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Franquias de moda íntima feminina: é um bom mercado?


Sabia que franquias de moda íntima feminina são um bom mercado para investimento? Saiba que são bem rentáveis e podem se tornar uma ótima opção para quem deseja empreender. Acompanhe no decorrer deste artigo boas razões para investir.

O mercado da moda íntima vem crescendo de forma ampliada e tem consumo garantido por todas as classes sociais independente de idade e sexo. 

Por mais que a lingerie fosse uma peça considerada íntima ela vem tomando cada vez mais espaço como moda alternativa. 

O uso das peças como complemento está cada vez mais em alta, peças como sutiãs, corpetes, se tornaram destaque nas produções mais especiais.

São modelos, cores, tecidos que compõem o imaginário feminino e também masculino nesse universo de opções.

Tudo isso graças às mudanças trazidas pelas tendências mundiais da moda e pelas referências divulgadas pelas mídias, os consumidores buscam por mais modelagens para ampliar o leque de opções.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI) indica que os consumidores estão mais exigentes. 

O preço não é mais considerado primordial na decisão de compra (29%) mas sim o bom atendimento e uma variedade ampla de produtos (42%).

O levantamento também mostra que os consumidores buscam por tendências pesquisando informações antes mesmo da decisão de compra. Aproveitando a necessidade de compra para renovação das peças.

Dados do Setor 

Os dados e previsões do setor têxtil que inclui o da moda íntima, são bem positivos e demonstram o potencial de crescimento para o modelo de negócio.

Segundo o Sebrae, o mercado da moda movimenta mais de R$ 30 bilhões por ano em todo mundo. Baseado neste dado o faturamento anual pode chegar a R$ 3,6 bilhões no país, sendo produzidas mais de 1,5 bilhões de peças.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), indica que 14% das 50 redes de franquias do país estão entre moda e vestuário.

As expectativas mostram que até 2021 a previsão do crescimento total seja de 13% na moda brasileira. Estima-se que seja o recorde na produção sendo 6,68 bilhões de peças. A análise foi feita pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Porém as previsões feitas pela Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção de Vestuário da Fiesp (Comtêxtil) a demanda pode superar as expectativas ainda no ano de 2020. 

Passo a passo de como abrir uma franquia de moda íntima?

lista passo a passo
Seguir um passo a passo faz toda diferença antes de iniciar o negócio

Antes mesmo de escolher em qual modelo investir é importante que você saiba quais os passos vai precisar dar para iniciar esse investimento, portanto, acompanhe conosco esse passo a passo que fizemos para você que deseja investir em uma franquia de moda íntima.

Faça uma autoanálise

Primeiro passo é saber o que deseja para esse investimento. O ramo de atividade é mesmo o que você busca, sua escolha está sendo feita baseada em que? É importante para você saber que vai lidar com pessoas e que vai precisar ter tempo para o seu negócio. 

Algumas perguntas são primordiais para que você entenda melhor qual o seu real objetivo e o que você espera de uma franquia de moda íntima feminina.

Escolha seu perfil de negócio

Não faça uma escolha porque os outros estão fazendo. Faça uma escolha por identificação e também por condição.

Representar uma marca de sucesso é muito bom e já é meio caminho andado mas você precisa se identificar com o propósito de uma marca. Assim será o mesmo que se sentir dono dela, entende.

Entender a história se ela se aproxima do seu ideal de investimento existe todo um contexto por trás da sua escolha e isso facilita na hora da sua decisão.

Pesquise a franqueadora

Procure conhecer a franqueadora da qual vai investir o seu dinheiro. Saiba quais os serviços ela oferece, como são disponibilizados.

Se possível converse com outros franqueados para saber como foi o suporte, de preferência sem que eles saibam do seu interesse.

Isso pode interferir positiva ou negativamente na sua decisão. Então busque conhecer mais sobre os que já utilizam a franqueadora serão as melhores pessoas para indicar a qualidade na prestação do serviço.

Analise a Circular de Oferta de Franquia

A Circular de Oferta da Franquia (COF), deve ser analisada pelo franqueado com bastante cautela e até, se preciso for, pedir auxílio de um advogado para esclarecer alguma cláusula que por ventura estejam confusas e de difícil interpretação. 

Nela vão constar todas as informações importantes para a abertura da franquia inclusive sobre direitos e deveres do franqueado e as devidas taxas. 

Se quiser saber mais sobre a COF assista neste vídeo tudo sobre o documento e sua importância.

Escolha bem o ponto comercial

O mercado de franquias de moda íntima feminina é bem amplo e tem espaço para muita gente mas é preciso escolher um ponto bem atrativo e que disponibilize o melhor acesso ao seu potencial cliente.

Procure bem o seu ponto. Além do que a franqueadora vai saber orientar bem sobre esse processo. Você deve estar onde o seu cliente está.

Analise os concorrentes

Pesquise outras marcas analise a concorrência o que ela oferece. Verifique os pontos fortes e fracos do negócio e dos concorrentes que estão a sua volta.

Esteja sempre atento ao que os clientes buscam e atualize sempre seu conhecimento sobre a moda íntima em geral.

Entenda seu papel como franqueado

Compreenda que por estar em uma rede de franquias é necessário também pensar como dono do seu negócio.

Cuidar do seu empreendimento estar a frente das decisões e organização da empresa. 

Além de cuidar muito bem da gestão de pessoal, do seu atendimento, padronizar informações e colocar todos alinhados com o seu propósito. Essas e outras ações fazem parte de uma boa gestão comercial do seu negócio. 

Algumas pessoas pensam que adquirir uma franquia é como se fosse ganhar na loteria. Nada disso. Você precisa vender, administrar, dedicar tempo e muito trabalho para que consiga alcançar os resultados almejados. Nenhuma empresa caminha sozinha, pense nisso.

Agora que você já sabe o passo a passo para adquirir uma franquia conheça mais alguma algumas razões para investir no setor de franquias de moda íntima feminina.

6 razões para investir em franquias de moda íntima feminina

Dizer que o mercado é promissor é um tanto quanto clichê, então vamos mostrar mais razões que vão abrir o seu leque de ideias e compreender o porque uma franquia de moda íntima feminina é um bom mercado para investir.

1. Acesso a todo know-how de uma marca em franca expansão 

As franquias trazem consigo uma experiência de vários anos a frente do negócio. E por compreenderem o potencial de investimento repassam esse modelo adiante, concedendo a oportunidade de uso da marca para investidores que buscam obter um negócio de sucesso.

2. Suporte da Franqueadora 

O diferencial de uma franquia é justamente o suporte que se tem durante o processo de franqueamento. Independente do setor que vai atuar, inclusive no da moda íntima. Dentre os setores que oferecem suporte o de marketing é um dos mais importantes.

Diante de um mundo digital estar a frente dos concorrentes divulgando sua marca com uma estrutura padrão e bem desenvolvida é fundamental. E esse suporte algumas franqueadoras disponibilizam de forma estratégica.

3. Produtos de alta qualidade e preços atrativos 

Algumas franquias de moda íntima tem produção própria o que favorece na inovação na diversidade de produtos e nos preços que são mais atrativos ao consumidor direto.

Busque por opções que ofereçam esse diferencial.

4. Sistema de compras em conjunto  

Essa é uma outra opção que favorece tanto o franqueado quanto o revendedor que compra suas peças com valor diferenciado. 

Quando existe uma fabricação própria os produtos das redes de franquias são revendidos para os franqueados que realizam a venda direta o que faz circular a venda e revenda no mesmo ambiente comercial, favorecendo a rede.

5. Gestão de operação da rede

Todo suporte operacional é oferecido para que o sucesso do negócio dependa apenas do empenho do franqueado. Orientações como, treinamento de funcionários, assessoria contínua e o conceito de negócio já testado e aprovado nas lojas.

Tudo isso faz muita diferença para quem está empreendendo pela primeira vez e até para quem já teve oportunidade mas não deu certo. 

Esse acompanhamento é o que reforça as chances do negócio dar certo ficando a depender do franqueado o desempenho e o crescimento do negócio. 

6. Credibilidade 

Além da imagem da marca que já é reconhecida pelos clientes o que reforça a credibilidade, o consumidor reconhece e confia naquilo que ele já viu e experimentou, é o processo de reconhecimento que fortalece a identidade. 

Até aqui você viu as vantagens de se ter uma franquia de moda íntima, mas como nem tudo na vida são flores você também terá alguns desafios, já parou para pensar nisso? Então vamos lembrar a você alguns deles.

Desafios de ter uma franquia de moda íntima 

Não é nenhuma novidade que empreender é um desafio, mesmo no setor de franchising. Apesar de todo o suporte durante o franqueamento existem funções que dependem exclusivamente do perfil do franqueado.

Ter afinidade com o tipo de serviço oferecido é um ponto imprescindível para o sucesso de qualquer negócio.

Além disso saber que o bom resultado de vendas do empreendimento pode depender exclusivamente de quem o gerencia é fundamental.

