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Franquias de beleza: saiba tudo sobre esse negócio


Investir em franquias de beleza é uma das melhores opções para quem pretende apostar no franchising. Trata-se de um segmento muito forte no mercado brasileiro e com grande potencial de lucratividade.

Não à toa, o segmento se mantém entre os que mais crescem, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Nos últimos 10 anos, o setor apresentou um crescimento anual de 8,2%, movimenando cerca de R$ 100 bilhões por ano.

Ainda de acordo com a Abihpec, nos últimos cinco anos, o mercado de estética cresceu 567% somente no Brasil. A Associação ainda apontou que somente no ano de 2018, o setor movimentou R$ 47,5 bilhões.

Os dados positivos demonstram que, da mesma forma que as empresas que trabalham com serviços de estética e beleza estão sempre em ascensão, os empreendedores que desejam investir nesta área, encontram boas oportunidades de rápido crescimento, principalmente quem está de olho em franquias.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o setor foi um dos que mais cresceram no segundo trimestre de 2019, com um aumento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2018. No total, o segmento faturou mais de R$ 8,8 bilhões e ultrapassou a marca de 26 mil unidades.

Em outras palavras, o segmento de franquias de beleza deixou de ser algo supérfluo, para se tornar uma necessidade. Atualmente, as brasileiras consideram, por exemplo, manicure e depilação itens básico de higiene pessoal.

Apesar dos números atrativos, antes de investir em franquias de beleza, o futuro franqueado precisa se preparar muito bem e colher informações importantes para garantir que está fazendo um bom negócio.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos dicas e informações para que você saiba tudo o que precisa antes de se aventurar nesse universo.

Por que atuar no segmento de franquias de beleza?

mulher cuidando da pele franquia de beleza e estética
Entre as franquias de beleza e estética existem vários segmentos como estética facial

Para que você tenha sucesso à frente de uma franquia, a escolha certa do ramo de atuação é de extrema importância. E quando você opta por fazer parte de um segmento que só vem apresentando bons números, alcançar o sucesso fica ainda mais fácil.

Só para que se tenha uma ideia, o Brasil é um dos países campões no consumo global de produtos e serviços voltados à estética e beleza. Segundos os dados da Abihpec, o país só fica atrás de Estados Unidos, que têm 16,5% do consumo mundial.

As previsões para o ano de 2020, de acordo com pesquisas do Euromonitor, são de que os mercados que atendem o setor de beleza e estética continuem em crescimento, atingindo 14,3% de alta em comparação com 2019.

Com todas essas perspectivas positivas, as marcas contam com perfis bem amplos de consumidores, que buscam sempre por serviços de qualidade e, claro, não abrem mão de novidades de procedimentos e serviços.

Alguns nichos específicos têm crescido em meio ao setor de beleza. As franquias de beleza masculina com salões especializados para atendimento a esse público, contam com produtos criados exclusivamente para o cuidado com barbas e cabelos masculinos, e são um exemplo do crescimento de alguns nichos.

Assim, diante dessa mudança, as possibilidades de consumo também aumentaram. Antigamente, apenas mulheres se preocupavam em investir em tratamentos estéticos e de beleza.

Atualmente, os homens estão se mostrando consumidores assíduos desse tipo de serviço, o que permite que você aposte em um público cada vez mais diversificado.

Há diferenças no tipo de atendimento de cada um dos públicos, claro. Os tratamentos buscados pelas mulheres nem sempre estão alinhados àqueles requisitados pelos homens. Mesmo assim, as possibilidades são muitas.

Os principais nichos de atuação

O empreendedor que deseja entrar no mercado de beleza, encontra um bom leque de opções de marcas para investimento e nichos para inserção.

Existem redes de franquias que são especializadas em um único tipo de procedimento estético, atendendo a apenas um tipo de público. Ao mesmo tempo, há outras marcas que diversificam os procedimentos oferecidos nas unidades e também ampliam os atendimentos a diferentes públicos e gêneros.

Por isso, é importante estudar os tipos de serviços oferecidos por uma rede de franquias, entender o atendimento e saber se este é o modelo que mais combina com o seu perfil. Para conhecer alguns dos nichos, continue a leitura.

Depilação

Existem inúmeras opções de serviços voltados para depilação provisória ou permanente, como as clínicas de depilação a laser, a depilação convencional à cera, entre outras opções.

Emagrecimento

As clínicas de emagrecimento sempre estiveram presentes no mercado, mas cada vez mais têm atingido um número expressivo de clientes. A busca por um corpo melhor tem atraído cada vez mais consumidores para esse nicho de serviço.

Salões de beleza

Os salões de beleza mais tradicionais estão por toda parte, oferecendo os serviços mais convencionais e voltados com uma força maior para a beleza dos cabelos e unhas.

Entretanto, hoje em dia há uma gama de espaços que ampliaram os tipos de atendimentos, proporcionando que os clientes encontram diversos serviços em um só lugar.

