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Franquias de loja de roupa: vantagens e lucro


As franquias de loja de roupa compõe um dos maiores segmentos do franchising, não à toa está na mira dos empreendedores. Isso porque é possível ser um franqueado com baixo custo e até em versão home office. Acompanhe no decorrer deste artigo!

O mercado de moda e vestuário tem grande saída no ambiente comercial. O segmento em si tem outros subsegmentos e se dividem entre as opções de negócios.

É possível focar em um só tipo como lojas de lingerie, por exemplo, ou ter uma opção mais ampla com roupas e acessórios. Tudo vai depender da sua disponibilidade financeira já que quanto mais opções, maior os custos.

Analisar as tendências do mercado é uma boa para quem deseja investir no franchising. O universo vasto de franquias de loja de roupa permitem boas opções e ainda oferecem auxílio na execução, o que já é meio caminho andado.

Esse é o seu objetivo? Então está no lugar certo! Saiba mais sobre o mercado de franquias de loja de roupas suas vantagens e também o lucro.

Mercado de franquias de loja de roupa

Se você tem identificação com o ramo e está pensando em abrir uma franquias de loja de roupa, antes mesmo é preciso conhecer bem o mercado. Se informar sobre o segmento e como o mercado financeiro comporta nesse ambiente é importante.

Pesquisas realizadas pelo Instituto Inteligência de Mercado (IEMI) indicam que o setor de vendas de roupas movimentou mais de R$ 177 bilhões só no ano de 2016.

Que o setor tem grande importância para a economia do país é inquestionável, segundo balanço do Comitê da Cadeia Produtiva da Industria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp(Comtextil), só em 2017 foram movimentados mais de 220 bilhões de reais no setor.

Significa que foram vendidas mais de 6 bilhões de peças de vestuário, o mesmo que cada brasileiro tivesse adquirido 30 peças de roupas cada um. Um numero de grande expressão para o setor de vestuário. 

Ainda sobre números referentes ao setor de moda, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) identificou que, das 50 grandes redes de franquias cadastradas no país, 14% delas são voltadas a moda e vestuário.

Os dados da pesquisa da ABF no segundo trimestre de 2019, as franquias de loja de roupa, moda e vestuário aumentaram seu faturamento em 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Perfil do franqueado

Para se tornar um empreendedor em franquias de loja de roupa é importante que o candidato a franqueado tenha bastante familiaridade com o setor. Gostar de pesquisar sobre moda e estar atento as novidades do mercado faz parte desse processo.

Ter curiosidade estudar sempre sobre o ramo se manter atualizado sobre as tendências de mercado faz toda a diferença na hora do contato com o consumidor final.

Passar segurança para o seu cliente diz muito sobre o seu negócio também e gera confiabilidade que automaticamente se transforma em fidelização.

O ambiente de moda e vestuário é bem promissor, mas tem grande concorrência com o mercado informal. O diferencial de quem trabalha no ramo é justamente o preparo  sobre o negócio e também o traquejo para lidar com pessoas.

Outra característica fundamental para quem deseja trabalhar nesse ramo é saber lidar com pessoas. São todos os tipos e personalidades que exigem dos empresários muito jogo se cintura.

Ser simpático, extrovertido na medida, ter disponibilidade e boa comunicação são fatores fundamentais tanto para o gestor de uma franquia quanto para seus colaboradores.  Se você tem esse perfil então está no caminho certo!

Como lucrar bem com franquias de loja de roupa

lucro franquia de loja de roupa
Ser franqueado exige boa gestão tanto financeira quanto de pessoal

Um dos principais segredos para adquirir os lucros esperados em franquias de loja de roupas é a gestão do negócio.  Saber administrar bem os recursos e o estoque são essenciais.

Se tratando de franquias de loja de roupa o modelo de negócios é maduro e já foi testado e aprovado, por isso mesmo elas saem na frente de empresas comuns, que tem mais riscos de não desenvolverem da maneira adequada e em tempo hábil.

