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Franquias de serviços automotivos: tudo que você precisa saber


As franquias de serviços automotivos podem ser lucrativas, mas requerem dedicação. Saiba tudo o que você precisa para investir nesse modelo de negócio neste texto.

Na hora de abrir um negócio, é fundamental avaliar as diversas opções do mercado. Por exemplo: você conhece bem as vantagens e possibilidades do segmento de serviços automotivos? Se você tem interesse no setor, vai precisar conhecer tudo sobre ele.

Dessa forma, o primeiro ponto sobre o ramo é que o setor tem enorme potencial. Afinal, não é exagero afirmar que os carros são uma paixão nacional.

De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ter um carro próprio está emterceiro lugar na lista dos sonhos de consumo do brasileiro, atrás apenas de viagens internacionais e nacionais. 

Por esse motivo, até há quem cuide do próprio carro como se fosse um filho. Faça chuva ou faça sol, é preciso manter o veículo sempre limpo e em bom estado de funcionamento. 

Esse tipo de comportamento fomenta um cenário promissor para as franquias de serviços automotivos. Do mesmo modo, mesmo quem não é tão apaixonado por carros precisa, cedo ou tarde, fazer uma limpeza e revisão no veículo.

Vale a pena investir em franquias de serviços automotivos?

Para se ter uma ideia da dimensão do mercado automotivo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) calcula que há mais de 53 milhões de carros circulantes no País. Isso corresponde a, aproximadamente, um automóvel para cada quatro pessoas. 

O mais impressionante é que somente a cidade de São Paulo concentra mais da metade de toda a frota de automóveis, com 29 milhões de veículos.

Portanto, não é de se estranhar que o setor automotivo representa 22% do PIB industrial. Isso mesmo que a indústria de carros tenha sido uma das mais impactadas no auge da crise econômica.

Até porque o setor começa a dar sinais de melhoras. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados mais de 180 mil carros somente em janeiro de 2018, um avanço de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E não é apenas a indústria de automóveis que está em plena ascensão. O setor de franchising também vem apresentando ótimos resultados há um bom tempo.

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que houve crescimento de 2,4% no faturamento das franquias automotivas em 2018. No total, foram R$ 5,8 bilhões de rendimento.

Diante desse cenário, não dá para negar que investir em uma franquia automotiva pode ser uma ótima aposta. Isso sem mencionar que é mais seguro entrar no mercado com uma marca já consolidada.

Ficou interessado nas franquias de serviços automotivos? Então, continue acompanhando o texto e tire todas as suas dúvidas sobre o setor.

Serviços das franquias automotivas em alta

oxi-sanitização franquias de serviços automotivos
O serviço de oxi-sanitização tem sido um aliado na prevenção de vírus e bactérias nos veículos

Diante do momento de pandemia do novo coronavírus, as franquias de serviços automotivos que oferecem serviços de limpeza e conservação estão em alta.

Isso porque, os cuidados com a higienização do veiculo trouxeram uma preocupação especial dos usuários, seja para uso particular do veículo, ou profissional. Não à toa, o momento exige mais cautela em relação a higienização dos veículos.

Outros fatores como a forma correta de conservação, devido ao excesso de uso de produtos inadequados para carros, também trouxe essa preocupação.

Assim, serviços diferenciados de lavagem e higienização estão sendo cada vez mais procurados, a fim de evitar danos ao veículo e também prevenir possíveis riscos de contaminação aos usuários.

Outro ponto positivo para os empreendedores de franquias automotivas é a possibilidade de oferecer serviços para residências, como limpeza de sofá, higienização de carpetes entre outros. Veja a seguir.

Oxi-sanitização

Entre os vários serviços oferecidos pelas franquias de serviços automotivos, alguns têm tido maior demanda perante a pandemia vivenciada no Brasil e no mundo.

Reforçados pela necessidade de higienização dos ambientes, tais serviços profissionais são mais procurados por potencializarem a higienização de objetos, móveis e locais que a limpeza tradicional não consegue alcançar, principalmente em veículos.

Um dos serviços que vem se destacando em tempos de pandemia é a oxi-sanitização.

Assim, por oferecer uma higienização eficaz contra vírus e bactérias, o serviço oferecido permite por meio do gás de ozônio a eliminação de odores, vírus e bactérias e sujidades acumulados nos veículos.

A eliminação se dá por meio de um aparelho que é ligado dentro do veiculo e, durante cerca de 40 minutos, exala o gás de ozônio por todo o carro.

