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Franquias home office: como manter contato com o franqueador


As franquias home office estão ganhando destaque entre os empreendedores e a cada ano aumenta o número de empresas que oferecem esse serviço e a quantidade de investidores apostando nesse modelo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), existem atualmente mais de 550 marcas que oferecem a opção de home office. Isso se dá também pelo aumento de empresários que veem nessa oportunidade, uma forma de alcançar altos faturamentos. 

Porém, uma das dúvidas de quem deseja começar a investir nesse modelo de negócio é como o contato entre a marca e o empreendedor é mantido. Se há alguma diferença da forma de tratamento em comparação com quem tem mais capital, por exemplo. 

Devido a essa questão, preparamos o texto a seguir para esclarecer esse ponto e apontar quais os cuidados necessários para que seu negócio se desenvolva da melhor forma possível. Acompanhe!

O que são franquias home office?

As franquias home office mostram-se como uma excelente opção para os empreendedores que buscam flexibilidade, qualidade de vida e custos mais baixos de operação. 

Isso porque, em muitos casos,  esse tipo de operação não exige grandes investimentos em estrutura, equipamentos e folha de pagamento. Aliás, elas são ideal para quem quer investir em seu primeiro negócio.

De modo geral, tratam-se de modelos de negócio já testados e validados e que têm a credibilidade de marcas que já são bem reconhecidas pelo público.

Assim, investir em franquias home office une a possibilidade de trabalhar em casa com a segurança de quem já fez dar certo.

O grande problema, aqui, é que muitos empreendedores têm um certo receio de como vão tocar a franquia trabalhando em casa e, muitas vezes, sozinhos.

Esse medo vem principalmente daqueles que nunca atuaram nesse esquema e não sabem bem como vão se comunicar com a rede e nem como será o suporte oferecido nesse modelo de negócio.

As principais vantagens de ser um franqueado home office

Dentre as vantagens de escolher alguma das franquias de home office para iniciar sua carreira de empreendedor, está no fato de conseguir ser mais produtivo que o habitual.

Você não precisará enfrentar trânsito, ficará mais tempo disponível e manterá a concentração por mais tempo. Além disso, o fato de estar em casa motiva mais os franqueados.

Afinal, é possível traçar e desenvolver uma rotina que o permita ir a academia no horário do almoço por exemplo, ou sair para fazer um lanche com a família etc. Sem a necessidade de dar satisfação para alguém e sem perder tempo.

Da mesma forma, o home office também reduz os gastos mensais. Não é necessário pensar nos custos de transporte e alimentação externa por exemplo. Tudo que o empresário precisa está em casa. 

Outro fator que faz o investimento ser menor é a falta de um ponto comercial que exige o pagamento de aluguel, manutenção, reforma, energia, internet, telefone, funcionários entre outros fatores. 

Porém, nem tudo são flores. Para que esse investimento dê certo é preciso tomar alguns cuidados. Descubra se esse modelo é bom para você ou não no vídeo a seguir!

Quais os cuidados necessários para administrar franquias home office?

Trabalhar com uma franquia home office exige um pouco mais de algumas características do que um investimento em uma unidade física e tradicional. Pode parecer que não, mas trabalhar de casa requer um comprometimento e dedicação que vão além. 

As lojas convencionais, existem gerentes, colaboradores e vendedores que ajudam o empresário a dividir suas tarefas. Porém, a atividade também conhecida como home based une todas essas funções em uma pessoa apenas. 

Além disso, por se tratar de um grande salto em sua carreira profissional, é importante que converse com todos os membros de sua família para que eles possam compreender a sua nova rotina como o espaço necessário e seus horários. 

Também é preciso mostrar que estar em casa não é sinônimo de estar a disposição para as tarefas do dia a dia ou para resolver problemas de cunho pessoal. Durante o período separado para a franquia, é importante não acontecer essa mistura de assuntos. 

Outra dica importante para se manter produtivo com as franquias home office, é criando uma rotina como se estivesse trabalhando em outro lugar.

Ou seja, acorde cedo, tome um banho, se alimente, estipule um horário para começar, quando irá ocorrer o intervalo para o almoço etc. 

