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Franquias de Serviços Automotivos crescem no Brasil


Investir em uma empresa de serviços automotivos pode ser bastante lucrativo. Afinal, já são mais de 65,7 milhões de veículos rodando no País. Acompanhe o texto e descubra como iniciar um negócio no ramo! 

O setor de serviços automotivos é um dos que mais cresce no País. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2018 o ramo avançou 2,4%, atingindo faturamento de R$ 5,89 bilhões. Os números são, entre outros fatores, um reflexo da enorme paixão do brasileiro por carros.

No Brasil, há quase 1 carro a cada 3 habitantes, de acordo com dados do Observatório das Metrópoles. Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover com um automóvel, quanto do status que esse bem traz. Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem cuidado.

Para especialistas no setor, a crise freou a troca de carros. Mas isso também acabou contribuindo para o segmento de serviços automotivos. 

Afinal, os donos dos veículos têm preferido fazer consertos, embelezamentos e manutenções, garantindo que o bem tenha maior durabilidade. Deste modo, não é necessário despender altos valores para a compra de outro carro. 

Considerados estes aspectos, o setor de serviços automotivos só tem a crescer. Por isso, ele pode ser uma ótima opção de negócio, especialmente para quem investe em uma franquia.

Quais os serviços automotivos existem?

Quem deseja investir no setor de serviços automotivos pode encontrar diversas oportunidades de negócio no mercado. Até porque, à medida que a tecnologia dos carros vai avançando, novos atendimentos são requisitados pelos consumidores. 

Em todo o caso, existem serviços básicos, sempre atraentes aos usuários e ótimas oportunidades de negócio. São quatro: o centro automotivo, oficinas automotivas, loja de acessórios e limpeza automotiva.

Centro automotivo

Ao investir em um centro automotivo, o empreendedor pode oferecer serviços como a manutenção e serviços de check-up do carro. Isso significa que o atendimento proporcionado é mais completo.

Normalmente, estão disponíveis serviços como mecânica em geral, injeção e ignição eletrônica e alinhamento. Assim como o balanceamento, auto elétrica, suspensão, lanternagem, pintura e martelinho de ouro. 

Também chamados de auto centers, esses empreendimentos possuem equipamentos e profissionais altamente especializados para o atendimento das demandas.

Oficinas automotivas 

Já as oficinas automotivas oferecem serviços mais simples e imediatos. Isso inclui, por exemplo, assistências mecânica e de borracharia. Outra forma de completar a renda desses espaços é a revenda de peças ou componentes.

É comum que o consumidor leve seu carro a uma oficina para reparos. Por isso, esse espaço é mais comum para o “tratamento” dos problemas, enquanto um centro automotivo funciona para a sua prevenção.

Os serviços desse modelo de negócio são geralmente mais baratos que na opção anterior. A revisão para carros mais antigos ou que estão sem a cobertura da concessionária podem ser feitas lá.

As oficinas automotivas podem ser multimarca, que atende qualquer fabricante. Ou ainda especializadas, trabalhando com marcas específicas.

Loja de acessórios

Os produtos indicados para lojas de acessórios automotivos são os mais variados. Há itens para a segurança do carro, como travas e alarmes; rodas de alumínio; itens para a personalização do veículo; multimídia, como amplificadores e som automotivo; equipamentos de transporte, como engates, bagageiros; e muito mais.

O último estudo sobre o setor, em 2016 pela AutoMOTIVO, mostrou crescimento de 4,6% ao ano. Estima-se que esse número representa R$ 34 bilhões no mercado brasileiro. 

A pesquisa destaca que o ramo é um investimento interessante, além de estar em franca expansão. Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, chamando a atenção dos consumidores.

Limpeza automotiva

exemplo de servicos automotivos limpeza de motor
O setor de serviços automotivos é bastante variado, incluindo desde a mecânica até a limpeza do motor.

Por fim, há a possibilidade de investimento no setor de limpeza automotiva. Cuidar do veículo, com as mais variadas técnicas, vai além de deixá-lo bonito. A grande vantagem desse negócio é a possibilidade de ser instalado em qualquer lugar e até mesmo na própria garagem. 