Higienização de ar-condicionado

Um dos fatores causadores de alergias recorrentes é a falta de limpeza do ar-condicionado automotivo.

Isso porque, muitos motoristas se esquecem de realizar a troca do filtro de ar que, com o passar do tempo, acumula ácaros e bactérias.

As franquias de serviços automotivos oferecem a higienização do ar-condicionado, melhorando o ambiente interno e eliminando as tão temidas causas alérgicas.

Limpeza de sofá e carpete

A limpeza de sofá e carpetes nunca foi tão procurada nas franquias de limpeza automotiva como agora. De fato, de forma caseira, é possível limpar o sofá e tapete. Mas o resultado do serviço não será como o realizado por empresas profissionais.

Assim, por meio de produtos e materiais específicos, é possível realizar uma limpeza à seco que elimina, de forma rápida e eficaz, toda a sujeira impregnada nas fibras oferecendo mais conforto e segurança para as residências e empresas.

Ao mesmo tempo, esse serviço também é muito realizado nos estofados dos veículos automotores.

Quais são as vantagens de investir em franquias de serviços automotivos?

franquias de serviços automotivos sustentaveis ilustrativo
Franquias com perfis sustentáveis chamam bastante a atenção dos consumidores.

Se você anda pensando em investir em uma franquia de serviços automotivos, precisa saber que esse setor não se resume à lavagem e estética de veículos. Longe disso. Existem muitas opções de franquias automotivas

Por isso esse é um setor que atrai muitos empreendedores. Além de permitir que várias empresas possam atuar dentro do segmento, o ramo oferece diversas soluções para uma população que gasta cada vez mais com carros. 

De acordo com a Autoinforme, o brasileiro movimenta, em média, R$ 1 mil por mês em cuidados que envolvem motor, limpeza, pneu, combustível, reparos, manutenções etc. A estética do carro é o segundo maior motivo dos gastos. 

Para começar a falar das franquias, podemos citar os lava rápidos e as oficinas que realizam a troca e venda de pneus. Também existem as lojas de locação de carros, as empresas que oferecem sistemas de antirroubo e antifurto, e por aí vai.

Embora lojas físicas sejam mais comuns, é possível administrar franquias de serviços automotivos no modelo home office.

Nesse formato de operação, não é necessário investir em um ponto comercial: o franqueado vai até onde o cliente está para prestar o atendimento.

Outras marcas trabalham com lojas que podem ser instaladas em diversos locais. Elas são muito comuns, por exemplo, no estacionamento de shoppings e prédios comerciais. Ainda aparecem bastante em avenidas de grande circulação de carros. 

Com tantos modelos disponíveis, o investimento em franquias automotivas pode variar bastante, assim como o faturamento médio mensal.

Não sofrem com sazonalidade

Sazonalidade é o resultado de uma interferência externa no resultado de algum empreendimento. Por exemplo, em época de páscoa é comum vermos estabelecimentos vendendo mais chocolates que o habitual.

Isso é importante ser observado em qualquer tipo de franquia. Porém, quando falamos das franquias de serviços automotivos, isso muda um pouco de figura. A busca pelo serviço tende a continuar em alta. 

Afinal, a maioria das pessoas que possuem um carro o utiliza em várias situações que necessita de um deslocamento. Dessa forma, é importante que ele esteja sempre de acordo para não deixar o proprietário na mão. 

Isso representa uma excelente vantagem competitiva para quem deseja abrir um negócio, além de dar maior tranquilidade para o franqueado projetar os seus recebimentos.

Alta demanda de serviços

Devido a sua boa rentabilidade, as franquias automotivas conseguem manter suas operações sem grandes dificuldades ao longo do ano. Não faltam situações para levar o carro para a limpeza ou oficina:

  • Após estacionar embaixo de árvores que derrubam galhos e flores;
  • Ao pegar uma estrada de terra;
  • Depois de um lanche rápido dentro do veículo;
  • Quando há barulhos incômodos durante a direção;
  • Para manutenção periódica recomendada pelo fabricante.

Em outras palavras, as empresas não chegam a sofrer com a sazonalidade como outros setores. A sazonalidade é caracterizada pela demanda apenas em determinada época do ano.

E (infelizmente) acidentes também acontecem a todo o momento. Isso significa que as pessoas não têm hora para procurar serviços de funilaria e pintura, nem para trocar algum item do carro.

