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Franquias de serviços automotivos: tudo que você precisa saber


As franquias de serviços automotivos podem ser lucrativas, mas requerem dedicação. Saiba tudo o que você precisa no texto.

Na  hora de abrir um negócio, é fundamental avaliar as diversas opções do mercado. Por exemplo: você conhece bem as vantagens e possibilidades das franquia de serviços automotivos? Se você tem interesse no setor, vai precisar conhecer tudo sobre ele.

O primeiro ponto sobre o ramo é que ele tem enorme potencial. Afinal, não é exagero afirmar que os carros são uma paixão nacional.

De acordo com um levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), ter um carro próprio figura em terceiro lugar na lista dos maiores sonhos de consumo do brasileiro, atrás apenas de viagens internacionais e nacionais. 

Por esse motivo, até, há quem cuida do próprio carro como se fosse um filho. Faça chuva ou faça sol, é preciso manter o veículo sempre limpo, impecável. 

Esse tipo de comportamento fomenta um cenário promissor para as franquias de serviços automotivos. Mesmo quem não é tão apaixonado por carros precisa, cedo ou tarde, fazer uma limpeza e a revisão no veículo.

Vale a pena investir em franquias de serviços automotivos?

Para se ter uma ideia da dimensão do mercado automotivo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) calcula que há mais de 53 milhões de carros circulantes no País. Isso corresponde a, aproximadamente, um automóvel para cada quatro pessoas. 

O mais impressionante é que somente a cidade de São Paulo concentra mais da metade de toda a frota de automóveis, com 29 milhões de veículos.

Portanto, não é de se estranhar que o setor automotivo representa 22% só do PIB industrial. Isso mesmo que a indústria de carros tenha sido uma das mais impactadas no auge da crise econômica.

Até porque, o setor começa a dar sinais de melhoras. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram comercializados mais de 180 mil carros somente em janeiro de 2018, um avanço de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.

E não é apenas a indústria de automóveis que está em plena ascensão. O setor de franchising também vem apresentando ótimos resultados há um bom tempo.

Dados da Associação Brasileira de Franchising mostram que houve crescimento de 2,4% no faturamento das franquias automotivas em 2018. No total, foram R$ 5,8 bilhões de rendimento.

Diante desse cenário, não dá para negar que investir em uma franquia automotiva pode ser uma ótima aposta. Isso sem mencionar que é mais seguro entrar no mercado com uma marca já consolidada.

Ficou interessado nas franquias de serviços automotivos? Então, continue acompanhando o texto e tire todas as suas dúvidas sobre o setor.

Modelos de negócios das franquias de serviços automotivos

franquias de serviços automotivos sustentaveis ilustrativo
Franquias com perfis sustentáveis chamam bastante a atenção dos consumidores.

Se você anda pensando em investir em uma franquia de serviços automotivos, precisa saber que esse setor não se resume à lavagem e estética de veículos. Longe disso. Existem muitas opções de franquias automotivas

Por isso esse é um setor que atrai muitos empreendedores. Além de permitir que várias empresas possam atuar dentro do segmento, o ramo oferece diversas soluções para uma população que gasta cada vez mais com carros. 

De acordo com a Autoinforme, o brasileiro movimenta, em média, R$ 1 mil por mês em cuidados que envolvem motor, limpeza, pneu, combustível, reparos, manutenções etc. A estética do carro é o segundo maior motivo dos gastos. 

Para começar a falar das franquias, podemos citar os lava-rápidos e as oficinas que realizam a troca e venda de pneus. Também existem as lojas de locação de carros, as empresas que oferecem sistemas de antirroubo e antifurto, e por aí vai.

Embora lojas físicas sejam mais comuns, é possível administrar franquias de serviços automotivos no modelo home office. Nesse formato de operação, não é necessário investir em um ponto comercial: o franqueado vai até onde o cliente está para prestar o atendimento.

Outras marcas trabalham com lojas que podem ser instaladas em diversos locais. Elas são muito comuns, por exemplo, no estacionamento de shoppings e prédios comerciais. Ainda aparecem bastante em avenidas de grande circulação de carros. 

Com tantos modelos disponíveis, o investimento em franquias automotivas pode variar bastante, assim como o faturamento médio mensal.

Franquias de serviços automotivos não sofrem com sazonalidade

Sazonalidade é o resultado de uma interferência externa no resultado de algum empreendimento. Por exemplo, em época de páscoa é comum vermos estabelecimentos vendendo mais chocolates que o habitual.

Isso é importante ser observado em qualquer tipo de franquia, porém quando falamos das franquias de serviços automotivos, isso muda um pouco de figura. A  busca pelo serviço tende a continuar em alta. 

Afinal, a maioria das pessoas que possuem um carro, o utiliza em várias situações que necessita de um deslocamento. Dessa forma, é importante que ele esteja sempre de acordo para não deixar o proprietário na mão. 