Com os materiais corretos, é possível entregar uma limpeza de qualidade para seus clientes. Algumas das modalidades mais procuradas são a lavagem a seco, a vapor e em alguns casos, limpeza do motor. 

Fazer a sua manutenção periódica, na lataria e interior, garante maior durabilidade do carro. Assim, é mais fácil atender à média de 1,7 ano do ciclo de vida do veículo. 

Ainda segundo pesquisa da Agência Autoinforme, o brasileiro gasta mais de 1 mil reais por mês com combustível, peças, serviços, seguros e impostos. 

Cuidados para investir no setor automotivo

Trabalhar com automóveis exige um certo conhecimento e afinidade do empresário com o tema. 

É importante que ele saiba todos cuidados que precisam ser tomados para não prejudicar o veículo, seja por causa de uma manutenção, troca de acessório, reformulação de algum sistema ou uma limpeza. 

Isso não significa que é preciso conhecer as mais de 15 mil peças de um carro e suas funções. Porém, é fundamental que o empresário tenha curiosidade e dedicação para entender como funcionam os oito principais sistemas:

  • elétrico;
  • arrefecimento;
  • freio;
  • rodagem;
  • injeção;
  • ignição;
  • transmissão;
  • suspensão

A visão a longo prazo também é necessária para quem deseja entrar nesse setor. Até porque, enquanto não alcançar uma boa rotatividade de clientes, capaz de fazer o negócio andar sozinho, será preciso se dedicar mais.

Ou seja, o investidor precisa se preparar para uma jornada de trabalho maior que as oito horas convencionais. Serão finais de semana e noites se dedicando ao empreendimento.

O empresário também precisa identificar se possui visão comercial ou se está preparado para estudar e adquiri-la antes de iniciar o negócio. Em resumo, ele deverá se fazer presente, ser organizado e aplicado para alcançar o sucesso. 

Sem contar o bom controle emocional e psicológico! Essa eficiência será fundamental para o desenvolvimento de um bom benchmarking. O benchmarking é a análise estratégica que identifica as ações dos concorrentes para aprimorar seu serviço. 

Dicas para abrir um negócio automotivo

O número de carros no Brasil está voltando a crescer, como vimos na pesquisa do Observatório das Metrópoles. Os empreendedores que, como você, chegaram nesse texto, já identificaram uma boa chance de rentabilidade. 

Mas antes de tomar alguma atitude sobre, separamos algumas dicas para auxiliar o sucesso da sua empresa. Acompanhe! 

Estude sobre o setor

Antes de iniciar uma empresa, o investidor precisa conhecer bem o segmento que irá atuar. 

Mesmo que você seja um apaixonado por veículos, existe uma gama de oportunidades para atuar, mas nem todas têm espaço para novos negócios.Não apenas pelos concorrentes, mas também pela falta de demanda. 

Abrir um empreendimento no segmento escolhido também pode exigir um alto valor, o que acaba demandando cuidado ainda maior para manter o empreendimento.

O ideal é estudar sobre as áreas de atuação, identificar qual terá maior chance de rentabilidade e a que mais se encaixa com sua personalidade empreendedora. Também busque entender a dor dos consumidores, para chegar ao mercado com um diferencial. 

Desenvolva um plano de investimento

Uma das coisas que mais atrapalham o sucesso de uma empresa é o imediatismo para ver os resultados, obter o lucro e identificar a rentabilidade. Esse é o primeiro passo para o fracasso de um investimento. 

Todo empresário precisa fazer a análise financeira antes de começar a empreender. Além de garantir a segurança das economias pessoais, mantendo a qualidade de vida de seus familiares. Por meio desse estudo, será possível identificar  pontos importantes para sua consolidação no mercado. 

Ele identifica o potencial do seu negócio, em quanto tempo o empresário terá o que espera e quais são suas carências para atingir os resultados e objetivos traçados. 

Tenha uma equipe capacitada

Uma boa equipe por trás da empresa é o segredo para o sucesso de um empreendimento. Mas nem sempre é fácil achar os perfis ideais. Por isso, existem treinamentos e cursos de capacitação para preparar e os seus colaboradores melhores. 