Até mesmo as franquias de locação de veículos conseguem se manter em atividade no decorrer do ano inteiro. Isso porque, muitas pessoas começaram a alugar carros para trabalharem em aplicativos de transporte privado, como o Uber e o Cabify.

O perfil das pessoas interessadas em carros

O grande desafio de quem trabalha com serviços automotivos é conquistar o cliente. Afinal de contas, ninguém deixa o cuidado de um bem tão caro nas mãos de pessoas desconhecidas e sem experiência, não é mesmo?

Por isso, ter uma franquia já é um ótimo começo, uma vez que você trabalha com um nome consolidado no mercado.

No entanto, isso não é suficiente. Você precisa fidelizar o cliente para que ele faça questão de procurar os seus serviços. Nesse sentido, conhecer o perfil das pessoas interessadas por carro ajuda bastante nas suas ações.

mulher dirigindo carro
Apesar do que muita gente imagina, as mulheres são o público mais preocupado com seus carros.

A empresa de tecnologia Navegg realizou um profundo estudo e traçou o perfil dos brasileiros interessados no cuidado com veículos. O levantamento mostrou que o público compreende, em sua maioria, mulheres (58%), casadas (69%), entre 35 e 59 anos (37%), da classe A/B (75%).

Outro dado interessante é que 36% das pessoas analisadas na pesquisa valorizam a exclusividade e não abrem mão de pagar mais por isso. Oferecer um serviço de qualidade, portanto, ajuda no processo de fidelização dos clientes.

Sabendo de tudo isso, e acompanhando o perfil dos seus consumidores, será mais simples personalizar os atendimentos. Esse tipo de cuidado ainda facilitará a definição de estratégias eficazes de marketing, para a atração de novos clientes.

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9 opções de franquias de serviços automotivos para investir

Agora que você já conhece o ambiente das franquias de serviço automotivo, vamos apresentar algumas opções de negócios para investimento no setor.

Assim, com as possibilidades que atendem a todo tipo de empreendedor, será possível escolher uma que se adeque ao seu perfil. Acompanhe.

1.Acquazero

Fundada em 2009, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil, com cerca de 350 unidades franqueadas. A marca surgiu graças ao empresário Marcos Mendes que, após abrir e fechar um lava jato, decidiu apostar novamente no setor.

Buscando inovar no seu serviço, Marcos contratou um químico para que desenvolvesse um produto capaz de limpar um carro por completo com a menor quantidade possível de água, trazendo uma proposta de estética com consciência ambiental.

Assim, a Acquazero passou a realizar seu trabalho com apenas 300 ml de água e uma cera especial. O sucesso veio cinco anos depois, quando o Brasil passou pela crise hídrica entre 2014 e 2016.

Dessa forma, as lojas da marca passaram a ser cada vez mais procuradas e por isso, conseguiu fechar o período com um faturamento de R$ 40 milhões. Devido ao recém sucesso e querendo ganhar o Brasil, a Acquazero apostou no modelo de franquias.

Logo depois, pensando nessa expansão, Marcos decidiu se unir ao empresário Henrique Mol, dono da holding Encontre Sua Franquia. Posteriormente, a marca ganhou mais visibilidade e passou a ser internacional. 

Mas se engana quem pensa que a Acquazero oferece apenas limpeza ecológica, a marca oferece outros serviços automotivos. Entre eles, estão:

  • Enceramento profissional; 
  • Cristalização de vidros;
  • Impermeabilização de estofados;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Higienização interna;
  • Limpeza e hidratação de couro;
  • Revitalização de plásticos;
  • Oxi-sanitização e mais.

Quanto custa abrir uma Acquazero?

Para atrair os mais variados perfis de investidores, a empresa oferece quatro modelos diferentes de negócio. É possível, inclusive, optar pela versão delivery, em que o empreendedor vai até o cliente e realiza os serviços em seu veículo.

O investimento em uma Acquazero começa a partir de R$ 17.820 mil, dependendo do modelo escolhido.

Dessa forma, o franqueado tem direito a receber, além do know how da marca, auxílio na escolha do equipamento, projeto arquitetônico, suporte técnico, gestão, seleção da equipe de vendas etc. 

Todas as informações importantes sobre os custos da marca, estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Assim, neste documento, além dos valores necessários, também está presente o histórico da marca, dados sobre os atuais e ex franqueados, pendências judiciais, informações sobre o mercado entre outros. 

