fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Quais são as franquias disponíveis em Ribeirão Preto?


Investir em franquias é uma opção de negócio muito importante para quem deseja iniciar em um empreendimento mais seguro. Quer saber quais as franquias disponíveis em Ribeirão Preto para entrar no ranchising com pé direito? Leia mais neste conteúdo.

Investir em franquias é o sonho de muitos empreendedores que desejam começar com o pé direito em seu primeiro negócio. Por isso mesmo, o franchising tem sido tão procurado por novos investidores que desejama postar em um dos 11 segmentos do sistema.

Não à toa, o desejo de quem quer investir está  ligado a maior segurança do setor e as oportunidades focadas no bom resultado.

Desse modo, essa percepção está diretamente representada nas pesquisas que mostram que os brasileiros estão em busca de apostar no empreendedorismo.

De acordo com o Sebrae, mais de 70% dos brasileiros buscam se tornar empreendedores. Mas o que impede que deem seguimento nesse sonho é justamente as burocracias de um negócio próprio iniciado do zero. Além disso, a falta de preparação conta para que muita gente desista de ter um negócio próprio.

Mas não se preocupe, investir em franquias no interior de São Paulo poderá ser positivo se a sua escolha for pelo modelo de franquias. Quer saber porque? Leia mais neste artigo!

Por que devo investir em opções de franquias em Ribeirão Preto?

Focar em investir em cidades do interior tem uma razão bem plausível. Muitas cidades são atrativas e, ao mesmo tempo, carentes de investimentos preparados como as franquias.

A cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, possui diversas franquias disponíveis para investimento. Assim como outras regiões do interior do estado que são terrenos férteis para investir.

Prova disso foi a análise realizada pela Associação Brasileira de Franchising( ABF) que identificou um crescimento forte de novos franqueados na cidade.

Somente no ano de 2019, o crescimento de novas franquias foi de 9% em comparação com o ano anterior.

Assim, em 2018, foram 778 novas franquias inauguradas na localidade. Esse aumento levou a cidade de Ribeirão Preto a entrar para as 30 cidades com maior número de franquias, ocupando a 17ª posição.

Esse crescimento tem a ver com o processo de interiorização de franquias que vem ocorrendo nos últimos tempos. Assim, esta tendência favorece tanto as cidades, quanto os interessados em investir em localidades no interior do País.

Saiba como funciona a interiorização de franquias

O processo de interiorização de franquias visa expandir bons negócios para regiões até então carentes de oportunidades comerciais. Essas localidades estão fora dos polos das capitais e grandes metrópoles, sendo os principais alvos as cidades de interior espalhadas por todo o Brasil.

Assim, as franqueadoras analisam as demandas locais, e estudam possibilidades de inserir novas oportunidades em cidades de interior. Dessa forma, visam oferecer serviços e produtos diferenciados e mais bem estruturados nessas localidades.

Assim, inicia-se o processo de interiorização. As marcas realizam um estudo e avaliam quais são as franquias ideais de acordo com as características de cada cidade.

O intuito, portanto, é levar desenvolvimento tanto para a cidade, quanto para os clientes, que precisam de mais opções. Os benefícios são também a geração de empregos nas localidades.

A ampliação dessa oportunidade está relacionada ao grande avanço das franquias que atuam em cidades do interior de estados em todas as regiões do Brasil.

Além disso, vale lembrar que as franqueadoras analisam as possibilidades do local por meio de um estudo detalhado. Avaliando, assim, onde estão determinadas demandas, entendendo o que os clientes buscam e quais as carências do mercado local.

Números da interiorização

variedade de franquias
As franquias possuem uma estrutura capaz de tornar o investimento mais seguro inclusive nas cidades pequenas

Justamente por terem um potencial pouco explorado em comparação com as grandes localidades, as cidades de interior, como Ribeirão Preto, buscam por investimentos em franquias.

Na verdade, desde 2019, existem diversas opções de franquias disponíveis em Ribeirão Preto, graças a expansão levada pelas feiras de franquias.

