fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias mais bem-sucedidas no Brasil: as melhores para você investir!


Se tornar um empreendedor e representar uma das franquias mais bem-sucedidas no Brasil é o seu sonho de investimento? Aqui vamos mostrar opções mais conhecidas e de destaque entre os 11 segmentos. Leia mais!

Se tornar um empreendedor do setor de franquias é mesmo uma escolha bem inteligente. Seu potencial de mercado está na possibilidade de representar uma marca já reconhecida e bem aceita no mercado que representa.

Não só isso. O setor de franquias favorece todos os empreendedores que desejam ingressar nesse ramo, por inúmeras possibilidades. Entre elas estão o suporte e acompanhamento durante toda a sua jornada de empreendedor com a marca.

Quer saber mais a respeito e como representar uma das franquias mais bem-sucedidas no Brasil? Continue acompanhando esse conteúdo e fique por dentro.

As franquias são negócios bem-sucedidos no Brasil?

O Brasil é um país cheio de oportunidades e com boas opções de negócios atrativos para o mercado de franquias.

Segundo dados da Associação brasileira de Franchising (ABF), o Brasil possui cerca de 50 franquias no ranking de melhores opções para investir, todas avaliadas em 2019.

Contudo, não são apenas as marcas que se destacam, mas o sistema de franquias e a organização que rege a categoria no País.

A Associação foi criada há mais de 30 anos para organizar, desenvolver projetos que fortalecem todo o sistema de franquias no Brasil.

Assim, todas as franquias associadas à entidade têm garantidas as ações de desenvolvimento, divulgação e ampliação do sistema para alavancar as franquias tanto no País, como em todo mundo.

Ainda por meio da Lei de franquias, foram estabelecidas regras que asseguram a garantia de execução dos processos, o que deixa ainda mais seguro todo o processo de investimento para franqueados e franqueadoras.

Portanto, o Brasil, além de oferecer diversas opções de bons negócios que se destacam no segmento, ainda tem a garantia de desenvolvimento estabelecida em torno dos interessados no ambiente de franquias.

Conheça os segmentos

O franchising oferece diversas opções de negócios em setores distintos. Ao todo, são 11 segmentos com modelos de franquias com opções de franquias bem-sucedidas no Brasil. São oportunidades variadas, incluindo as franquias on-line baratas.

Dessa forma, haverá sempre uma alternativa de negócio ideal para o seu perfil de investidor. Com opções mais acessíveis e enxuta, ou mais completas, dependendo de suas condições e interesse de investimento.

Conheça os segmentos para investimento em franquias:

  • Alimentação;
  • Casa e Construção;
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos;
  • Serviços e Outros Negócios.
  • Entretenimento e Lazer;
  • Hotelaria e Turismo;
  • Limpeza e Conservação;
  • Serviços Educacionais;
  • Moda;
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar;
  • Serviços Automotivo.

Quais são os dados do franchising?

Diante das inúmeras possibilidades de franquias existentes o Brasil, existem formatos de negócio que permitem maior lucratividade aos empreendedores. Além disso, todo o mercado de franquias, mesmo em cenários de instabilidade econômica, conseguem registrar desempenhos positivos.

Esses resultados surpreendem e demonstram aos investidores que o mercado de franquias consegue se reinventar e ser seguro mesmo diante de crises.

Conforme mencionado, entre as 11 opções disponíveis no mercado, existem algumas que se destacam mais em relação as outras, sendo consideradas as maiores franquias do Brasil.

As pesquisas divulgadas pela ABF apresentam variação no movimento e no crescimento desses segmentos. Assim, a última pesquisa apresentada pela Associação demonstrou os setores que se destacaram.

Entre os três segmentos que mais se destacaram no mercado estão o de Alimentação, o mais tradicional; o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar, e o segmento de Serviços Educacionais.

Com isso, em qualquer das opções investidas entre os 11 segmentos disponíveis no franchising são boas opções de investimento. O mais importante, nesse aspecto é a sua identificação com o negócio que deve conciliar com o seu objetivo de atuação.

Saiba como se tornar tornar franqueado de uma das franquias mais bem-sucedidas do Brasil

pessoas fechando negócio sentados a a mesa
Para se tornar um franqueado e ter a orientação para escolher a melhor oportunidade é preciso se atentar a um passo a passo

Antes de avaliar as possibilidades de franquias bem-sucedidas para investimento no franchising é necessário dar o primeiro passo para iniciar a sua jornada de empreendedor. Para isso, são importantes alguns passos para direcionar o seu foco.

Aqui, mostraremos de forma simples o que você deve fazer antes mesmo de começar o processo de franqueamento.

