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Franquias de prestação de serviços: opções e como escolher


Atuar com franquias de prestação de serviços pode ser uma boa saída para quem não se considera bom de conversa o suficiente para vender algum tipo de produto. Também pode ser opção para os empresários que gostam de colocar a mão na massa. 

Trabalhar com serviços possui desafios bem diferentes de quando falamos de produtos. Um dos maiores problemas talvez é o fato de não existir uma opção de troca, mas sim refazer algo que já foi feito. 

Isso acaba demandando mais dinheiro e tempo para quem precisa corrigir algum erro. Por causa disso, quem decide entrar no ramo deve saber bem sobre o tipo de serviço que irá oferecer e ser preparado para realizá-lo.

É aí que entra as franquias de prestação de serviços, com a transferência do seu conhecimento e treinamentos específicos para cada área. Pensando nisso, preparamos este artigo para você descobrir quais as melhores opções e como escolhê-las. Boa leitura!

O que são franquias de prestação de serviços?

Antes de explicar o que são franquias de prestação de serviço, é preciso entender primeiro o que é esse modelo de negócio. Ou seja, como ele realmente funciona e qual o seu conceito básico. 

Podemos definir uma franquia como modelo de negócio que tem como objetivo ampliar a área de atuação de uma empresa já conceituada. 

Por meio da relação de semi-independência, ela permite que empreendedores comprem o direito de explorar sua marca e negocie seu produto ou serviço. 

Quem opta por fazer esse investimento, recebe as orientações e diretrizes para conduzir o empreendimento de acordo com o que a marca orienta. Sua função será administrar e gerir o negócio para que ele obtenha sucesso, a fim de ser lucrativo para ambas as partes. 

Qualquer atitude que for feita fora do que e sugerido, pode resultar em prejuízos para toda uma rede. Afinal, você irá comercializar produtos/serviços que possuem uma marca conceituada e respeitada no mercado.  

Agora que sabemos o que é esse modelo de negócio, podemos definir as franquias de prestação de serviço como uma empresa que oferece algo que é produzido enquanto é consumido. 

Ou seja, que possui uma modelo mais difícil de mensurar e sem perecibilidade, ou seja, quando algo corre o risco de estragar ou vencer. No caso de serviços, isso acarreta apenas no retrabalho. 

Quais as obrigações das franquias de prestação de serviços?

Todas as obrigações referentes ao trabalho das franquias de prestação de serviços estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento apresenta não só as regras que a franqueadora deverá seguir, como as que o empreendedor também deve obedecer. 

Além das informações como histórico, pendências judiciais e contato com os franqueados dos últimos dois anos, é apresentado o suporte e treinamento necessários para a unidade, nova ou não, consiga alcançar os objetivos traçados no acordo.

Toda essa ajuda está inclusa nas taxas que devem ser pagas ao firmar contrato e todo mês. Essas despesas garantem ao investidor o compartilhamento de todo o know how que transformou a marca em um empreendimento de sucesso. 

Assim, processo é regularizado por meio da Lei de Franquias, uma norma que surgiu na década de 1990 e sofreu reformulação em 2019. Como destaque, o Brasil é um dos poucos países que possuem uma legislação específica para esse modelo de negócio. 

Quais os tipos de serviços mais comuns?

Como vimos, tudo que possa ser executado enquanto é adquirido é considerado um serviço. Dessa forma, existe um leque de opções que podemos definir dessa forma. Para entender melhor como isso funciona, observe o exemplo a seguir. 

Um ônibus é considerado produto, porém a passagem que você paga para andar nele já é um serviço. O mesmo vale para um Uber ou o seu aparelho celular, um produto que utiliza o serviço das operadoras para funcionar.

Por isso, separamos apenas os principais tipos que encontramos dentro das franquias de prestação de serviços.  

Casa e Construção

Como o próprio nome sugere, as franquias que atuam nesse setor geralmente oferecem serviços como reformas, manutenções mais complexas, pinturas, decoração, móveis planejados etc. É muito comum confundir suas atividades com o que vamos apresentar a seguir. 

Limpeza e Conservação

Já os serviços ligados a Limpeza e Conservação, apresentam soluções para qualquer tipo de segmento. Seja para indústria, mercados, clínicas, hospitais, shoppings entre outros. O que torna esse negócio muito vantajoso. 

Dessa forma, as atividades são ligadas preservação de locais, faxinas, higienização de áreas, arrumação, organização e purificação. Além de jardinagem e lavanderias. 

Turismo

As franquias de prestação de serviços ligadas ao turismo, oferecem para seus clientes produtos como intercâmbio ou pacotes de viagem. Porém, para que isso seja possível, o consumidor contrata o serviço de uma agência de viagem. 

Ou seja, ela irá fazer um levantamento de todos os custos, quais os melhores preços do mercado, separar os hotéis de acordo com o perfil do cliente e traçar um plano de viagem. 

Saúde

Para quem deseja investir e iniciar um empreendimento ligado a saúde, esse é um setor voltado para serviços como cuidadoras de idosas, enfermeiras, dentistas, clínicas, radiologia e até na redução de acidentes de trabalho ou assessoria para implantação da medicina ocupacional.