Esse movimento já é notado pelos especialistas da área. De acordo com estudos da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2014, o crescimento de unidades fraqueadas foi de 43,6% em cidades com menos de 500 mil habitantes.

A partir daí, se deu um aumento gradativo ao longo dos anos. Em 2015, por exemplo, esse percentual subiu para 44,4%. Em 2016, foi para 48,2%.

As redes de franquias estão se espalhando pelos pequenos municípios País com grande potencial de expansão de unidades, o que favorece, também, o crescimento das localidades do interior.

Desse modo, os cenários econômicos dessas localidades passam por desenvolvimento ao receberem redes de franquias de distintos segmentos, o que movimenta o mercado local, a geração de empregos e a arrecadação municipal.

Para conhecer todas as vantagens de abrir uma franquia, acesse o nosso ebook gratuito. Basta clicar no banner a seguir.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Quais são os segmentos de franquias?

As possibilidades de negócios serão inúmeras para quem busca opções de franquias em Ribeirão Preto. Não faltam oportunidades entre os 11 segmentos do franchising.

Ou seja, a dica é sempre avaliar os diferentes mercados e as condições de investimento, antes de optar por uma rede para investir. Os segmentos do setor de franquias são:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar;
  • Serviços Automotivos;
  • Outros Negócios;
  • Serviços educacionais.

Certamente, em uma das opções será possível investir e se identificar como empreendedor. Avalie quais as empresas estão em falta na região e concilie com o seu objetivo de empreender.

Dicas para abrir uma franquia de sucesso em Ribeirão Preto

franquias disponíveis em Ribeirão preto
Algumas dicas podem direcionar melhor o franqueado na hora de optar pelo melhor modelo de negócio

Primeiramente, é preciso realizar um estudo e avaliar quais as opções de franquias disponíveis em Ribeirão Preto serão interessantes. Para que seja possível realizar uma análise mais técnica e eficiente, não podemos descartar um estudo de geomarketing.

Assim, será possível avaliar o que as pessoas procuram naquela região e o que você pode oferecer dentro das opções que o franchising tem para a cidade.

Existem opções que variam entre os negócios. Assim, é possível optar pelo modelo tradicional de loja ou até mesmo um atendimento in loco como delivery. Ainda é possível trabalhar em home office, gerenciando a unidade via internet.

Além disso, existem opções de franquias baratas, com opções de investimento mais acessíveis e formatos mais compactos. Além dos modelos mais robustos e completos, que exigem um valor de investimento mais alto.

Para saber como abrir uma franquia em Ribeirão Preto, continue a leitura dos tópicos a seguir.

Pesquise bem sobre as marcas

Uma das formas de conseguir encontrar uma oportunidade de franquias é participando das feiras de franquias.

Essas feiras, portanto, são uma maneira de divulgar e expandir oportunidades de negócios muito interessantes. Os eventos acontecem de forma anual, em todo o País. Há eventos regionais e nacionais, presenciais ou on-line.

A Franchise4u é um destes exemplos. O evento busca criar oportunidades para o crescimento econômico das cidades. Entretanto, após a impossibilidade de realizar eventos presenciais no ano de 2020, outros formatos de feiras e gratuitas se tornaram alternativa de pesquisa para os empreendedores.

Como por exemplo está a Feira Virtual de Franquias. Essa feira é on-line e independe de espaço, sendo realizada de forma virtual com reuniões com os consultores das marcas.

Desse modo, basta escolher o modelo de franquia e agendar a sua reunião virtual por meio do sistema e reuniões.

Contato com a franqueadora

Antes de mais nada, é preciso realizar o contato com a franqueadora da marca do qual você pretende ingressar. Para isso, basta entrar em no site da franqueadora e deixar seus dados no formulário de cadastro.

Assim, após deixar nome, telefone e e-mail, aguarde o contato da rede. A franqueadora irá agendar uma entrevista para conhecer o seu perfil.