Avalie suas condições financeiras

Primeiramente, o que deve ser avaliado com bastante cautela é a sua capacidade financeira de investimento.

Ou seja, se você tem condições de investir não somente o valor inicial de abertura, mas os primeiros meses de início do negócio. Sabemos que todo investimento depende de tempo para se desevolver e seguir com suas próprias pernas.

Sendo assim, a importância de compreender que além de todas as taxas de abertura, o valor de capital de giro deve ser pensado para sua empresa. Sobretudo nos primeiros seis meses do início da franquia, é essencial contar com um capital para arcar com os custos da unidade.

Caso não tenha todo o valor, pode ser avaliada uma abertura de empréstimo ou a busca por um sócio investidor. Desde que essas possibilidades também não venham a prejudicar as suas expectativas de iniciar um empreendimento.

Tudo deve ser pensado com atenção e cuidado. Até porque começar um negócio preocupado com dívidas não será nada saudável financeiramente.

Escolha o modelo de negócio

Falamos sobre os segmentos existentes no franchising e as oportunidades em destaque. Mas não deixe de avaliar uma questão muito importante: o modelo de negócio ideal para o seu perfil.

Melhor do que escolher a que mais te favorece financeiramente, é a chance de escolher por algo que goste realmente de fazer. Só assim você terá o sucesso esperado.

Faça uma análise de investimento não deixando de lado a sua afinidade com o tipo de serviço. Lembre-se que terá que dedicar a maior parte do seu tempo no seu trabalho e, por isso, o ideal é se identificar com o mercado de atuação e com o formato da franquia.

Muitas pessoas desistem no meio do caminho por não terem a mínima identificação com o trabalho, já que a escolha foi por interesses monetários apenas.

Faça contato com a marca

Agora que você já definiu a sua escolha, é chegado o momento de realizar o contato com a marca escolhida.

Para isso, basta entrar em contato com a franqueadora por meio do site e cadastrar seus dados no formulário de contato disponibilizado pelas marcas.

Depois, assim que possível, um representante da marca irá realizar uma espécie de entrevista e saber de suas reais intensões e capacidade de investimento.

Esse é o momento de perguntar, tirar as dúvidas e ser o mais sincero possível. Não se esqueça de que a avaliação é para ambas as partes.

Leia a Circular de Oferta de Franquia

Se tem um documento que faz toda a diferença no sistema de adesão da franquia é a Circular de Oferta da Franquia.

Mais conhecido como COF, ele garante ao franqueado que todas as informações prestadas na divulgação do negócio serão garantidas em contrato e farão toda diferença na hora de aderir ao negócio.

Por isso, você deve dar a devida atenção a esse documento lendo todas as premissas. Se necessário, solicite o auxilio de um advogado para tirar possíveis dúvidas.

A Lei de Franquias garante ao candidato pelo menos 10 dias para o estudo do documento, antes mesmo de adquirir o negócio. Tudo para evitar enganos antes de assinar o contrato definitivo.

Franqueie a melhor opção

Após escolher a melhor opção de negócio dentro de suas expectativas, avaliar a COF e ter a certeza de que tudo está dentro do esperado, chegou o momento de franquear.

Por isso, é necessário a assinatura do contrato definitivo, o pagamento da taxa de franquia e o início de um estudo de viabilidade para a implantação da loja que deseja abrir, se for essa a sua opção.

Se a sua escolha for por um modelo de negócio home office, terá mais facilidade ainda de iniciar o seu trabalho.

De casa mesmo, com um computador e internet, já poderá iniciar o seu empreendimento de sucesso. Tudo isso após passar por todas as orientações necessárias e os treinamento oferecidos pela marca.

Reveja o passo a passo no infográfico abaixo:

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

17 oportunidades de franquias mais bem- sucedidas para investir no Brasil

Franquias bem-sucedidas no Brasil são muitas. Escolher uma alternativa não será tarefa fácil, mas possível diante da seleção de oportunidades que apresentamos aqui.

São franquias de segmentos variados e possibilidades distintas que podem atender a todo tipo de franqueado, desde os mais convencionais aos que tem interesse em entrar de cabeça em investimentos mais robustos. Acompanhe as alternativas e faça a sua escolha.

1. Acquazero

Pensando no setor de estética automotiva? A rede de franquias Acquazero é uma das franquias mais bem-sucedidas neste segmento no Brasil.

Considerada a maior franquia de estética automotiva do País, ela atua no mercado há mais de 10 anos com seus serviços de limpeza e estética veicular.

Assim, com um apelo sustentável e muito atrativo aos consumidores, a rede oferece um atendimento diferenciado.