Sua equipe carregará a marca do negócio. Então, é preciso que todos estejam bem preparados, para que os clientes se sintam confortáveis. Um bom atendimento pode fazer o faturamento da empresa aumentar consideravelmente. 

Quanto mais eles estiverem satisfeitos, maior será a propaganda boca a boca. Uma equipe qualificada começa por um líder que dê exemplos e esteja sempre em busca e aberto a novas descobertas.

Invista em tecnologia

Estamos cercados pela tecnologia, não só por meio de computadores ou Smartphone, mas também em roupas, alimentos, equipamentos etc. O mundo dos negócios não está distante disso.

O setor automotivo é um dos que mais tiram proveito das tecnologias. Inclusive, várias soluções que usamos em nossos carros comuns vieram das pistas de corridas. E isso também passa pelos outras vertentes do setor. 

Ao estudar e identificar quais inovações podem ser colocadas no seu negócio, o empreendedor terá melhora no atendimento ao cliente, padronização de seus serviços, otimização dos processos, organização e melhora na qualidade das peças.

Também podemos encontrar tecnologia nos óleos usados na lubrificação, no combustível, nos pneus e até na forma de lavar o veículo. Tudo visando maior sustentabilidade do setor. 

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O que o empresário pode esperar ao atuar nesse mercado?

Carro é uma das coisas pela qual o brasileiro tem mais afeto. Isso exige do setor automotivo um cuidado maior que em outros segmentos.  

Ao investir em um negócio do segmento, prepare-se para encontrar clientes que conhecem muito ou ao menos um pouco, sobre automóveis. O empresário precisa estar bem preparado e capacitado para lidar com os questionamentos de todos os níveis. 

Mais mulheres interessadas

mulher dirigindo
As mulheres já são as maiores clientes das concessionárias.

O perfil do público também está mudando. Quando falávamos de carro, era muito comum pensarmos apenas no universo masculino. Mas essa ideia já se tornou ultrapassada nos dias de hoje! As mulheres estão cada vez mais interessadas e presentes no setor. 

Isso significa que é necessário ter cuidado na hora de atendê-las, por causa dos hábitos e costumes equivocados que perpetuaram durante anos no setor. Como a ideia de que as mulheres não sabem nada sobre carro. 

Na verdade, muitas delas sabem mais do que os homens, e tratá-las como se tivessem conhecimento inferior pode causar mau-estar e gerar problemas para o seu negócio.

Atualmente, seis em cada dez interessados em carro é do sexo feminino, de acordo com pesquisa da Navegg. Em 2017, foi feito um levantamento pela General Motors (GM) que identificou que 46% dos atendimentos em oficinas eram para mulheres. 

A quebra desse paradigma não vale apenas para os clientes — também serve para o quadro de funcionários. 

Concorrência

Todos esses detalhes são importantes para que um negócio se destaque perante  a concorrência. Segundo um estudo do Empresômetro de 2019, no Brasil são mais de 185 mil estabelecimentos atuando no mercado automotivo. 

Ou seja, sempre haverá adversários comerciais, independentemente do tipo de negócio que você irá abrir. Mas a competitividade é algo bom, principalmente nesse setor.

A maioria dos consumidores não buscam pelo preço mais em conta, mas sim por um serviço de qualidade e atendimento de qualidade.

Por que investir em uma franquia de estética automotiva?

Investir em uma franquia é um negócio cheio de vantagens. A principal delas é o uso do plano de negócios da marca franqueada. O plano de negócios nada mais é do que o planejamento completo de uma empresa, do seu aspecto financeiro às atividades do dia a dia.

O plano de uma franquia já está estabelecido, tendo sido testado e corrigido sempre que necessário. Por outro lado, abrir uma empresa do zero requer o estabelecimento de um plano de negócios novo e completo. 

Esse plano precisará passar por testes, irá falhar e exigir correções. Isso amplia o tempo necessário para o sucesso do empreendimento, diferentemente do que ocorre na franquia.

Outro ponto interessante em abrir uma franquia é que o empreendedor conta com suporte completo da franqueadora. Para registrar a empresa, estabelecer o espaço físico, treinar a equipe de trabalho e gerenciar o empreendimento ao longo do tempo.