Entrevista com candidato

Feira virtual de franquias em Ribeirão Preto
A Feira Virtual de Franquias é uma alternativa comoda e segura para quem deseja conhecer mais sobre as opções de franquias

Será realizada uma espécie de entrevista para saber mais sobre seu interesse e disponibilidade. Este momento também é ideal para a rede conhecer o seu perfil pessoal e profissional, e entender se o formato de negócio será indicado para você.

Ao mesmo tempo, você também pode esclarecer dúvidas e pedir maiores informações sobre a franquia.

Envio da COF

homem lendo cof da franquia
A leitura devida da COF faz parte de uma escolha mais assertiva no ambiente de franquias pois ela define todo o suporte e demais informações importantes para o franqueado

Com o seu perfil aprovado, a franqueadora encaminhará a Circular de Oferta de Franquia, mais conhecida por COF. Este documento detalha todas as informações do investimento: valor para aquisição, taxas, características da franquia, faturamento, prazo de retorno, além dos direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

Por isso, é tão importante que você esteja muito atento a todas essas informações. Você deve entender se todos os detalhes estão de acordo com o que você espera para o seu futuro como franqueado.

Só assim, depois de analisar a COF, é que você deverá assinar o contrato de franquia. Além disso, é aconselhável contar com o auxílio de um advogado para estudar ambos documentos.

Escolha da unidade

Escolher o seu modelo ideal de negócio vai definir os valores de investimento que serão necessários nessa primeira etapa. Por isso, avalie o tipo de serviço ou produto que irá oferecer para saber qual das modalidades se adéqua mais a sua escolha.

Existem diversas opções de formatos de franquias. Em geral, os formatos mais comuns são os home office e de loja física.

Na opção de home office, o franqueado trabalha de casa, bastnato ter um bom computador, conexão à internet e um espaço dentro de casa para trabalhar on-line.

Já na opção de loja física, o franqueado atuará em um ponto comercial, vendendo os serviços e/ou produtos da rede. Normalmente estes locais atendem os clientes, além de terem espaço para estoque, maquinário, etc.

13 franquias disponíveis para Ribeirão Preto

Como já mencionamos ao longo deste texto, existem várias modalidades de negócios para cidades do interior como Ribeirão Preto. Por isso, trouxemos algumas sugestões de franquias bem interessantes e rentáveis para abrir nesta localidade.

1. Mardelle

São mais de  25 anos de mercado: a Mardelle Moda Íntima é uma rede de franquias com qualidade e grande variedade de produtos. A rede conta com franquias nas regiões Norte, Sudeste e Nordeste.

Assim, o diferencial da marca é a sua grande capacidade de produção. A Mardelle conta com seis confecções, que distribuem os produtos de marca própria para todas as unidades franqueadas.

Além disso, a rede oferece treinamentos aos franqueados e colaboradores, suporte de marketing para ampliar o reconhecimento da marca, além de outros suportes.

Nas opções de produtos oferecidos pela Mardelle estão opções como:

  • Feminina – calcinha e sutiã;
  • Masculina – cuecas e sungas;
  • Noite – baby doll, camisolas e pijamas (todos os tamanhos e sexos);
  • Infantil – calcinhas e duas peças;
  • Maternidade – camisolas, bodys, calcinhas e sutiãs para mães gestantes e em período de amamentação;
  • Plus Size – casual ou funcional.

Para ter a oportunidade de ser um franqueado da Mardelle, o candidato deve ter um perfil que esteja alinhado com o objetivo da marca. Ou seja, engajado no foco de gerir a franquia buscando sempre oferecer o melhor produto por meio de uma venda atrativa.

Com opções de loja física de rua e de shopping, a marca visa agregar ao seu negócio franqueados que estejam dispostos a representar a marca com garra e determinação.

  • Investimento inicial total: R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno do investimento: de 18 a 24 meses

Para que você conheça um pouco sobre o empreendimento, separamos o vídeo abaixo com todas as informações sobre a marca.

2. Quisto Corretora de Seguros

A franquia Quisto Corretora de Seguros é uma ótima opção para quem deseja opções de franquias disponíveis para Ribeirão Preto.

O franqueado trabalha como corretor de seguros, oferecendo 90 soluções para os clientes que buscam seguros de vida, saúde, para carro, entre outros. As cotações são feitas de forma automatizada e em tempo real.

