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Franquias de seguro: o que você precisa saber está aqui!


Não é por acaso que as franquias de seguro têm despertado o interesse de quem busca no franchising uma oportunidade de empreender. De acordo com dados da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg), o mercado de seguros movimenta cerca de 240 bilhões de reais por ano e emprega 151 mil pessoas.

Dentro do mercado de seguros, encontramos as seguradoras e as corretoras de seguro. Se você pensa em atuar nesse setor, é muito importante saber a diferença entre elas. Basicamente, as seguradoras são as empresas que indenizam seus clientes em caso de danos comprovados. Por exemplo, caso um carro tenha seguro e seja furtado, a seguradora reembolsa o cliente pelo prejuízo.

Por sua vez, as corretoras de seguros fazem o meio de campo entre o cliente e a seguradora. Tratam-se de empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) que têm como objetivo garantir o cumprimento do contrato. Entre os produtos oferecidos pelas corretoras, estão os seguros de imóveis, veículos, empresas, vida, viagem, além de planos de saúde.

Nesse texto, você vai ficar por dentro de tudo sobre as franquias de seguro. Quem sabe não se interessa por investir em uma? Acompanhe.

Cenário para crescimento

Segundo estudo realizado pela Universidade de Oxford, apenas 19% dos brasileiros têm um seguro de vida, embora 56% das pessoas tenham real interesse em adquiri-lo. Dados da CNSeg apontam que cerca de 70% da frota brasileira de veículos circula sem cobertura de seguro.

Mesmo diante de um cenário de baixa adesão, o mercado de seguros é capaz de movimentar bilhões de reais por ano. Isso significa que ainda há muito espaço para esse setor crescer.

Por que investir em franquias de seguro?

Iniciar uma empresa do zero é um risco, independentemente do ramo de atuação. Quando falamos do mercado de seguros, esse risco é ainda maior. Isso porque, antes de conquistar clientes, você precisa firmar parcerias com as grandes seguradoras. É um trabalhão até você fechar o primeiro contrato.

No entanto, quando investe-se em franquias de seguro, esse risco diminui drasticamente. De modo geral, as empresas qua apostam na expansão pelo modelo de franquias já têm um nome consolidado no mercado. Isso sem mencionar que elas trabalham com as maiores seguradoras, o que permite oferecer os mais variados produtos aos seus clientes.

Modelos de franquias de seguro: como decidir

Já está convencido em investir em franquias de seguro? Ótimo, mas ainda há alguns detalhes a serem observados antes de tomar uma decisão. Em primeiro lugar, você deve decidir o modelo de franquia que mais se enquadra dentro do seu perfil: franquias home based ou de loja física.

Franquias de seguro home office

Quem não gostaria de ter flexibilidade de horário e não precisar pegar trânsito para ir ao trabalho? Pois bem, o modelo home office permite tudo isso. E as vantagens não param por aí.

Como o empreendedor trabalha em casa e, geralmente, com recursos próprios, não há necessidade de fazer grandes investimentos em equipamentos e estrutura. Em suma, as franquias de seguro home office pesa muito menos para o seu bolso.

Quanto à maior flexibilidade, o franqueado pode atuar nos melhores dias e horários conforme a sua agenda. É possível, inclusive, conciliar o trabalho com outra ocupação ou atividades pessoais.

No entanto, nem tudo é um mar de flores nas franquias home based. Quem optar por esse modelo precisa lembrar que o custo de aquisição da unidade costuma ser menor, mas ele não é único. É preciso colocar no papel todos os outros custos envolvidos, como capital de giro, taxa de publicidade e de treinamentos pagos.

Por fim, você deve se perguntar se tem disciplina para trabalhar em casa. Afinal de contas, são muitas distrações que temos dentro da nossa casa. Às vezes, a televisão e o sofá da sala falam mais alto do que o serviço. Portanto, para que seu investimento compense, é importante ter muita disciplina.

Franquias de seguro loja física

Por sua vez, as franquias de seguro de lojas físicas apresentam um investimento mais elevado. Isso é facilmente explicado pelos custos envolvidos na instalação de um ponto comercial, na aquisição de equipamento e na contratação de funcionários para atender ao público.