Mas mesmo assim, com uma receita de sucesso já pronta , se o franqueado não respeitar as estratégias definidas pela rede ou cometer falhas graves com o andamento da franquia o negócio ainda assim poderá não alcançar o objetivo esperado.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas imprescindíveis para você que está pensando em adquirir algumas das opções de franquias de loja de roupa.

Se identifique com o segmento

Escolher a área que você deseja atuar ajuda e muito no seu dia a dia de empreendedor.  No setor de franquias de loja de roupas existem várias opções.

Opte por aquela que está diretamente ligada ao seu desejo de trabalho. Saber que vai fazer o que gosta e vai passar o dia inteiro atuando dá muito mais disposição e gás para lidar com as intempéries.

Escolha a franquia certa

Estude bem a franqueadora e sua estrutura. Se o plano de negócios dela é satisfatório se possível visite a unidade conheça de perto como funciona e se o seu potencial de experiência condiz com o seu objetivo de desenvolvimento do seu empreendimento. Veja principalmente como funciona a gestão administrativa da franquia.

Conheça o histórico da rede

Analise a franqueadora por outro aspecto, o de outras experiências de franqueados. Como a franqueadora se comporta perante as dificuldades do franqueado.

Pesquise, converse com quem já esteve do outro lado, isso pode fortalecer ainda mais o seu desejo ou não de investir naquele negócio específico. Busque por segurança.

Analise dados e contratos com cautela

Analise de forma criteriosa todos os documentos relacionados ao negócio. Se preciso for, peça ajuda a um consultor e até mesmo um advogado para orientar sobre clausulas contratuais e duvidas em qualquer informação que esteja confusa.

O momento mais importante para essa leitura aprofundada é a partir do recebimento da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento dispõe de todas as informações pré contratuais, nela você sabe de todos os deveres e obrigações tanto do franqueado quanto da franqueadora.

Para saber tudo sobre esse documento tão importante assista o vídeo que segue abaixo.

Foco no treinamento

As franqueadoras disponibilizam treinamentos sobre a forma de atuação das franquias. Aproveite esse momento para absorver tudo que puder a respeito.

Faça perguntas tire duvidas, e não deixe de fazer os treinamentos disponibilizados também de forma on-line.

Normalmente, as franqueadoras disponibilizam um presencial para o franqueado e outros em plataformas a distância para que todos tenham acesso ao sistema de trabalho.

Inaugure bem e controle os gastos

É chegada a hora de inaugurar? Aproveite todas as orientações da franqueadora, esse é o momento de abrir as portas com chave de ouro e dar o start em seu empreendimento.  

Antes disso aproveite todas as orientações já passadas pela franqueadora, treine bem os colaboradores para atuarem de forma capaz de conquistar os clientes.

O importante é gerar uma experiência diferenciada para que eles possam voltar e se tornarem compradores frequentes. Tudo feito com muita cautela, evite gastar além do planejado pela franqueadora .

Meça os resultados

Uma das principais funções do franqueado gestor e a medição dos resultados financeiros. Algumas franqueadora inclusive disponibilizam softwares de gestão automatizados para ajudar nesse controle. 

É importante que de forma periódica você consiga mensurar esses resultados junto a franqueadora para saber se estão saindo conforme o planejado. Isso impede que tenha que apagar incêndios de ultima hora e possibilita maios controle da situação financeira.

Analise a sua trajetória

É normal após certo tempo de operação se sentir confuso sobre a atuação da franqueadora  se as orientações estão funcionando como devem durante esse tempo.

Mas não se sinta assim, esteja sempre em contato com a franqueadora quando sentir necessidade. Muitas vezes os suportes oferecidos funcionam muito bem .

Um exemplo de suporte constante e que deve ser utilizado, é o relacionado ao setor de marketing, usar e abusar das mídias sociais faz toda diferença para a presença comercial do seu negócio.

