fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias de estética feminina: nichos rentáveis para você optar


Franquias de estética feminina fazem parte de um segmento que está sempre em alta no franchising: o de Saúde, Beleza e Bem-estar. Com uma variedade de opções de serviços, é possível que os empreendedores encontrem uma opção atrativa para investir.

Não é nenhuma novidade que os brasileiros que frequentam salões de beleza e clínica de estética estão sempre atentos às novidades do mercado.

Isso acontece porque esses consumidores fazem parte de uma parcela da população que não abre mão dos cuidados com a beleza e estética, e estão sempre buscando por novidades de produtos e serviços.

Assim, as redes de franquias de beleza feminina oferecem serviços para cuidados com a estética como depilação, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, entre outros.

As marcas investem constantemente em inovação de processos e serviços, atraindo um maior número de clientes e, ao mesmo tempo, proporcionando maiores chances de sucesso aos franqueados.

Neste texto, vamos mostrar várias opções de modelos de franquias de estética feminina para você investir. Acompanhe.

O mercado das franquias de estética feminina

crescimento franquias de beleza feminina
O crescimento do setor é percebido nos números apresentados nas pesquisas de mercado.

O mercado de beleza e estética apresenta números positivos, que favorecem o interesse dos investidores pelo setor. Diante de incertezas econômicas, é ainda mais importante compreender o desempenho do ramo do qual se pretende inserir no mercado.

Uma coisa é certa: os brasileiros não abrem mão desse tipo de serviço, independente de crises. Prova disso são as pesquisas que apontam os interesses dos consumidores, principalmente das mulheres. De acordo com a Quorum Brasil, especialista em pesquisas de mercado, 97% das mulheres brasileiras se preocupam com a aparência.

Além do mais, o Brasil é o terceiro maior mercado de beleza do mundo. Isso de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abipech).

Dessa forma, com o crescente aumento do mercado consumidor, o País está muito próximo de ultrapassar a China, representando 9,4% do consumo mundial, e alcançar o segundo lugar, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no último trimestre de 2019, houve um aumento no número de aquisições de franquias, considerado o melhor resultado do setor em todo ano, em comparação com o ano anterior.

Ainda, segundo a ABF o segmento chega a faturar cera de R$ 18 bilhões ao ano. Com números tão expressivos, podemos notar o desempenho positivo de quem investe no segmento.

Outro fator que torna as franquias de estética feminina mais atrativas foi apresentado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). 

Segundo uma pesquisa realizada pelos órgãos, foi possível identificar que o brasileiro considera os tratamentos estéticos como um gasto necessário para o dia a dia. Dos entrevistados, 65% enxerga esses gastos como uma necessidade. 

Ao mesmo tempo, 49% acredita que a quantia é um investimento que vale a pena. Sem contar que 23% dos entrevistados gastam mais do que podem para se sentir confortáveis com a aparência.

Em outro parâmetro, foi identificado que 62% das pessoas se consideram vaidosas e preocupadas com a aparência.

Mesmo que o mercado tenha uma tendência maior para o público feminino, abrir um empreendimento nesse segmento pode contar com a presença dos homens como clientes.

De acordo com a Abihpec, eles têm tido uma participação importante no mercado. O homem brasileiro é o segundo no mundo que mais consome produtos e serviços de estética. O estudo Cosmetology identificou um crescimento de 39% no número de clientes homens no setor. 

Com o apoio do público masculino, a tendência é que o setor de beleza e estética consiga alcançar resultados ainda maiores. Mesmo diante de um cenário de recessão causado pela pandemia, a expectativa é que ele consiga se recuperar com facilidade após a crise.

A aposta é tão positiva que, em um relatório divulgado pela ABF sobre o mercado no geral durante a pandemia, foi possível identificar números bem promissores para a área.

Por exemplo: durante os primeiros meses de quarentena, foi possível identificar um número promissor de franqueadoras que aumentaram ou mantiveram seu plano de expansão. 

Além disso, menos de 40% das unidades abertas no segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, optaram por fechar temporariamente. Esse número mostra a confiança dos empresários na recuperação rápida de seus empreendimentos. 

Vale destacar que essa porcentagem de fechamento é um dos números mais baixos do franchising dentre os segmentos que não são considerados essenciais.

Como escolher uma franquia de beleza e estética?

como escolher franquias femininas
Escolher pelo melhor negócio requer avaliar sua capacidade de investimento e o desejo pelo nicho de atuação.