Beleza e Bem estar

Beleza e Bem estar é um setor que conta com franquias de prestação de serviços voltadas para a estética de seus clientes. São salões, clínicas especialistas no assunto, academias convencionais ou para treinos funcionais etc. 

Automotivo

As franquias ligadas ao setor automotivo, oferecem serviços das mais variadas formas São os lava-jatos, as oficinas, aluguel de carro, marcas que fazem apenas a troca de óleo ou conservação de motor, concessionárias ou estética veicular.

Educacional

Por fim, das franquias de prestação de serviços mais comuns, vamos apresentar agora as voltadas para o setor educacional. Aqui engloba as escolas de idiomas, cursos profissionalizantes, aulas particulares ou métodos de ensino mais complexos.  

Como está o mercado de franquias de prestação de serviços?

De acordo com os dados levantados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor que fecharam 2019 com os maiores faturamentos em comparação com o ano anterior foram Casa e Construção, avançando 10% no período observado. 

Apesar de ser um dos que mais crescem, as franquias de prestação de serviços que possuem o maior faturamento são os ligados a Saúde, Beleza e Bem Estar, que nesse levantamento, seus números são unificados. 

Em 12 meses, o setor teve uma receita total de aproximadamente R$ 34,3 bilhões. Ou seja, 7,2% a mais que em 2018, quando teve ganho de quase R$32 bilhões. 

Porém, o setor que manteve o maior equilíbrio foi o de hotelaria e turismo. Tanto o faturamento, quanto o número de novas unidades registrou um crescimento na casa dos 5%. 

Vale destacar também, que nesse levantamento os números referentes a franquias de veículos fica registrado no setor de “Serviços e outros negócio”. Em 2019, ficou como o terceiro maior em quantidade de unidades. 

A expectativa agora da ABF é que em 2020 as franquias — em um contexto macro — aumentem o número de unidades e tenham uma receita total próxima a R$ 200 bilhões. Além de registrar um aumento de 2% no Produto Interno Bruto brasileiro no mesmo período. 

Dicas para escolher a melhor franquia

Com um mercado de serviços tão aflorado e com boas perspectivas, é comum que apareçam cada vez mais marcas querendo aproveitar desse momento. Porém, infelizmente nem todas são bons investimentos.

Por isso, antes de assinar o seu contrato com a franqueadora, é preciso ficar atento aos seguintes critérios. Acompanhe!

Analise a proposta

A primeira parte antes de escolher qual das franquias de prestação de serviço contratar, é se atentar e analisar as propostas de negócio. Como vimos, essa informações devem constar na COF. 

Para entender melhor o que é esse documento, veja o vídeo abaixo!

Não se esqueça de observar também todas as taxas envolvidas para entrar no negócio. Começando pela de franquia, que é o valor pago referente ao direito de explorar comercialmente a marca. 

Após essa primeira cobrança, se iniciar os valores mensais referentes as taxas de royalties e fundo de propaganda. Essas quantias ajudam a manter o direito de utilizar e comercializar os serviços da empresa, além de gerar uma reserva para que a marca crie campanhas publicitárias. 

É muito importante que o empresário consiga fazer uma analise muito bem dos valores que serão praticados durante o tempo de franqueado. Não deixe também de analisar a periodicidade das cobranças e os termos contratuais.

Conheça o Know how da marca

Um contrato de franquia pressupõe a transferência de know how. Ou seja, todo o conhecimento que a empresa adquiriu ao longo da sua jornada é repassada para o franqueado

Portanto, busque marcas que tenham uma experiência mínima de dois ou três anos no mercado. Caso contrário, você não estará adquirindo uma franquia e sim uma startup. Um negócio completamente diferente. 

Vale ressaltar que as franqueadoras devem esclarecer e deixar bem definido todos os conhecimentos e tecnologias que serão repassados para os franqueados. 

Descubra a qualidade dos treinamentos

Como parte fundamental do processo de franquia, é obrigação da marca oferecer para seus empreendedores treinamentos específicos para que eles possam fazer o melhor trabalho possível dentro do que a marca desenvolveu. 

Esses exercícios devem abranger todas as etapas dos trabalhos e pode ser tanto in loco, quanto on-line. Cabe a franqueadora decidir e identificar qual o melhor formato. 

Para o empresário, vale a pena pesquisar com outros investidores da marca como é o treinamento e se é realmente útil. Para facilitar a sua busca, na própria COF existe uma relação de todos os franqueados dos últimos 24 meses. 

Estude o tempo de contrato

Esse é sem dúvida um dos pontos mais importantes que devem ser observados pelos investidores. O tempo de contrato é o que vai delimitar o seus ganhos com as franquias de prestação de serviços. 

A duração deste acordo deve estar adequada ao fluxo de caixa do negócio. Isso quer dizer que caso feche um contrato de três anos, cujo o tempo para retorno do investimento em média é de 30 meses, você terá apenas meio ano de lucro. 