Esmalterias

As esmalterias estão em alta no mercado de beleza e estética. Com uma gama de serviços voltados para os cuidados com a beleza e a saúde das unhas, esse modelo de negócio investe tem novidade e qualidade dos procedimentos.

Cosméticos

O setor de cosméticos além de oferecer produtos para todos os públicos, ainda atendem a outras empresas que trabalham com cosméticos para atendimento do público.

Design de sobrancelhas

As franquias de design de sobrancelhas também têm uma grande saída entre os cuidados com beleza e estética. Esse modelo de negócio oferece cuidados provisórios e definitivos para as sobrancelhas, além de serviços para cílios.

O que as franqueadoras analisam nos candidatos?

Normalmente, as franquias de beleza procuram por franqueados que tenham um perfil predeterminado. Em se tratando de redes voltadas para beleza, é comum encontrar marcas buscando pessoas com espírito empreendedor, vontade de crescer e disposição para trabalhar.

Identificação com o setor de beleza também é essencial, uma vez que é um mercado em constante crescimento e adaptação. O candidato a franqueado, portanto, deve estudar e se interessar bastante pelo assunto para se manter atualizado.

Independente de ser uma franquia, o objetivo do empreendedor deve ser de se dedicar ao investimento e fazer funcionar o plano de negócios. As franqueadoras buscam também, por meio de entrevistas preliminares, entender a real capacidade financeira do empreendedor e o real desejo de entrar para a rede.

Para ambas as partes é importante entender e alinhar os objetivos, afinal ninguém anda sozinho nesse processo.

O que os candidatos a franqueados devem analisar

Para ter sucesso no negócio, o empreendedor não pode se deixar seduzir pelas maravilhas do setor. É preciso muito planejamento e dedicação para conquistar clientes e espaço no mercado.

O valor de investimento inicial, por mais que seja mais enxuto, não deve ser o único dado que você precisa analisar. Ou seja, por mais que o modelo seja de uma franquia barata, existem outras informações que devem entrar nos cálculos da condição de investimento.

O capital de giro é o maior gargalo. É preciso se preparar para crises, custos extras, demissões, investimento em marketing. Ainda que seja um mercado com ótimo retorno, não ache que irá inaugurar com fila na porta. O trabalho árduo diário é que trará o seu sucesso.

Assim, é importante analisar também suporte e treinamento oferecidos pela franqueadora, além de quais são os serviços oferecidos pelas unidades.

Há empresas que oferecem linha própria de produtos, redes especializadas em cabelos cacheados ou unhas e redes de atendimento geral, com serviços voltados tanto ao público feminino quanto masculino.

Para se manter entre os setores que mais se desenvolve no mundo das franquias, é preciso saber que esse mercado requer atenção, pesquisa e dedicação como empreendedor. Isso porque, a exigência por serviços de qualidade com cuidados pessoais também é grande.

Além disso, a dedicação deve estar sempre no radar, já que o franqueado precisa gostar de servir pessoas e se importar com o bem-estar de seus clientes.

Como se tornar um franqueado?

moça sendo entrevistada para franquia de beleza
O momento da entrevista é importante para esclarecer todos os anseios do candidato a franqueado

A partir do momento que se define a escolha pelo modelo que deseja atuar, é necessário realizar o contato com a marca escolhida demonstrando interesse em investir.

Nesse momento, é importante que você já tenha feito uma pesquisa prévia da franqueadora e optado pela que oferece uma boa estrutura para a realização do suporte que é a principal vantagem no setor de franquias.

Ou seja, faça pesquisas na internet e converse com outros empresários da rede. Assim, você tem mais chances de fazer a melhor escolha da sua franqueadora.

A forma de demonstrar interesse pela marca é bem simples, basta que você entre no site da rede e deixe os dados solicitados em formulário de cadastro.  Dessa forma, você receberá um contato da franqueadora para saber do seu real interesse pelo negócio.  

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, você também está sendo avaliado nesse momento, como já mencionado ao longo do texto. As conversas que antecedem a assinatura do contrato são parta avaliar o seu potencial de investimento, tanto profissional, quanto financeiro.

Por isso é tão importante que você demonstre suas reais condições e a intensidade do seu interesse em investir no empreendimento.

Isso é importante pois tanto você, quanto a franqueadora precisam ter o mesmo objetivo, que é fazer o negócio crescer e se desenvolver por meio do plano de negócios disponibilizado pela franqueadora.

Veja o infográfico que preparamos para você mostrando todo o passo a passo para se tornar um franqueado.

Infográfico 8 dicas para ter uma franquia de sucesso

7 franquias de beleza e estética

Diante das inúmeras opções de negócios para investir no setor de beleza e estética, trouxemos algumas sugestões para que você analise as que mais tem a ver com o seu desejo de investimento.

A dica é sempre de analisar pelo custo-benefício, nem a mais em conta nem a mais onerosa. Por isso, a escolha deve ser baseada na estrutura, nas opções e no potencial de investimento que a rede pode pode oferecer. Acompanhe!

