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Franquias de calçados apostam em vendas diretas


Sabia que é possível investir em franquias de calçados de vendas diretas? As opções exigem contato mais próximo com o cliente, mas permitem a criação de uma rede fiel de usuários.

Abrir o próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas, às vezes, os custos associados a uma unidade física são grandes, e dificultam o investimento. Ainda assim, existem opções, como as franquias de calçados com vendas diretas.

Com o passar dos anos, os setores da Economia vêm se recuperando, aos poucos. Este é o caso, por exemplo, do setor de calçados. Em 2017, houve crescimento de 1% na produção do setor, o que correspondeu a 908,9 milhões de pares fabricados no período. Os dados são da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Um empresário do setor de calçados convive com um ticket médio de R$ 160,33 por venda. Além disso, o setor é bastante diverso, atendendo a crianças, jovens e adultos, com os mais variados modelos.

Na hora de investir no ramo, a venda direta pode ser um diferencial. Esse modelo de negócio não é uma técnica tão nova de empreendedorismo. Prova disso são as empresas de cosméticos, produtos de higiene, iogurtes e até de potes e vasilhas. 

Grande parte dessas marcas trabalha por meio de franquias, tendo formulado técnicas para que os empresários levem os produtos diretamente às casas das pessoas. Assim, eles podem efetuar as vendas com mais comodidade ao usuário. Continue lendo o texto e confira mais vantagens desta área promissora!

O que são as vendas diretas?

vendas diretas imagem ilustrativa com aperto de mão
Nas vendas diretas, é o vendedor que procura pelo consumidor, e não o contrário (como é mais comum).

A técnica de vendas diretas exige que o empreendedor procure o cliente e mostre o que tem a oferecer. Ela é muito indicada para as pessoas que desejam ter flexibilidade nos seus horários de trabalho. Também é ideal para quem está disposto a conhecer gente nova e que tem facilidade em começar e manter uma boa conversa.

O processo de vendas diretas também pode ser chamado de home office. Apesar de não ser especificamente realizado em casa, ele tem pontos facilitadores que permitem que o trabalho seja feito em partes internamente, e que a execução seja externa, no contato direto com o cliente. 

Quer dizer que você administra as questões burocráticas como estoque e o marketing dentro de casa, e executa a venda junto ao cliente. 

As franquias de calçados estão seguindo essa mesma lógica. Seus franqueados são frequentemente conhecidos como revendedores, consultores ou distribuidores.

Segundo dados da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), o Brasil é o 6ª país com maior presença no mercado de venda direta. Apenas em 2017, esse modo de comercialização teve faturamento de R$ 45,2 bilhões no País.

Uma das principais vantagens da venda direta é que não é preciso manter um espaço fixo comercial. Você, empresário, vai até o consumidor, para que ele escolha e experimente os calçados. 

Para que essas vendas sejam eficazes, porém, é necessário trabalhar uma série de técnicas. Isso inclui o bom atendimento, a exposição correta dos sapatos e a divulgação adequada. Ao aderir a uma franquia de calçados, o franqueado obtém todo o suporte e treinamento da franqueadora.

Requisitos para vendas diretas

Sem dúvida, a principal característica de um empreendedor de vendas diretas é o carisma. É fundamental ter simpatia e habilidade para a captação dos clientes. Principalmente considerando que será preciso visitar a casa de uma pessoa, a princípio, desconhecida.

Além disso, é obrigatório que o franqueado possua conhecimento de todos os detalhes do produto que está vendendo. 

No caso das franquias de calçados, ele precisa saber quais modelos estão em alta, as tendências da moda, o material utilizado no calçado, quais modelos são mais confortáveis, entre outros. Repassar essas informações ao consumidor, com confiança e conhecimento de causa, é fundamental para convencê-lo a comprar.

Também é importante construir uma rede de contatos. Vender apenas para os seus conhecidos e familiares pode não ser suficiente para um bom lucro. Assim, a cada venda, peça para o seu cliente te indicar para outras pessoas, destacando as suas novidades e condições especiais. 