Com uma franquia, ainda é possível aproveitar de todo o reconhecimento que a marca possui no mercado. Quando os consumidores sabem o que a empresa já oferece, têm maior confiança em fazer negócios com você.

Franquias Acquazero

Colaborador fazendo a limpeza do carro
A Acquazero consegue lavar um carro utilizando apenas 300 ml de água.

Na hora de investir no setor de serviços automotivos, uma opção interessante pode ser a Acquazero. Em 2019, a marca se consolidou como a maior rede de franquias do segmento. 

De acordo com a ABF, ela fica atrás apenas de empresas de lubrificação de componentes e locadoras. A seguir, apresentamos a marca.

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica automotiva. Essa limpeza é realizada com apenas 300 ml de água. Em contrapartida, as lavagens comuns podem gastar cerca de 300 litros de água!

São quatro os modelos de negócio da Acquazero. Começando pelo Home Office, que possui três versões e em que o franqueado oferece serviços delivery, atendendo na casa do cliente. Depois, vem a Loja Física Standard, mais básica; a Loja Física Prime, com um número maior de serviços disponíveis; e o Desenvolvedor de Área. 

Além da limpeza ecológica, o empreendedor da marca pode oferecer serviços como:

  • Higienização do Ar-Condicionado;
  • Remoção de Chuva Ácida;
  • Descontaminação de Pintura;
  • Oxi-sanitização;
  • Cristalização e Revitalização de Pintura;
  • Vitrificação de Pintura;
  • Higienização Interna;
  • Impermeabilização de Estofados;
  • Polimento da Lataria;
  • Polimento de Faróis etc.

Veja mais sobre a Acquazero no vídeo a seguir!

Top Spa Car

A empresa oferece serviços de lava rápido e alguns serviços como polimento, pintura, enceramento entre outros, para redes de concessionárias. O modelo consiste em oferecer entre 20% e 30% do lucro obtido às lojas de carros, que deve assumir os custos de locação, água e energia elétrica.

DiskReparo

Se o carro precisa de uma repintura, uma maneira ágil de resolver esse problema é chamando a DiskReparo. Essa franquia tem como característica entregar o veículo no mesmo dia, seja para resolver pequenas avarias ou pintura. A tecnologia utilizada permite que o trabalho seja rápido e de qualidade. 

Quais as vantagens de ser franqueado no segmento automotivo?

Investir em uma franquia de serviços automotivos traz muitos benefícios para o empreendedor.

As questões de padronização dos produtos e serviços é uma das vantagem. Ao se tornar dono de uma franquia, o empresário tem acesso a mercadorias de qualidade para revender ou utilizar no próprio empreendimento. 

No caso de quem oferece algum serviço, é a certeza que estará usando os melhores materiais e oferecendo o atendimento que fizeram da marca uma referência. Todas as empresas possuem treinamentos para seus franqueados. 

O modelo de franquia é um empreendimento considerado de baixo risco, justamente por ter todo esse aporte e troca de conhecimento da empresa original. Isso faz com que seja mais fácil criar um plano de expansão para sua unidade. 

Além desses pontos, também há o suporte especializado da franqueadora. São disponibilizadas consultorias contábil e jurídica. Isso evita que o negócio fique preso com problemas burocráticos que podem prejudicar o desenvolvimento de ambas as partes. 

A grande vantagem de abrir uma franquia para trabalhar com carros, é a certeza de que sempre haverão clientes. Esse é um setor que não entra de férias e cada vez mais as pessoas estão dependentes de seus carros. 

Por mais que carros não sejam considerados investimentos e eles percam valor com o passar dos anos, os proprietários continuam gastando para que o veículo pareça novo, como vimos na pesquisa da Agência Autoinforme.

Não à toa, que esse é um dos segmentos que mais cresce no últimos anos. Também movimentado pelo aumento de pessoas trabalhando para os aplicativos de transporte. O levantamento feito em 2019, identificou 4,8 milhões de profissionais nesse setor. 

Se ficou interessado e deseja entender mais sobre como entrar no mundo das franquias de serviços automotivos, baixe nosso e-book “Como Empreender: Guia completo para iniciantes” 

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*Informações publicadas em Agosto/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Autor: Rodrigo Brito
3 de julho de 2019

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