1. Suav

Para aqueles que querem investir no mercado de estética e beleza, a franquia Suav é uma ótima opção. Com o intuito de oferecer serviços rápidos e de qualidade neste segmento, a marca foi fundada em 2010 e busca expandir em todo o Brasil.

Sua proposta é trabalhar na modalidade express, com o objetivo de oferecer mais comodidade os clientes mais exigentes com pressa e sem tempo para realização de tais serviços. Significa que as unidades atendem clientes sem hora marcada, oferecendo serviços como depilação, esmalteria e sobrancelhas.

Para atuar de forma mais completa a franquia atende uma opção que contempla a franquia mais completa também com escovaria.

Para saber mais informações obre a Suav assista o vídeo abaixo!

2. Emporium da Beleza

A franquia Emporium da Beleza é uma empresa que está sempre investindo em estética avançada, e aprimorando seus conceitos com novidades e avanços tecnológicos para atender o nível mais exigente de clientes que buscam pela qualidade e satisfação com bons resultados.

Os serviços oferecidos pela Emporium da Beleza estão voltados a Biomedicina estética, estética corporal e facial.

Para se tornar um franqueado da marca é necessário um investimento inicial á partir de R$ 205 mil.

3. Salão Marly

A franquia do Salão Marly está voltada para um atendimento completo de salão de beleza voltado para todos os públicos.

Seu atendimento oferece uma ampla cartela de serviços como cabelo, maquiagem, cuidados com a pele e unhas além de serviços especiais como  dia da noiva, formatura, entre outros.

O salão foi fundado na década de 1970 e com seus mais de 50 anos de história, se tornou uma rede de franquias com grande potencial no mercado de moda e beleza.

Para ser um franqueado o valor de investimento inicial é de R$ 280 mil.

4. Botoclinic

A Botoclinic é uma rede de franquias que se dedica exclusivamente aos serviços de aplicação de toxina botulínica (botox) e preenchimento com ácido hialurônico.

Seu foco está na estética facial, por isso, a rede tem a proposta de oferecer tratamentos a preços competitivos. As franquias podem ser instaladas em pontos de shopping e de rua.

Para se tornar um franqueado da Botoclinic o valor inicial é de R$ 185 mil.

5. Onodera Estética

Criada em 1981, a Onodera é uma rede de estética que é especialista em diversos tratamentos como tratamento de acne, redução de celulite, rejuvenescimento, redução de gordura localizada, além de massagens e outros tratamentos faciais e corporais.

Assim, com mais de 38 anos de atuação no mercado, a empresa tem se consolidado no Brasil. 

Porém, a Onodera entrou para o mundo das franquias no início dos anos 2000. Ao todo, são mais de 50 unidades espalhadas em 10 estados brasileiros, sem contar nos 500 mil clientes atendidos aproximadamente.

Dessa forma, focada em oferecer o melhor serviço e a alta qualidade dos mesmos, a marca se torna uma boa aposta de investimento. 

Se você deseja se tornar um franqueado da Onodera, será necessário desembolsar um valor a partir de R$ 420 mil. Lembrando que a empresa oferece treinamentos e suportes para os empreendedores. 

6. Posé Beleza

Focada no atendimento sem hora marcada e trabalhando de uma maneira em que os clientes são o centro das atenções, a Posé Beleza é uma empresa que nasceu com o intuito de transformar a depilação em um procedimento indolor.

Uma das vantagens da Posé é oferecer não apenas serviços voltados para depilação, mas também para a estética em geral.

Os clientes também encontram outros produtos como acessórios, lingeries, bijuterias e até artigos sensuais. Além disso, caso queira trabalhar com o público masculino, existe o modelo de franquia exclusivo para eles. 

Para se tornar um franqueado da marca, é necessário fazer um investimento de R$ 196,4 mil. Porém, no formato para atender apenas homens, o capital necessário é de R$ 174,4 mil.

7. Magrass

Considerada a maior rede de emagrecimento saudável e de estética da América Latina, a Magrass é uma empresa que está no mercado desde 2007. Desde então, a rede ajudou mais de dois milhões de pessoas a perder peso.

O sucesso da Magrass foi tamanho que, atualmente, existem franquias em 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Dessa forma, um dos motivos do sucesso da marca está na qualidade dos procedimentos, voltados para nutrição, transformação, estética e acompanhamento contínuo. Além disso, a empresa conta com o espaço on-line para seus clientes. 

O investimento inicial para se tornar um franqueado da Magrass é a partir de R$ 350 mil. É importante destacar que a marca também conta com um centro de capacitação profissional que é um dos maiores do Brasil.

Ao longo do texto, você conheceu as principais vantagens de investir em no setor de beleza e bem-estar.

Porém, para ter sucesso, é preciso estudar todos os detalhes sobre as redes, modelos de franquias, serviços oferecidos e públicos atendidos. Todas essas informações estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento entregue a todos os candidatos a franqueados.

Para saber todas as vantagens para investir no setor e se tornar um franqueado ainda em 2020, leia mais neste post!  

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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