Mesmo em tempos de crise econômica, o setor de beleza costuma se manter como uma boa opção para investir. A população, independente da falta de dinheiro, dificilmente para de consumir produtos e serviços voltados para a beleza.

São uma infinidades de produtos e serviços oferecidos, voltados para todas as classes sociais e gostos. No mercado de franchising não é diferente, com diversas opções para os investidores que buscam aproveitar o crescimento do mercado.

A industria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos caminha para um crescimento real entre 1% e 3% em 2017 comparado com o ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), esta variação levaria  setor a um faturamento de 50 bilhões de reais neste ano.

Segundo a britânica Mintel Group, de todos os segmentos analisados pela consultoria, apenas cosméticos e produtos de limpeza mostram curvas de crescimento consistentes.

Para o setor de cosméticos, a projeção é de alta de 10,2% ao ano até 2019, quando o mercado chegaria a R$ 107,3 bilhões. Para ano que vem, a estimativa da Abihpec é que o Brasil ultrapasse o Japão e se torne o 30 maior mercado no segmento, atrás apenas de Estados Unidos e China.

Em um mercado tão amplo, os serviços são disponibilizados das mais variadas formas. Desde salões de beleza com amplos produtos e serviços até pequenas franquias, que investem no atendimento mais pessoal.

O conceito de Salão de Beleza, bem consolidado no mercado, representa grande parte dos negócios no setor de serviços de estética. No salão de beleza os clientes encontram vários serviços de embelezamento em um mesmo local.

Porém, com o aumento da concorrência, tecnologia, alto grau de exigência dos clientes, que estão sempre à procura de uma nova experiência, surgiram derivações dos serviços oferecidos por este estabelecimento com um maior grau de especialidade.

Dessa maneira surgiram as Esmalterias, local especializado e focado em serviço de manicure e pedicure e em esmaltes, seja pela venda ou aplicação do produto. Além dos serviços de esmaltação, pode-se encontrar na esmaltaria hidratação de mãos e pés, unhas artísticas, depilação, design de sobrancelhas, comercialização de esmaltes, bem como outros serviços correlatos.

Vale ressaltar que este mercado deriva do mercado multimilionário da moda, que indica tendências e nuances estabelecidas pelos canais mais diversificados como TV, revistas com editais elaborados, fashionistas, blogs de moda, celebridades, entre outros.

Além dos serviços de esmaltação, pode-se encontrar na esmaltaria hidratação de mãos e pés, unhas artísticas, depilação, design de sobrancelhas, comercialização de esmaltes, bem como outros serviços correlatos.

Há também esmalterias que oferecem serviços de bar, para que as clientes possam tomas alguns drinks antes de serem atendidas.

O surgimento das esmalterias é fruto da busca do consumidor por especialização, inovação, experiências acessíveis de luxo, bem estar, a incorporação dos esmaltes e “nail art”, conceito de estética que visa o design de unhas, usando técnicas e recursos específicos, como acessório de moda, dentre outros.

Nesse tipo de negócio, o atendimento é especializado, há uma qualificação do profissional, com cardápio de serviços específicos e variedade de insumos. Além disso, os processos, o tempo de atendimento e a ambientação planejada são diferenciais necessários do negócio.

As esmalterias começam a chamar a atenção dos empreendedores do mercado de franchising pois são considerados investimentos baixos, pois são diferentes dos grandes salões de beleza, que requerem altos investimentos. Com isso, é possível ao pequeno investidor abrir uma franquia deste segmento.

No mercado de franquias brasileiros, temos algumas opções de investimentos que englobam esmalterias, tendo em vista que a maioria das franquias disponíveis alia outros produtos e serviços juntamente com a esmaltação.

SUAV

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Nesta linha que trabalha a franquia SUAV, recém lançada no mercado de franchising. A rede, criada em 2010 está em busca de franqueados que queiram investir não apenas em uma franquia de esmalteria, mas que também engloba outros serviços, como depilação e design de sobrancelhas. A proposta da rede é um serviço de depilação expresso, sem necessidade de hora marcada.

A franquia já conta com três unidades próprias e outras duas franqueadas. A meta, segundo a rede, é alcançar a marca de 500 unidades em cinco anos, sendo que o foco são as cidades com mais de 50 mil habitantes, principalmente as capitais dos estados. No mix de serviços oferecidos, a empresa trabalha com técnicas próprias e produtos exclusivos, que não concorrem com outros salões de beleza.

Como toda franquia, a SUAV possui um padrão de atendimento que deve ser mantido pelos fraqueados. Para que isso ocorra, a franqueadora disponibiliza treinamentos para os empreendedores.

Em um primeiro momento, o franqueado recebe ensinamentos sobre gestão, marketing, atendimento, compras, além de conhecer um pouco melhor sobre a marca, fazendo visitas nas unidades ativas da franquia. Em um segundo momento, um funcionário da SUAV oferece treinamento para todos os funcionários da nova unidade.

Para se tornar um franqueado da SUAV, é preciso um espaço de pelo menos 80 metros quadrados e um investimento inicial total a partir de 127 mil reais, incluindo a taxa de franquia de 35 mil e royalties de 1.500 reais. Com um faturamento médio estimado de 70 mil reais, o empreendedor consegue o retorno do capital em 24 a 36 meses de operação.