O dia a dia do empreendedor é cheio desafios a serem superados, o suporte da franqueadora auxilia na maioria deles mas os que não são orientados por ela são de responsabilidade do franqueado.

Um dos mitos de quem se torna empreendedor é acreditar que vai ter muito tempo livre para outros afazeres. Se engana quem acha que “abandonar” seu empreendimento para viver outras atividades é saudável. 

Dentre os desafios que são de responsabilidade do franqueado se dedicar ao cotidiano do empreendimento é um deles, cuidar da gestão administrativa e operacional além de estar atento aos cuidados com o seu maior bem, seu cliente. 

Entre as principais atividades exercidas pelo gestor da franquia estão:

  • Gerenciamento geral da unidade franqueada;
  • Treinamento de funcionários;
  • Compra de produtos;
  • Controle de estoque;
  • Pagamentos de impostos, salários, encargos, fornecedores, etc.
  • Elaboração do Fluxo de Caixa Mensal, com acompanhamento dos resultados e cumprimento das metas de vendas previstas para a unidade.

Quer desmitificar os mitos de uma franquia? Assista nesse vídeo!

Franquias de moda íntima feminina 

Existe no franchising uma diversidade de franquias disponíveis no mercado para quem deseja investir em moda íntima. Entre elas vários formatos e valores que podem atender a sua necessidade de investimento e negócio. Acompanhe conosco as opções que trouxemos e análise.

Mardelle Moda Íntima 

Com mais de 25 anos de mercado a Mardelle Moda Íntima é conhecida por sua variedade e qualidade de seus produtos. Como rede de franquias de moda íntima feminina, está presente nos estados do norte, sudeste e nordeste.

Além do mais a franquia tem seis confecções e marca própria que pode oferecer melhor custo-benefício aos seus clientes.

A empresa em amplo crescimento e já atuante no franchising decidiu unir seu expertise a Encontre Sua Franquia para alavancar ainda mais a sua rede. 

Para atrair os empresários interessados na aberturas de unidades da franquia, a marca decidiu oferecer para seus franqueados suporte operacional, treinamentos e assessoria contínua, para que todas as unidades se desenvolvam com base no sucesso do seu conceito de negócio.

Além do diferencial de seu atendimento. No catálogo de produtos oferecidos pela Mardelle estão as linhas:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cuecas e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação. 
  • Plus Size – Casual ou funcional

Para ser um franqueado da marca, é preciso que o investidor tenha o perfil mais próximo possível do que a empresa espera. 

Essa avaliação é muito importante para que o know-how transferido seja absorvido da forma mais adequada para o desenvolvimento do negócio. 

Saiba mais sobre a Mardelle no vídeo abaixo:

Outlet Lingerie 

A Outlet Lingerie é uma rede de franquias Outleat com conceito de venda de multimarcas. A empresa iniciou as atividades no ano de 2008 e é considerada a maior rede de franquias de multimarcas e moda íntima brasileira.

O modelo de negócio oferece ao consumidor final várias marcas de coleções passados com valores reduzidos para os clientes. 

As peças podem ser adquiridas podendo ser em conjunto ou não, oferecendo mais liberdade na escolha dos produtos. 

Com um conceito de vendas americano a Outlet tem grande potencial de distribuição da rede. 

Valisere 

A Valisere existe no Brasil desde os anos 30. Na década de 80 foi comprada pelo Grupo Rosset produtor de tecidos, rendas e moda íntima, praia e fitness. Essa junção fortaleceu a marca que atua de forma ampla no Brasil. 

Com uma produção bem variada de produtos a rede oferece modelos de franquias diferenciados e ainda a venda por catálogos.

Puket 

A Puket é uma rede de franquias com um mix de produtos bem alegres e coloridos para o público adulto e infantil.

Suas lojas tem um conceito de cores e ambientação alegre que produzem a sensação de conforto e bem estar aliado ao encantamento.

A rede investiu nos modelos de peças íntimas e pijamas no estilo mãe e filha o que amplia as opções de alcance.

Gostou do nosso material sobre franquias de moda íntima? Deu para perceber que investir em uma franquia é sim um bom mercado?

Se o seu perfil condiz com o tipo de serviço que é oferecido, gosta de atuar na linha de frente no atendimento ao cliente, tem boa comunicação e facilidade de contato com as pessoas esse é sem dúvida o seu ramo de atuação.

Invista com garra e força de vontade no universo da moda íntima e tenha bons resultados, sempre se atualizando sobre o setor da moda íntima, assim você poderá oferecer as melhores orientações para decisão de compra do seu cliente.


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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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