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Franquias de serviços de limpeza: diferentes formas de lucrar


As franquias de serviços de limpeza têm se tornado uma boa opção para os empreendedores que desejam mudar de vida. Entretanto, mesmo com regulamentação específica, esse é um setor que ainda sofre com algumas irregularidades.

O mercado de serviços no Brasil é um dos mais amplos e propícios para irregularidades. Mesmo com PEC das Domésticas, legislação que determinou os direitos e deveres de empregados e patrões do setor, o país tem enfrentado o número decrescente de trabalhadores de carteira assinada. 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil conta com mais de seis milhões de empregados domésticos. Porém, apenas 1,8 milhão trabalha de acordo com o que a lei prevê. 

Vale frisar que esse levantamento não leva em conta apenas os mensalistas mas, também, diaristas, cuidadores de pessoas, jardineiros e motoristas. Porém, um dos fatores que vem favorecendo a regularidade da atuação profissional é o modelo de franquia de serviços. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor vem faturando mais que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Em 2019, o mercado fechou o ano com um faturamento superior a 4,5%, se comparado com 2018. Além disso, as franquias de serviços registraram um crescimento de quase 4% no número de unidades. 

Muito desse movimento vem da busca de profissionais que querem uma situação mais confortável e garantia de trabalho – uma vez que quase todos não possuem carteira assinada. 

Assim, para conhecer um pouco mais sobre essas franquias e achar o melhor negócio para você, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura com a gente!

7 Dicas de franquias de serviços de limpeza

A seguir, separamos algumas dicas de franquias de serviços de limpeza. Considerando o valor de investimento e o sucesso das redes no mercado nacional, escolhemos as que oferecem condições interessantes para os franqueados e seus colaboradores. 

1. Maria Brasileira

Considerada líder entre as franquias de serviços de limpeza, a Maria Brasileira conta com mais de 180 unidades em quase todos os estados do Brasil. A marca é especializada em cuidados domésticos e limpeza comercial.

Dessa forma, ao contratar os serviços da empresa, o consumidor terá acesso a zeladoria, cozinha, jardinagem, cuidadores de pessoas (idoso, criança e animais) etc. Assim, o franqueado da Maria Brasileira tem a possibilidade de ter uma boa rentabilidade, considerando o baixo investimento inicial.

A empresa de limpeza está no mercado de franchising desde 2013 e, em menos de um ano, já era considerada uma franquia de destaque pelos especialistas em negócios. Desde então, são quase dois milhões de pessoas atendidas pela franqueadora. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 28,9 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 15 meses

2. Mary Help

Conhecida por ser uma franquia de serviços para residências e empresas, a Mary Help é uma rede que trabalha com recrutamento, seleção e treinamento de profissionais que desejam ter mais oportunidades no setor de limpeza. 

Assim, ao fazer parte da lista de profissionais, a pessoa é direcionada a diferentes residências ou prédios comerciais para fazer o trabalho que lhe foi designado. Dessa forma, são unidos a necessidade de empregadores com a busca de serviços especializados. 

Além disso, o franqueado é preparado para fazer a melhor seleção e treinamento para os candidatos, tornando o trabalho diferenciado com relação aos profissionais que existem no mercado. Ou seja, todo o processo e controle operacional fica por conta do empreendedor. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 14 meses 

3. Acquazero

A Acquazero é uma das franquias de serviços de limpeza que tem como principal foco o setor automotivo. Dessa forma, é reconhecida como a maior rede de estética automotiva do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF)

Conhecida por lavar um carro com apenas 300 ml de água, a marca oferece diversos serviços que podem ser aplicados em domicílio ou em ambientes comerciais, como os procedimentos de limpeza de sofás, carpetes, tapetes e estofados. 

Uma das vantagens de trabalhar com a Acquazero é a possibilidade de atuar home office. Ou seja, o empreendedor é treinado para realizar todos os serviços onde seu cliente desejar. Assim, há uma boa possibilidade de rentabilidade, uma vez que o leque de opções amplia sua área de atuação. 

Por fim, uma das grandes vantagens da marca em relação a seus concorrentes, além do valor inicial e rentabilidade, é o aplicativo que permite que os usuários solicitem um serviço onde e quando quiser.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses 

Saiba como funciona o aplicativo da Acquazero no ebook que preparamos para você. Basta fazer o download. 

ebook app acquazero

4. Limpeza com Zelo

Voltada para a faxina de residências, a empresa atua no mercado há mais de 10 anos. Um dos grandes diferenciais da Limpeza com Zelo é se basear no modelo de negócio de uma das marcas referências do segmento no mundo: a JAN-PRO. 

Criada pelos mesmos fundadores da empresa internacional, a Limpeza com Zelo utiliza todo o know how e expertise adquirida pelos empresários. Dessa forma, a fim de entregar um empreendimento rentável e de baixo custo aos franqueados, a marca oferece diferentes modelos de negócio. 

A Limpeza com Zelo passou a se expandir pelo Brasil e, hoje, conta com 22 unidades, sendo seis internacionais. Além disso, a empresa oferece treinamentos comportamentais, sociais, emocionais e operacionais para todos os envolvidos, ou seja, empreendedor e empregados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,3 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 85 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses  

5. JAN-PRO

Como vimos anteriormente, a JAN-PRO é uma das principais franquias de serviços de limpeza do mundo. Muito do sucesso se dá pelas oportunidades que a marca oferece aos franqueados, como opções de fácil operação, suporte financeiro e treinamentos para oferecer as melhores práticas. 

Dessa forma, a empresa conseguiu atingir boa qualidade nos serviços, sendo reconhecida em todo o mundo. Assim, o empresário que optar por se tornar um franqueado inicia o empreendimento com uma reputação única. 

A JAN-PRO nasceu nos Estados Unidos na década de 1990 e está presente em 15 países, sendo mais de nove mil franqueados. No Brasil, a marca está desde 2011 e conta com mais de 300 franqueados em diferentes estados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,5 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 1 milhão
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses 

6. Jani-King

A Jani-King é considerada uma das maiores marcas do segmento de limpeza do mundo. Presente no mercado há mais de 50 anos, a rede busca ofertar os melhores serviços para pessoas físicas e jurídicas, capacitando os profissionais com treinamentos e suportes diferenciados. 

Assim, a empresa conseguiu atingir a marca de nove mil franqueados em mais de 10 países. Além disso, um dos diferenciais da Jani-King é oferecer contratos iniciais antes de inaugurar a unidade, possibilitando ao franqueado registrar faturamento logo no primeiro dia de operação. 

No Brasil, a marca atua desde 1991 em diferentes estados, com oportunidades no Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão e Espírito Santo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 68,7 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Limpidus

franquias de serviço de limpeza: mulher fazendo o trabalho
A Limpidus é uma das franquias mais conhecidas do segmento.

Com mais de 35 anos de existência, a Limpidus é uma das principais franquias de serviços de limpeza do Brasil. Ao investir na rede, os franqueados encontram um modelo de gestão e soluções inovadoras em tecnologia.

A empresa conta com operação em várias cidades brasileiras e comanda uma das redes mais eficazes e reconhecidas. Dessa forma, cabe ao franqueado conseguir recrutar os profissionais, treiná-los e prepará-los para os serviços que podem ser realizados em prédios comerciais, aeroportos, escolas, fábricas, shoppings e condomínios. 

Por fim, vale ressaltar que a Limpidus é considerada a pioneira no país quando se trata de limpeza. Além disso, a marca se baseia em um modelo de negócio com valores enxutos, possibilitando um custo-benefício maior que os concorrentes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 49,9 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

Como abrir uma franquia?

O primeiro passo para se tornar um franqueado é pesquisar sobre o setor que está prestes a entrar. Ou seja, observar se é um bom momento para investir, se os produtos e serviços fazem parte da demanda dos consumidores, e se há chance do seu empreendimento decolar. 

Após essa identificação, é hora de escolher a franquia que melhor se encaixa com o seu perfil. Para isso, cadastre-se no site da franqueadora e aguarde o contato da rede. Nesse momento, você passará por uma entrevista para que a marca possa te conhecer e definir se o seu perfil realmente se encaixa com o que a franqueadora busca. 

Portanto, se o resultado for positivo, a marca vai encaminhar a Circular de Oferta de Franquia (COF) com todas as informações necessárias sobre as obrigações de ambas as partes. Além disso, você conhecerá todos os valores necessários para tirar o projeto do papel, o histórico da marca, suas regras etc. 

Para saber um pouco mais sobre a COF e suas obrigações, assista ao vídeo a seguir. 

Após selarem o acordo por meio da COF, será a vez de fechar o contrato para começar a implantação da unidade. Lembre-se de conferir cada detalhe do documento e se tudo o que foi combinado está constando no processo de inauguração. Após esse processo, você já pode ser considerado um franqueado. 

O mercado de serviços tem crescido graças a busca dos profissionais por um trabalho mais rentável e de sucesso. Por isso, ao tornar-se um empreendedor, você tem a possibilidade de trabalhar por conta própria e mudar de vida.

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