Então aproveite as plataformas de acesso de artes disponibilizado pela franqueadora para criar o seu  próprio anúncio. Use bem esses recursos pois são essenciais no ambiente digital.

Se já esta aproveitando esse recurso e tudo está fluindo bem como o planejado, concentre seus esforços na operação e no atendimento direto com o seu cliente.

Caso contrário converse diretamente com a franqueadora para verificar o que pode estar saindo errado ou qual a forma de melhorar esses resultados.

Tenha bom relacionamento 

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Manter um bom relacionamento com a franqueadora é fundamental para os bons resultados

A relação entre a franqueadora e o franqueado deve ser de total parceria, até porque ambos realizam um trabalho em prol de resultados. 

Quanto melhor for a relação entre as partes melhores serão os resultados e os esforços para que sejam alcançados. Evite discussões e atritos desnecessários, compreenda prazos e evite procurar a franqueadora sem que realmente haja necessidade.

Lembre-se o suporte sempre irá existir porem a gestão e a administração do negócio são parte do franqueado, e isso ele tem capacidade de fazer exceto em casos específicos dos quais seja realmente necessário.

Quanto melhor a relação melhor os resultados.

A multiplicação para o sucesso

Se tudo estiver caminhando bem pode ser hora de ampliar. As redes oferecem melhores condições para quem já e franqueado. Se você sentir que seu negócio pode mais analise a possibilidade de crescimento e siga adiante. Opções de franquias de loja de roupas

Como já mencionamos por aqui, existem vários moldes de franquias de lojas de roupas para atuar. E certamente em alguma delas faz o seu estilo e desejo de empreender.

Opções de franquias de loja de roupas

 Como já mencionamos por aqui existem vários moldes de franquias de lojas de roupas para atuar. E certamente em alguma delas faz o seu estilo e desejo de empreender.

Lingerie e Moda Íntima

O consumo de lingeries representa um parcela bem significativa no Brasil, o ramo cresceu mais de 40% somente entre os anos de 2008 a 2012, passando de R$ 3,6 bilhões para R$ 5 bilhões, os dados são do Instituto de Estudos e Marketing Industrial.

O cenário é positivo e as mulheres estão gastando cada vez mais com moda íntima. Isso também reflete nas tendências de moda que estão sendo reforçadas pelas mídias digitais.

Uma pesquisa do perfil de consumo  realizado pelo IEMI identificou que redes como Instagran e YouTube tem maior apelo junto aos consumidores mais jovens.

Na faixa etária de 18 a 24 anos estão 34% dos consumidores que pesquisam e seguem as tendências divulgadas pelos influenciadores da internet.

Outros 31% estão representados pelas mulheres com idade entre 25 a 34 anos. As consumidoras mais maduras, acima de 34 anos somam 16% da influência digital.

Entre esses e outros pontos positivos estão as franquias  de moda íntima. Conheça a opção que trouxemos neste conteúdo.

Mardelle Moda íntima

A Mardelle foi fundada em 1995, na cidade de Betim, região metropolitana de Belo Horizonte(MG), quando iniciou seu trabalho na revenda de lingerie. 

A rede logo se tornou franquia e conta atualmente com aproximadamente 25 lojas nas regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país.

Com alto poder de produção, a rede conta com seis confecções próprias. Sua linha atende mulheres, homens, crianças e Plus Size com uma extensa variedade de peças e modelos que seguem as tendências do mercado de lingerie.

Seu diferencial está na fabricação própria com diversidade de modelos e melhor custo-benefício podendo oferecer melhores preços em produtos de alta qualidade .

A marca busca por franqueados que estejam aliados ao seu modelo de negócio.

Acompanhe os valores de investimento para se tornar um franqueado da Mardelle e as margens de lucro possíveis com a franquia.