Para conhecer todas as possibilidades oferecidas pela rede de franquias, assista ao vídeo que separamos a seguir!

2. Bono Pneus

Uma opção de franquia de serviços automotivos do mercado é a Bono Pneus. Com serviços específicos para a parte inferior do veículo, a rede trabalha coom opções que vão desde a troca de pneus, alinhamento e balanceamento.

Além disso, a empresa visa sempre manter um trabalho com pensamento mais sustentável. Dessa forma, todos os pneus que são trocados em suas unidades, são entregues a uma determinada fornecedora para que seja descartado de forma correta. 

Mesmo com esse diferencial, que pode parecer mais caro, a empresa consegue se manter competitiva no mercado. Graças a tecnologia que adotada pela rede, sendo empregada por profissionais preparados, a Bono consegue praticar preços atrativos que os demais concorrentes do setor.

Porém, mesmo tendo como foco os serviços ligados a pneuw, um franqueado da marca trabalha, por exemplo, com serviços para a manutenção, suspensão e amortecedores. Assim como escapamento, embreagem, freio, injeção eletrônica e mais.

Para atuar com a franquia, é possível abrir uma loja de rua ou em shopping center. A marca Bono Pneus foi criada em 1992 e hoje conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil.

Com base nisso, quem deseja se tornar um franqueado da marca precisa ser capaz de se dedicar exclusivamente à empresa. Isso é necessário devido a estrutura e deveres para manter a sua unidade em pleno funcionamento. Sempre mantendo o auxílio e o suporte, diferenciais da Bono. 

  • Investimento inicial: a partir R$ 400 mil 
  • Faturamento médio: até R$ 200 mil 
  • Previsão de retorno: entre 24 e 48 meses

3. Freewet

Se tratando de limpeza automotiva, a Freewet está entre as franquias que oferecem a opção de lavagem a seco. Ao todo, são mais de 30 anos de mercado, sempre trabalhando com produtos de limpeza automotiva com produtos de alta qualidade. Sendo todos eles fabricados pela própria empresa.

Dentro do leque de opções para os clientes, é possível oferecer aos consumidores serviços como a higienização interna, remoção de riscos e limpeza técnica de motor, são disponibilizados três modelos de franquias, com investimentos e atendimentos variados.

Graças a uma estrutura moderna, a Freewet conta com treinamentos capazes de transformar pessoa em um profissional de grande capacidade. Além disso, visando uma atuação mais responsável de água, ela tem empregado a lavagem a seco em todos os estabelecimentos.

Dessa forma, com produtos biodegradáveis e serviços sustentáveis, a empresa espera ser reconhecida no Brasil inteiro como uma boa oportunidade de negócio dentro do setor. Sempre buscando soluções e maneiras de ser cada vez mais produtivo e, como consequência, se tornando uma referência.

Em uma das opções oferecidas pela marca existe a opção de atendimento delivery. Dessa forma, os clientes contratam os serviços de forma mais cômoda, uma vez que recebem o atendimento em casa ou no ambiente de trabalho.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,2 mil 
  • Faturamento médio: até 18,5 mil 
  • Previsão de retorno: entre 2 e 12 meses

4. Llotus Embelezamento Automotivo

Profissional fazendo a lavagem a seco na porta traseira
A LLotus é uma das principais empresas que trabalham com lavagem a seco

Graças ao pensamento de oferecer serviços de embelezamento automotivo de qualidade, a Llotus é uma das principais empresas do país. Desde a sua fundação, a marca tem conseguido crescer no mercado nacional, sempre focado na preservação de recursos naturais e hídricos.

Desde 2008, a Llotus é outra opção de franquia que trabalha com o serviço de extrema qualidade, agindo com transparência e promovendo a criatividade de seus franqueados.

Essa é uma maneira que a empresa conseguiu encontrar para desenvolver sua rede de franquias, alinhando tecnologia e responsabilidade social. Assim, seus serviços são os mais variados para o embelezamento automotivo.

Dentre as opções de serviços da rede, o consumidor pode realizar, por exemplo, a lavagem, enceramento e cristalização da lataria do carro.

Do mesmo modo, serviços como a impermeabilização de tecidos, hidratação de couro, higienização de ar-condicionado também estão disponíveis na rede.

