fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Franquias que dão certo: o que elas têm em comum?


Quem está em busca de uma opção do franchising para investir deseja, principalmente, atuar junto a uma das franquias que dão certo. Mas, saiba que o sucesso das redes não faz parte de nenhum passe de mágicas! Muitas marcas adotam processos e ferramentas de gestão já testadas no mercado, sendo essas as receitas de sucesso das redes!

As franquias que dão certo estão inseridas em diferentes mercados do franchising brasileiro, o que demonstra que os lucros e crescimento da unidade não precisa estar, necessariamente, associado a um único mercado.

Ao mesmo tempo, esse fato amplia a oportunidade de negócio do futuro franqueado. Ao todo, existem 11 segmentos no franchising, que vão desde os mais tradicionais ao mais modernos.

Os segmentos de Alimentação, Serviços, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Casa e Construção são algumas das opções que estão inseridas em mercados mais tradicionais. Nestes setores, é bem comum encontrar modelo de franquia em formato tradicional para investir.

Assim, estes formatos exigem que o empreendedor invista um capital um pouco mais elevado, para que sejam arcados os custos de implementação de uma unidade mais robusta. Ao mesmo tempo, exigem uma equipe de funcionários maior, e uma rotina bem preparada para administração de produtos e do estoque.

Dito isso, neste conteúdo apresentamos a você quais são os elementos que as franquias que dão certo têm em comum. É só continuar a leitura!

O mercado de franquias

Por outro lado, as redes de franquias que estão em segmentos mais modernos, como o de Comunicação, Informática e Eletrônicos, possibilitam que os empreendedores trabalhem em formato de franquia home office, com valor de investimento mais reduzido.

É importante saber: essas características não são uma regra. Nos segmentos tradicionais existem muitas opções de franquias que trabalham com formato de franquia home based. E, mesmo nos mercados mais modernos, as franquias físicas podem ser adotadas de acordo com as propostas de trabalho de cada marca.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias do país é um dos setores econômicos que continuam registrando desempenho positivo. No terceiro trimestre de 2019, o setor registrou aumento no faturamento em 6,1%.

No terceiro trimestre de 2018, o total do faturamento registrado foi de R$ 44,47 bilhões. Assim, no seguinte, o faturamento no mesmo período saltou para R$ 47,20 bilhões.

Dos 11 segmentos de atuação dentro do mercado de franquias, todos apresentaram resultado positivo em 2019. Os números, portanto, indicam que, independente do setor escolhido, as chances de sucesso do empreendedor podem ser boas.

Em 2019, o franchising brasileiro cresceu 6,9% em comparação com o resultado de 2018. A alta no faturamento representa, também, um crescimento no número de unidades franqueadas de um ano para o outro. O aumento de franquias em 2019 foi de 5,1%. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além das oportunidades de expansão, as franquias brasileiras também representam bons índices de geração de emprego. Entre 2018 e 2019, os postos de trabalho dentro do franchising cresceu 4,8%. Ao todo, existem 1,34 milhão de brasileiros que se dedicam ao mercado de franquias.

Tendências de mercado

Estar de olho nas tendências para o franchising brasileiro, é uma das formas de potencializar a escolha certeira no investimento.

Uma das formas de encontrar boas ideias para investir é estudar o ranking das maiores franquias do Brasil. O estudo foi desenvolvido pela ABF e indica as melhores marcas que apresentam resultados positivos no mercado e, ao mesmo tempo, oferecem ótimos suportes e treinamentos aos franqueados.

Além disso, rankings como o de Melhores Franquias do Brasil, estruturado pela PEGN e o Selo de Excelência em Franchising são outras opções para encontrar tendências do mercado.

Mas, uma coisa é certa, as marcas que se destacam adotam modelos de franquias diferenciados, o que possibilita uma maior entrada de empreendedores de diferentes perfis.

A variedade, seja em formato loja, quiosque ou home office, proporciona que os valores de investimento sejam variados e, dessa forma, as marcas conseguem oferecer opções baratas e opções mais robustas.