Antes de optar por qualquer empreendimento, é necessário que você consiga identificar diversos fatores importantes para o desenvolvimento do seu negócio. Afinal, pode se esperar uma rotina de trabalho muito maior do que a que está acostumado. 

Dessa forma, antes de escolher a melhor entre as franquias de estética feminina, busque encontrar a marca que “casa” perfeitamente com o seu perfil empreendedor. Por mais que existam diversas opções, elas trabalham de formas diferentes e cada uma com suas particularidades. 

Separamos a seguir um pequeno passo a passo para que você consiga empreender com as garantias de entrar em um empreendimento que realmente vale a pena.

Estude o setor

Antes mesmo de iniciar, é preciso definir o segmento ideal para o seu perfil, respondendo a uma pergunta: em qual mercado você gostaria de trabalhar oferecendo serviços e produtos aos clientes? Assim, a partir dessa constatação, será mais fácil escolher em qual das atividades investir.

As facilidades de gerenciar um negócio e uma maior identificação com o setor e o formato de franquia, são fatores determinantes que potencializam as chances de sucesso de uma franquia.

Pesquise sobre a marca

Após identificar que esse é realmente o setor que deseja empreender, é hora de analisar as franquias de estética feminina. São diversas opções e frentes para você atuar, tais como salões, centros, clínicas, esmalterias etc.  

Escolher a franquia de beleza certa, identificando qual é o formato mais certeiro para os seus objetivos profissionais, será fator primordial para o seu sucesso.

Por isso, determine a área e pesquise, com cuidado, todas as opções que surgem para você.

Pensando nisso, uma forma fácil de identificar a melhor opção para você é por meio de pesquisas bem detalhadas. No contato com franqueados da marca, em pesquisas da internet e no contato com os próprios serviços e produtos oferecidos pela franquia, em uma visita como se você fosse cliente da marca.

O seu levantamento pode ser feito por meio de sites de busca, redes sociais e até pelo portal Reclame Aqui. Dessa forma, será possível saber como o público enxerga a marca e de que maneira os demais franqueados lidam com a franqueadora. 

Outra opção é pesquisar na internet a satisfação dos clientes. Analise comentários nas redes sociais, por exemplo. Mas fique atento ao que é uma reclamação verdadeira e ao que pode ser uma crítica infundada.

Enfim, como dito, outra forma de avaliar a franquia é se tornando cliente da marca. Assim, faça uma visita ao espaço, utilize os serviços, veja como funcionam os procedimentos e como é o atendimento.

Mesmo que pareça uma dica simples, por meio desse levantamento de informações você evita correr riscos desnecessários, como contar com um suporte ruim da franqueadora, treinamentos de baixa qualidade e, principalmente, um negócio sem público. 

Analise a COF

Além dessas pesquisas, estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é essencial. Neste documento, estão descritos todos os contatos de franqueados que atuaram na rede nos últimos dois anos. De acordo com a Lei de Franquias, esses dados devem estar disponíveis para a consulta dos candidatos a franqueado da rede.

A COF também detalha todos os valores de investimento na franquia, taxas, faturamento médio, prazo de retorno, direitos e deveres de franqueados e da franqueadora. Por isso, estude com calma e compare as facilidades entre as redes.

Vale ressaltar que esse documento deve ser entregue 10 dias antes da assinatura definitiva do contrato, norma prevista em lei. Por isso, consulte um advogado caso sinta a necessidade de esclarecer algum ponto importante. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais sobre a marca. Os consultores da franquia estarão sempre disponíveis para ajudar você a tomar a decisão.

Empreender é um momento muito delicado. Como falamos, é preciso que ambas as partes combinem suas ideias, projeções etc.

Então, por fim, uma dica importante é não se limitar a apenas uma empresa. Pesquise vários negócios, leia várias COFs até encontrar a franquia ideal.

Nichos de atuação das franquias de estética feminina

Para facilitar a sua compreensão sobre o mercado, vamos apresentar algumas das opções existentes no segmento de franquias de beleza e estética feminina. Como a variedade é ampla, falamos sobre os principais serviços procurados pelos consumidores desse segmento.

Assim, ficará mais fácil saber se você deseja se especializar em um serviço ou se vai incluir, em um único espaço, variadas opções de procedimentos – o que é interessante para a lucratividade do negócio.

Existem opções de franquias mais baratas e outras com investimentos maiores, devido ao tipo de serviço que será oferecido e a estrutura necessária para atendimento aos clientes. Analise a sua capacidade financeira e faça a sua escolha.

