvolve no mundo das franquias, é preciso saber que esse mercado requer atenção, pesquisa e dedicação como empreendedor, pois a exigência por serviços de qualidade com cuidados pessoais também é grande.

Além disso, a dedicação deve estar sempre no radar, já que o franqueado precisa gostar de servir pessoas e se importar com o bem-estar de seus clientes.

Como se tornar um franqueado

moça sendo entrevistada para franquia de beleza
O momento da entrevista é importante para esclarecer todos os anseios do candidato a franqueado

A partir do momento que se define a escolha pelo modelo que deseja atuar é necessário realizar o contato com a marca escolhida e se fazer perceber.

Nesse momento é importante que você já tenha feito uma pesquisa prévia da franqueadora e optado pela que oferece uma boa estrutura para a realização do suporte que é a principal vantagem no setor de franquias.

Pesquisar na internet e conversando com outros empresários da rede é a melhor forma de escolher bem a sua franquia.

A forma de demonstrar interesse pela marca é bem simples, basta que você  entre no site da marca e deixe os dados solicitados em formulário de cadastro.  

Logo em seguida receberá um contato da franqueadora para saber do seu real interesse pelo negócio.  

Ao contrario do que algumas pessoas pensam você também está sendo avaliado nesse momento, como já mencionado ao longo do texto as conversas que antecedem a assinatura do contrato são parta avaliar o seu potencial de investimento, tanto profissional quanto de capital.

Por isso é tão importante que você demonstre suas reais condições e a intensidade do seu interesse em investir no empreendimento. Isso é importante pois tanto você quanto a franqueadora precisam ter o mesmo objetivo, fazer o negócio crescer  e se desenvolver por meio do plano de negócios disponibilizado pela franqueadora.

O que é a COF

Seguindo as normas da Lei de franquia,13.966/19 é necessário que a franqueadora envie ao candidato um documento chamado Circular de Oferta de Franquia mais conhecido como COF.

A COF é uma circular que contem todas as informações sobre a franquia como as taxas que devem ser pagas, os procedimentos que o franqueado deve seguir, entre outras informações.

Para que seja possível ler com calma e detalhadamente o documento o prazo mínimo para que ele seja analisado è de 10 dias. Esse prazo é para que o candidato consiga tirar as duvidas consultar um profissional do direito, e esclarecer todos os pontos caso seja necessário.

Após o estudo do documento se estiver tudo dentro do previsto você já pode pagar a taxa de franquia e assinado contrato definitivo. Nesse momento já é um franqueado da marca!.

Quer saber mais sobre a importância da leitura da COF? Assista esse vídeo que separamos para você!

Rede de franquias de beleza e estética

Diante das inúmeras opções de negócios para investir no setor de beleza e estética, trouxemos algumas sugestões para que você analise as que mais tem a ver com o seu desejo de investimento.

A dica é sempre de analisar pelo custo-benefício, nem a mais em conta nem a mais onerosa, a escolha deve ser baseada na estrutura, nas opções e no potencial de investimento que ela possa oferecer. Acompanhe!

Suav

Para aqueles que querem investir no mercado de estética e beleza, a franquia Suav é uma ótima opção. Com o intuito de oferecer serviços rápidos e de qualidade neste segmento, a marca foi fundada em 2010 e busca expandir em todo o Brasil.

Sua proposta é trabalhar na modalidade express, com o objetivo de oferecer mais comodidade os clientes mais exigentes com pressa e sem tempo para realização de tais serviços. Significa que as unidades atendem clientes sem hora marcada, oferecendo serviços como depilação, esmalteria e sobrancelhas.

Para atuar de forma mais completa a franquia atende uma opção que contempla a franquia mais completa também com escovaria.

Entre os valores oferecidos pela Suav estão:

Investimento total: R$ 167,6 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil
Royalties:  5% do faturamento mensal
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 24 a 36 meses

Para saber mais informações obre a Suav assista o vídeo abaixo!

Emporium da Beleza

A franquia Emporium da Beleza é uma empresa que está sempre investindo em estética avançada, e aprimorando seus conceitos com novidades e avanços tecnológicos para atender o nível mais exigente de clientes que buscam pela qualidade e satisfação com bons resultados.

Os serviços oferecidos pela Emporium da Beleza estão voltados a Biomedicina estética, estética corporal e facial.

Para se tornar um franqueado da marca é necessário um investimento inicial á partir de R$ 205 mil.

Salão Marly

A franquia do Salão Marly está voltada para um atendimento completo de salão de beleza voltado para todos os públicos. Seu atendimento oferece uma ampla cartela de serviços como cabelo, maquiagem, cuidados com a pele e unhas além de serviços especiais como  dia da noiva,formatura, entre outros.

O salão que foi fundado na década de 70 e com seus mais de 50 anos de história se tornou uma rede de franquias com grande potencial no mercado de moda e beleza.

Para ser um franqueado o valor de investimento inicial é de R$ 280 mil.

Botoclinic

A Botoclinic é uma rede de franquias que se dedica exclusivamente a serviços de aplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimento com ácido hialurônico.

Seu foco está na estética facial, a rede tem a proposta de oferecer tratamentosa preços competitivos. As franquias podem ser instaladas em pontos de shopping e de rua.

Para se tornar um franqueado da Botoclinic o valor inicial é de R$ 185 mil.

Conseguiu perceber o quanto o segmento de beleza e estética pode ser interessante para investir em um negócio próprio? Se você gosta de pessoas e do ramo então é possível ter grande sucesso no ramo ! Quer mais motivos para investir no setor? Leia mais neste post!  

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