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Franquias de sucesso: conheça os melhores modelos e cases


As franquias de sucesso no Brasil não são poucas. Tanto que o setor cresce continuamente, todos os anos, mesmo em cenários de crise econômica.

Para se ter uma ideia, apenas em 2019, o setor de franchising faturou R$ 186,7 bilhões, um aumento de 6,8% em relação aos ganhos de 2018. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Já em relação ao número de unidades de franquias no País, o crescimento foi de 4,7%. Entre os 11 setores para investimento, o que mais cresceu foi o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, com aumento de 15,5% no número de unidades.

Um dos atrativos das franquias de sucesso é que elas já possuem um modelo de negócio preestabelecido. Ou seja, um planejamento que vai definir o passo a passo para iniciar as operações e mantê-las funcionando com sucesso.

Só que o sucesso da sua unidade vai precisar de mais. Então, é fundamental escolher a marca certa e ter a certeza de que ela tem potencial para proporcionar sucesso aos franqueados.

Para te ajudar nessa tarefa, nós apresentamos, ao longo do texto, dicas para escolher a melhor marca para você. 

Assim como cases de sucesso de grandes marcas no mercado. São empreendedores que viram nas franquias ótimas oportunidades, e já conquistaram vários frutos. Histórias que podem te inspirar. Acompanhe!

Como escolher uma boa franquia?

Investir em uma franquia pode ser uma ótima opção para ver o retorno rápido do negócio. Mas, para que isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados. Especialmente fazendo uma análise detalhada da marca.

Existem várias marcas de franquias baratas no mercado. Mas nem todas vão te oferecer, por exemplo, suporte completo para atuar.

Outras têm tudo que um empreendedor precisa, mas podem não se dar muito bem em cidades pequenas. Ou mesmo já possuem o máximo de lojas estipuladas na sua região.

Logo, a sua pesquisa prévia e seguir algumas etapas vão te ajudar a decidir se aquela marca é mesmo a ideal para investir. Acompanhe abaixo.

Avalie os números da franquia

As franqueadoras apresentam vários números que merecem a atenção do interessado em abrir uma unidade. 

Começando pela rentabilidade da franquia. A rentabilidade é diferente do faturamento da franquia, e costuma causar confusão. Mas, na verdade, é ela que realmente interessa ao franqueado.

A diferença é simples. O faturamento é o lucro bruto da unidade, o quanto ela recebeu naquele mês. Já a rentabilidade é o lucro líquido, o quanto o empreendedor realmente tira da sua atividade mensal. Conhecer a rentabilidade vai te permitir saber o quanto você vai realmente ganhar com sua empresa.

Outros números importantes são as taxas associadas à franquia. A primeira é a Taxa de Franquia, cobrada apenas uma vez, para a entrada do franqueado na rede.

Depois, vêm taxas como os Royalties e a Taxa de Marketing. A primeira garante a permanência do franqueado na rede de franquias e acesso a todo o know how da marca, continuamente.

Enquanto isso, a Taxa de Marketing permite que o empreendedor tenha acesso à assessoria para divulgação da sua rede. Com dicas, ações, materiais gráficos, conteúdo para as redes sociais etc.

Só que tudo varia conforme a marca de franquia. Então, você precisa saber quais taxas estarão presentes na sua atividade, e a periodicidade de pagamento de cada uma. Dessa forma, será mais simples fazer o planejamento financeiro da sua empresa.

Pesquise sobre a marca

Uma das vantagens de abrir uma franquia é que sua unidade terá uma marca já conhecida no mercado. Isso vai facilitar a conquista de consumidores, pois eles saberão o que esperar o do seu negócio. Afinal, tudo nas unidades de franquia é padronizado, dos produtos aos serviços oferecidos.

Só que, para contar com esse benefício, é essencial que a franquia tenha boa reputação no mercado. Os consumidores pesquisarão pela sua empresa antes de comprar. Se encontrarem opiniões ruins, eles podem desistir do negócio.

Assim, pesquise pela franquia na internet e verifique as opiniões dos consumidores sobre ela. Tenha a certeza de que a maioria delas é positiva, pois isso vai influenciar seus clientes locais.

site reclame aqui
Sites como o Reclame Aqui são ótimos para a verificar a opinião dos consumidores sobre uma marca.

Outra pesquisa importante é falar com os franqueados sobre a marca. O que eles pensam do trabalho? Que dificuldades enfrentam? A franqueadora oferece o suporte prometido para o desenvolvimento da unidade?