Ao mesmo tempo, essa opções potencializam as estratégias de expansão das redes. Há um movimento de interiorização do franchising, que busca novos territórios, para além das capitais e grandes metrópoles, para estruturar os projetos de expansão.

Por isso, redes que contam com diferentes formatos de negócio conseguem chegar a cidades menores, que oferecem um mercado mais enxuto e uma baixa competitividade.

A tendência home office é, portanto, algo que vem crescendo basante. O segmento de alimentação é o mercado mais tradicional, e deve continuar sendo ao potencializar opções home office e delivery nas redes.

Outra tendência é a aposta em serviços e produtos tecnológicos. Com o avanço da internet e das possibilidades de atuação online, muitas redes desenvolvem serviços e produtos para esse nicho, que não apresenta limites para a criatividade.

Franquias que dão certo: como escolher a ideal para você?

Como dito, o investimento em franquias é uma das possibilidades mais seguras para quem sempre sonhou em se tornar empreendedor.

Mas, o que também proporciona maiores chances de sucesso é escolher a marca ideal para o seu perfil pessoal e profissional.

Ao realizar uma escolha bem certeira, que esteja em harmonia com as projeções para o futuro, existem ainda mais chances da franquia ser um sucesso. Alguns pontos devem ser estudados, antes mesmo de saber em qual modo escolher:

  • Analisar o mercado de atuação
  • Quais são as possibilidades de investimento
  • Participe de feiras de franquias e eventos
  • Entre em contato com franqueados da marca

Franquias que dão certo: vantagens

O principal destaque do investimento em franquias é o tipo de segurança existente na relação entre franqueado e franqueadora.

A segurança se dá, principalmente, por meio de investimento em um modelo de negócio já testado no mercado. Ao adquirir uma franquia, o empreendedor fica responsável por uma unidade que funciona como uma “cópia” da marca. Isso significa dizer que, o empreendedor adquire um formato de negócio já testado e com maturidade de mercado.

Todos os processos, modelos de gestão e operação, produtos e serviços foram testados pela franqueadora. Ao mesmo tempo, dificuldades e desafios foram superados, proporcionando como fruto, um modelo de negócio bem aceito pelos consumidores e melhor formato.

Outra vantagem é o baixo risco de mortalidade. O índice de mortalidade de empreendimentos próprios é de 23% em 24 meses. Ou seja, a cada cem empresas que são abertas, 23 fecham as portas em até dois anos.

Por outro lado, a cada cem franquias, apenas 5 fecham até o segundo ano de operação. O resultado representa uma taxa de mortalidade de 5% em 24 meses. Os dados são da Associção Brasileira de Franchising (ABF).

Apoio com documentação

Além de receber transferência completa do know-how da marca, os empreendedores atuam com o respaldo da Lei de Franquias.

Essa legislação regulariza toda a relação entre franqueados e franqueadores, além de ditar algumas documentos que precisam constar antes do empreendedor adquirir uma franquia.

O principal deles é a Circular de Oferta de Franquia (COF). A COF detalha o formato da franquia (valores, taxas, faturamento, lucratividade, prazo de retorno) e esclarece direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

Quer entender melhor sobre a COF? Assista o vídeo a seguir! Nele, explicamos tudo sobre o documento, além de contar o que precisa ser descrito para conhecimento dos franqueados!

Além disso, o contrato de franquia é essencial nessa relação e funciona como um firmamento do investimento. Por esse motivo, o contrato só deve ser assinado quando o franqueado está de acordo com o investimento.

Franquias que dão certo: o que há em comum?

Depois de um panorama sobre o mercado de franquias, vantagens e desafios do setor, vamos ao propósito do texto: responder o que as franquias que dão certo têm em comum!

Independente do segmento, formato, porte e forma de atuação no mercado, as redes seguem processos e modos de gestão muito parecidos, que garantem maior segurança ao franqueado e projetam o sucesso da unidade.

Suporte de marketing

reuniao equipe de marketing
Estratégias de marketing são fundamentais para fortalecer serviços e produtos no mercado.

O suporte de marketing é um dos itens que devem ser explicitados na COF. O empreendedor precisa entender como esse apoio vai acontecer e quais são os custos para isso.