Os modelos de franquia da rede variam entre modelo de loja física e franquia home office. A rede garante auxílio em diversas áreas da unidade como marketing digital, orientação com desenvolvimento, apoio jurídico quando necessário, entre outros.

  • Investimento inicial: R$ 17.6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

3. Fórmula Pizzaria

franquias disponíveis em Ribeirão Preto pizzaria
Uma alternativa de negócio de grande potencial é a Fórmula Pizzaria.

As franquias de pizzaria fazem o maior sucesso onde quer que estejam e estão entre as opções de negócios rentáveis para Ribeirão Preto.

Assim, a Fórmula Pizzaria é uma alternativa lucrativa e muito atrativa para quem deseja atuar no setor alimentício. A marca conta com uma grande variedade de saboresde pizza. São mais de 40 opções, além de calzones e pizzas doces.

Com três modalidades de franquia, a Fórmula Pizzaria se destaca pelo seu amplo jeito de comercializar os produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: de 24 a 36 meses

4. Suav

Uma das marcas referência na área de beleza e que fazem parte de franquias para investir em Ribeirão Preto é Suav . O modelo de franquia é ideal para quem deseja ingressar nesse segmento.

Com uma ampla variação de serviços, a Suav tem o diferencial do atendimento express. Neste modelo, os clientes não precisam marcar horário para atendimento. É possível realizar serviços de esmalteria, sobrancelha, depilação e escovaria.

Essa variedade de serviços, permite ao franqueado alta rentabilidade pois a rotatividade de clientes é alta.

  • Investimento inicial: R$ 167 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

5. Acquazero

Acquazero franquias disponíveis em Ribeirão preto
A Acquazero é a maior rede de estética automotiva do País, com mais de 350 franqueados em todo Brasil e com grande demanda nas opções de serviços

A rede de franquias Acquazero é considerada a maior franquia de estética automotiva do Brasil. A marca já está no mercado há mais de 10 anos oferecendo serviços de limpeza e estética veicular que atendem a diversas demandas dos apaixonados por carros.

E não é só isso. A marca opera com variedade de serviços que atendem demandas residenciais, embarcações e aeronaves. Sendo, portanto, bem ampla na variedade de serviços para distintas finalidades.

Sua limpeza ecológica faz parte do seu diferencial de consumo consciente. Com apenas 300 ml de água e produtos adequados, é possível lavar todo o exterior de um carro.

Ao todo, existem outros 15 serviços voltados para limpeza de automóveis e residências. Os franqueados encontram treinamentos e suportes completos.

  • Investimento inicial: R$ 17.8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

6. Encontre Sua Viagem

Uma franquia de agencia de viagens com opções de negócios bem interessantes neste segmento é a Encontre Sua Viagem. Com opções de serviços que ampliam as vendas, a rede de franquias é atrativa para quem gosta do setor de turismo.

São diversas opções de passagens aéreas, hotéis, passeios e seguros de viagem para os clientes. Ao todo, a marca trabalha com 1.500 parceiros, o que permite encontrar os melhores preços para cada pacote de viagem.

Ainda é possÍvel optar pelos modelos de negócio home office ou loja física. Sendo, portanto, uma ótima opção entre as franquias para abrir em Ribeirão Preto.

  • Investimento inicial: R$ 11.9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

7. Blue Sol

Uma rede de franquias que já nasceu na cidade de Ribeirão Preto é a Blue Sol. A marca é pioneira na cidade em criação e execução de desenvolvimento de projetos em energia solar. A Blue Sol também trabalha com instalação de energia fotovoltaica.

Assim, a franquia oferece a capacitação para os empreendedores que buscam investir nessa área, preparando mão de obra qualificada para essa demanda cada vez maior no segmento.

  • Investimento inicial: R$ 225 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 100 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

8. Ótris

franquias em ribeirão preto
Franquias que auxiliam empresas a receberem débitos pendentes são uma opção de negócio atrativa para o mercado de negócios

A Ótris é uma rede de franquias de cobrança para pequenas e médias empresas. Com o objetivo de resgatar débitos pendentes dos credores, a franquia já alcançou resultados de cerca de R$ 4 milhões em devoluções de débitos para as micro e pequenas empresas.

Assim, a franquia busca expandir seus negócios em cidades como Ribeirão Preto e demais localidades do País.

  • Investimento inicial: R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

9. Beryllos

A marca de franquias Beryllos surgiu com o objetivo de criar um novo conceito em serviços de manicure e pedicure no mercado.

Assim, em 2016, a empresa desenvolveu um novo método de “cuticularia”, que visa afinar e polir as cutículas das unhas sem agredir ou machucar, mantendo a proteção e os cuidados sem riscos.

Dessa forma, a rede se tornou destaque entre os consumidores que preferem esse tipo de cuidado, sem perder a oportunidade de manter o embelezamento das unhas.

Além disso, a rede oferecer atendimento individualizado, com produtos descartáveis e esmaltes para uso único com apenas 4 ml, de uso individual.

A rede possui dois modelos de negócio: o de quiosque, que conta com quatro atendentes; e modelo loja, que conta com oito atendentes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 200 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 6 a 14 meses

10. Sucão

franquia de lanche saudável
Um conceito de franquia com perfil saudável de lanches e variedade de sucos naturais uma boa oportunidade de negócio

Um conceito de franquia de alimentação saudável é a Sucão. A rede Sucão nasceu em Campinas há mais de 40 anos. Atualmente, conta com 12 unidades em operação, incluindo lojas, quiosques e containers.

Fundada no ano de 1975, a empresa iniciou de forma natural e se tornou uma referência na cidade com destaque nos produtos e, principalmente, pelos sucos que são o carro-chefe da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 245 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 12 a 36 meses

11. Bono Pneus

Outra marca de franquias que se destaca entre as opções para investimento também em Ribeirão Preto é a Bono Pneus. Fundada na vizinha Campinas há 25 anos, a Bono Pneus nasceu de uma oficina mecânica de bairro.

Aos poucos, se tornou a segunda geração de empresas e, com sua expansão, se tornou franquia com mais de 50 unidades atuando em todo Brasil.

Com seu potencial de marca focada em serviços undercar e multimarcas de pneus, a Bono se destaca no segmento de serviços automotivos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 400 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 160 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 48 meses

12. Lista Mais

A Lista Mais foi fundada em 1999, na cidade de Presidente Prudente (SP). O objetivo inicial era a divulgação de contatos por meio de uma lista telefônica. Ao longo do tempo e com as mudanças digitais, a lista se tornou um modelo de negócio repaginado.

Atualmente, a empresa oferece serviços especializados em comunicação digital para pequenos negócios locais.

Assim, a rede de franquias já conseguiu alcançar um faturamento de cerca de R$ 6,6 milhões com vendas de propagandas no mercado.

Tamanho o seu potencial de mercado, a marca entrou para o franchising e visa expansão para cidades de São Paulo e por todo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 450 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: de 24 a 36 meses

13. On Byte

A On Byte, rede de franquias de educação profissional, nasceu em Taquaritinga, interior paulista e já está há mais de 20 anos no mercado. Assim, o objetivo da marca é oferecer aos alunos os mais diversos cursos de capacitação para se prepararem para o mercado.

Dessa forma, com oportunidades de baixo investimento e tempo médio de retorno, a rede busca expandir por todo o estado e tem como objetivo inaugurar franquias em Ribeirão Preto.

Assim, é possível se tornar um franqueado com pouco recurso e já sair atuando com sua franquia na cidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 40 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado  
  • Prazo de retorno: de 6 a 12 meses

Com tantas oportunidades disponíveis no interior será possível escolher uma entre as opções de franquias possíveis na cidade de Ribeirão Preto, e se tornar um empreendedor de sucesso no franchising.

Para saber mais sobre opções de franquias em cidades do interior leia no conteúdo: “ Franquias baratas para cidades pequenas”.

Informações publicadas em Setembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
9 de outubro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: