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Franquias de serviço: quais as características desse modelo de negócio?


O modelo de franquias de serviço vem ganhando destaque entre os empresários. Seja pela vantagem de não ter um estoque para cuidar, seja pela simplicidade de gerir o empreendimento. 

Podemos dizer que abrir um negócio é o sonho que faz parte da realidade de muitas pessoas. Porém, alguns empecilhos surgem no meio dessa jornada, podendo ser considerados temores normais a qualquer desafio.

Na busca por mais segurança, a procura por franquias vem crescendo consideravelmente. Afinal, contar com um negócio que tem um modelo já testado e aprovado pelo público é um formato bastante atraente.

Porém, para muitas pessoas, por mais que haja interesse, essa ideia acaba ficando apenas no campo das possibilidades.

Entre os fatores que levam a isso, estão o custo alto para aquisição de algumas franquias. Assim como a necessidade de contar com um grande espaço físico e até mesmo a legislação envolvida para abrir o negócio.

Por isso, para entendermos melhor como esse tipo de empreendimento funciona e suas características, desenvolvemos este texto. Acompanhe a leitura com a gente!

Como funciona o modelo de franquias de serviço?

Como uma alternativa, o modelo de franquias de serviço tem ganhado bastante destaque. São mais do que uma mera opção — elas desempenham um papel de protagonismo nesse cenário. Isso por causa de algumas características que tornam esse tipo de negócio altamente viável.

Assim, podemos conceituar esse tipo de empreendimento como uma empresa que presta atividades de grande interesse por parte do mercado, tais como: contabilidade, serviços gerais e consultoria.

Dessa forma, a procura por empresas confiáveis que possam exercer essas atividades com excelência tende a crescer ainda mais com o processo das terceirizações. Ou seja, quando empresas buscam soluções mais em conta para resolver situações operacionais ou administrativas.

Para os franqueados, fazer parte desse modelo de negócio é a garantia de ter maior segurança e flexibilidade para atuar. Afinal, levar consigo o nome de uma marca já consolidada pode ser um diferencial para conseguir bons contratos e estabelecer relações empresariais mais sólidas.

Para entender melhor o que são as franquias e porque elas são consideradas investimentos seguros, acompanhe o vídeo a seguir!

Por que escolher o modelo de franquias de serviço?

Para te aprofundar no tema, reunimos uma série de dicas que englobam tanto as demais características pertinentes a esse tipo de negócio, como também a apresentação de alguns modelos de franquia que se encaixam nesse contexto. Continue lendo!

Fácil adaptação do franqueado

Como já mencionado, o modelo de franquias de serviço têm uma boa aceitabilidade do público. Principalmente pela capacidade de trazer consigo todo um histórico de excelência na execução das atividades propostas.

Porém, a questão aqui vai além disso. Ela traz à tona perguntas como: será que esse modelo é para qualquer pessoa? Como quem nunca empreendeu pode se adaptar a ele? Questões que podem fazer o empresário recuar da sua vontade de investir. 

Dessa forma, para iniciar as respostas desses questionamentos, é necessário frisar uma das características mais importantes no gerenciamento desse tipo de franquias. Há regras que devem ser cumpridas para que o seu empreendimento tenha o sucesso esperado. 

Mas é fácil para os franqueados se adaptar a essas regras. Afinal, as normas serão apresentadas ainda na negociação da compra da franquia.

Sem contar que as informações terão sido definidas com base em experiências já estabelecidas. Isso é um sinal de que, se segui-las, você terá mais facilidade em desenvolver sua empresa.

Franquias de serviço possuem modelo de negócio mais simples

Além dos pontos apresentados, devemos levar em consideração as complexas leis e cuidados referentes à comercialização produtos. Como as embalagens que eles estão envolvidos, o processo de fabricação, transporte etc.