Esse tipo de suporte deve estar focada em desenvolver ações que projetam as franquias no mercado e, ao mesmo tempo, fortaleçam a marca como um todo. As ações precisam estar voltadas para a prospecção de novos clientes, vendas dos produtos ou serviços e promoção de todas as unidades.

Ou seja, os suportes de marketing incluem tudo o que o franqueado precisa para divulgar a unidade e potencializar as vendas. Muitas marcas desenvolvem e-mail próprio, apresentação institucional, catálogos, tabelas de preço, portfólio de produtos e/ou serviços.

Os franqueados também recebem apoio de material de ponto-de-venda, comunicação nas redes sociais e orientação completa para o processo de vendas. Esses fatores, aliado a conhecimentos e técnicas para converter novos clientes, auxiliam na conquista do objetivo de atuar em uma das franquias que dão certo.

Automação dos processos

Seja uma franquia de Alimentação, Saúde, Serviços ou Bem-Estar, muitas redes vêm investindo em automação dos processos.

Ao apostar em softwares de gestão, plataformas online de controle e gerenciamento das unidades é uma das principais tendências do mercado e, por isso, vêm sendo adotado por muitas marcas do franchising brasileiro.

A automatização facilita o cotidiano das redes, além de proporcionar um maior conhecimento da franqueadora sobre o andamento de cada uma das unidades. Isso garante um maior controle dos resultados e indica o momento ideal para as franqueadoras atuarem com mais suporte e consultoria às redes.

Transparência nos resultados

reuniao de equipe de trabalho franquias que dao certo
A transparência com a equipe auxilia a desenvolver estratégias mais certeiras.

Muitas redes franqueadas seguem o processo de transparência de resultados junto aos franqueados. Isso é importante para que os empreendedores entendam as metas da rede e consigam projetar os objetivos individuais, potencializando as formas de atuação no mercado.

Estruturar uma gestão transparente é uma das estratégias das franquias que dão certo: as marcas que miram no futuro sabem que este é um processo certeiro para o crescimento da marca como um todo.

Desse modo, os diferentes níveis hierárquicos da franqueadora e as unidades conseguem trabalhar de forma cooperativa. Essa estratégia também auxilia a manter os profissionais mais motivados, participativos e felizes.

Suporte e treinamento

O suporte e treinamento são determinados pela Lei de Franquias e, por esse motivo, todas as marcas devem garantir capacitação dos franqueados e apoio no cotidiano de operação da unidade.

Mas, além de ser garantido por lei, essas são uma das estratégias que nenhuma rede quer deixar de proporcionar ao empreendedor. Isso porque, ao capacitar os franqueados e equipe de funcionários, a marca garante que a padronização seja seguida nas unidades franqueadas.

A preocupação é, também, que os franqueados continuem oferecendo serviços de qualidade, atendendo bem os clientes e sabendo resolver os desafios do cotidiano. Nisso, ambas partes só têm a ganhar: o empreendedor atua com maior segurança e a rede encontra maiores possibilidades das unidades manterem a boa reputação no mercado.

Produtos e serviços testados

Como dito anteriormente, as franquias que dão certo atuam com produtos e serviços já testados no mercado. Mas, uma vez testado, não significa dizer que as marcas param por aí os processos de atualização.

Os tipos de consumos dos brasileiros costumam mudar de acordo com a sazonalidade e com as tendências de mercado. Por isso, as franqueadoras contam com equipes focadas em desenvolver pesquisas e testes de mercado para sempre aprimorarem o que é vendido aos clientes.

Depois de conhecer o que as franquias que dão certo têm em comum, também é interessante conhecer um guia sobre como abrir uma franquia de sucesso.

Neste ebook gratuito, contamos a você todas as dicas para abrir uma franquia, passo a passo para começar uma empresa e todos os cuidados que os empreendedores precisam tomar nesse tipo de investimento. Acesse!

Autor: Luisa Campos Batista
31 de Maio de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas:

male sex pills that work|hunger supplements|cbd for sale near me