Beryllos

beryllos

A Beryllos surgiu com um conceito novo de “fazer a unha”, com o método de “cuticularia” que consiste em tratar as cutículas com uma ponta desbastadora, mantendo a real proteção das unhas, sem o risco de cortes e machucados.

O novo processo visa tanto o embelezamento, quanto a saúde das unhas das mãos e pés. Além disso, a rede conta com serviços de massagem, depilação com cera, fotodepilação e fotorejuvenescimento.

Na franquia, os materiais de uso diário totalmente descartáveis e os esmaltes individuais (4ml) previnem possíveis problemas de saúde. A rede possui dois modelos de negócio, o de quiosque, que conta com 4 atendentes, e modelo loja, que conta com 8 atendentes. O investimento inicial para se tornar franqueado é a partir de 200 mil reais, com um prazo de retorno que varia de 6 a 14 meses.

Investimento inicial: a partir de 200 mil reais

Taxa de retorno: 6 a 14 meses.

Esmalteria Nacional

A franquia Esmalteria Nacional é a maior rede de esmalterias do Brasil, com mais de 200 unidades em operação. Fundada em 2012, oferece o conceito Nail Bar, unindo tratamentos de ponta para o embelezamento das unhas agregados ao serviço de Happy Hour. Além da esmalteria, a rede oferece customização de unhas, além de podologia, depilação a cera, design de sobrancelhas e outros serviços.

Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é a partir de 70 mil reais e o prazo de retorno varia de 18 a 24 meses.

Investimento inicial: a partir de 70 mil reais

Taxa de retorno: 18 a 24 meses.

Turquesa Esmalteria

turquesa

Na mesma linha de esmalteria que oferecem também boas experiências de atendimento, a Turquesa Esmalteria desenvolve o conceito de “nail bar”, aliado com o oferecimento de diversos serviços além dos esmaltes, como spa para os pés e tratamento de beleza.

O conceito da franquia está baseado em oferecer serviços especializados em um ambiente confortável, totalmente projetado para estimular multisensorialmente os clientes.

A rede entrou para o franchising em 2014, e atualmente conta com 23 unidades franqueadas. O capital a ser investido para adquirir uma unidade é a partir de 80 mil reais, com um retorno do investimento em torno de 18 meses.

Investimento inicial: a partir de 80 mil reais

Taxa de retorno: 18 meses

BeautyB

A franquia BeautyB é mais uma das opções de esmalterias que temos no franchising brasileiro. São disponibilizados diversos serviços além da esmaltação, como Design e recuperação de Sobrancelhas, além de alongamento de unhas. Atualmente são cinco unidades em operação, sendo mais três prestes a serem inauguradas.

Voltada não só para o público feminino, a rede oferece como diferencial os preços mais atrativos, além de oferecer o serviço na modalidade express. Para se tornar um franqueado, o empreendedor deve investir a partir de 70 mil reais, e o prazo de retorno vai de 10 a 18 meses de operação.

Investimento inicial: a partir de 70 mil reais

Taxa de retorno: 10 a 18 meses.

Unhas Fast Manicure Express

unhas fast

A franquia foi inaugurada em 2011 e no mesmo ano abriu 3 unidades. Os principais serviços prestados pela Unhas Fast Manicure Express são: serviços de manicure, pedicure (tradicional), utilizando materiais de primeira linha, 100% descartáveis como luvas, sapatilhas, toalhas, lixas, palitos, além de alicates profissionais que são esterilizados em autoclave após cada utilização, excluindo o risco de contaminação com as doenças, principalmente as assintomáticas como a hepatite, serviços de cabeleireiro, design de sobrancelhas, depilação de buço, bem como venda de produtos.

Com um investimento variando entre 150 mil reais até 235 mil reais, o empreendedor poderá adquirir uma franquia da rede.

Compõe este investimento a infra-estrutura necessária para um ótimo funcionamento da loja, estoque inicial de produtos destinados a prestação de serviços assim como os insumos e matéria-prima, o direito de usar uma marca forte e em plena expansão, “know-how”, treinamentos, manuais, suporte adequado, padronização visual interna e externa, licença de software de gestão, dentre outros benefícios.

Uma grande vantagem de nossa rede é a possibilidade da loja vir a ser instalada em rua, Shopping Center, centros comerciais, dentre outros, com tamanhos entre 50 a 100 m², estrutura enxuta de pessoal, além de apresentar uma alta lucratividade e rentabilidade, e um rápido prazo do retorno do capital investido.

Investimento inicial: a partir de 150 mil reais

Taxa de retorno: 18 a 24 meses.

Quer uma super dica?

Leia esta dica do Encontre Sua Franquia.

Se você ficou curtiu e se interessou em ingressar neste meio, mas está em dúvida por qual franquia optar, saiba que a SUAV é uma ótima opção. Além de ter um nome com credibilidade, a marca ainda agrega mais de um serviço ao franqueado, aumentando as chances de lucratividade.

Criada em 2010, a SUAV oferece três tipos de serviço em um só lugar: depilação, esmalteria e sobrancelhas. Aliás, a rede está em busca de franqueados que queiram investir no setor de beleza e estética. Que tal conhecer um pouco mais sobre a SUAV e fechar uma grande parceria? Acesse!


2 Comentarios

CARLA OLIVEIRA · 27 de maio de 2018 at 20:28

GOSTEI ,SO QUE NAO ENTENDIR DIREITO

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