fbpx

As franquias home office mostram-se como uma excelente opção para os empreendedores que buscam flexibilidade, qualidade de vida e custos mais baixos de operação. Isso porque, em muitos casos,  esse tipo de operação não exige grandes investimentos em estrutura, equipamentos e folha de pagamento. Aliás, elas são ideal para quem quer investir em seu primeiro negócio.

De modo geral, tratam-se de modelos de negócio já testados e validados e que têm a credibilidade de marcas que já são bem reconhecidas pelo público. Assim, investir em franquias home office une a possibilidade de trabalhar em casa com a segurança de quem já fez dar certo.

franquias home office

O grande problema, aqui, é que muitos empreendedores têm um certo receio de como vão tocar a franquia trabalhando em casa e, muitas vezes, sozinhos.

Esse medo vem principalmente daqueles que nunca atuaram nesse esquema e não sabem bem como vão se comunicar com a rede e nem como será o suporte oferecido nesse modelo de negócio.

Entenda que a distância entre franqueado e franqueador já existe

O maior medo dos empreendedores que temem não estar próximos da franqueadora poderia ser solucionado quando lembramos que, mesmo no caso de quem tem uma loja física, os franqueados não estão, necessariamente, perto da franqueadora.

Muitas redes têm unidades em todo o Brasil e é impossível, fisicamente, estar próximo de todas elas. Com isso, os franqueados costumam manter um contato mais frequente por canais digitais.

Isso significa que, independentemente de ter unidades físicas ou franquias home office, o contato com a rede será muito mais remoto do que pessoal. Se isso não é um problema para quem trabalha em loja física, dificilmente será para quem atua em casa.

Saiba quais são os canais de comunicação das franquias home office

Antes de fechar negócio com a rede que você está analisando, é essencial detalhar qual o suporte prestado no dia a dia da operação e como ele é feito.

Algumas redes têm canais de e-mail e telefone específicas para os seus franqueados, o que geralmente proporciona um atendimento mais rápido e especializado. Outras contam ainda com portais e sistemas de intranet que apenas os investidores têm acesso.

Nesses casos, é possível pedir ajuda, tirar dúvidas e fazer solicitações de uma forma ainda mais automática e ágil.

Independente de quais modelos de comunicação a rede oferecer, é preciso que eles estejam bem claros para o franqueado e que ele possa confirmar se realmente funcionam.

Uma boa forma de fazer isso é conversar com os donos de algumas unidades que já estão em operação. Nesse contato, pergunte como fazem contato com a rede no dia a dia e como é o atendimento que recebem.

Aproveite as visitas e os treinamentos

Além de manter o contato com a marca pelos canais que ela oferece, como o e-mail e telefone, a maioria das redes também envia, periodicamente, um supervisor ou analista para avaliar o desempenho da unidade e auxiliar o franqueado naquilo que ele estiver tendo maior dificuldade.

Esses encontros podem acontecer presencialmente ou também de forma remota, mas o importante é que o empreendedor aproveite essa oportunidade para relatar os desafios e as vitórias que vem tendo na administração da franquia. Vale a pena, também, sugerir melhorias e solicitar o suporte da rede.

Os treinamentos e atualizações também costumam ser oferecidos periodicamente e são chances para o que franqueado se aproxime da franquia e consiga fortalecer o contato com a rede.

Faça a sua parte

A comunicação entre franqueado e franqueadora é essencial para o sucesso da rede, mas é uma via de duas mãos. Então, você também precisa fazer a sua parte para garantir que haja um contato saudável e oportuno para ambas as partes.

Primeiro, é preciso lembrar que nenhum franqueado pode esperar que a rede se mantenha em contato diário e constante, ao menos que seja isso que a rede proponha.

Com líder de uma unidade da marca, o empreendedor deve seguir alguns padrões, mas também tem uma certa autonomia para resolver os problemas do dia a dia e encontra a melhor forma de gestão para o seu negócio.

Também é muito importante que o franqueado esteja disponível quando a franqueadora precisar entrar em contato com ele. Deixar de responder e-mails, nunca atender o telefone ou estar sempre indisponível para participar dos treinamentos não é algo saudável para a comunicação. Aliás, essa ausência pode prejudicar muito a unidade, que passa a ficar desatualizada e praticamente “à deriva”, em termos de suporte.

Para que isso não aconteça, mantenha sempre os seus contatos atualizados com a franqueadora e demonstre vontade e disponibilidade em manter um contato periódico com ela.

Acompanhe as novidades

Boa parte das redes envia boletins periódicos para os seus franqueados, notificando-os sobre as principais novidades da rede, atualizações nos sistemas, novos produtos, dicas estratégicas e abertura de unidades. Muitas até utilizam esses materiais para pedir sugestões e descobrir qual a opinião dos franqueados sobre os próximos passos da marca.

Com isso, acompanhar o que está acontecendo de novo na rede não só é uma boa forma de se manter a par sobre as novidades da marca que você representa, mas também a oportunidade de sugerir e participar nas principais decisões do negócio.

Frequente os eventos da rede

Quem trabalha em franquias home office pode acabar se sentindo um pouco mais isolado da rede. Por isso, é uma boa ideia aproveitar os eventos da marca e do mercado no qual você está inserido para descobrir o que há de novo e fazer contatos.

Se há um evento de franquias e a sua rede vai participar, visite! Se a franqueadora vai palestrar em um feira, prestigie! Se haverá um grande encontro de franqueados, apareça!

Esses momentos sempre representam oportunidades para “trocar figurinhas” com outros profissionais do mercado, captar clientes e parceiros e aprender muito.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça parte de um dos maiores grupos de franquias do Brasil!

Preencha com seu e-mail a baixo e receba em seu e-mail as melhores dicas de franquias.

chevron-down