Na mesma proporção, o faturamento é superior. Por conta da maior proximidade com o público e com mais funcionários atendendo, as chances de fechar mais contratos atender aumentam.

Franquias de seguro segmentadas ou diversificadas?

Como adiantamos acima, as franquias de seguro trabalham com um monte de produtos. Então, você também têm de decidir se quer trabalhar com todos eles ou focar em apenas um tipo a ponto de se tornar uma referência no assunto.

Franquias de seguro saúde: os produtos oferecidos restringem à saúde. Nessa categoria, encontram-se os planos de saúde e odontológico, além do seguro de vida. Uma vantagem de atuar nesse ramo é que você tem como clientes pessoas físicas e pessoas jurídicas.

Franquias de seguro viagem: ninguém merece ficar doente ou ser vítima de um acidente durante uma viagem, né? No entanto, não dá para controlar os imprevistos. O que dá para fazer é garantir um seguro viagem para cobrir qualquer tipo de problema que acontecer durante o período de viagem. Além de problemas de saúde, o produto ainda protege situações incômodas, como extravio de malas, perda de documentos e cancelamento da viagem. Aliás, muitos países obrigam que estudantes de intercâmbio ou trabalhadores voluntários tenham o seguro viagem. São muitas oportunidades para fechar negócios, não?

Franquias de seguros para empresas: para proteger os próprios bens, as empresas recorrem aos seguros empresariais. De modo geral, eles cobrem frotas de veículos, equipamento e maquinário, seguros contra roubos, furtos e incêndio e por aí vai. Comercializar produtos exclusivos para empresas tem uma vantagem financeira: os valores envolvidos são muito maiores. No entanto, exige-se muita dedicação do franqueado para atender a todos os funcionários de uma empresa, que pode sofrer de grande rotatividade.

Franquias de seguro de imóveis e automóveis: focada em bens duráveis, essas franquias trabalham principalmente com seguros para imóveis e carros, mas tem vários produtos que podem entrar nesse enquadramento, como seguros para caminhões, seguros para frotas de veículos, para prédios comerciais e residências. Essas seguradoras também costumam criar parcerias com empresas que trabalham no mesmo mercado, como imobiliárias, construtoras, empresas que fazem reformas residenciais, concessionárias de veículos e até fabricantes de carros, o que pode ampliar e fortalecer sua atuação.

Franquias de seguro de produtos diversificados

Esse modelo de franquia comercializa todos os produtos listados acima em um só negócio. Desse modo, é muito difícil que o empreendedor sofra com a sazonalidade que outras franquias mais específicas estão expostas.

Por exemplo, é natural que as vendas de seguro viagem caiam durante o período de férias, não? No entanto, uma franquia de seguros com produtos diversificados pode compensar essa queda com a comercialização de outros seguros.

Por outro lado, o desafio desse tipo de franquia é bem maior. Afinal de contas, é preciso ter afinidade com cada serviço oferecido. Isso sem mencionar a sua disponibilidade para atender a diversos públicos ao mesmo tempo. Por fim, é fundamental construir um relacionamento de confiança com sua carteira de clientes. Aí, na hora de renovarem, eles já sabem a quem procurar.

Conheça a Quisto: uma opção de franquias de seguro

Fundada em 2011, a Quisto é considerada uma franquia de seguro de produtos diversificados. A rede de corretoras de seguros trabalha com produtos e serviços das principais seguradoras que atuam no país. Entre os produtos disponíveis, podemos destacar seguros de vida, viagem, veículos, saúde, entre outros.

A Quisto oferece dois modelos de investimento: home office e de loja física. Quem pretende trabalhar de casa deve desembolsar um capital inicial a partir de 11,9 mil reais. Por sua vez, o modelo de loja física exige um investimento na casa dos 21,9 mil reais. O faturamento mensal fica em torno de 50 mil reais.

Entre os diferenciais da marca, está o acesso à tecnologia de ponta, amplo treinamento nas áreas de gestão, marketing e mercado, apoio jurídico e auxílio na criação do projeto arquitetônico das lojas físicas.

Modelo de loja física

Investimento total: R$ 21,9 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil
Royalties: R$ 200
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

Modelo Home based

Investimento total: R$ 11,9
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil
Royalties: R$ 200
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

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