Isso representa uma excelente vantagem competitiva para quem deseja abrir um negócio, além de dar maior tranquilidade para o franqueado projetar os seus recebimentos.

Assim, devido a sua boa rentabilidade, as franquias automotivas conseguem manter suas operações sem grandes dificuldades ao longo do ano. Não faltam situações para levar o carro para a limpeza ou oficina:

  • Após estacionar embaixo de árvores que derrubam galhos e flores;
  • Ao pegar uma estrada de terra;
  • Depois de um lanche rápido dentro do veículo;
  • Quando há barulhos incômodos durante a direção;
  • Para manutenção periódica recomendada pelo fabricante.

Em outras palavras, as empresas não chegam a sofrer com a sazonalidade como outros setores. A sazonalidade é caracterizada pela demanda apenas em determinada época do ano.

E (infelizmente) acidentes também acontecem a todo o momento. Isso significa que as pessoas não têm hora para procurar serviços de funilaria e pintura, nem para trocar algum item do carro.

Até mesmo as franquias de locação de veículos conseguem se manter em atividade no decorrer do ano inteiro. Isso porque, muitas pessoas começaram a alugar carros para trabalharem em aplicativos de transporte privado, como o Uber e o Cabify.

Perfil das pessoas interessadas em carros

O grande desafio de quem trabalha com serviços automotivos é conquistar o cliente. Afinal de contas, ninguém deixa o cuidado de um bem tão caro nas mãos de pessoas desconhecidas e sem experiência, não é mesmo?

Por isso, ter uma franquia já é um ótimo começo, uma vez que você trabalha com um nome consolidado no mercado.

No entanto, isso não é suficiente. Você precisa fidelizar o cliente, para que ele faça questão de procurar os seus serviços. Nesse sentido, conhecer o perfil das pessoas interessadas por carro ajuda bastante nas suas ações.

mulher dirigindo carro
Apesar do que muita gente imagina, as mulheres são o público mais preocupado com seus carros.

A empresa de tecnologia Navegg realizou um profundo estudo e traçou o perfil dos brasileiros interessados no cuidado com veículos. O levantamento mostrou que o público compreende, em sua maioria, mulheres (58%), casadas (69%), entre 35 e 59 anos (37%), da classe A/B (75%).

Outro dado interessante é que 36% das pessoas analisadas na pesquisa valorizam a exclusividade e não abrem mão de pagar mais por isso. Oferecer um serviço de qualidade, portanto, ajuda no processo de fidelização dos clientes.

Sabendo de tudo isso, e acompanhando o perfil dos seus consumidores, será mais simples personalizar os atendimentos. Esse tipo de cuidado ainda facilitará a definição de estratégias eficazes de marketing, para a atração de novos clientes.

O que preciso para administrar uma franquia de serviços automotivos?

De modo geral, as franquias de serviços automotivos não exigem experiência no setor por parte do candidato. Isso porque, elas oferecem os treinamentos e suporte necessários para administrar o negócio. 

Ainda assim, é importante ter afinidade e interesse por carros. Esses fatores ajudarão a manter o seu foco e desejo de trabalhar no ramo.

Outro ponto, dessa vez indispensável, é que o franqueado tenha capacidade de gerir as finanças da empresa e os seus colaboradores. Sem essas habilidades, o suporte da rede não será o suficiente para alcançar o sucesso.

Para facilitar a sua vida, é importante definir qual opção de franquia automotiva você pretende abrir, e também qual o formato mais adequado para o seu perfil. Pergunte-se, então, se você consegue dar conta de prestar serviços de forma delivery, ou se prefere atender os clientes em um ponto comercial.

Como adiantamos acima, você também deve ter um ótimo relacionamento interpessoal para conquistar os consumidores. Mais do que nunca, é preciso colocar a barriga no balcão e se fazer presente no negócio.

Além disso, vimos que o perfil dos consumidores mudou. Temos mais mulheres interessadas em cuidar de seus carros e não terceirizando a busca e negociação com as franquias de serviços automotivos.  

Por isso é importante que o franqueado esteja sempre atento ao seu comportamento e passando para sua equipe quais as melhores práticas para deixar todos os clientes satisfeitos com o trabalho.  

Conheça a Acquazero, a maior rede de estética automotiva do Brasil

Fundada em 2009, a Acquazero é a maior rede de estética automotiva do Brasil, com mais de 200 unidades espalhadas pelo País. Ela surgiu graças ao empresário Marcos Mendes que, após abrir e fechar um lava jato, decidiu apostar novamente no setor. 

Buscando inovar no seu serviço, Marcos contratou um químico para que desenvolvesse um produto capaz de limpar um carro por completo com a menor quantidade possível de água, trazendo uma proposta de estética com consciência ambiental. 

Assim, a Acquazero passou a realizar seu trabalho com apenas 300 ml de água e uma cera especial. O sucesso veio cinco anos depois, quando o brasil passou pela crise hídrica entre 2014 e 2016.

