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Franquias de bijuterias crescem e conquistam mais empreendedores


Investir em franquias de bijuterias pode ser um negócio lucrativo e fácil de gerenciar. Porém, é importante ter a certeza de que a franqueadora oferece o suporte adequado. Veja no texto o que avaliar na empresa.

Franquias de bijuterias faturam, junto a outros modelos de loja, cerca de R$ 600 milhões por ano. Parte do setor de Moda no franchising, o negócio é um dos responsáveis pelo crescimento anual de 10,40% do ramo, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Outros números também atraem no setor. Por exemplo: até 2020, as vendas de bijuterias e semijoias chegarão a 250 bilhões de dólares por ano no Brasil. Os dados do McKinsey Global Institute só reforçam o quanto o ramo pode ser uma ótima oportunidade de negócio.

Quem deseja investir na alternativa pode optar por abrir uma empresa do zero, ou então por franquias de bijuterias.

A opção por uma franquia é cheia de vantagens. Para começar, o empresário obtém todo o plano de negócio da marca, com o passo a passo para o início da loja, gerenciamento e planejamento financeiro.

Uma franqueadora já testou modos de fazer, acertou e errou. Por isso, todo o passo a passo apresentado por ela possui respaldo e comprovação de eficiência. Assim, as chances de sucesso do franqueado serão muito maiores.

Outro ponto interessante de uma franquia é que a marca já é conhecida no mercado. O franqueado não precisa “fazer seu nome”. Na verdade, ele embarca na fama da loja principal e só precisa manter o seu padrão de qualidade. Sabendo da boa fama da empresa, os consumidores são atraídos de forma mais simples.

Além disso, o franqueador oferece todo o suporte ao empreendedor. Seu auxílio é garantido para a montagem da loja, a capacitação da equipe, auxílio no gerenciamento do negócio e mais.

Fatores necessários para abrir franquias de bijuterias

imagem loja franquias de bijuterias
Lojas de bijuterias costumam deixar as opções expostas aos consumidores, para que eles possam prová-las.

Na hora de abrir uma franquia de bijuteria, é necessário considerar uma série de fatores. Não apenas sobre a marca franqueada, mas também sobre o seu planejamento. Você pode aprender a escolher a  franquia certa para você acessando este link. A seguir, falamos brevemente sobre 5 pontos essenciais para o seu investimento. Acompanhe!

1. Você possui o perfil para o empreendimento?

Não é obrigatório que o empreendedor possua conhecimento ou experiência sobre joias e bijuterias. Até porque, a franqueadora oferece toda a capacitação necessária sobre o assunto. Ainda assim, é importante ter, ao menos, interesse no ramo.

Quando o empresário não se sente bem em investir em uma atividade, dificilmente encontra realização profissional. Isso mesmo que o setor gere ótimos lucros.

Também é importante ter aptidão para o gerenciamento de um negócio e de pessoas. Esse tipo de conhecimento pode ser conquistado por meio de cursos rápidos ou da Educação Superior, livros, vídeos e mais. Eles serão fundamentais para a administração do dia a dia do seu negócio.

2. Público das franquias de bijuterias

No quê os consumidores da sua região têm interesse? Em bijuterias, semijoias, em joias? Em peças mais sóbrias ou coloridas? Quais tipos de acessórios são mais comuns entre este público? 

É fundamental fazer a sua pesquisa de público, do modo mais detalhado possível. Tenha atenção ao sexo, situação econômica, faixa etária e outros aspectos. Mais do que ajudar na escolha da marca da franquia, essas informações vão facilitar a formatação de campanhas publicitárias para atração de clientes.

3. Investimento de uma loja de bijuterias

Outro ponto essencial na escolha de uma franquia é a sua possibilidade de investimento. Para se ter uma ideia, uma loja de 20 m² requer investimento de quase R$ 57 mil. A estimativa do Sebrae compreende gastos como a reforma do local, compra de mobiliário e outras, mas ainda não considera a taxa de franquia e royalties. Afinal, esses últimos valores variam por marca franqueadora.

Isso significa que você precisa avaliar cada um dos custos associados à franquia. Depois, coloque na ponta do lápis os valores que você já possui, e avalie a possibilidade de um empréstimo. 

Se for necessário obter capital com o banco, também é importante inserir a estimativa de juros no planejamento. Um planejamento financeiro completo facilita a percepção das necessidades e vantagens do negócio.

4. Localização

Para lojas de bijuterias, as melhores localizações são aquelas com grande fluxo de pessoas. A visibilidade desse tipo de produto é o que atrai os consumidores. Antes da escolha do local, porém, avalie bem se o seu público-alvo trafega na região. A avaliação da concorrência também é essencial.

5. Reputação da marca

Com os pontos anteriores avaliados, será mais simples escolher a melhor marca entre as franquias de bijuterias. Mas é necessário avaliar bem mais do que o citado.

Na verdade, a reputação da empresa deve ser um dos principais aspectos considerados. O que os consumidores acham da marca? E os franqueados, como avaliam a franqueadora? 