Para as vendas diretas, a propaganda “boca a boca” é essencial. Conquiste o seu cliente a cada dia. Apenas assim ele sentirá prazer em comprar com você, e em divulgar o seu trabalho para os amigos. 

Outra dica é investir no marketing do produto. Com as redes sociais, as possibilidades de divulgação são inúmeras! 

Mas é preciso feeling para alcançar o público desejado. O suporte geral para o marketing a franqueadora oferece, mas o operacional também fica por sua conta. Use e abuse, de forma sensata, da divulgação on-line.

Caso invista em franquias de calçados, você também poderá contar com o suporte da franqueadora na conquista dos consumidores. Porém, há apenas o suporte: o trabalho árduo fica por conta do franqueado.

Como trabalhar com a venda direta de calçados?

mulher calcada tenis exemplo calcados
Franquias comercializam diferentes tipos de calçado, buscando os mais variados públicos.

O primeiro passo para começar a trabalhar com a venda direta de calçados é escolher a marca da sua franquia. No mercado, existem diversas companhias no setor, especialistas no sistema mais flexível de comércio.

Escolher a marca ideal deve levar em conta três aspectos principais. Começando pelo reconhecimento da companhia no mercado: os consumidores se sentem atraídos pelos produtos? Os itens têm qualidade? 

Logo depois, é preciso avaliar a qualidade da companhia como franqueadora. Uma boa franquia oferece suporte aos franqueados, não apenas no início da empresa, mas durante toda a sua operação. Isso significa obter auxílio na divulgação dos serviços, na compra de estoque e mais. 

Também é importante que a franquia esteja preocupada em renovar as suas coleções frequentemente. É preciso se manter atual para conquistar os clientes todos os dias. Se você não apresentar novidades, dificilmente conseguirá se destacar no mercado.

Por fim, você deve avaliar o modo de venda desejado. Algumas franquias trabalham com a venda porta a porta. Outras, por meio do relacionamento virtual ou pontos de venda móveis.

É essencial trabalhar com o modelo mais simples aos seus objetivos, mas que também seja efetivo. Vender de porta em porta em um condomínio fechado, por exemplo, pode ser difícil. Para esse público, a venda on-line ou em eventos pode ter mais eficácia.

Venda porta a porta

Quando o empreendedor investe em uma franquia para venda porta a porta, ele precisa visitar seus clientes. As visitas podem ser realizadas na casa dos consumidores, trabalho ou em espaços escolhidos por eles. 

Então, é possível  carregar pares para a venda imediata, e também apresentar um catálogo de produtos. Deste modo, os usuários podem visualizar os calçados e encomendar os que mais lhe atraem.

Um exemplo de franquia de calçados porta a porta é a Sapatilha na Sacola. A marca leva às clientes mais de 586 modelos de sapatilhas. A Quinta Valentina trabalha do mesmo modo, mas com modelos mais diversos de calçados femininos.

Já a Mil e Uma Sapatilhas é um modelo de franquia que cresceu rápido. Iniciou o negócio com revenda de sapatilhas em São Paulo no ano de  2015 e logo se tornou franquia. Atualmente, ela conta com mais de 150 lojas em todo Brasil. 

Seu diferencial é o valor dos calçados. Com grande variedade, a marca oferece de sapatilhas a sandálias com valores entre R$ 35 e R$ 75 reais.

Loja móvel

Já uma loja móvel funciona com o auxílio de um veículo. O próprio carro, trailer ou outros automóveis são utilizados para a exposição dos calçados. A principal vantagem da opção é a possibilidade de mover a loja para o local desejado, ampliando o alcance do público. 

Esse ponto é muito importante: você precisa saber onde está o seu público ideal, e levar até ele o seu produto de forma a atender as expectativas de compra.

Existem hoje algumas formas de se ter uma “loja móvel”. Na opção de revenda, você usa seu carro próprio e leva os produtos de forma convencional para o seu cliente. 

É possível também adaptar um veículo para esse fim. Procure um local especializado em adaptação de veículos e use da criatividade para apresentar a sua loja.

Licença para vender o produto 

Para este tipo de negócio móvel, é preciso ser legalizado. Isso mesmo! Se engana quem pensa que vender de forma itinerante não necessita ter alvará. 

Além de tirar o seu alvará junto  prefeitura da cidade é preciso ter CNPJ e o veículo deve estar adaptado de forma correta, além de legalizado junto ao Departamento de Trânsito (Detran) 

Vale a pena montar uma loja móvel?

Ter um empreendimento desse tipo pode ser interessante, mas a avaliação de oportunidade deve ser feita por você mesmo. Isso porque, são vários fatores a se levar em consideração para vender o seu produto.

É preciso saber, por exemplo: 

  • Se o local terá demanda de clientes necessária para a sua captação;
  • Se oferece concorrência de outras empresas no modelo convencional; e 
  • Se o seu produto é realmente diferenciado. 

Locais que oferecem menos oportunidades comerciais são mais interessantes para esse tipo de negócio. Afinal, não há concorrência. Mas lembre-se: o local deve contar com um número de circulação de pessoas satisfatório.

Comercialização em eventos

Outra opção de venda direta é promover pequenos eventos, como bazares. Ou, quem sabe, participar de eventos já marcados, como um encontro de amigos.  Feiras locais também são boas opções para esse tipo de venda.

Com um catálogo e amostras de calçados em mãos, o franqueado pode oferecer e divulgar seus produtos. 

Parcerias com estabelecimentos comerciais

Um vendedor direto não possui espaço físico próprio. Não significa, porém, que ele não possa trabalhar nesses ambientes. Algumas franquias de calçados permitem que o empreendedor crie parcerias com outros estabelecimentos. 

Deste modo, é possível expor seus produtos em lojas ou salões de beleza, por exemplo. O acordo normalmente inclui o pagamento de uma porcentagem dos lucros ao dono do espaço.

Relacionamento virtual

Oferecer e comercializar produtos com o auxílio da internet é outra opção interessante de venda direta. Para isso, é possível utilizar site, redes como o Facebook, e aplicativos de troca de mensagens, como o WhatsApp. 

No franchising, uma empresa que utiliza bem estes canais é a Golfran. A empresa trabalha com calçados femininos, calçados infantis, calçados masculinos e muito mais.

O modelo de franquia da Golfran oferece um catálogo virtual de produtos diversos. O consultor de vendas oferece os produtos ao cliente que escolhe a mercadoria. 

Após fazer o pedido, o consultor solicita o produto à loja franqueada que envia a mercadoria ao consultor, que por sua vez fica responsável de entregar ao cliente. 

Esse é um processo de venda indireta ao consumidor final, que permite comodidade ao cliente. Ele escolhe o produto e aguarda o recebimento. 

Outras opções de franquia

Apesar de todas as vantagens da venda direta no franchising, a opção pode não ser a  mais interessante para você. Talvez você não tenha interesse no setor de calçados. Ou, quem sabe, o contato direto com o público não é bem o seu objetivo.

Se forem estes os casos, saiba que existem diversas outras alternativas para o investimento em franquias. 

Abrir uma franquia pode ser algo cheio de vantagens. Esse modelo de negócios cresce, em média, 7% ao ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). A seguir, apresentamos algumas opções de franquia, em diferentes setores. Acompanhe!

Acquazero

Fundada em 2009, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País. Seu principal serviço é a limpeza ecológica, que utiliza apenas 300 ml de água. Enquanto isso, uma lavagem comum utiliza cerca de 300 litros de água!

São quatro os modelos de franquia da marca, incluindo uma opção home office. Nela, o franqueado oferece serviços delivery, comparecendo à casa ou trabalho do consumidor. 

Os serviços oferecidos pela franquia ainda incluem a hidratação de banco de couro, higienização do ar condicionado, enceramento e muito mais.

Existem seis modalidades de negócio.  Dentre elas, três opções sáo home office/venda direta, com valores iniciais que variam entre R$ 16.820 a R$ 21.820. 

Com o modelo home office, o franqueado atende o cliente in loco. Ou seja, onde ele desejar — exceto em locais de movimentação contínua, como estacionamentos de shopping, hipermercados e supermercados.

As opções estão listadas abaixo.

Modalidade Home Office – opção básica  

Essa modalidade contempla o modelo básico de serviços da franquia, que oferece atendimento delivery ao cliente com os seguintes serviços:

  • Limpeza Ecológica;
  • Enceramento;
  • Cristalização de Vidros;
  • Técnica de Motor;
  • Hidratação de Banco de Couro;
  • Revitalização de Plástico;
  • Higienização do Ar Condicionado;
  • Remoção de Chuva Ácida;
  • Descontaminação de Pintura.

Modalidade Home Office – opção intermediária

Também presta o serviço delivery e contempla as mesmas opções do home office básico além de outros serviços como:

  • Higienização Interna;
  • Impermeabilização de Estofados

Modalidade Home Office – opção avançada

Na opção de home office avançada são oferecidos todos os serviços de estética oferecidos na franquia Acquazero intermediária mais:

  • Oxi-Sanitização;
  • Cristalização e Revitalização de Pintura;
  • Vitrificação de Pintura;
  • Polimento e polimento de Faróis.

Assista o vídeo a seguir e saiba mais sobre as opções de franquias do modelo de negócio que preza pela sustentabilidade e os melhores serviços de estética automotiva para o seu veículo.

Mardelle Moda Íntima 

No setor de vestuário, a Mardelle Moda Íntima é uma rede de franquias já consolidada, com 25 anos de mercado. Com um catálogo diverso de lingerie e peças íntimas atende a todos os públicos.

O catálogo Mardelle contempla os seguintes produtos:

  • Linha básica feminina: com calcinhas e sutiãs de modelos, tamanhos e cores variadas, seguindo as tendências da moda íntima atual 
  • Noite: baby doll, camisolas e pijamas (masculinos, femininos infantis) 
  • Infantil: calcinhas e duas peças (feminina infantil)
  • Plus Size – Modelos funcionais e casuais
Franquia Mardelle: loja física contempla uma diversidade de produtos atender a toda família

Sua fabricação é própria, com peças que acompanham as tendências do mercado de lingerie e que permitem melhor qualidade, diversidade de produtos e preço para o consumidor final. 

Nas opções de franquia a Mardelle, também há disponível o modelo home office de venda direta, além das opções de loja física. A franquia oferece todo suporte e know how para a implantação do empreendimento de acordo com o modelo escolhido.   

Desta forma o franqueado pode ter maior flexibilidade para o trabalho pois realiza a venda porta a porta. 

O público consumidor é bem amplo o que permite maior alcance de vendas já que existem produtos para todas as opções e estilos na franquia.

Na opção home office, o franqueado adquire os produtos da loja física pelo mesmo valor que é passado ao cliente, porém com desconto final da compra de 30%.

O estoque inicial de peças para revenda é de até R$ 10 mil. Esse valor é uma estimativa que corresponde à previsão de venda e opção de produtos para o cliente, mas pode variar de acordo com a necessidade e possibilidades do franqueado. 

Acompanhe um pouco mais sobre a opção de franquia Mardelle no vídeo abaixo!

Contém1g

A Contém1g é uma rede de franquias que atua no ramo de beleza e estética. Com mais de 300 produtos de maquiagem e cosméticos, a empresa atua no mercado há mais de 30 anos. Ela oferece tanto o sistema de venda direta, quanto o de franquia de loja. 

No formato de venda direta, o franqueado oferece os produtos por meio de catálogo, demonstração e também por meio da loja virtual. 

Hoje, a Contém1g atua no mercado com mais de 70 pontos físicos e milhares de consultoras na venda direta dos produtos. 

Para conhecer melhor as vantagens do home office, trouxemos para você o ebook Como abrir uma franquia home office de sucesso. Acompanhe!

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