Esmalteria

Franquia Suav esmalteria
As franquias de esmalteria express oferecem atendimento rápido com qualidade e sem hora marcada.

As franquias de esmalteria estão em alta no mercado e beleza e estética. São negócios que oferecem todo tipo de atendimento para unhas, indo do atendimento básico, como pedicure e manicure, aos procedimentos mais modernos: unhas de gel e nails design.

Entretanto, algumas esmalterias oferecem outros serviços para cuidado das mãos, pés, rosto, entre outros serviços. A ampliação do portólio fortalece o consumo na unidade a aumenta as chances de fidelizar clientes que buscam por atendimentos práticos, rápidos e de qualidade.

Por isso, no franchising existem opções mais completas, que além de serem especializadas em um tipo de serviço, também oferecem outros, aumentando o ticket médio da franquia.

Portanto, se você deseja investir em um empreendimento lucrativo e que tem melhor custo-benefício, esse tipo de opção é o mais viável.

Vale destacar que as esmalterias seguem como uma tendência, segundo levantamento feito pelo Sebrae e Abihpec. De acordo com eles, o cuidado com as unhas vai passar por grandes transformações nos próximos anos. 

Para os órgãos, os conceitos de Nail Color e Nail Care irão ganhar força no mercado. Tanto que as empresas têm apostado em esmaltes com uma durabilidade maior, capaz de proteger as unhas. Sem contar as unhas em gel, o que já têm obtido um bom resultado nos dias atuais.

Salão de beleza

Bem tradicionais no ramo de beleza e estética, os salões de beleza trazem consigo o padrão de serviços que atendem a maioria dos consumidores.

Com atendimento voltado para os cuidados com os cabelos, os salões de beleza normalmente oferecem uma gama completa de serviços: corte, tintura, escova, alisamentos, cuidados como hidratação e outros.

Além disso, esses formatos de negócio agregam outras modalidades de atendimento no espaço, potencializando o ticket médio.

Por isso, o investimento em salões de beleza costuma ser bem maior, pois a estrutura depende de espaço adequado para comportar equipamentos e clientes, que buscam uma variedade mais completa de serviços.

Design de sobrancelhas

Assim como as esmalterias, as franquias especialistas em design de sobrancelha também estão em alta no franchising. Essas redes oferecem uma estrutura completa para o embelezamento do olhar dos clientes.

Atualmente, é possível encontrar processos tradicionais e mais básicos de cuidados com as sobrancelhas, até os mais inovadores, como a sobrancelha definitiva.

Dessa forma, o portfólio de serviços costuma atender perfis variados de clientes, desde os mais tradicionais, até quem busca por serviços mais modernos.

Depilação

Se tem um serviço considerado básico no setor de beleza e estética é o de depilação. Ele é um dos mais buscados pelas mulheres. Ao mesmo tempo, é um tipo de serviço que vem identificando um aumento na procura pelos homens.

Para este procedimento, existem atendimentos variados. Desde a forma tradicional de retirada de pelos, feita com cera quente, até a depilação a laser.

Clínicas de estética

franquia de estética e emagrecimento
As franquias de emagrecimento fazem parte das que oferecem serviços voltados a estética de resultados.

As clínicas de estética são, atualmente, as queridinhas das mulheres que buscam por cuidados com a beleza e o bem-estar.

Por isso, oferecem desde cuidados estéticos para a pele do rosto e do corpo, quanto tratamentos especializados, voltados para maior qualidade de vida. Dessa forma, oferecem serviços como massagens, limpeza de pele, drenagem linfática, SPA em geral e outros.

Também considerados investimentos mais robustos, portanto mais onerosos, as clínicas de estética dependem de equipamentos específicos e de um espaço maior, para adequação dos serviços e atendimento adequado aos clientes.

Como se destacar no mercado de franquias de estética feminina?

Existem diversas formas de conseguir empreender com sucesso no mercado. Uma delas é apostando em marcas inovadoras.

Por exemplo: diversas empresas trabalham com produtos e serviços que vão além do que estamos habituados. 

Dessa forma, podemos prever os tradicionais salões de beleza de bairro perdendo cada vez mais espaço para empreendimentos diferenciados.

Seguindo a tendência geral do mercado, se espera que o brasileiro fique cada vez mais sem tempo para realizar as suas tarefas de cuidados pessoais. Por causa disso, os atendimentos express, sem a necessidade de um agendamento prévio, vão se destacar na sobrevivência dos novos empreendimentos. 

Ainda é possível investir em negócios que trabalham exclusivamente com design de unhas e/ou sobrancelhas, como vimos nas possibilidades de empreendimento. Além de ter um diferencial, com esses investimentos, você também largará a frente de seus concorrentes.

Opções de franquias de beleza feminina que são destaque no franchising

Com a apresentação dos nichos do setor, você pôde observar que existem opções para todo tipo de empreendedor, com diferentes capacidades de investimento e objetivos de mercado.

Assim, basta que você avalie o que é melhor para a sua decisão de investimento e o que trará maior satisfação profissional, pois sua felicidade à frente da franquia também é importante.

Abaixo vamos mostrar algumas opções de franquias de estética feminina que podem ser interessantes investir. Acompanhe.

1. Suav

A rede de franquias de esmalteria Suav está entre as franquias de estética feminina que oferecem varias opções de serviços em um só lugar. Assim, oferecendo aos clientes uma variedade de serviços, é possível alcançar resultados financeiros bem interessantes.

A marca tem um diferencial que atrai o novo perfil de consumidor que busca por praticidade e serviços de qualidade. Por isso, a Suav desenvolveu o conceito de franquia de manicure express.

Além desse serviço, é possível trabalhar com outros tipos de atendimentos: depilação, esmalteria, sobrancelhas e escovaria.

Os franqueados encontram duas modalidades para investir, com diferenciação entre os tipos de serviços oferecidos aos clientes e, consequentemente, dos valores necessários para abertura da unidade.

É possível se tornar um franqueado da Suav com um investimento a partir de R$ 168 mil.

Para saber todos os detalhes da rede de franquias de beleza feminina. assista ao vídeo abaixo.

2. Sobrancelha Design

As sobrancelhas bem feitas fazem parte da moldura de um rosto bonito. Por isso mesmo, as franquias de beleza feminina investem nessa modalidade de negócio. Cada vez mais homens e mulheres buscam por esse tipo de atendimento.

Portanto, a rede de franquias Sobrancelhas Design oferece cuidados completos para as sobrancelhas, com tratamentos para definição do olhar e até design permanente.

Ainda é possível oferecer serviços como limpeza facial e drenagem linfática. Assim, a franquia investe em procedimentos para cuidados completos da estética do rosto.

Para se tornar um empreendedor da Sobrancelha Design é preciso desembolsar um valor inicial de R$ 120 mil.

3. MyLASH

Por falar nos olhos, outra modalidade de negócio atrativa nas franquias de beleza feminina é a MyLASH. O modelo de negócio da rede de franquias é voltado para técnica de extensão de cílios.

Fundada em 2013, a MyLASH é destaque na técnica de extensão de cílios fio a fio. No Brasil, a rede é pioneira na técnica conhecida como “Volume Russo”.

Ainda é possível oferecer, além da extensão de cílios, outros serviços que favorecem o embelezamento do olhar.

O valor inicial do investimento inicial no negócio é de R$ 55 mil.

4. Salão Marly

O Salão Marly é uma rede considerada uma boa opção de negócio para quem pretende investir em uma franquia de salão de beleza.

Fundada na década de 1980, a marca iniciou a expansão por franquias em 2009, atraindo diversos empreendedores. Com toda a experiência transferida por meio do know how da marca, o Salão Marly é destaque entre as opções de franquias no franchising.

Para se tornar um franqueado é preciso investir um valor inicial de era de R$ R$ 300 mil.

5. Magrass

Entre as franquias de tratamento estético e emagrecimento, a Magrass é destaque no mercado.

Com uma forte atuação no mercado de estética, a rede oferece cuidados que vão desde os tratamentos convencionais de emagrecimento, até a estética de resultados e acompanhamento nutricional contínuo.

Muito conhecida no segmento, é uma oportunidade de negócio bem atrativa para o empreendedor que se identifica com o ramo de emagrecimento, beleza e bem-estar.

Para se tornar um franqueado da marca é preciso desembolsar um valor inicial de R$ 350 mil.

Como vimos, as franquias de beleza feminina estão entre as opções de negócios do franchising que se destacam por sua capacidade de inovação em procedimentos e serviços, com grande potencial de atração e fidelização de clientes.

Para saber mais sobre como abrir um negócio no setor de beleza, baixe o nosso ebook gratuio e fique por dentro de todo o potencial do segmento.

ebook setor de beleza

Ainda não está convencido sobre as boas oportunidades das franquias de estética feminina? Então leia o artigo cem que apresentamos 11 motivos para investir em beleza e estética.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
14 de agosto de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

Katya Clover Large Penis|best weight loss pills at gnc|best cbd pain relief cream