Dessa forma, por meio do seu serviço de limpeza ecológica com apenas 300 ml de água, é possível realizar uma limpeza completa da parte externa de um veículo.

Com 16 opções de serviços voltados para a limpeza e estética dos veículos, ainda é possível atender demandas de limpeza residêncial, o que aumentam as chances de ampliar o ticket de atendimento.

Com um atendimento diferenciado de excelência e profissionais devidamente capacitados, é possível oferecer a melhor experiência e o melhor custo-benefício aos clientes da marca.

Assim, os franqueados ainda contam com um suporte oferecido pela marca com treinamentos presenciais, materiais exclusivos e apoio jurídico da franqueadora, além de suporte do setor de marketing.

É possível investir em modalidades de home office ou em loja física.

  • Investimento inicial: R$ 17.8 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 12 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

Para saber tudo sobre a franquia Acquazero assista o vídeo que selecionamos abaixo:

2. Fórmula Pizzaria

As franquias do segmento de Alimentação são um dos maiores destaques do franchising. Por essa razão, se tornaram opções de franquias mais bem-sucedidas para atuar no Brasil.

 A Fórmula Pizzaria tem um perfil de consumidores alto em suas características de pizzaria com variedade, qualidade e atendimento.

Assim, a Fórmula Pizzaria oferece uma diversidade de sabores que compõe um cardápio com mais de 40 opções entre pizzas salgadas e doces, calzones especiais, lanches e sobremesas.

O diferencial da marca está na variedade de opções de negócios que reforçam as vendas tanto de forma presencial, quanto em delivery.

É possível investir apenas no atendimento de entregas ou na modalidade que atende tanto o delivery, quanto in loco.

Por falar em delivery, a Fórmula Pizzaria acompanha as tendências do mercado que está em alta e tem como principal foco as vendas para entrega em casa. O delivery faz parte de 75% das vendas da franquia.

Por isso, a marca conta com um setor de atendimento exclusivo para essa demanda, o que garante o bom atendimento e a rapidez na entrega dos produtos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 145 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: de 24 a 36 meses

3. Suav

Uma das marcas referência na área de beleza e que fazem parte das franquias mais bem- sucedidas no Brasil, são as opções de franquias de beleza e estética como a Suav.

Com um modelo de negócio amplo e muito atrativo, a rede oferece um diferencial de mercado: O atendimento express. Uma inovação para quem não tem tempo a perder e deseja realizar tudo em um só local.

Assim, a marca oferece um atendimento completo, onde é possível realizar o serviço de esmalteria, depilação, sobrancelha. Dessa forma, ainda pode contar com um atendimento de escovaria.

Ou seja, tudo em um só lugar, oferecendo praticidade rapidez e tranquilidade e ainda o conforto que todo cliente deseja.

Dessa forma, para abrir uma das opções de unidades da Suav, é necessário um espaço mínimo de 80 m². Já o investimento necessário varia de acordo com os serviços que o franqueado deseja oferecer. 

  • Investimento inicial: R$ 167 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

4. Quisto Corretora de Seguros

franquias bem-sucedidas no Brasil
A rede de franquias da Quisto são oportunidades de investimento altamente lucrativo

A rede de franquias Quisto Corretora de Seguros oferece aos franqueados oportunidade de investir em franquias baratas e lucrativas e que são formatos bem-sucedidos no Brasil.

Com duas modalidades de negócio muito interessantes e de baixo investimento, as franquias da Quisto podem ser abertas tanto em home office, quanto em loja física.

Dessa forma, o empreendedor pode escolher a melhor alternativa de negócio, além de poder conciliar com outras atividades, se esse for o objetivo.

São mais de 90 soluções em seguros e serviços de proteção. Para isso, a Quisto conta com um sistema Multicálculos que favorece o trabalho do franqueado que pode cotar cerca de 20 seguros ao mesmo tempo.

Assim, facilitando muito o dia a dia nas pesquisas para os clientes. Como franquia, a marca ainda oferece um suporte que garante o auxílio em diversas áreas.

  • Investimento inicial: R$ 17.6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

5. Encontre Sua Viagem

A rede de franquias Encontre Sua Viagem é uma agência de turismo que atua com uma variedade de serviços para os clientes que buscam pacotes turísticos.

Dessa forma, a rede trabalha com opções de pacotes para lazer, negócios, intercâmbios educacionais e culturais, entre outros objetivos.

Assim, neste modelo de negócio, o franqueado busca as melhores soluções em passagens aéreas, hotéis, passeios e seguros de viagem para seus clientes.

São mais de 1.500 parceiros comerciais da rede é possível oferecer o melhor custo de pacotes aos clientes da marca.

Nas opções de investimento é possível atuar tanto de forma home office, quanto em loja física. Sendo uma das opções de franquias bem-sucedidas para atuar no Brasil.

  • Investimento inicial: R$ 11.9 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

6. Mardelle

sutiãs na arara (franquias bem-sucedidas no Brasil)
Franquias bem-sucedidas como a Mardelle reforçam o potencial de empreendedor de quem visa se tornar um investidor do segmento de moda íntima

Franquias bem-sucedidas que atuam no Brasil com perfil de consumo essencial no mercado são as franquias de lingerie como a Mardelle.

Assim, a Mardelle está no mercado há mais de 25 anos e conta com uma gama de produtos que atende a toda a família.

Além de seu expertise de mercado, se torna uma ótima opção de franquia bem-sucedida para investir no Brasil. 

Sua variedade de produtos amplia as oportunidades de venda que atendem a uma ampla gama de clientes que buscam conforto, qualidade e bem-estar.

Além de oferecer o melhor custo-benefício, pois seus produtos tem fabricação própria e podem oferecer um mix de vantagens que concorrem como diferencial em outras marcas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 50 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 24 meses

7. O Boticário

Com uma marca reconhecida e muito bem aceita no mercado e no segmento de cosméticos e perfumaria, as franquias do Boticário são franquias muito bem-sucedidas para investir no Brasil.

Sua ampla variedade de produtos atende aos clientes com uma linha completa de cuidados para toda a família. São maquiagens, perfumes e cosméticos para todos os gostos.

Assim, focando no dia a dia, não deixando de atender a sazonalidade de várias datas no ano.

Ainda, garante por meio de sua popularidade uma clientela fiel que não abre mão de consumir seus produtos conhecidos pela qualidade e variedade.

Sua popularização também é destaque do setor e faz com que a  rede de franquias seja destaque no mercado neste segmento.

  • Investimento inicial: R$ 110 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 70 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses

8. Mc Donald’s

Outra oportunidade de negócio bem-sucedido no Brasil e no mundo é a rede de franquias McDonald’s. Fundada em 1930 pelos irmãos Dick e Mac, a primeira loja da rede foi aberta na Califórnia, nos Estados Unidos.

Com uma ideia diferenciada de vender hamburguers, logo a marca ampliou o diferencial de lanchonete que se tornou em pouco tempo a maior rede de fast food do mundo.

Por ter um grande potencial de mercado, a rede de franquias abre oportunidades para franqueados que estão em busca de um investimento muito amplo e de resultados garantidos.

Por isso mesmo, não é qualquer investidor que consegue investir nesse empreendimento. Os brasileiros que desejam se tornar um franqueado do McDonald’s devem se preparar para investir um bom dinheiro.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,6 milhão
  • Faturamento médio mensal: R$ 560 mil
  • Prazo de retorno de investimento: até 60 meses

9. Dia Supermercados

pessoas na fila do supermercado(franquias bem-sucedidas no Brasil)
Franquias do segmento de alimentação assim como franquias de supermercado atendem demandas permanentes de consumo favorecendo aos franqueados que optam por esse setor

A rede de franquias o Dia Supermercados já é reconhecida como uma opção de franquias bem- sucedidas do ramo de alimentação.

Assim, com grande variedade de produtos, atende a gama de clientes que buscam por preço e produtos no segmento de supermercados.

Com um suporte adequado aos franqueados, a rede busca oferecer a melhor estrutura para quem deseja investir nesse ramo.

  • Investimento inicial: R$ 600 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 240 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 24 a 36 meses

10. Habib’s

A rede de franquias de restaurante Habib’s também é muito popular e, sem dúvida, um exemplo de franquias bem-sucedidas no Brasil. Por isso mesmo, atrai interessados pelos negócios voltados ao segmento de Alimentação.

Por se tratar de uma rede de fast-food, seu potencial de vendas é bem atrativo para os consumidores que buscam alimentação rápida na correria do dia a dia.

Para investir na rede, é preciso um valor bem amplo já que toda essa estrutura deve ser bem planejada a fim de atender com a devida qualidade os consumidores da marca.

  • Investimento inicial: R$ 1,2 milhão
  • Faturamento médio mensal: R$ 200 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 24 a 48 meses

11. Hering Store

Com uma história de mais de 140 anos, a Hering é uma das marcas de roupas brasileiras mais conhecidas do Brasil.

Criada na cidade de Blumenau, m Santa Catarina, a empresa tem no lifestyle casual o diferencial para continuar dominando o mercado de franquias de roupas. 

Para se tornar um franqueado da marca, que é uma das franquias mais bem-sucedidas do Brasil, é necessário um espaço de 50 m² e 180 m² e um quadro de funcionários que pode chegar a até 40 colaboradores.

Atualmente, são cerca de  600 unidades espalhadas pelo Brasil e no mundo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 320 mil
  • Rentabilidade ou faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 48 meses

12. AM PM Conveniência

Com a presença marcante como lojas de conveniência dos postos de combustível Ipiranga, a rede de franquias AM PM caracterizam referência no mercado de lojas de conveniência.

Sua atuação é forte nesse ambiente e garante aos franqueados boa rentabilidade, tamanha a sua capacidade de atendimento nos postos.

Tamanho o sucesso da rede, atualmente são mais de 2.500 lojas instaladas nos postos da rede conveniada.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 80 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 12 a 24 meses

13. Bob’s

franquias bem-sucedidas no Brasil fast food
As redes de fast food se destacam no segmento de franquias de alimentação

Bob’ s é uma grande referência em fast-food tanto para os consumidores da marca, quanto para empreendedores que buscam um investimento em franquias bem-sucedidas no Brasil.

Assim, com tamanha capacidade de atuação no segmento de Alimentação, a rede é considerada uma das mais rentáveis do País.

São mais de 60 anos de história que garantem aos investidores garantia de sucesso com a marca. Nas opções de produtos, se destacam seus sanduíches artesanais e o milk shake.

Desde 1984, a marca atua no segmento de franquias e já conta com mais de 1.100 franqueados no País.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 800 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 14 a 15%
  • Prazo de retorno de investimento: 32 a 40 meses

14. Colchões Ortobom

A rede de franquias da Ortobom é considerada a maior rede de colchões do Brasil. Preparada para franqueados que desejam investir em uma atividade que oferece um produto de uso amplo como colchões.

Assim, a marca se consolidou no mercado tanto na fabricação, quanto na qualidade de seus produtos que conquistam clientes de todo País.

Dessa forma, a marca é reconhecida por seu trabalho bem executado. Por isso, já recebeu diversos prêmios de pesquisas Top Of Mind por todo Brasil.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 100 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 60 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 18 a 36 meses

15. Flytour

A franquia de agência de viagens Flytour possui uma estrutura completa para garantir a melhor experiência em viagens para seus clientes, e a melhor estrutura de franquia para os franqueados.

Assim, com a diversidade de opções de serviços, a franquia opera com grandes possibilidades de vendas em pacotes de viagens e serviços turísticos de todas as formas.

Os franqueados que desejam investir no segmento de turismo irão se identificar com a opção de negócio diferenciada da rede.

  • Investimento inicial: R$ 150 mil  
  • Faturamento médio mensal: Não informado
  • Prazo de retorno de investimento: 24 a 48 meses

16. Localiza Hertz

Conhecida como a maior rede de locação e venda de veículos do Brasil, a Localiza é uma empresa de destaque sendo uma das mais bem-sucedidas do Brasil e do mundo.

Isso porque a rede opera em outros Países, com presença forte nesse segmento de serviços e veículos. Com o potencial da marca, o franqueado se torna um empreendedor de sucesso atendendo as demandas de um mercado promissor.

  • Investimento inicial: R$ 600 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 110 mil
  • Prazo de retorno de investimento: 24 a 30 meses

17. Acqio

A Acqio Franchising é uma rede de franquias especializada em pagamentos eletrônicos. Assim, por meio de uma maquininha de cartão própria são realizados pagamentos em diversos estabelecimentos, reforçando o poder de compra dos consumidores.

Dessa forma, ao adquirir sua unidade, o franqueado tem como papel prospectar novos lojistas para usar da maquininha. Além de oferecer suporte e os suprimentos necessários para usar o equipamento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: R$ 4 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Diante de uma variedade de serviços e segmentos tão variados como a do franchising, fica difícil não se identificar com uma das opções de franquias bem-sucedidas apresentadas neste conteúdo.

Conheça todas as vantagens de abrir uma franquia no ebook que selecionamos abaixo. Basta clicar no banner e baixar o material para leitura.

ebook gratuito franquias vantagens abrir uma franquia guia

Para você que deseja atuar em algum desses segmentos de sucesso, não perca a chance de começar o quanto antes. Para melhorar ainda mais os seus conhecimentos sobre o setor, é possível que se interesse pelo conteúdo:  “Franquias boas e baratas para investir em 2020”

*Informações publicadas em Outubro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Denise Melo
12 de outubro de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: