fbpx
  • Fale Conosco:

    (31) 3654-5664

  • E-mail:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquias de calçados apostam em vendas diretas


Sabia que é possível investir em franquias de calçados de vendas diretas? As opções exigem contato mais próximo com o cliente, mas permitem a criação de uma rede fiel de usuários.

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas, às vezes, os custos associados a uma unidade física são grandes, e dificultam o investimento. Ainda assim, existem opções, como as franquias de calçados com vendas diretas.

Com o passar dos anos, os setores da Economia vêm se recuperando, aos poucos. Este é o caso, por exemplo, do setor de calçados. Em 2017, houve crescimento de 1% na produção do setor, o que correspondeu a 908,9 milhões de pares fabricados no período. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Um empresário do setor de calçados convive com um ticket médio de R$ 160,33 por venda. Além disso, o setor é bastante diverso, atendendo a crianças, jovens e adultos, com os mais variados modelos.

Na hora de investir no ramo, a venda direta pode ser um diferencial. Esse modelo de negócio não é uma técnica tão nova de empreendedorismo. Prova disso são as empresas de cosméticos, produtos de higiene, iogurtes e até de potes e vasilhas. 

Grande parte dessas marcas trabalha por meio de franquias, tendo formulado técnicas para que os empresários levem os produtos diretamente às casas das pessoas. Assim, eles podem efetuar as vendas com mais comodidade ao usuário. Continue lendo o texto e confira mais vantagens desta área promissora!

O que são as vendas diretas?

vendas diretas imagem ilustrativa com aperto de mão
Nas vendas diretas, é o vendedor que procura pelo consumidor, e não o contrário (como é mais comum).

A técnica de vendas diretas exige que o empreendedor procure o cliente e mostre o que tem a oferecer. Ela é muito indicada para as pessoas que desejam ter flexibilidade nos seus horários de trabalho. Também é ideal para quem está disposto a conhecer gente nova e que tem facilidade em começar e manter uma boa conversa.

O processo de vendas diretas também pode ser chamado de home office. Isso porque, é necessário que você faça a triagem dos seus produtos dentro de casa, além do controle de suas vendas mensais, lista de clientes e outros.

As franquias de calçados estão seguindo essa mesma lógica. Seus franqueados são frequentemente conhecidos como revendedores, consultores ou distribuidores.

Segundo dados da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil é o 6ª país com maior presença no mercado de venda direta. Apenas em 2017, esse modo de comercialização teve faturamento de R$ 45,2 bilhões no País.

Uma das principais vantagens da venda direta é que não é preciso manter um espaço fixo comercial. Você, empresário, vai até o consumidor, para que ele escolha e experimente os calçados. 

Para que essas vendas sejam eficazes, porém, é necessário trabalhar uma série de técnicas. Isso inclui o bom atendimento, a exposição correta dos sapatos e a divulgação adequada. Ao aderir a uma franquia de calçados, o franqueado obtém todo o suporte e treinamento da franqueadora.

Em contrapartida, a venda indireta é realizada por meio das lojas de atacado e varejo. Os custos podem ser bem maiores, já que é preciso alugar e manter um espaço físico fixo.

Requisitos para vendas diretas

Sem dúvida, a principal característica de um empreendedor de vendas diretas é o carisma. É fundamental ter simpatia e habilidade para a captação dos clientes. Principalmente considerando que será preciso visitar a casa de uma pessoa, a princípio, desconhecida.

Além disso, é obrigatório que o franqueado possua conhecimento de todos os detalhes do produto que está vendendo. 

No caso das franquias de calçados, ele precisa saber quais modelos estão em alta, as tendências da moda, o material utilizado no calçado, quais modelos são mais confortáveis, entre outros. Repassar essas informações ao consumidor, com confiança e conhecimento de causa, é fundamental para convencê-lo a comprar.

Também é importante construir uma rede de contatos. Vender apenas para os seus conhecidos e familiares pode não ser suficiente para um bom lucro. Assim, a cada venda, peça para o seu cliente te indicar para outras pessoas, destacando as suas novidades e condições especiais. 

Para as vendas diretas, a propaganda “boca a boca” é essencial. Conquiste o seu cliente a cada dia. Apenas assim ele sentirá prazer em comprar com você, e em divulgar o seu trabalho para os amigos. 

Caso invista em franquias de calçados, você também poderá contar com o suporte da franqueadora na conquista dos consumidores. Porém, há apenas o suporte: o trabalho árduo fica por conta do franqueado.

Como trabalhar com a venda direta de calçados?

mulher calcada tenis exemplo calcados
Franquias comercializam diferentes tipos de calçado, buscando os mais variados públicos.

O primeiro passo para começar a trabalhar com a venda direta de calçados é escolher a marca da sua franquia. No mercado, existem diversas companhias no setor, especialistas no sistema mais flexível de comércio.

Escolher a marca ideal deve levar em conta três aspectos principais. Começando pelo reconhecimento da companhia no mercado: os consumidores se sentem atraídos pelos produtos? Os itens têm qualidade? 

Logo depois, é preciso avaliar a qualidade da companhia como franqueadora. Uma boa franquia oferece suporte aos franqueados, não apenas no início da empresa, mas durante toda a sua operação. Isso significa obter auxílio na divulgação dos serviços, na compra de estoque e mais. 

Também é importante que a franquia esteja preocupada em renovar as suas coleções frequentemente. É preciso se manter atual para conquistar os clientes todos os dias. Se você não apresentar novidades, dificilmente conseguirá se destacar no mercado.

Por fim, você deve avaliar o modo de venda desejado. Algumas franquias trabalham com a venda porta a porta. Outras, por meio do relacionamento virtual ou pontos de venda móveis.

É essencial trabalhar com o modelo mais simples aos seus objetivos, mas que também seja efetivo. Vender de porta em porta em um condomínio fechado, por exemplo, pode ser difícil. Para esse público, a venda on-line ou em eventos pode ter mais eficácia.

Venda porta a porta

Quando o empreendedor investe em uma franquia para venda porta a porta, ele precisa visitar seus clientes. As visitas podem ser realizadas na casa dos consumidores, trabalho ou em espaços escolhidos por eles. 

Então, é possível  carregar pares para a venda imediata, e também apresentar um catálogo de produtos. Deste modo, os usuários podem visualizar os calçados e encomendar os que mais lhe atraem.

Um exemplo de franquia de calçados porta a porta é a Sapatilha na Sacola. A marca leva às clientes mais de 586 modelos de sapatilhas. A Quinta Valentina trabalha do mesmo modo, mas com modelos mais diversos de calçados femininos.

Loja móvel

Já uma loja móvel funciona com o auxílio de um veículo. O próprio carro, trailer ou outros automóveis são utilizados para a exposição dos calçados. A principal vantagem da opção é a possibilidade de mover a loja para o local desejado, ampliando o alcance do público.

Comercialização em eventos

Outra opção de venda direta é promover pequenos eventos, como bazares. Ou, quem sabe, participar de eventos já marcados, como um encontro de amigos. Com um catálogo e amostras de calçados em mãos, o franqueado pode oferecer e divulgar seus produtos. Iniciar essa relação com pessoas que você já conhece costuma tornar o processo mais simples.

Parcerias com estabelecimentos comerciais

Um vendedor direto não possui espaço físico próprio. Não significa, porém, que ele não possa trabalhar nesses ambientes. Algumas franquias de calçados permitem que o empreendedor crie parcerias com outros estabelecimentos. 

Deste modo, é possível expor seus produtos em lojas ou salões de beleza, por exemplo. O acordo normalmente inclui o pagamento de uma porcentagem dos lucros ao dono do espaço.

Relacionamento virtual

Oferecer e comercializar produtos com o auxílio da internet é outra opção interessante de venda direta. Para isso, é possível utilizar site, redes como o Facebook, e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp. 

No franchising, uma empresa que utiliza bem estes canais é a Golfran. A empresa trabalha com calçados femininos, calçados infantis, calçados masculinos e muito mais.

Outras opções de franquia

Apesar de todas as vantagens da venda direta no franchising, a opção pode não ser a  mais interessante para você. Talvez você não tenha interesse no setor de calçados. Ou, quem sabe, o contato direto com o público não é bem o seu objetivo.

Se forem estes os casos, saiba que existem diversas outras alternativas para o investimento em franquias. 

Abrir uma franquia pode ser algo cheio de vantagens. Esse modelo de negócios cresce, em média, 7% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A seguir, apresentamos algumas opções de franquia, em diferentes setores. Acompanhe!

Acquazero

Fundada em 2009, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Seu principal serviço é a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água. Enquanto isso, uma lavagem comum utiliza cerca de 300 litros de água!

São quatro os modelos de franquia da marca, incluindo uma opção home office. Nela, o franqueado oferece serviços delivery, comparecendo à casa ou trabalho do consumidor. 

Os serviços oferecidos pela franquia ainda incluem a hidratação de banco de couro, higienização do ar condicionado, enceramento e muito mais.

Quisto Corretora de Seguros

No setor de serviços, é possível destacar a Quisto Corretora de Seguros. A empresa pode oferecer ao usuário serviços como o seguro para automóvel, contra acidentes pessoais, seguro saúde, previdência privada e outros.

Franqueados Quisto podem trabalhar em modelo home office ou em loja física. É possível contar com suporte completo da franqueadora, para o treinamento, marketing e gerenciamento da companhia.

SUAV

Enquanto isso, a SUAV trabalha no setor de Estética e Bem-Estar. A marca se destaca por oferecer serviços express, sem hora marcada. Isso facilita o dia a dia do consumidor, atraindo-o. 

Uma franquia da marca pode oferecer serviços de Esmalteria, Depilação, Design de Sobrancelhas, Fotodepilação e Escovaria. O atendimento é personalizado e realizado em uma loja física.

Encontre Sua Viagem

No setor de Turismo, é possível investir na Encontre Sua Viagem. A opção de franquia oferece pacotes completos de viagem, passagens aéreas, cruzeiros e mais. Seu atendimento é personalizado, buscando atender exatamente às necessidades do consumidor. 

É possível trabalhar com a Encontre Sua Viagem por meio de uma loja física ou do trabalho home office. No segundo modelo, o empresário encontra grande flexibilidade de horário.

Fórmula Pizzaria

Se o seu objetivo é trabalhar com alimentação fast-food, pode ser interessante optar pela Fórmula Pizzaria. A loja possui três modelos: o delivery; o para a montagem em uma praça de alimentação; e ainda uma loja delivery + mesa. A última permite tanto que os consumidores comam no espaço, quanto que eles solicitem a entrega das pizzas.

Agora você já sabe um pouco mais sobre vendas diretas, franquias de calçados e outras oportunidades de franquias no mercado. Faça um bom plano de negócios e invista no seu empreendimento!