Isso é fundamental para que você consiga se desligar do fato de estar em casa e ser atraído para fazer outras coisas que podem distrair você. Por isso é tão importante que tenha um espaço separado para realizar as suas obrigações como empreendedor. 

Como manter o contato com o franqueador?

franquias home office
Pra ter sucesso ao se comunicar com sua franqueadora é preciso compreender alguns pontos

Uma das dúvidas mais frequentes de quem opta por investir em franquias de home office, é o contato que será mantido com a marca. 

Por mais que esteja trabalhando de casa, isso parece gerar um afastamento inicialmente, porém se comunicar com o franqueado é tão fácil como se estivesse adquirindo uma unidade física. Basta nos atentar há alguns pontos.

Entenda a distância entre franqueado e franqueador

O maior medo dos empreendedores que temem não estar próximos da franqueadora poderia ser solucionado quando lembramos que, mesmo no caso de quem tem uma loja física, os franqueados não estão, necessariamente, perto da franqueadora.

Muitas redes têm unidades em todo o Brasil e é impossível, fisicamente, estar próximo de todas elas. Com isso, os franqueados costumam manter um contato mais frequente por canais digitais.

Isso significa que, independentemente de ter unidades físicas ou franquias home office, o contato com a rede será muito mais remoto do que pessoal. Se isso não é um problema para quem trabalha em loja física, dificilmente será para quem atua em casa.

Descubra os canais de comunicação das franquias home office

Antes de fechar negócio com a rede que você está analisando, é essencial detalhar qual o suporte prestado no dia a dia da operação e como ele é feito.

Algumas redes têm canais de e-mail e telefone específicas para os seus franqueados, o que geralmente proporciona um atendimento mais rápido e especializado. Outras contam ainda com portais e sistemas de intranet que apenas os investidores têm acesso.

Nesses casos, é possível pedir ajuda, tirar dúvidas e fazer solicitações de uma forma ainda mais automática e ágil.

Independente de quais modelos de comunicação a rede oferecer, é preciso que eles estejam bem claros para o franqueado e que ele possa confirmar se realmente funcionam.

Uma boa forma de fazer isso é conversar com os donos de algumas unidades que já estão em operação. Nesse contato, pergunte como fazem contato com a rede no dia a dia e como é o atendimento que recebem.

Aproveite as visitas e os treinamentos

Além de manter o contato com a marca pelos canais que ela oferece, como o e-mail e telefone, a maioria das redes também envia, periodicamente, um supervisor ou analista para avaliar o desempenho da unidade e auxiliar o franqueado naquilo que ele estiver tendo maior dificuldade.

Esses encontros podem acontecer presencialmente ou também de forma remota, mas o importante é que o empreendedor aproveite essa oportunidade para relatar os desafios e as vitórias que vem tendo na administração da franquia. Vale a pena, também, sugerir melhorias e solicitar o suporte da rede.

Os treinamentos e atualizações também costumam ser oferecidos periodicamente e são chances para o que franqueado se aproxime da franquia e consiga fortalecer o contato com a rede.

Faça a sua parte

A comunicação entre franqueado e franqueadora é essencial para o sucesso da rede, mas é uma via de duas mãos. Então, você também precisa fazer a sua parte para garantir que haja um contato saudável e oportuno para ambas as partes.

Primeiro, é preciso lembrar que nenhum franqueado pode esperar que a rede se mantenha em contato diário e constante, ao menos que seja isso que a rede proponha.

Com líder de uma unidade da marca, o empreendedor deve seguir alguns padrões, mas também tem uma certa autonomia para resolver os problemas do dia a dia e encontra a melhor forma de gestão para o seu negócio.

Também é muito importante que o franqueado esteja disponível quando a franqueadora precisar entrar em contato com ele. 

Deixar de responder e-mails, nunca atender o telefone ou estar sempre indisponível para participar dos treinamentos não é algo saudável para a comunicação. 

Aliás, essa ausência pode prejudicar muito a unidade, que passa a ficar desatualizada e praticamente “à deriva”, em termos de suporte.

Para que isso não aconteça, mantenha sempre os seus contatos atualizados com a franqueadora e demonstre vontade e disponibilidade em manter um contato periódico com ela.

Acompanhe as novidades

Boa parte das redes envia boletins periódicos para os seus franqueados, notificando-os sobre as principais novidades da rede, atualizações nos sistemas, novos produtos, dicas estratégicas e abertura de unidades.

Muitas até utilizam esses materiais para pedir sugestões e descobrir qual a opinião dos franqueados sobre os próximos passos da marca.

Com isso, acompanhar o que está acontecendo de novo na rede não só é uma boa forma de se manter a par sobre as novidades da marca que você representa, mas também a oportunidade de sugerir e participar nas principais decisões do negócio.

Frequente os eventos da rede

Quem trabalha em franquias home office pode acabar se sentindo um pouco mais isolado da rede. Por isso, é uma boa ideia aproveitar os eventos da marca e do mercado no qual você está inserido para descobrir o que há de novo e fazer contatos.

Se há um evento de franquias e a sua rede vai participar, visite! Caso a franqueadora vá palestrar em um feira, prestigie! Haverá um grande encontro de franqueados? Apareça!

Esses momentos sempre representam oportunidades para “trocar figurinhas” com outros profissionais do mercado, captar clientes e parceiros e aprender muito.

3 tipos de franquias home office

A seguir separamos três modelos de franquias home office que necessitam de um investimento baixo e que proporcionam alta rentabilidade. Ou seja, em poucos meses, é possível receber o capital gasto para adquirir o direito de explorar a marca.

1. Encontre Sua Viagem

Encontre Sua Viagem(ESV) é uma franquia no setor turístico, uma agência de viagens completa. Neste modelo, o franqueado pode até trabalhar de casa em vendas de pacotes turísticos, passagens aéreas e outras modalidades. 

Na ESV, o empreendedor encontra as melhores opções de passagens aéreas, hotelaria, passeios e seguros viagem para oferecer a seus clientes. Ao todo são 1.500 parceiros comerciais da rede.

Além disso, conta com uma das melhores comissões do mercado. Mesmo se o pacote for pago parceladamente, o franqueado recebe toda a sua comissão no ato da venda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11.990,00 
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para conhecer um pouco mais sobre a Encontre Sua Viagem, veja o vídeo a seguir!

2. Quisto

Quisto é uma corretora que possibilita o trabalho home office e consiste no relacionamento e acompanhamento dos clientes, para a venda de seguros, entre as várias modalidades oferecidas.

A franqueadora oferece mais de 90 tipos de serviços que variam dos modelos mais comuns até soluções financeiros. E por causa do seu sistema de gestão comercial utilizado pelos franqueados,é possível comparar e gerar cotações em mais de 20 seguradoras. 

Graças a essa eficiência, a Quisto vem se consolidando no mercado e se destacando entre os consumidores..

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Descubra as vantagens de investir nesse segmento acompanhando o vídeo a seguir!

3. Acquazero

A maior franquia de limpeza automotiva, a Acquazero está no mercado a mais de 10 anos e vem atraindo empreendedores graças ao seu modelo econômico de home office.

O serviço utiliza apenas 300 ml de água para limpar um carro, e é apenas um dos que destacam o aspecto sustentável da franquia. 

Além da limpeza, a rede permite realizar atendimentos como o polimento do carro, higienização de ar-condicionado, limpeza de sofá e tapetes e mais. Há a possibilidade de atuar de modo delivery, realizando os serviços na casa do cliente.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 17.820 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 18 meses

Quer conhecer um pouco mais sobre a franquia? Acompanhe o vídeo a seguir!

Como vimos ao longo do texto, trabalhar de casa traz diversos benefícios, porém é preciso tomar alguns cuidados para que isso não se torne um problema para você. O empresário precisa estar muito bem alinhado e determinado a buscar seus objetivos. 

Além disso, por mais que pareça mais complicado se comunicar com a franqueadora, esse é um passo tão simples quanto uma tarefa rotineira. 

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
5 de março de 2018

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