Quem desejar se tornar um franqueado da Llotus, pode escolher entre quatro formatos. O primeiro conhecido como home delivery, onde o franqueado vai até a casa ou trabalho de seu cliente. Ou os diferentes tipos de lojas físicas: a shared, basic e full. 

Cada uma das unidades possuem regras referentes onde podem ser instaladas, capacidade máxima de veículos, tipos de serviços que são empregados etc. Tudo isso pode ser acompanhado por meio da COF.

  • Investimento inicial: R$ 15 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Previsão de retorno: entre 6 e 18 meses

5. Top Spa Car

Fundada no estado de São Paulo, a marca Stop Spa Car tem mais de 10 anos no mercado, e vem investindo em inovação frequentemente. Assim, a franquia de lava-rápidos é adaptada para concessionárias e fornece tecnologias exclusivas em estética automotiva.

Atuando em sua maioria na região Sudeste do País, a rede busca expandir por todo Brasil com seus serviços de estética e conservação automotiva. Ao todo, a empresa espera atingir a marca de mais de 200 unidades nos próximos anos.

Uma das vantagens da marca é conseguir oferecer um empreendimento com alguns custos não inclusos nas operações, como o gasto com aluguel, água e luz. Como vimos, por utilizar as concessionárias como apoio, a empresa se faz dessa estratégia para manter o negócio vivo e com boas perspectivas.

Esse modelo de negócio para franquias de serviços automotivos pode ser considerado um dos formatos mais assertivos. Considerando que irá atuar sob o teto de uma concessionária, a sua função será realizar os processos de limpeza em troca do espaço. Além disso, pode atender os clientes de fora. 

Sem contar que ter uma concessionária por trás do seu empreendimento, torna o negócio muito mais atrativo para os clientes. Com tecnologias exclusivas desenvolvidas pela própria Top Spar Car, é possível deixar um carro próximo do 100% higienizado. 

Isso porque, a marca aposta no medidor de ácaros e bactérias presentes no carro e consegue agir diretamente onde estes microorganismos estão. Por fim, vale a pena destacar que é a própria empresa que negocia a concessionária para você entrar. Essa é uma maneira mais eficaz de conseguir diversas vantagens.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 55 mil 
  • Faturamento médio: até R$ 120 mil
  • Previsão de retorno: entre 6 e 24 meses

6. Chips Away

Criada nos Estados Unidos, a franquia Chips Away veio para o Brasil com a ideia de recuperação automotiva. Para se ter uma ideia, desde que ingressou no mercado brasileiro em 2012, a empresa passou a oferecer diversos serviços de funilaria que em um dia ficam prontos.

Dessa forma, conseguiu bater de frente com diversos concorrentes do setor. O objetivo da marca era oferecer melhor tempo em reparos, até então um serviço mais demorado em oficinas tradicionais.

Assim, oferece serviços de  funilaria express entre outros serviços de reparação com agilidade e qualidade. Com serviços rápidos, de qualidade e com preço muito mais em conta que as demais marcas, a empresa passou a fazer sucesso.

Para ter uma ideia da eficácia do atendimento express da Chipsaway, o trabalho mais duradouro de reparo demoram apenas oito horas.

Além desses serviços, é possível oferecer serviços como pintura de riscos, acessórios, polimento, tratamento e proteção dos faróis, reparação em rodas de liga leve, diversos tipos de amassados etc. 

Vale destacar que os valores variam entre R$ 200 e R$ 400. Um grande atrativo, considerando que os concorrentes trabalham com quantias levemente maiores, porém com um tempo de espera alto. 

Quem optar por esse modelo de franquia pode optar pelo três modelos, sendo eles o box, o móvel e a loja física. O objetivo da marca é substituir os tradicionais martelinhos de ouro no Brasil. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 110 mil 
  • Faturamento médio: a partir de R$ 20 mil
  • Previsão de retorno: entre 18 e 30 meses

7. DryWash

carro sendo lavado a seco
Franquias de lavagem a seco se destacam no setor automotivo devido ao apelo sustentável do negócio

A Drywash é uma empresa que está no mercado desde a década de 1990. Desde o seu surgimento, o objetivo era encontrar um meio de limpar os carros por meio da sustentabilidade. Ou seja, utilizando poucos recursos naturais. 

Com o passar dos anos, a empresa acabou alcançando ótimo resultados no mercado e passou a ser reconhecida em todo o Brasil. Um ano após o seu surgimento, a empresa montou e patenteou um dos primeiros produtos utilizados para lavagens a seco. 

Desde 1998, a marca atua com o modelo de franquias, sendo a primeira loja localizada na cidade do Rio de Janeiro.

Alguns anos mais tarde, a marca aprimorou o seu centro de fabricação dos produtos, liberando ainda mais recursos para seus franqueados. Além disso, o franqueado pode ter um varejo da marca dentro da sua unidade. 

O objetivo inicial da DryWash é se tornar uma referência no mundo em limpeza, conservação e revitalização de ambientes em geral. Para isso, a marca continua apostando em tecnologias capazes de atender as diversas frentes que ela defende.

A DryWash oferece vários modelos de franquias para diferentes perfis de franqueados, entre eles o modelo Delivery (em domicílio), e as opções de lojas que podem ser instaladas em diferentes pontos comerciais.

Assim, a rede de franquias oferece uma oportunidade de serviços automotivos rentáveis para quem ama o universo automotivo. Além de oferecer retornos positivos em relação a ganhos com o negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$39,5 mil 
  • Faturamento médio: não informado
  • Previsão de retorno: não informado

8. Heliar

No mercado desde os anos de 1930, a Heliar é uma referência quando se trata de baterias automotivas. No começo das suas operações, a marca se tornou conhecida por desenvolver a primeira bateria em caixa plástica e sem a necessidade de manutenção. 

Com o sucesso, logo a empresa se tornou uma referência no mercado e passou a comercializar diversos tipos de baterias, não importante o tamanho do veículo.

Dessa forma, apostando em materiais de chumbo, a Heliar passou a fechar parcerias com montadoras para que os carros saíssem de fábrica com suas baterias. 

Após alguns anos de fundação, a empresa passou a fazer parte do leque de empresas da Johnson Controls, uma das maiores fabricantes do equipamento no mundo. O que agregou ainda mais no produtos, fazendo a marca ser uma das gigantes do mercado brasileiro. 

No início dos anos 2010, a empresa passou a apostar nas franquias para ajudar no seu projeto de expansão. Para isso, criou centros automotivos especializados em manutenção e troca de baterias, sem contar nas diversas possibilidades de atendimento que um franqueado pode oferecer. 

Ao todo, são mais 60 franqueados em todo o Brasil. As franquias são instaladas em espaços mínimos para três carros. É possível optar pelo formato de franquia com opção de estoque, voltada para aquelesempreendedores que optarem por fazer a revenda. Tudo isso é feito por meio de analisadores, medidores e carregadores de baterias. 

  • Investimento inicial: R$ 100 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Previsão de retorno: não informado

9. Jet Oil

A Jet Oil é conhecida por fazer serviços de troca de óleo, check-up gratuito, seguro motor, além de uma gama de produtos que levam o nome dos postos Ipiranga, grupo que a empresa faz parte.

Dessa forma, com foco na agilidade, a marca de franquias alcançou destaques que a permitiu ser uma das referências quando o assunto é o trato interno do motor. Assim, desde 1994, a Jet Oil passou a expandir pelo Brasil.

Por ser ligada a rede de postos, a franquia Jet Oil só pode ser inaugurada se houver algum ponto de combustível da Ipiranga estiver prestes a ser inaugurada. Outra possibilidade é atuar nos estabelecimentos já abertos, mas que ainda não possuem esse tipo de serviço. 

Ao todo, são mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, todas focadas em serviços exclusivos de troca de óleo e check-up de motor. Mesmo diante da sua limitação para iniciar os trabalho, a marca é uma das mais atraentes quando falamos de franquias de serviços automotivos. 

Não à toa, de acordo com a ABF, ela é uma das cinco maiores franqueadoras do segmento no Brasil. Todo esse sucesso, é possível graças ao investimento que a marca faz em tecnologias de ponta. Isso permite que uma troca de óleo dure apenas 15 minutos. 

Além disso, é importante destacar que há muitos anos em que ela consegue realizar mais de um milhão de serviços por ano. Como é um trabalho totalmente especializado e com produto próprio, o sucesso entre os motoristas é garantido. 

Caso queira se tornar um franqueado da Jet Oil, é importante buscar os postos que não possuem uma unidade para conhecer a região e conversar com o proprietário. Além disso, você pode manifestar sua vontade com a franqueadora e aguardar as oportunidades. 

  • Investimento inicial: R$ 115 mil 
  • Faturamento médio: não informado 
  • Previsão de retorno: não informado

Como escolher a melhor franquia?