Porém, ao trabalhar com serviços, esse processo tende a ser mais fácil de ser seguido pelo franqueado. Afinal, sua função é basicamente realizar alguma atividade para ajudar seus clientes. Basta que você siga as recomendações para que realize o melhor trabalho possível. 

O mais importante é que a escolha do franqueado seja feita em uma área da qual se tenha um prévio conhecimento e/ou que haja bastante vontade de aprender/empreender.

Vale lembrar que a franqueadora deve oferecer o suporte adequado para que o empresário possa se sentir realmente capacitado para realizar as tarefas necessárias. Como a estrutura envolvida nesse modelo é menor, esse fator ajuda a simplificar o suporte, treinamento e demais questões envolvidas.

Escolha da franquia ideal

Após compreender um pouco do funcionamento do modelo de franquias de serviço, certamente a pessoa interessada vai se perguntar como escolher a franquia ideal. Para isso, é preciso reunir uma série de informações.

Grande parte desses dados estão no documento conhecido como Circular de Oferta de Franquia (COF). Nele estão presentes:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Assim, com base nessas informações, é possível identificar alguns pontos que farão você escolher o melhor modelo de franquias de serviço para o seu perfil. Para conseguir fazer essa análise, observe os tópicos a seguir.

Tempo de vida

Em relação ao tempo de vida, a tendência natural é procurar empresas que já estejam há um bom tempo no mercado e sejam reconhecidas pelo público.

Porém, existem franquias novas que conseguiram um crescimento exponencial em pouco tempo, devido à alta procura pelos seus serviços.

Alcance do mercado

O alcance está relacionado proporcionalmente à necessidade do público. Dessa forma, é a hora do futuro franqueado compreender quem é o seu cliente ideai. Ou seja, empresas ou pessoas que necessitam do tipo de serviço que ele vai oferecer.

Também é importante que o empresário consiga fazer um levantamento de qual a fatia do mercado que a franqueadora representa. 

Grau de crescimento

O grau de crescimento está altamente ligado à expansão do negócio. Afinal, só se expande o que tem grande procura. Por isso, é importante que você consiga identificar essa possibilidade antes de definir qual modelo de franquias irá seguir.

Porém, vale uma dica neste tópico: infelizmente, algumas empresas acabam pecando no seu plano de negócio e comercializando sem um controle adequado, focando mais em capitalizar do que em oferecer um modelo próspero ao interessado.

Esse tipo de ação pode levar a algumas situações indesejadas, como diversos franqueados em uma mesma região, o que certamente será prejudicial para o desenvolvimento do negócio como um todo.

Dessa forma, para se precaver de uma situação não muito favorável para o seu empreendimento, é importante pesquisar o histórico da empresa. Verifique como esse crescimento está ocorrendo e, se possível, converse com pessoas que já são franqueadas.

Taxas cobradas

Chegamos aos aspectos monetários do negócio. Ou seja, o custo da estrutura necessária e as taxas cobradas. Muitas franquias de serviço não exigem um espaço comercial, mas, quando isso é necessário, é preciso saber exatamente o quanto precisa ser investido.

Também é fundamental levar em conta o tempo esperado de retorno do investimento e faturamento mensal. Isso vai exigir que você tenha capital de giro para ir pagando despesas, como o aluguel, até o negócio começar a ter uma boa rentabilidade.

Para evitar que o aluguel prejudique o desenvolvimento da sua unidade, é importante que você encontre espaços com custo de até 11% do seu faturamento bruto. Qualquer porcentagem a mais pode ser um empecilho para o crescimento da sua franquia. 

Além disso, existem as taxas da franquias. Ou seja, valores estipulados no contrato e que fazem parte da autorização de uso do nome e manutenção da estrutura necessária. Os mais comuns que o franqueado irá encontrar são os Royalties e a taxa de publicidade.

É importante você ter esses números claros para entender o quanto isso vai custar mensalmente ao negócio. Por isso, precisamos destacar novamente a importância de estudar a COF com bastante atenção. 

