fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquias de carros: opções e vantagens de abrir o negócio


Você é um dos apaixonados pelo setor automotivo? Está buscando empreender e gostaria de algo voltado para esse nicho? Então, uma boa opção são as franquias de carros. Acompanhe conosco o material que preparamos para você! 

Não há dúvidas de que o setor de automóveis possui um grande potencial de mercado. A prova disso são os dados da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). 

Só no ano de 2019, o Brasil realizou o emplacamento de  mais de 2.787 milhões de carros entre veículos leves, comerciais, caminhões e ônibus. Esse número corresponde a um crescimento de 8,65% em comparação com o ano anterior. 

Para a Fenabrave, o desempenho foi motivado por taxas nos juros menores, queda no desemprego e também na inadimplência, o que automaticamente aumenta a confiança dos empresários e consumidores.

Outra situação que trouxe o crescimento do setor foi a compra de veículos pelas locadoras, devido a alta demanda de aluguel para veículos de aplicativo. 

Mercado Automotivo 

O mercado automotivo é, sem dúvida, uma grande oportunidade de negócio. Pensando no aumento da frota de carros em circulação, é natural prever também o aumento da demanda para os serviços voltados para veículos.

O faturamento do setor nacional de franquias cresceu 6,8% em 2019, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Existe uma demanda a ser suprida e as franquias de veículos oferecem vários serviços de vistoria, oficina mecânica, estética automotiva, entre outros. Existe mercado suficiente para esses modelos de negócio.

De acordo com a ABF, o setor de franquias automotivas ocupou o segundo lugar no franchising em 2019, com 12,7% de crescimento. 

Como já mencionado acima, o resultado foi impulsionado por uma cadeia de desenvolvimento. Cadeia essa iniciada pelo crescimento na compra de veículos pelas franquias de locadoras, que oferecem os carros aos prestadores de serviço de aplicativos de transporte.

Entre alguns dos serviços que são oferecidos pelas franquias de serviços automotivos estão:

  • Limpeza
  • Vistorias 
  • Troca de Óleo e Lubrificantes
  • Regulagem de Motores
  • Sistemas eletrônicos
  • Escapamento
  • Ar-condicionado
  • Direção Hidráulica
  • Sistemas de direção
  • Borracharia

Por que investir em franquias de carros?

Franquias de oficina de carros
Franquias de serviços automotivos estão sempre em alta devido o aumento da frota em circulação.

A principal vantagem de investir em franquias de carros é que elas oferece um plano de negócio já analisado, testado e refeito pelo franqueador que ao longo do tempo.

Ou seja, na franquia, a dona da marca buscou rever, várias e várias vezes, os pontos de melhora do planejamento, para que a sua expertise pudesse ser repassada com eficiência.

Essa é a diferença da franquia em relação a iniciar um negócio do zero. Com um negócio do zero, os erros seriam inevitáveis e, muitas vezes, o tempo seria perdido para avaliar novas estratégias. 

Outro ponto importante é que, se tratando de uma marca já reconhecida, o potencial de escolha pelo cliente é maior. As pessoas reconhecem a marca e sua credibilidade e isso favorece muito o empreendedor.

Vantagens das franquias automotivas

Existem várias vantagens de se tornar um franqueado. Começando por ter acesso ao plano de negócio da marca. Como ele já foi testado em outras unidades, seus resultados serão mais rápidos e eficazes.

Uma franquia de serviços automotivos tem potencial de criar uma clientela fixa. Isso porque, os serviços são recorrentes e necessários. 

Além do que, quem ama carro cuida do seu, e cuida de todas as formas. Sobretudo com manutenção e limpeza, que são serviços que exigem maior frequência, pois são preventivos.

Um ponto muito importante para os clientes do setor automotivo é o da confiança na prestação dos serviços.

Saber que o seu veículo está em boas mãos não tem preço. Esse também é um diferencial de uma franquia, pois a unidade leva o nome da credibilidade da marca. 

Além disso, o suporte das franquias de carros acompanha o franqueado por todo período de franqueamento.

Ele oferece orientações de todos os níveis, desde a implantação até a forma de administrar e desenvolver o plano de metas para alcançar bons resultados. Esse é o maior diferencial da franquia: o auxílio durante todo processo.

Cuidados na franquia de carro

Ao investir em qualquer modelo de empreendimento, é necessário se preparar, certo? É de extrema importância que o empreendedor compreenda o melhor ramo de atividade para ingressar.

O primeiro ponto é gostar, se identificar com o modelo de negócio do investimento. Assim, você terá maior facilidade de desempenhar o papel de gestor, sabendo inclusive que boa parte do seu tempo será investido neste empreendimento.

Vale lembrar que, ao investir, você vai lidar com pessoas que gostam e conhecem bem sobre carros. Então, será preciso saber dialogar sobre uma das maiores paixões do brasileiro. 

Uma alternativa interessante para compreender melhor sobre o funcionamento do setor é saber basicamente sobre os principais sistemas de um veículo. São eles:

  • Elétrico;
  • Arrefecimento;
  • Freio;
  • Rodagem;
  • Injeção;
  • Ignição;
  • Transmissão; e
  • Suspensão.

Pesquisar a concorrência também faz parte do processo. Você precisa compreender melhor o sistema de trabalho e o que é oferecido. Essa será uma forma de se desenvolver e oferecer opções diferenciadas ao consumidor.

Estar aberto para o novo e para o mercado digital também vai fazer parte do trabalho. Atualmente, as redes sociais são fundamentais no processo de divulgação. 

Não fique preso nas formas tradicionais de propaganda! Elas ainda funcionam, mas migraram também para o ambiente virtual, que permite maior amplitude de público, além de permitir o uso intenso da criatividade. 

Como abrir uma franquia automotiva?

Depois de decidir em que formato de franquia você deseja investir, é preciso dar o próximo passo e iniciar o processo de seleção. Para isso, é necessário preencher o formulário para receber mais informações sobre a rede.

Ao expressar o desejo de se tornar um franqueado, o empresário tem o seu perfil avaliado. Isso é importante para a certeza de que ele e a franqueadora estão em sintonia. A  identificação de objetivos e o modo de gestão são essenciais para o sucesso do negócio.

O interessado também recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento contendo todos detalhes comerciais do negócio. 

Se “aprovado”, o candidato é encaminhado para uma entrevista com a franqueadora. Nesse momento já deve se preparar para pagar a taxa de franquia. Confirmado o pagamento da taxa então a assinatura do contrato é realizada.

Durante o processo de aprovação, a franqueadora participa do processo de escolha do ponto comercial do negócio. Isso, claro, se a opção escolhida exigir um local fixo para a operação, o que não é o caso do modelo Home Office de negócio.

Nesse momento, a empresa faz um estudo de viabilidade, para saber se determinado endereço inicialmente sugerido pelo franqueado vai atrair clientes suficientes para sustentar a franquia.

É interessante que o candidato já sugira locais, assim já adianta o processo de escolha sendo apenas confirmada a viabilidade comercial da unidade, o que agiliza a conclusão dessa etapa.

Por fim, o franqueado recebe o treinamento promovido pela rede e finalmente  inaugura sua franquia e começa sua prestação de serviço.

Quais as opções de franquias automotivas? 

No mercado, existem diversas opções de franquias de serviços automotivos. 

Você pode optar por uma franquia que tenha diversos serviços ou que seja especialista em alguns. Acompanhe conosco alguns modelos de franquias e o que eles podem oferecer.

Limpeza automotiva

limpçeza automotiva
Na opção de franquia da Acquazero é possível realizar uma limpeza com apenas 300ml de água

A limpeza automotiva é uma área lucrativa, principalmente pensando na paixão do brasileiro e no fato de que manter o carro limpo e conservado não é luxo, mas sim uma necessidade. A conservação é um dos fatores rentáveis para esse tipo de serviço. 

Atualmente, o serviço de lava-jato não é mais a única opção no que diz respeito à limpeza automotiva. O mundo tem mudado e as tendências de mercado também. 

Buscar soluções inovadoras e sustentáveis se tornou uma nova prioridade do mercado.

Um estudo elaborado pelo laboratório de Pesquisa da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS mostra essa mudança de comportamento. 

A pesquisa, que seguiu os padrões de análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), denominada “Projeto 18/34”, aponta que jovens entre 18 e 34 anos têm mais interesse em assuntos como sustentabilidade, tecnologia e inovação. 

A pesquisa mostra, principalmente, que 70% dos jovens entrevistados têm algum conhecimento sobre sustentabilidade. Ao mesmo tempo, eles buscam por soluções sustentáveis que poupam tempo e esforço. 

O estudo contou com a participação de 1610 entrevistados com idades entre 18 e 34 anos em todas as regiões do Brasil.

Essa perspectiva mostra que o perfil dos jovens consumidores valoriza oportunidades de negócios que tenham um apelo sustentável.

Acquazero 

A Acquazero é a maior rede de franquias de serviços automotivos do Brasil. Ela está no mercado desde 2009 e possui técnicas de limpeza sustentáveis, que utiliza produtos biodegradáveis e o mínimo possível de água. 

Quando se pensa em lavagem de carro, imagina-se logo aquele monte de água sendo desperdiçada, não é mesmo? Pois bem, na Acquazero é possível limpar um veículo com apenas 300 ml de água, o equivalente a um copo de água, somente. 

Pensando em uma lavagem convencional, haveria um gasto de, pelo menos, 300 litros de água.  

Quer saber mais sobre a Acquazero e o que ela oferece? Assista ao vídeo abaixo!

Oficina automotiva 

As oficinas automotivas são modelos de negócios que oferecem serviços mais completos. Elas fazem a troca de pneus ou borracharia, além de vender produtos, peças e componentes. 

Normalmente, as empresas atendem serviços de mecânica em geral, alinhamento e balanceamento, injeção e ignição eletrônica, martelinho de ouro e pintura. 

Os profissionais que atendem nesse tipo de franquia devem ter alta especialização, para oferecer os melhores resultados.

Bono Pneus 

Um exemplo de franquia de oficina automotiva é a BONO Pneus. Com mais de 25 anos de mercado, a franquia opera como única franquia de multimarcas do mercado. 

Os serviços oferecidos são:

  • Alinhamento e balanceamento
  • Bateria
  • Troca de pneus 
  • Embreagem 
  • Escapamento 
  • Freios 
  • Higienização de ar condicionado 
  • Injeção eletrônica 
  • Troca de óleo 
  • Suspensão 

Veja abaixo o valor de investimento na franquia 

  • Valor mínimo: R$ 400 mil 
  • Taxa de Franquia: R$ 60 mil 
  • Previsão de retorno: até 48 meses 

Loja de acessórios 

As lojas de acessórios funcionam com a venda de acessórios para veículos. São itens como travas, alarmes, rodas, bagageiros, engates, equipamentos de transporte etc.

Banca do Automóvel 

Uma opção de franquia de acessórios é a Banca do Automóvel. Com apenas dois anos no mercado de franquias, o negócio trabalha com uma marca específica de produtos — a Stop Car.

O nicho de atendimento da Banca do Automóvel traz um diferencial de produtos que são da venda por impulso. A partir de uma análise de mercado, a franquia oferece mais de 80  itens, que são tendência de mercado diante de uma necessidade atual dos consumidores. 

Os produtos oferecidos são artigos para celular, equipamentos de segurança, capas , acessórios, aromatizantes etc . 

Para se tornar franqueado da marca, os números são os seguintes:

  • Valor da franquia:R$ 50 mil 
  • Prazo de retorno: até 10 meses 
  • Lucratividade estimada: 15 a 20%

Limpeza Automotiva 

Na franquia Acquazero, é possível realizar uma limpeza completa do carro com apenas 300 ml de água.

A limpeza automotiva é uma área lucrativa, principalmente pensando na paixão do brasileiro e no fato de que manter o carro limpo e conservado não é luxo, mas sim uma necessidade. A conservação é um dos fatores rentáveis para esse tipo de serviço. 

Atualmente, o serviço de lava-jato não é mais a única opção no que diz respeito à limpeza automotiva. O mundo tem mudado e as tendências de mercado também. 

Buscar soluções inovadoras e sustentáveis se tornou uma nova prioridade do mercado.

Um estudo elaborado pelo laboratório de Pesquisa da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS mostra essa mudança de comportamento. 

A pesquisa, que seguiu os padrões de análise do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), denominada “Projeto 18/34”, aponta que jovens entre 18 e 34 anos têm mais interesse em assuntos como sustentabilidade, tecnologia e inovação. 

A pesquisa mostra, principalmente, que 70% dos jovens entrevistados têm algum conhecimento sobre sustentabilidade. Ao mesmo tempo, eles buscam por soluções sustentáveis que poupam tempo e esforço. 

A pesquisa contou com a participação de 1610 entrevistados com idades entre 18 e 34 anos em todas as regiões do Brasil.

Essa perspectiva mostra que o perfil dos jovens consumidores valoriza oportunidades de negócios que tenham um apelo sustentável.

Acquazero 

A Acquazero é a maior rede de franquias de serviços automotivos do Brasil. Ela está no mercado desde 2009 e possui técnicas de limpeza sustentáveis, que utiliza produtos biodegradáveis e o mínimo possível de água. 

Quando se pensa em lavagem de carro, imagina-se logo aquele monte de água sendo desperdiçada, não é mesmo? Pois bem, na Acquazero é possível limpar um veículo com apenas 300 ml de água, o equivalente a um copo de água, somente. 

Pensando em uma lavagem convencional, haveria um gasto de, pelo menos, 300 litros de água.  

Quer saber mais sobre a Acquazero e o que ela oferece? Assista ao vídeo abaixo!

Onde abrir uma das franquias de carros?

Agora você já sabe mais sobre o mercado de automóveis, viu algumas opções de franquias de carros e conhece um pouco mais sobre as opções para investir. 

Mas onde abrir sua loja? conforme falamos acima você irá receber adevida orientação para a abertura do seu empreendimento.

Pois saiba que, antes mesmo de iniciar o processo de franqueamento, a franqueadora faz uma análise para a viabilidade do local mais adequado para a implantação do seu negócio.

Se escolher um modelo de loja física ela deve estar em um local de fácil acesso aos potenciais clientes e também dos fornecedores.

Não se preocupe, estando em um modelo de franquia todas as orientações serão repassadas nesse primeiro momento e também durante todo processo.

Estude bem sobre o setor invista tempo no seu negocio se mantenha atualizado para sair sempre na frente da concorrência. Se dedique ao máximo e tenha grandes chances de fazer o seu investimento se tornar um negócio de grande sucesso.

Gostou do nosso material sobre franquias de carros? Quer saber se este é o melhor negócio para você? Acompanhe o nosso site assine a nossa newsletter e saiba tudo sobre o universo do franchising.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *