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Franquias mais baratas de roupas do Brasil


Franquias mais baratas de roupas fazem parte de um universo do franchising que interessa a muita gente, principalmente quem gosta do setor de moda. Esse é o seu caso? Quer se tornar um empreendedor e gostaria de conhecer melhor o mercado? Leia mais nesse artigo.

Com variadas opções de nichos dentro de um mesmo mercado, é possível investir na segmentação ou ampliar para uma maior variedade de produtos atendendo, assim, um público que não abre mão de se manter atualizado com as tendências de moda.

Dessa forma, para quem busca opções de franquias mais baratas de roupas, existem boas oportunidades de investimento, mesmo para quem conta com um capital limitado.

Seja em formato de loja física, franquia virtual ou de pronta entrega, certamente existem opções de franquias que combinam com o seu perfil de empreendedor e projeções para o futuro.

Para saber mais sobre o mercado e conhecer opções de franquias baratas de roupas para investir, acompanhe nosso conteúdo!

Mercado da moda no Brasil

O mercado da moda no Brasil é bem atrativo e movimenta números importantes para a economia do país. Para quem gosta do setor, é interessante conhecer como o mercado se comporta ao longo dos anos.

As mais variadas opções de redes de franquias disponíveis no franchising chegam a faturar alto no mercado. Só para se ter uma ideia, no ano de 2018, o faturamento total do setor foi de R$ 22,93 bilhões.

Do mesmo modo, o faturamento em 2019 alcançou 5,7%, chegando a R$ 24,2 bilhões. Comprovando, portanto, que o setor não para de crescer mesmo em cenários de incertezas econômicas. As informações são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda de acordo com a ABF, as franquias de moda também cresceram em número de unidades. Entre os anos de 2018 e 2019, o aumento foi de 1,8%.

Dessa forma, o aumento do número de franquias de moda representa uma expansão do mercado e ampliação das possibilidades de atuação dos franqueados.

Ao mesmo tempo, de acordo com o Comitê da Cadeia Produtiva da Indústria Têxtil, Confecção e Vestuário da Fiesp (Comtextil) crescimento esperado para os próximos cinco anos é de 13,6%.

Assim, o estudo estima que o ano de 2023 será o período onde haverá maior produção de vestuário, com estimativa de 7 bilhões de unidades em todo o ano.

Portanto, com tantas previsões positivas favorecendo o mercado, as possibilidades para quem busca investir em franquias de moda e entrar para o universo da indústria têxtil só crescem.

Por que investir em franquias baratas de roupas?

O fato de que as franquias baratas de roupas estão inseridas em um cenário de constante crescimento nós já constatamos, mas os motivos que levam tantas pessoas a se interessarem por essas franquias vão além.

O universo da moda é amplo e permite uma atuação variada. Ao mesmo tempo, em um cenário de pandemia, o mercado investiu em inovações.

Com o avanço das compras virtuais, o setor registrou amplo crescimento, o que permitiu que muitos empreendedores pudessem manter as vendas mesmo em um momento de incerteza.

Dessa forma, a expansão trouxe possibilidades de alcance para além do espaço físico, uma vez que as marcas chegam, por meio de sites e redes sociais, onde o cliente está. Essa facilidade permite que as empresas alcancem muito mais clientes.

Sendo assim, independente do contexto, as condições de atuação e venda se transformam e se mostram favoráveis, ampliando ampliando as possibilidades de faturamento.

Variedades das franquias mais baratas de roupas

O mercado brasileiro de moda é um dos que participam do crescimento da economia do País. Sendo assim, as modalidades de negócios existentes possibilitam a segmentação de produtos e a entrada de diferentes perfis de empreendedores.

Entre as possibilidades, existem modelos de negócios específicos para roupas femininas, masculinas, infantis, entre outos públicos. Dessa forma, é possível atender a um público mais seleto ou com comportamento de compra mais ampla, dependendo dos produtos vendidos.

Assim, existem no franchising possibilidades de lojas mais robustas e completas, ou em formatos mais enxutos, como o de quiosqueloja virtual, home based e até de vendas diretas. A diversificação dos formatos é mais uma das tendências do setor.

A seguir, você conhece os subsegmentos do mercado e as diferentes formas de atuação no mercado da moda.

Plus Size

franquia de roupas plus size
A moda Plus Size tem um público muito amplo e que ainda é carente de diversidade de opções

A moda Plus Size é um nicho com grande potencial de mercado e, por isso, demonstra grande espaço para expansão.

Dessa forma, aos interessados em investir nesse setor, é importante saber que, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, apontou que 52,5% da população brasileira têm sobrepeso. O número representa um espaço para investimento em fabrição e venda de peças que atenda a essa camada da população.

Dados apresentados pela Associação Brasileira de Plus Size (ABPS) registraram que só no ano de 2018 o mercado de vestuário para tamanhos acima de 46 movimentou R$ 7,1 bilhões.

Do mesmo modo, outro levantamento da ABPS revelou que o número de lojas físicas especializadas em moda plus size no Brasil é de 12.305, sendo, desse total, 632 comércios digitais (e-commerce). Os números correspondem a 25% do varejo de vestuário.

Portanto, investir nessa opção de subsegmento, ou oferecer produtos que atendam essa demanda, é uma boa estratégia de atuação.

Masculino

O público masculino tem se mostrado cada vez mais atento no que diz respeito aos cuidados com beleza e bem-estar. Não à toa, uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostrou que esse setor da população anda se preocupando mais com a aparência.

Assim, o público masculino tem sido observado pelas empresas que buscam atender às novas expectativas, melhorando as opções e o atendimento para essa parcela dos consumidores que têm se tornado cada vez mais exigentes.

Ainda de acordo com a pesquisa, cerca de 54% dos homens buscam se satisfazer com produtos que atendam a sua necessidade.

Feminino

O público feminino é uma fatia forte do mercado quando o assunto é o consumo de produtos de moda e vestuário. As mulheres movimentam o setor tanto como consumidoras, como empreendedoras.

De acordo com um levantamento realizado pelo Moda Works, dos cerca de 1,7 milhão de colaboradores do setor têxtil, mais de 70% são representadas por mulheres.

As roupas femininas fazem parte de um importante segmento dentro do franchising, e movimentam a maior parte do setor de moda e vestuário. Sendo assim, as mulheres são público constante nas lojas de roupa e não só compram para si, mas para outros membros da família.

Assim, reforçam o consumo do setor dentro do segmento de moda. Ao mesmo tempo, fortalecem outros nichos, como o de moda íntima.

Infantil

A moda infantil segue a tendência de opções de investimento atrativas para quem pretende atuar no mercado de franquias baratas.

Crianças tendem a crescer muito e, automaticamente, a necessidade de compra acaba por manter o movimento de vendas constantes nesse tipo de negócio. Assim, produtos voltados a crianças acabam se tornando itens de primeira necessidade.

Qual o perfil para empreender com franquias baratas de roupas?

franquias mais baratas de roupas perfil vendedor
Gostar do público, de lidar com vendas e estar atualizado são características de quem deseja atuar no ramo.

Primeiramente, para se tornar um empreendedor de franquias baratas de roupas é preciso gostar do ramo de atuação. Principalmente gostar de lidar com públicos distintos se a loja vender peças femininas, masculinas, infantis, para gestantes, entre outos nichos.

Dessa forma, o empreendedor que gosta do ramo deve estar atento ao mercado de moda para oferecer um atendimento de qualidade, com foco na experiência de consumo.

As franquias saem na frente nesse quesito, já que judam o investidor no processo de identificação do negócio. Ao mesmo tempo, as redes garante suporte, treinamento e consultoria no período de inauguração da franquia e, principalmente, no dia a dia de operação da unidade.

11 opções de franquias de roupas baratas para investir no mercado

Diante de um ambiente tão promissor, as franquias estão sempre em alta. Fatores que contribuem para o sucesso são a transferência de know-how, treinamentos e suporte, proporcionando melhores condições de desenvolvimento do empreendedor como franqueado.

Para escolher a melhor opção de franquia, é importante avaliar custo-benefício e a segurança oferecida pela franqueadora. Para isso, pesquise bem antes de iniciar um negócio e não deixe de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Assim, selecionamos aqui algumas opções para auxiliar na sua pesquisa por franquias de roupas baratas. Veja.

1. Mardelle

Já que falamos de franquias de roupas baratas e com potencial de ganhos atrativos, a primeira opção de rede é a Mardelle. A franquia atua no mercado de moda íntima há mais de 20 anos, conquistando boa experiência no setor.

Sendo assim, as linhas são produzidas em confecções próprias, permitindo maior liberdade na produção das peças que seguem as tendências do mercado de moda íntima.

A rede trabalha com dois formatos de franquias de loja, que podem ser instaladas em pontos comerciais na rua ou em shoppings centers.

  • Investimento inicial: R$ 25 mil a R$ 165 mil
  • Faturamento médio: R$ 20 mil a R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

Para saber tudo sobre a marca e suas opções de negócios assista ao vídeo abaixo.

2. Piticas

A Piticas é uma franquia de roupas com modelo de franquia atrativo. Por meio de uma rede de franquias de camisetas, a marca produz estampas de HQs, super-heróis, vilões, animes, personagens clássicos, bandas, filmes, desenhos animados, séries e games.

As estampas representam o gosto de um nicho de consumidores, sendo destaque no mercado pelos serviços diferenciados.

Assim, com foco em um público jovem, as unidades podem ser instaladas em modelos de loja ou quiosque. Veja os valores de investimento

  • Investimento inicial: R$ 100 mil a R$ 190 mil
  • Faturamento médio: R$ 40 mil a R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: 18 a 24 meses

3. Arena Baby

moça olhando roupas bebe loja
As franquias de moda infantil são bem atrativas no mercado de moda e vestuário

As franquias de roupa infantil ocupam espaços significativos no franchising. Sendo assim, a Arena Baby atua no segmento de moda com um diferencial: os produtos podem ser trocados por descontos em novas compras.

Os franqueados atuam em modelo de loja tradicional.

  • Investimento inicial: R$ 159 mil
  • Faturamento médio: R$ 40 mil
  • Prazo de Retorno: 1 a 24 meses

4. Esporte fino Store

A Esporte Fino Store é uma rede de franquias especializada em produtos esportivos. Ou seja, a marca trabalha com a venda de produtos esportivos licenciados, atendendo a um público bem específico.

Dentre o leque de produtos, estão as blusas de times, camisetas, cachecóis, bonés, gorros, roupas infantis e acessórios. A franqueadora trabalha com franquias de quiosque.

  • Investimento inicial: R$ 39,9 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: 12 a 18 meses

5. Litoraneos

A Litoraneus UV foi criada a partir de uma necessidade de proteção dos usuários contra os raios UV. Dessa forma, a marca se especializou na criação de peças que, além de proporcionar o conforto, também oferecem proteção para a pele.

  • Investimento inicial: R$ 50 mil a R$ 70 mil
  • Faturamento: R$ 40 mil
  • Prazo de Retorno: 1 a 12 meses

6. Overboard

A rede de franquias Overboard é uma loja multimarcas voltada para um público mais jovem, que busca um estilo de vida esportiva voltada para a prática de surf ou skate, mais conhecido como street wear. 

Seu forte no mercado está na publicidade e no marketing, sendo referência entre os atletas de diferentes modalidades esportivas. Tanto que a Overboard é uma das maiores patrocinadoras do País nas modalidades de surf e skate.

O diferencial da marca está no investimento nas coleções, que são renovadas semestralmente, reforçando as tendências de moda.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 793 mil
  • Faturamento médio: a partir de R$ 300 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

7. Fatto a Mano

A franquia Fatto a Mano é uma rede de franquias pensada para atender a um público masculino mais específico, que busca por peças de alfaiataria. A marca é tradicional nesse segmento, com trajetória iniciada em 1987.

O potencial da marca está na comercialização de roupas sociais como camisas, calças, ternos e blazers com fino acabamento. São mais de 100 franquias no Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio: até R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 36 meses

8. Forma Rara

A Franquia Forma Rara foi fundada no ano de 2004 a partir da necessidade de um público específico: o plus size.

 O objetivo é oferecer opções de moda feminina voltadas para o público feminino, mas com variedade, sem esquecer da elegância e das principais tendências do mercado.

Com o aumento da demanda de público, a marca ampliou seu portfólio de vestuário para números do 38 até o 58.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 116 mil
  • Faturamento médio: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

9. Alphabeto

Especializada em vestuário infantil de 0 a 14 anos, a rede de franquias da Alphabeto está no mercado há mais de 20 anos e conta com fabricação própria no Brasil.

Uma unidade da franquia deve ser instalada em ponto comercial, com estrutura mínima de 50 m².

  • Investimento inicial: a partir de R$ 252 mil
  • Faturamento médio: R$ 120 mil
  • Prazo de retorno: 30 meses

10. TFLOW

A TFLOW é outra rede de franquias que trabalha com modelo de venda direta. A marca é especialista em roupas masculinas, oferecendo opções de camisetas, bermudas e bonés.

Além do formato de venda direta, os franqueados podem investir no modelo de franquia de quiosque.

  • Investimento total: a partir de R$ 15 mil
  • Faturamento médio: R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: 3 meses

11. Pijama In Box

Uma franquia especializada em venda de pijamas. Essa é a Pijama In Box, que trabalha com peças de pijama para todos os públicos: masculino, feminino e infantil. A rede investe em uma variedade de opções aos consumidores que buscam por esse tipo de produto.

Os clientes também encontram opções como lingeries, produtos para gestantes e acessórios para dormir. A rede trabalha com modelo de franquia de loja completa, indicada para shoppings centers.

  • Investimento total: R$ 168 mil
  • Faturamento médio: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno: 10 a 24 meses

Gostou do nosso material sobre franquias de roupas baratas para investir? Agora que identificou as razões para atuar nesse modelo de negócio tão atrativo, é possível que queira se preparar para ter um franquia de sucesso.

Para ajudá-lo ainda mais, preparamos um material adicional para complementar o seu conhecimento sobre o universo de franquias! Baixe o nosso ebook gratuitamente e conheça mais sobre as vantagens de abrir uma franquia.

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
14 de junho de 2020

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