  • Taxa de Franquia – R$ 30 mil;
  • Instalações e Montagem – valor base de R$ 90 mil;
  • Capital de giro – R$ 15 mil;
  • Investimento inicial previsto – R$ 135 mil;
  • Faturamento médio mensal – R$ 50 mil.

Quer saber mais informações sobre as opções de investimento da Mardelle? Assista o vídeo abaixo.

Roupas Infantis

O mercado de roupas infantis é também bem interessante e promissor. Segundo dados da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (Abit) o mercado de roupas infantis cresce em média 6% ao ano.

As roupas infantis agradam os pais consumidores então a demanda de compra é garantida, muitas vezes os pais reforçam os cuidados com os filhos em detrimento de si mesmos. Nessa perspectiva o mercado está em constante movimento.

Quem deseja investir no ramo deve ser bem criativo, escolher um ponto de grande acesso aos consumidores. Além de usar e abusar da divulgação da marca.

Agregar valor na marca e nos produtos que são oferecidos além de seguir as tendências e a diversidade de produtos é muito importante nesse setor.

Tip Top

As franquias de roupas infantis da Tip Top são conhecidas no ramo por sua variedade de produtos de boa qualidade e tendências atualizadas com a moda infanto juvenil, de zero a 16 anos.

Com mais de 75 anos de história, a franquia atua no mercado de forma sólida e com opções bem interessantes de negócios.

Além de roupas com modelos exclusivos e mais elaborados, a Tip Top também lançou acessórios, como: meias, bolsas, pelúcias e perfumes, que estão à venda nas lojas Tip Top de todo Brasil. 

Pelo alto poder de rentabilidade a franquia é considerada de alto custo  veja as projeções abaixo.

  • Taxa de Franquia – R$ 40 mil;
  • Instalações e Montagem –  R$ 422 mil;
  • Capital de giro – R$ 40 mil;
  • Investimento inicial previsto – R$ 422 mil;
  • Taxa de Franquia – R$ 30 mil;
  • Faturamento médio mensal – R$ 90 mil

Roupas de ginástica

Segundo dados da Associação Internacional de Fomento ao Universo de Saúde e Exercícios- (IHRSA) são mais de 34 mil academias ativas em todo país, que somam cerca de 8 milhões de alunos.

Com tamanho do setor as redes que envolvem esse universo fitness tem se tornado grandes potenciais de investimento para o setor, redes de suprimentos, serviços de personal, e também a moda fitness.

Faz parte desse contexto as franquias de roupas de ginástica e moda fitness que também trazem consigo a moda praia ampliando a variedade de produtos.

É um mercado cada vez mais explorado pelos apaixonados por atividades físicas, com novas tendências e tecnologias e o reforço das influenciadoras, aliada a preocupação com a qualidade dos produtos oferecidos para esse tipo de mercado.

Authentic Feet

Fundada há mais de 20 anos, a Authentic Feet é uma das principais marcas com foco no consumo de moda esportiva maios conhecida como cultura sportwear e lifestyle.

As lojas da rede possuem um ambiente que conversa com o universo esportivo de forma contemporânea com colaboradores treinados para proporcionar a melhor experiência de compra com as devidas orientações sobre conforto e bem estar.

A rede conta com mais de 40 parceiros conhecidos no Brasil e no mundo como a Nike, Puma e Adidas.

A franquia da Authentic Feet também está no nicho de franquias de alto valor por poder de venda e trazem os seguintes números.

  • Taxa de Franquia – R$ 60 mil
  • Instalações e Montagem – aproximado R$ 300 mil
  • Capital de giro – R$ 80 mil;
  • Investimento inicial previsto – a partir de R$ 400 mil;
  • Taxa de Franquia – R$ 30 mil;
  • Faturamento médio mensal – R$ 150 mil

Diante das oportunidades do setor de lojas de franquias de roupas é preciso se preparar e escolher o melhor modelo que atenda as suas expectativas tanto de investimento quanto de ideal pessoal.

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
6 de abril de 2020

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