Feedback do público-alvo

Por fim, é recomendável pesquisar qual o feedback do público em relação à empresa. Atualmente, é muito fácil fazer isso. Basta uma ida até às redes sociais, aos mecanismos de busca ou sites de reclamações. Isso já traz um excelente panorama.

Um dos sites especializados nesse tipo de avaliação é o Reclame Aqui. Nele, é possível ver como a empresa lida com os problemas de execução e observar como o público reage a eles. 

Essa soma de fatores permite uma análise consistente e também mais segurança na escolha. Para entender se o modelo de franquias de serviço se encaixa ao seu perfil, acompanhe o vídeo abaixo!

Modelo de franquias de serviço: tipos

Abaixo, reunimos os principais tipos de modelo de franquias de serviço que vêm conseguindo um bom destaque no mercado e se apresentam como alternativas viáveis.

As áreas de atuação foram levantados com base na pesquisa anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2019, as franquias de serviços que fecharam com o maior faturamento foram as do segmento “Casa e Construção”, avançando 10% no período observado. 

Além dele, fechou o ano com um bom faturamento o ramo de “Saúde, Beleza e Bem-estar”.  Sua receita total foi de R$ 34,3 bilhões. 

Com base nos números, a expectativa da ABF é que, em 2020, as franquias aumentem o número de unidades e tenham uma receita total próxima a R$ 200 bilhões no geral.

Mas chegou a hora de conhecer um pouco mais alguns desses segmentos. Acompanhe!

Serviços de limpeza

Esse nicho se caracteriza por apresentar diversas opções que exigem um baixo custo operacional. Além disso, ele conta com algumas subdivisões, o que possibilita alcançar segmentos variados.

Um exemplo disso é que temos franquias especializadas em diferentes tipos de limpeza: de casas, prédios, veículos, tapetes, estofados, roupas, ambientes etc. Porém, mesmo que esses serviços sejam tradicionais, muitas dessas empresas de destacam pela inovação.

Além disso, há aquelas que trabalham com produtos ligados à proteção do meio ambiente, trazendo na sua atuação uma preocupação social.

Também é possível encontrar outras que investem na tecnologia como elemento facilitador das operações, se destacando pela eficiência e rapidez dos serviços prestados.

Dessa forma, independentemente da escolha, uma característica comum desse tipo de negócio é que nem sempre é exigido um ponto comercial. Especialmente por ser um serviço que normalmente é feito no local solicitado pelo cliente.

Um outro fator que atrai os interessados é que essas franquias apresentam taxas consideradas baixas para a compra.

Sobre a especificação de valores, é possível encontrar modelo de franquias de serviço ligados a limpeza a partir de R$ 5 mil e até as que superam a marca dos R$ 100 mil.

Em relação ao tempo de retorno, encontramos opções que vão de 12 até 48 meses, sendo o mais comum o período de 24 a 36 meses.

Uma das marcas mais em conta para quem deseja entrar nesse setor é a Acquazero. Apesar de estar ligada aos serviços automotivos, a marca oferece procedimentos para a limpeza de sofás ou tapetes. Veja mais no vídeo a seguir!

Serviços de manutenção

Quem nunca precisou de um prestador de serviço confiável para realizar uma manutenção em casa ou na empresa?

Dessa forma, a confiabilidade passada por uma empresa devidamente estruturada e reconhecida no mercado chama bastante a atenção do público que busca esse tipo de atendimento.

Assim, para quem deseja empreender, essa também é uma boa pedida. Afinal, é sempre importante fazer parte de um mercado constituído por serviços que sejam bem procurados.

O modelo de franquias de serviço ligado a essa área engloba atividades como reparos domésticos e empresariais, instalações prediais e reformas. Novamente, temos opções para todos os bolsos. Investimentos que variam entre R$ 4 mil e R$ 800 mil são facilmente encontrados.

Essa diferença se explica pelos diversos nichos existentes nessa área, o que traz naturalmente uma divisão da demanda.