Para conseguir escolher uma boa franquia, é preciso observar alguns pontos importantes. É essencial analisar como está o mercado em que a rede atua, o que você está disposto a aprender e como a empresa se comporta com seus franqueados. 

Primeiramente, é importante que você tenha certeza que esse é o segmento que realmente quer trabalhar. Ou seja, não levar em consideração apenas as possibilidades de retorno financeiro. Se esse for o seu foco, provavelmente vai desistir no momento em que o primeiro desafio aparecer. 

Dessa forma, é recomendável apostar nas franquias de serviços automotivos apenas se gostar mesmo de carros, se interessar pelo assunto, ter o mínimo de conhecimento sobre tudo que envolve um veículo. 

O senso comum mostra que quando fazemos as coisas por amor, as chances de vencer os problemas se tornam muito maiores. Imagine o tédio que é acordar todo dia e ter que dedicar o seu dia a uma unidade que não lhe motiva a fazer mais por ela.

Pesquise sobre as marcas

Após esse momento, é hora de pesquisar sobre as marcas que estão disponíveis no mercado. Ao longo do texto, apresentamos apenas algumas possibilidades, um retrato de várias áreas que podem ser a sua opção de negócio. 

Para isso, o empresário pode fazer uma pesquisa em sites de buscas e redes sociais para saber o que o mercado tem falado sobre a marca que está prestes a se tornar franqueados. Além disso, na COF há uma lista com todos os franqueados dos últimos 24 meses. 

Ligue, marque uma conversa com eles e busque entender como é o dia a dia. É importante se atentar nos tipos de perguntas que irá fazer para os atuais franqueados. O ideal é ser o mais objetivo possível e evitar dar opiniões. Como você quer saber o que os franqueados pensam sobre a franqueadora e o negócio, os deixe falar. 

Defina os pontos positivos e negativos de cada uma

Após todo esse trabalho, você está pronto para definir se é o negócio que realmente quer ou não. Existem diversas vantagens e desvantagens em cada uma das marcas disponíveis no mercado. Por isso, cabe a você colocar em uma balança para definir o que é melhor para o seu perfil. 

Não existe problema em pegar mais de uma COF, o importante é que você consiga estudá-las com cuidado. Caso sinta a necessidade, conte com um advogado para fazer esse processo junto com você. 

O importante é que esclareça as suas dúvidas e defina qual o melhor empreendimento para você. O mercado está mais em alta que o habitual, devido as circunstâncias causadas pela pandemia do Covid-19. 

Além disso, existem diversas vantagens que os clientes dessas marcas conseguem alcançar ao longo dos procedimentos. O que acaba refletindo nos resultados finais dos franqueados.

Cuidados para administrar uma franquia de serviços automotivos

De modo geral, as franquias de serviços automotivos não exigem experiência no setor por parte do candidato. Isso porque, elas oferecem os treinamentos e suporte necessários para administrar o negócio.

Ainda assim, é importante ter afinidade e interesse por carros. Assim, esses fatores ajudarão a manter o seu foco e desejo de trabalhar no ramo.

Outro ponto, dessa vez indispensável, é que o franqueado tenha capacidade de gerir as finanças da empresa e os seus colaboradores. Assim, sem essas habilidades, o suporte da rede não será o suficiente para alcançar o sucesso.

Dessa forma, para facilitar a sua vida, é importante definir qual opção de franquia automotiva você pretende abrir, e também qual o formato mais adequado para o seu perfil. Pergunte-se, então, se você consegue dar conta de prestar serviços de forma delivery, ou se prefere atender os clientes em um ponto comercial.

Assim, como adiantamos acima, você também deve ter um ótimo relacionamento interpessoal para conquistar os consumidores. Por isso, mais do que nunca, é preciso “colocar a barriga no balcão” e se fazer presente no negócio.

Além disso, vimos que o perfil dos consumidores mudou, com mais mulheres interessadas em cuidar de seus carros e não terceirizando a busca e negociação com as franquias de serviços automotivos.

Por isso, é importante que o franqueado esteja sempre atento ao seu comportamento e passando para sua equipe quais as melhores práticas para deixar todos os clientes satisfeitos com o trabalho.

Agora você já conhece boas opções de franquias de serviços automotivos. Esse negócio é para você? Então não perca tempo, saiba como se tornar um franqueado.

*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
25 de agosto de 2020

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