Dessa forma, as lojas da marca passaram a ser cada vez mais procuradas e por isso, conseguiu fechar o período com um faturamento de R$ 40 milhões. Devido ao recém sucesso e querendo ganhar o Brasil, a Acquazero apostou no modelo de franquias.

Logo depois, pensando nessa expansão, Marcos decidiu se unir ao empresário Henrique Mol, dono da holding Encontre Sua Franquia. Posteriormente, a marca ganhou mais visibilidade e passou a ser internacional. 

Mas se engana quem pensa que a Acquazero oferece apenas limpeza externa, a marca oferece outros serviços automotivos. Entre eles, estão:

  • Enceramento profissional; 
  • Cristalização de vidros;
  • Impermeabilização de estofados;
  • Higienização de ar-condicionado;
  • Limpeza técnica de motor;
  • Higienização interna;
  • Limpeza e hidratação de couro;
  • Revitalização de plásticos;
  • Oxi-sanitização e mais.

Quanto custa abrir uma Acquazero?

Para atrair os mais variados perfis de investidores, a empresa oferece quatro modelos diferentes de negócio. É possível, inclusive, optar pela versão delivery, em que o empreendedor vai até o cliente e realiza os serviços em seu veículo.

O investimento em uma Acquazero começa a partir de R$ 13 mil, dependendo do modelo escolhido.

Com esse valor, o franqueado tem direito a receber, além do know how da marca, auxílio na escolha do equipamento, projeto arquitetônico, suporte técnico, gestão, seleção da equipe de vendas etc. 

Todas as informações importantes sobre os custos da marca, estão presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

Neste documento, além dos valores necessários, também está presente o histórico da marca, dados sobre os atuais e ex franqueados, pendências judiciais, informações sobre o mercado entre outros. 

Para saber mais sobre a COF, acompanhe o vídeo abaixo!

Home Office

Inicialmente, as unidades home office são aconselhadas para os empreendedores que querem iniciar o empreendimento sozinho ou que não possua condições financeiras para abrir uma loja física. 

Uma das grandes vantagens desse modelo é a possibilidade de fechar parcerias com condomínios e empresas. 

Como não há a necessidade de um ponto fixo para realizar os atendimentos, o franqueado pode ir até esses locais e realizar seu serviço enquanto as pessoas estão em casa ou trabalhando. 

Apesar de poder ir nesses lugares, não é permitido que o empresário atenda em áreas que possuem um grande fluxo de pessoas como supermercados e shoppings. 

O home office da Acquazero é dividido em três tipos. Eles variam de acordo com a quantidade de serviços que o empreendedor pretende oferecer.

Home Office – Básico

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 5.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 13 mil

Home Office – Intermediário

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 8.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 16 mil

Home Office – Avançado

  • Taxa de Franquia: R$ 5 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 2 mil
  • Investimento para Operação: R$ 14.820
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 22 mil

Loja Física

A princípio, esse modelo é ideal para os empresários com maior capacidade de investimento e que desejam ter espaços próprios para atender seus clientes. 

Dessa forma, as lojas físicas da Acquazero são as melhores opções para esse empreendedor. Elas podem ser instaladas em espaços específicos como shopping, prédios ou centros comerciais, estacionamentos privados, postos, supermercados etc.

Assim como o modelo home office, as unidades físicas também podem ser divididas de acordo com a necessidade do empresário. São três modelos: standard, prime e desenvolvedor de área.

Loja Física Standard

  • Taxa de Franquia: R$ 15 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 10 mil
  • Investimento para Operação: R$ 38.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 63 mil

Loja Física Prime

  • Taxa de Franquia: R$ 25 mil
  • Abertura da Empresa: R$ 600
  • Capital de Giro: R$ 25 mil
  • Investimento para Operação: R$ 71.320
  • Total Aproximado do Investimento: R$ 121 mil

Desenvolvedor de Área

O desenvolvedor de área também atua como um fornecedor de materiais para os outros franqueados próximos. Com as mesmas características operacionais das loja prime, o modelo exige um espaço extra. 

A ideia desse formato é criar um ponto físico para a retirada de produtos por outros franqueados da marca. Ele atua, basicamente, como uma distribuidora e garante uma renda extra no final do mês. 

  • Taxa de Franquia: R$ 250 mil
  • Capital de Giro: R$ 10 mil

Para saber como se tornar um franqueado da marca e quais as vantagens de investir na Acquazero, veja o vídeo a seguir!

Investir nesse setor pode ser muito vantajoso para o empresário, principalmente porque o ramo não sente tanto os efeitos da sazonalidade. Além disso, o mercado automotivo segue registrando crescimentos e bons números. 

Agora você já sabe mais sobre as opções de franquias de serviços automotivos. Esse negócio é para você? 

Lembre-se: você precisa ter interesse pelo setor, e também valores para investir. Para saber mais sobre as vantagens de investir na Acquazero, a franquia que apresentamos, entre em contato e converse com os consultores da marca!

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