Sabendo que os franqueados estão satisfeitos, você terá maior segurança de que seu negócio tem potencial para dar certo.

Leia bem a COF

A COF é a Circular de Oferta de Franquia. Ou seja, o documento que vai apresentar todas as informações sobre a marca de franquia escolhida.

São informações como o histórico da empresa, os suportes oferecidos, valores para investimento, a lista de franqueados atuais e desligados e mais.

Todos esses dados vão te auxiliar na decisão por investir na franquia ou não. Inclusive porque eles vão explicar como será feito o seu trabalho e as regras que você terá que seguir na relação com a seguradora.

De acordo com a Lei de Franquias, você deverá contar com, pelo menos, 10 dias para análise da COF. Isso te dará tempo para avaliar todos os prós e contras daquela marca.

Se a franqueadora tentar o negócio antes, não aceite. Aliás, desconfie dela. Se a empresa não segue uma simples regra legal, por que se manteria fiel ao que estabelece no contrato?

Conheça cases do negócio

Outra dica que vale a pena seguir é conhecer cases de sucesso da franquia. Pesquisar por eles e conversar com franqueados que tiveram bons rendimentos com a sua unidade. Um case de sucesso é o indicativo de que aquela empresa tem potencial real.

Uma franquia nada mais é do que uma “cópia”, uma nova unidade de uma empresa que já existe no negócio. Se os franqueados reproduzem este modelo e encontram sucesso, significa que a empresa sob seu comando também pode dar certo, não é mesmo?

Abaixo, nós apresentamos alguns cases de franquias de sucesso no Brasil. São histórias rápidas, em vídeo, mas que podem ser o que você precisa para dar o próximo passo e abrir o próprio negócio.

Só que, antes, tenha a certeza de saber tudo o que é franquia. Assim, você terá mais facilidade em entender as vantagens e dificuldades apresentadas por cada franqueado que selecionamos.

Acompanhe o vídeo abaixo e descubra tudo o que você precisa saber sobre franquia!

Modelos de franquias de sucesso para investir

Como citamos antes, são várias as franquias de sucesso no Brasil, com ótimos cases para se inspirar. São tantos, que eles não caberiam aqui nem se tentássemos.

Mas claro, é possível destacar ótimas histórias entre as opções de franquias de sucesso no País. Foi isso que fizemos logo abaixo, apresentando grandes marcas e franqueados que encontraram o sucesso ao investir. Acompanhe!

Kumon

A Kumon nasceu da experiência de um pai educador. Em 1954, o professor Toru Kumon resolveu desenvolver um método que ajudasse seu filho mais velho a estudar melhor.

Para isso, o professor desenvolveu uma série de exercícios de cálculos. Assim, seu filho podia estudar todos os dias, praticando o que sabia e aprendendo por conta própria.

Logo os pais de outras crianças viram a mudança no garoto, e pediram para que o senhor Kumon ensinasse seus métodos.

Por isso, em 1956, o professor Kumon abriu a primeira unidade de sua escola. Já em 1958, ele fundou o Kumon Instituto de Educação, e em 1974 começou sua expansão internacional.

A primeira unidade fora do Japão foi aberta em Nova Iorque, Estados Unidos. Já no Brasil, a primeira unidade da franquia foi inaugurada em Londrina, no Paraná, em 1977. 

Hoje, a Kumon oferece aulas de Português, Matemática, Inglês e Japonês. São 4 milhões de alunos da empresa em todo o mundo. Ela está presente em 55 países.

Só no Brasil, as unidades Kumon tem 155 mil alunos matriculados. São cerca de 1.500 unidades.

Para se tornar um franqueado da marca, o empreendedor precisa ter formação universitária. Não especificamente na área pedagógica, já que a franqueadora vai oferecer todo o treinamento necessário para o empresário atuar.

Também é necessário que o franqueado tenha conhecimentos básicos de Português e Matemática. Saber Inglês é um diferencial.

  • Investimento inicial: a partir de R$40.720
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Acompanhe a seguir o vídeo com franqueados de sucesso da marca.

Mardelle

O trabalho da Mardelle começou em 1995, quando a sócia Adele Brito começou a vender peças de lingerie para as suas colegas de faculdade. Tudo era feito com a venda direta, sem qualquer espaço comercial ou marca definida.