O tempo de retorno varia entre 12 e 36 meses, podendo ser um pouco maior para casos em que o capital investido foi mais volumoso. 

Podemos citar esse modelo como um exemplo de franquia que não se apega a conceitos da moda. Ou seja, aquelas que trabalham com serviços de alta procura, mas que têm um tempo de vida útil curto.

O serviço de manutenção sempre será necessário, pois faz parte das necessidades diárias das pessoas e da procura por um bem-estar maior.

Saúde, Beleza e Bem-estar

Essa área tem uma característica bastante singular. Afinal, ao mesmo tempo que atrai muitos interessados devido à grande capacidade de gerar lucros, ela acaba tendo um grande histórico de empresas que abrem e fecham rapidamente.

Dessa forma, isso acaba reforçando a procura por franquias e toda a segurança que elas trazem em sua composição. Contar com um modelo estruturado permite explorar mais facilmente as diversas opções existentes nesse nicho.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 5% das unidades de franquias fecham antes de completar dois anos. Enquanto isso, mais de 20% das empresas tradicionais não chegam ao final desse período. 

Dentro o modelo de franquias de serviço ligado à beleza e saúde, é possível encontrar unidades como os tradicionais salões, clínica de depilação, barbearias, design de sobrancelhas e esmalteria, venda de cosméticos etc.

Em relação à área da saúde, a diversidade também é grande. Emagrecimento e Home Care são alguns exemplos. Além disso, há aquelas que unem os dois conceitos, como as smarts spas, empresas que oferecem serviços que proporcionam tanto benefícios estéticos, quanto de melhoria da saúde.

Considerando as duas áreas, é possível encontrar opções que variam de R$ 1 mil a R$ 350 mil reais ou até mais. Aqui, vale um adendo: muitas trazem consigo alguns fatores de mercado que agregam bastante valor à marca, como uma ligação com pessoas famosas.

Outro ponto que precisa ser destacado: esse modelo pode ser mais caro pela estrutura que é necessária para oferecer os serviços. Talvez seja uma das áreas que mais demandam investimento. 

A taxa de retorno também fica na média de 24 a 36 meses, sempre levando em conta as características de cada empreendimento. Para conhecer uma das principais marcas do mercado, a Suav, veja o vídeo a seguir!

Locação de equipamentos

Outro modelo de franquias de serviço é o de locação de equipamentos. 

Por diversas vezes, nos deparamos com a necessidade de contar com determinado equipamento para realizar uma atividade, porém decidimos que não vale a pena investir na compra devido o valor alto.

Assim, ao ficar de olho nessa fatia do mercado, diversas franquias que trabalham com locação de equipamentos surgiram e conseguiram se destacar. Locação de equipamentos para a construção civil, aparelhos eletrônicos e até mesmo de roupas são exemplos a serem citados.

Para elucidar melhor a importância desse tipo de serviço, imagine a seguinte situação: um empresário precisa de um tablet para participar de um evento corporativo, porém ele nunca pensou em comprar um por não enxergar muita finalidade para o seu perfil.

Considerando que ele não tem interesse em adquirir um para o seu uso diário, o quão benéfico seria para esse empresário alugá-lo por uma taxa diária que caiba no bolso?

No mercado, encontramos opções de franquia desse tipo que variam de R$ 14 mil até R$ 750 mil, sendo fator preponderante o custo de aquisição dos equipamentos envolvidos e as necessidades logísticas, como estoque e manutenção. O tempo de retorno médio nas opções analisadas é de 24 a 48 meses.

Com base em todos os exemplos citados, vimos que as franquias de serviço são caracterizadas pela facilidade operacional, otimização da estrutura e opções com valores baixos para a aquisição.

Tem dúvidas sobre qual modelo de franquia mais se adequa às suas necessidades? Precisa de ajuda especializada para tomar a decisão correta? Então, continue a leitura pelo artigo: Franquias de prestação de serviços: opções e como escolher.

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