Você deve ter a certeza de que os produtos atraem o público. Saber sobre o suporte da marca lhe dará maior segurança sobre a sua confiabilidade. Em ambas as situações, as chances de sucesso do negócio se tornam bem maiores.

Como se tornar um franqueado no segmento de bijuterias

Após a pesquisa das franquias de bijuterias, seu público e localização ideal, o empreendedor pode iniciar o processo de aquisição da sua loja. Para isso, é necessário realizar um cadastro no site da marca de interesse. 

Com este cadastro, a empresa avalia o perfil do empresário e analisa se ele está de acordo com o seu franqueado ideal. Essa avaliação garante que a parceria de negócios será interessante para as duas partes. 

Assim que o empreendedor é “selecionado”, ele é convidado para uma reunião com a franqueadora. Essa reunião pode ser feita tanto presencialmente, quanto de modo on-line.

Com o encontro, o candidato a franqueado tem a oportunidade de avaliar mais de perto a proposta de negócio. Enquanto isso, a franqueadora confirma se o empresário é mesmo o que ela procura para expandir a sua marca.

Se o negócio se mostrar atraente para todos, o contrato de franquia é assinado. Em seguida, o empreendedor recebe um cronograma completo. Esse cronograma indicará as datas para a capacitação da equipe, montagem da loja e mais.

Tudo é realizado com o auxílio da franqueadora. Geralmente, o prazo entre a assinatura do contrato e a abertura da loja fica entre 90 e 120 dias.

É importante destacar que, ao abrir uma franquia, o franqueado precisa manter o padrão de produtos e atendimento da marca. Para isso, a franqueadora mantém suporte contínuo durante o tempo de atuação da loja.

Franquias de bijuterias: algumas sugestões do mercado

Belle Bijou 

Criada em 1993, a franquia Belle Bijou trabalha com o chamado “luxo acessível”. São brincos, pulseiras, pingentes, colares, anéis e semijoias, com garantia de até 1 ano. As peças são folheadas a ouro, prata ou ródio, e ofertadas aos usuários a um preço justo. O público feminino tem bastante interesse em acessórios oferecidos pela marca.

Ao franqueado, a Belle Bijou oferece total assessoria. O novo empreendedor recebe suporte no momento de identificação do ponto comercial, treinamento da equipe, planejamento financeiro e até da gestão administrativa. A seguir, listamos alguns custos associados à franquia.

  • Taxa de Franquia:
    • Belle loja: R$ 40 mil
    • Belle Quiosque: R$ 30 mil
  • Investimento mínimo: R$ 120 mil
  • Retorno do investimento: 20 meses

Tutti Bijoux 

Já as lojas Tutti Bijoux oferecem mais do que bijuterias. Além destes acessórios, a marca disponibiliza ao consumidor bolsas e cintos. As peças têm estilos variados: há aquelas discretas, básicas, perfeitas para o dia a dia; e também as ideais para looks de festa-noite.

Quando o empreendedor opta pela Tutti Bijoux, ele obtém todo o know-how e modo de fazer da marca. A franqueadora também auxilia na gestão de marketing, varejo, treinamento da equipe e dia a dia do negócio. Os valores básicos relacionados à franquia são:

  • Taxa de franquia: a partir de R$ 30 mil
  • Investimento mínimo: R$ 280 mil
  • Retorno do investimento: 24 meses

Baloné Bijuterias

Atuando desde 2007, a Baloné Bijuterias é a rede de acessórios femininos fast fashion do Grupo Ornatus. O Ornatus é especialista em gestão de franquias e, por isso, oferece suporte detalhado aos seus franqueados. O empreendedor pode contar, por exemplo, com o projeto arquitetônico para sua loja, suporte gerencial e na operação do negócio.

Outro diferencial da marca é o seu marketing. Campanhas realizadas com modelos e celebridades dão destaque aos acessórios, servindo como uma ótima publicidade aos produtos. Além disso, a arquitetura das lojas favorece a exposição dos acessórios, chamando a atenção das consumidoras.

  • Taxa de franquia: R$ 30 mil
  • Investimento mínimo: R$ 285 mil
  • Retorno do investimento: 24 a 36 meses

Morana

As bijuterias da Morana são diferenciadas. Não apenas por sua qualidade, mas porque elas possuem realmente a aparência de joias clássicas. Hoje, já são mais de 300 lojas espalhadas pelo País e no exterior.

São três os modelos de negócio Morana: quiosque, loja e contêiner. No quiosque, o espaço disponível para os produtos é menor, mas essa configuração permite a instalação da loja mesmo em pequenos ambientes. 

Não significa que o espaço seja diminuto — na verdade, os consumidores podem passear por ele normalmente, como em uma loja. A vantagem é que ele poderá ficar em corredores ou lojas com metragem mais limitada, em shoppings e centros comerciais.

Enquanto isso, uma loja da Morana é indicada para municípios com  população entre 70 mil e 200 mil habitantes. Mais amplos, esses espaços permitem que a consumidora transite pelo ambiente com maior facilidade. Sua fachada também pode ser mais destacada, chamando a atenção das clientes.