Ainda assim, essa média não quer dizer limite máximo, isso vai depender de como conduz o seu negócio. Por isso é tão importante ficar atento a isso para que não fique exposto ao prejuízo. 

Outra situação interessante de observar-se nesse processo é identificar quais as exigências para que o contrato seja renovado no futuro ou não. Com todos esses cuidados tomados, será fácil definir qual a melhor franquia para o seu perfil. 

4 opções de franquias de prestação de serviços

Agora que você sabe como escolher a melhor entre as franquias de prestação de serviços, separamos alguns exemplos de empresas que atuam com esse modelo de negócio. 

1. Acquazero

A Acquazero é uma empresa voltada para segmento de estética automotiva, porém com um diferencial. Enquanto os lava-jatos comuns utilizam cerca de 300 litros por carro, a marca gasta apenas 300 ml. Isso equivale a um consumo 1000 vezes menor. 

Além do serviço externo, os franqueados da Acquazero também são capacitados para realizar limpeza técnica do motor, cristalização de vidros, impermeabilização de estofados, descontaminação de pintura, enceramento, revitalização de plástico e outras várias funções.

Quem optar pelo modelo home-office tem a possibilidade de escolher três opções. Pode ser básico, intermediário ou avançado. A principal diferença entre eles é a quantidade de serviços que o empreendedor é autorizado a fazer. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Com um modelo de negócio consolidado e atraindo cada vez mais clientes, a marca foi considerada a maior rede de franquia ligada a estética automotiva, segundo levantamento da ABF.

Para descobrir o motivo da marca ser esse sucesso, acompanhe o vídeo abaixo! 

2. Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem(ESV) é uma marca criada pelo empresário Henrique Mol em 2011. Ao criar a empresa, ele pensou em modelo de negócio que poderia oferecer alta rentabilidade e baixo investimento. 

Atuando de forma diferente no mercado, a ESV conseguiu atrair diversos franqueados e hoje conta com mais de 500 unidades espalhadas pelo Brasil. Para os próximos anos, a expectativa é que esse número aumente ainda mais. 

Uma das vantagens enxergadas por esses investidores, foi a boa comissão oferecida pela marca. Além disso, ela também permite que o franqueado receba o pagamento integral mesmo se o pacote for quitado de forma parcelada pelo cliente. Diferente de outros empreendimentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Conheça um pouco mais sobre o mercado de turismo e como a Encontre Sua Viagem pode ajudar você a se destacar da concorrência. Veja o vídeo a seguir!

3. Suav

Para quem deseja trabalhar na área de beleza, a Suav é a franquia certa. Além de entregar serviços de depilação, o cliente ainda pode fazer escovaria, design de sobrancelha e esmalteria. Todo o atendimento é feito independente do sexo.

A grande vantagem da marca é o seu conceito de atendimento express, ou seja, o usuário não precisa marcar horário para receber o atendimento, basta apenas chegar na unidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 167,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

A Suav surgiu em Belo Horizonte, Minas Gerais em 2010. Desde então vem adaptando e transformando o seu modelo de negócio é uma forma ainda mais rentável e lucrativa. 

Sempre atrás de inovações, a marca busca outras vertentes para trabalhar e ampliar o seu leque de opções. Para abrir uma unidade é necessário um espaço mínimo de 80 m². 

Para saber mais sobre a Suav, baixe o nosso guia completo sobre a franquia!

ebook guia completo sobre a franquia Suav

4. Quisto Corretora de Seguros

A maioria dos empresários tem como ideia principal evitar a figura do chefe no seu dia a dia. Uma das formas de começar essa jornada é conhecendo a Quisto Corretora de Seguros

Com mais de 90 tipos de soluções para os clientes finais, a marca consegue entregar as melhores ofertas. O sistema de gestão comercial utilizado pelos franqueados, consegue comparar e gerar cotações em mais de 20 seguradoras. 

Graças a essa eficiência, a Quisto vem se consolidando no mercado e ganhando destaque entre os consumidores. Uma ótima oportunidade para os empreendedores que buscam uma forma de iniciar um negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Criada em Belo Horizonte, Minas Gerais, a empresa tem boas taxas de comissionamento. Os valores podem variam entre 10% e 45% dependendo do serviço contratado. 

Além dos treinamentos, suporte e auxílio jurídico, a Quisto Corretora de Seguras permite a adoção de dois modelos de negócio: home-office ou unidade física. Conheça um pouco mais sobre a Quisto no vídeo a seguir!

Abrir um negócio exige cuidados e no caso das franquias as coisas não seriam diferentes. Por mais que seja um modelo de negócio onde você utiliza do conhecimento de outra marca para ganhar mercado, ele exige uma série de acompanhamentos para que o empresário não entre em uma cilada. 

Começando pelo tipo de serviço que deseja oferecer, passando pelo tempo de contrato com a franqueadora e os treinamentos. Só assim será possível saber qual o melhor investimento. 

Gostou de saber como funciona as franquias de prestação de serviços e suas opções? Assine nossa newsletter para ficar por dentro do mercado e conhecer melhor algumas das marcas que citamos! 

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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