Então, em 1997, Adele convidou Marcus Gonçalves para se tornar seu sócio. Juntos, eles montaram uma rede de revendedoras de lingerie, que chegou a cerca de 50 profissionais em apenas seis meses.

Com o sucesso, o casal abriu a primeira loja da Mardelle já em 1998, em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte (MG).

A empresa se inseriu no franchising em 2007, e vem se expandindo desde então, já tendo mais de 20 unidades pelo Brasil. Para uma expansão ainda mais intensa, a marca se juntou à holding de franquias Encontre Sua Franquia.

A Mardelle é uma marca que oferece não apenas lingeries, mas também pijamas e peças íntimas para homens, mulheres e crianças. São calcinhas e sutiãs, camisolas, pijamas, cuecas, sungas e mais.

Para investir em uma franquia Mardelle, o empreendedor pode escolher entre dois modelos. São eles: o loja física de rua e o de loja em shopping.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: até R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Você pode acompanhar um case de sucesso da Mardelle no vídeo abaixo!

Óticas Carol

Já a óticas Carol foi criada em 1997, com sua primeira unidade sendo aberta em Sorocaba, interior de São Paulo.

Seu processo de franqueamento começou em 2000, quando o sistema de franquias ainda era relativamente novo no Brasil. Para se ter uma ideia, a primeira Lei de Franquias havia sido instituída em 1994.

Para facilitar o trabalho dos seus franqueados, a Óticas Carol possui um laboratório exclusivo da marca, chamado de Laboratório Digital Carol. Considerado um dos mais modernos do mundo, o laboratório tem um portfólio exclusivo, que destaca a ótica perante a concorrência.

Hoje, a marca tem mais de 1.300 unidades em todo o Brasil. Além de iniciar uma loja do zero, o empreendedor também pode optar por converter sua ótica atual em uma Óticas Carol. 

Assim, ele já terá o ponto e parte do material necessário para o trabalho. Mas também vai contar com a expertise e reconhecimento da marca Carol.

A franqueadora busca por candidatos que tenham total disposição para se dedicar ao negócio. Ao se associar à rede, o empreendedor já recebe um projeto para para inaugurar três lojas em até dois anos.

Esse projeto não precisa ser cumprido, mas destaca o quanto a franqueadora acredita em seu potencial de expansão.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 220 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 83 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

No vídeo abaixo, você poderá acompanhar um dos casos de maior sucesso da Óticas Carol hoje.

Suav

A Suav foi criada em 2010, na cidade de Belo Horizonte (MG). Primeiro, a marca oferecia apenas o serviço de depilação. Mas ela logo cresceu e passou a contar também com os serviços de design de sobrancelhas, escovaria e esmalteria.

Desde o início, porém, a Suav trouxe um enorme diferencial: o serviço express. Ou seja, sem hora marcada. Basta que o cliente chegue à unidade e será atendido, sem desculpas ou remarcações.

Esse atendimento foi pensado especialmente para os clientes que não têm muito tempo livre. Algo comum hoje, já que as pessoas não encontram muito tempo fora do trabalho ou rotina.

A depilação da Suav é realizada com uma cera exclusiva, à base de mel e própolis. O produto, junto ao método da franquia, proporcionam 40% menos dor durante a retirada dos pelos.

Todos os atendimentos estão disponíveis a homens e mulheres que buscam mais cuidados para a beleza.

Além dos diferenciais dos seus serviços, as franquias de sucesso da Suav contam com um ambiente confortável e aconchegante.

Para atuar, os franqueados e sua equipe passam por treinamento completo, e depois por atualizações destes treinamentos. Assim, eles ficam preparados para sempre oferecer o melhor ao seu consumidor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 167,6 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

No vídeo a seguir, você poderá conhecer um case de sucesso da marca Suav.

Acquazero

A Acquazero é outra das franquias de sucesso que tem grandes cases de sucesso. Ela é a maior rede de estética automotiva do Brasil, e tem como principal serviço a limpeza ecológica.

No serviço de limpeza ecológica, o franqueado utiliza apenas 300 ml de água para a limpeza de um carro. Em comparação, um lava jato comum usa mais de 300 litros de água para essa tarefa!

A Acquazero surgiu em 2009, em São Paulo. Mas mesmo com seu crescimento constante, a marca não se destacou tão intensamente até 2014. 

Nessa época, a região Sudeste passou por uma grave crise hídrica, e as pessoas passaram a procurar mais soluções ecológicas para cuidar do seus carros. Exatamente o que a Acquazero oferece.

Além da limpeza ecológica, a franquia oferece serviços como o enceramento, polimento de faróis, higienização interna, limpeza de ar-condicionado e mais. Sempre com o uso de produtos biodegradáveis e técnicas que promovem a economia de insumos e de água.

Para abrir sua unidade, o candidato pode escolher entre seis modelos. São três opções home office, e outra três loja física, que variam conforme seu tamanho.

No caso do home office, o franqueado não estabelece um ponto comercial. Em vez disso, ele atende ao consumidor de modo exclusivamente delivery. Ou seja, indo à casa do cliente para realizar os serviços.

Para esse delivery, o franqueado ainda conta com o auxílio do App Acquazero. Assim, os usuários podem solicitar atendimento com apenas alguns cliques na tela do celular.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

No vídeo que selecionamos abaixo, você pode acompanhar a história de um franqueado que hoje possui várias lojas da marca.

Cacau Show

Quem não conhece a Cacau Show? No mundo das franquias ou entre os consumidores, a franquia é um grande sucesso na venda de chocolates.

A Cacau Show foi criada em 1988, em São Paulo. Na época, o empresário Alexandre Tadeu da Costa, que tinha 17 anos, começou a vender trufas e chocolates em um Fusca branco 78.

Ele ia até as padarias e supermercados da Zona Oeste de São Paulo e fazia essas vendas. Mas já em 2001, ele abriu a primeira loja da Cacau Show, e a marca só cresceu.

A Cacau Show se tornou uma franquia em 2004. Atualmente, são mais de 2.300 lojas pelo Brasil, com chocolates finos e até gelatos da marca.

É possível abrir uma unidade no modelo quiosque ou loja. Tudo depende do quanto o empreendedor deseja investir, uma vez que a loja física é pouco mais cara.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 165 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Acompanhe um dos cases de sucesso da Cacau Show e se inspire, para abrir uma unidade da marca ou qualquer outra franquia!

McDonald’s

No Brasil, a rede de franquias McDonald’s é operada desde 2007 pela Arcos Dorados. Mas o McDonald’s foi foi criado em 1955, quando Ray Kroc fundou o McDonald’s Systems.

Só que a marca, o restaurante, existe desde 1937, quando os irmãos McDonald começaram o negócio. Na primeira versão do McDonald’s, as pessoas eram servidas por garçons que andavam de patins, algo que era muito popular na época.

Não é preciso falar muito mais da marca, não é mesmo? Ela é famosa em todo o mundo, sendo uma das franquias de sucesso mais bem-sucedidas de todas. 

Os restaurantes da marca estão disponíveis em 119 países. Os empreendedores podem optar por quatro modelos de negócio, com tamanhos e valores de investimento diferentes. São eles: os restaurantes drive-thru, lojas e quiosques de shopping e store in store.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
  • Prazo de retorno: 60 meses

Vamos ao case de sucesso do McDonald’s que separamos para você? Assista ao vídeo abaixo!   

Bons cases são garantia das franquias de sucesso?

Viu só como existem cases de sucesso no franchising? A principal razão para isso é que os franqueados já contam com um modelo de negócio estabelecido e testado no mercado. Ao reproduzi-lo, o empresário tem muito mais chances de sucesso.

Para se ter uma ideia, apenas 5 entre cada 100 franquias fecham as portas em dois anos de operação. No caso de negócio abertos do zero, esse número sobe para 23 a cada 100 empreendimentos.

Mas um case de sucesso não é garantia que o negócio vai dar certo para você. Para que isso aconteça, será essencial seguir as dicas que apresentamos no início deste texto.

Além disso, você precisará gostar da atividade que vai realizar. Ter interesse pelo setor e se identificar com o formato de negócio ajuda a manter seu entusiasmo em investir tempo e dinheiro no negócio. Especialmente nos primeiros meses, quando o crescimento da empresa é um pouco mais lento.

Quer conhecer o passo a passo para abrir uma franquia? Então, acompanhe nosso texto sobre o assunto! Basta clicar no link.

Agora, se você quer mais dicas sobre setores do franchising brasileiro e conhecer sobre etapas para abrir sua franquia, basta acompanhar o ebook abaixo. 

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Karen Costa (Editora Encontre Sua Franquia)
22 de Maio de 2020

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