Por fim, há a opção pela loja contêiner. A alternativa é mais arrojada e moderna e facilita a instalação do negócio em qualquer local desejado. 

  • Taxa de franquia: R$ 40 mil
  • Investimento mínimo: R$ 105 mil
  • Retorno do investimento: 18 a 36 meses

Menina Biju

Outra opção de franquia de bijuterias é a Menina Biju, criada em 2015. Além de bijuterias e acessórios femininos, a marca oferece peças masculinas e infantis. Ou seja, é possível atender a diferentes públicos, de diversos estilos. Em todo o caso, o principal diferencial da marca é o preço único das suas peças, de R$ 10.

Também é preciso destacar que a Menina Biju não cobra taxa de franquia ou royalties. O ganho da franqueadora é obtido apenas por meio da venda dos acessórios aos franqueados. 

  • Taxa de franquia: não cobra
  • Investimento mínimo: R$ 38 mil
  • Retorno do investimento: de 8 a 12 meses

Outras opções de investimento

Como explicamos no início deste texto, a opção por uma franquia pode ser cheia de vantagens. Por isso, vale a pena avaliar essa possibilidade na hora de abrir um negócio. E, além das várias opções de franquias de bijuterias e no setor de Moda, os demais ramos do mercado também contam com incríveis opções de franquias. 

Você pode escolher, por exemplo, investir no setor de Serviços Automotivos, Alimentação, Entretenimento e Lazer, e Serviços. Também existem opções nos ramos de Limpeza e Conservação; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Casa e Construção; Serviços Educacionais; e Hotelaria e Turismo.

Agora, se você possui mesmo interesse na área da beleza, pode optar, além de pela Moda, pelo ramo de Saúde, Beleza e Bem-Estar. O setor é um dos que mais cresce por ano, inclusive em tempos de crise. Os motivos são variados: a influência dos meios de comunicação, o acesso mais simples a serviços do tipo e, principalmente, a maior preocupação com um envelhecimento saudável.

São vários os modos de atuação no setor. É possível investir em empresas para o controle e prevenção de doenças, perfumaria, academias, entre várias outras.

Dentre as alternativas, porém, as clínicas de estética são as que mais chamam a atenção.  De 2012 a 2017, o mercado de estética cresceu 567% no Brasil. As informações são da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

A seguir, você poderá conhecer a SUAV, uma incrível opção de franquia estética. Continue acompanhando!

SUAV

A SUAV foi criada para atender a demanda de um público que procurava serviços rápidos e de qualidade. Mulheres e homens precisam de atenção para cuidar da sua beleza, e exigem cada vez mais profissionalismo — mas sem perder tempo.

Por isso, a empresa prioriza o atendimento sem hora marcada, um modelo “express” que já é sucesso no mundo todo. O usuário chega e é logo atendido, sem desculpas ou remarcações.

A SUAV está pronta para atender com serviços de Esmalteria, Escovaria, Sobrancelhas, Fotodepilação e Depilação a Cera. Para ser um franqueado SUAV, o empreendedor precisa ter o seguinte perfil: 

  • Deve acreditar na proposta SUAV;
  • Afinidade com a Rede de Franquias;
  • Disponibilidade de tempo para dedicação integral ao negócio;
  • Capacidade financeira para entrar no negócio;
  • Espírito empreendedor, visão mercadológica, estratégica e de marketing;
  • Dinamismo e espírito de liderança;
  • Facilidade de relacionamento e habilidade para lidar com conflitos;
  • Propensão a perseguir objetivos com energia e persistência;
  • Afinidade com o setor de beleza e afins;
  • Iniciativa e otimismo.

Modelos de negócio SUAV

A SUAV possui seis modalidades de negócio, todos elas sendo loja física. Os custos da franquia variam exatamente pelo tipo de loja, como mostraremos a seguir. Os valores cobrados incluem o necessário para a reforma e preparação da loja, mobiliário, taxa de franquia, capital de giro, treinamento da equipe, entre outros.

  • Versão da loja: Esmalteria, Depilação e Sobrancelhas

Total geral do investimento: R$ 127.600,00

  • Versão da loja: Depilação e Sobrancelhas

Total geral do investimento: R$ 108.800,00

  • Versão da loja: Sobrancelhas

Total geral do investimento: R$ 69.900,00

  • Versão da loja: Esmalteria e Sobrancelhas

Total geral do investimento: R$ 100 mil

  • Versão da loja: Fotodepilação e Sobrancelhas

Total geral do investimento: R$ 131.200,00

  • Versão da loja: Esmalteria, Depilação, Sobrancelhas, Fotodepilação e Escovaria

Total geral do investimento: R$ 245 mil

Quer saber mais sobre a franquia SUAV? Acompanhe acessando a página da empresa.

Agora você já sabe tudo o que precisa sobre as franquias de bijuterias e outras ótimas opções do mercado. Antes de investir, lembre-se de pesquisar por outros setores e avaliar suas vantagens. É fundamental que você possua afinidade com o ramo. Assim, será mais fácil e prazeroso investir seu tempo e dinheiro no negócio.