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Franquias de Serviços Automotivos crescem no Brasil


Investir em uma empresa de serviços automotivos pode ser bastante lucrativo. Afinal, já são mais de 45,4 milhões de veículos rodando no País. Acompanhe o texto e descubra como iniciar um negócio no ramo! 

O setor de serviços automotivos é um dos que mais cresce no País. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2015 o ramo avançou 8,3%, atingindo faturamento de R$ 139,59 bilhões. Os números são, entre outros fatores, um reflexo da enorme paixão do brasileiro por carros.

No Brasil, já existe 1 carro a cada 4 habitantes, de acordo com dados do Denatran. Essa paixão por veículos vem tanto da facilidade em se locomover com um auto, quanto do status que esse bem traz. Por isso, quem tem um carro se preocupa em mantê-lo bonito e bem cuidado.

Para especialistas no setor, a crise freou a troca de carros. Mas isso também acabou contribuindo para o segmento de serviços automotivos. Afinal, os donos dos veículos têm preferido fazer consertos, embelezamentos e manutenções, garantindo que o bem tenha maior durabilidade. Deste modo, não é necessário despender altos valores para a compra de outro carro. 

Considerados estes aspectos, o setor de serviços automotivos só tem a crescer. Por isso, ele pode ser uma ótima opção de negócio, especialmente para quem investe em uma franquia.

Serviços automotivos para abrir empresa

Quem deseja investir no setor de serviços automotivos pode encontrar diversas oportunidades de negócio no mercado. Até porque, à medida que a tecnologia dos carros vai avançando, novos atendimentos são requisitados pelos consumidores. 

Em todo o caso, existem serviços básicos, sempre atraentes aos usuários e ótimas oportunidades de negócio. São quatro: o centro automotivo, oficinas automotivas, loja de acessórios e limpeza automotiva.

1. Centro automotivo

Ao investir em um centro automotivo, o empreendedor pode oferecer serviços como a manutenção e serviços de check-up do carro. Isso significa que o atendimento proporcionado é mais completo. 

Normalmente, estão disponíveis serviços como mecânica em geral, injeção e ignição eletrônica e alinhamento. Assim como o balanceamento, auto elétrica, suspensão, lanternagem, pintura e martelinho de ouro. Também chamados de auto centers, esses empreendimentos possuem equipamentos e profissionais altamente especializados para o atendimento das demandas.

2. Oficinas automotivas 

Já as oficinas automotivas oferecem serviços mais simples e imediatos. Isso inclui, por exemplo, assistências mecânica e de borracharia. É comum que o consumidor leve seu carro a uma oficina para reparos. Por isso, esse espaço é mais comum para o “tratamento” dos problemas, enquanto um centro automotivo funciona para a sua prevenção.

3. Loja de acessórios

Os produtos indicados para lojas de acessórios automotivos são os mais variados. Há itens para a segurança do carro, como travas e alarmes; rodas de alumínio; itens para a personalização do veículo; multimídia, como amplificadores e som automotivo; equipamentos de transporte, como engates, bagageiros; e muito mais.

Segundo estudo da AutoMOTIVO, apenas em 2012 a venda de acessórios para carros representou R$ 2,68 bilhões no mercado brasileiro de reposição automotiva. A pesquisa destaca que o ramo é um investimento interessante, além de estar em franca expansão. Afinal, novas tecnologias surgem todos os dias, chamando a atenção dos consumidores.

4. Limpeza automotiva

Por fim, há a possibilidade de investimento no setor de limpeza automotiva. Cuidar do veículo, com as mais variadas técnicas, vai além de deixá-lo bonito. Fazer a sua manutenção periódica, na lataria e interior, garante maior durabilidade do carro. Assim, é mais fácil atender à média de 1,7 meses do ciclo de vida do veículo.

Por que investir em uma franquia de estética automotiva?

exemplo de servicos automotivos limpeza de motor
O setor de serviços automotivos é bastante variado, incluindo desde a mecânica até a limpeza do motor.

Investir em uma franquia é um negócio cheio de vantagens. A principal delas é o uso do plano de negócios da marca franqueada. O plano de negócios nada mais é do que o planejamento completo de uma empresa, do seu aspecto financeiro às atividades do dia a dia.

O plano de uma franquia já está estabelecido, tendo sido testado e corrigido sempre que necessário.

Por outro lado, abrir uma empresa do zero requer o estabelecimento de um plano de negócios novo e completo. Esse plano precisará passar por testes, irá falhar e exigir correções. Isso amplia o tempo necessário para o sucesso do empreendimento, diferentemente do que ocorre na franquia.

Outro ponto interessante em abrir uma franquia é que o empreendedor conta com suporte completo da franqueadora. Para registrar a empresa, estabelecer o espaço físico, treinar a equipe de trabalho e gerenciar o empreendimento ao longo do tempo.

Com uma franquia, ainda é possível aproveitar de todo o reconhecimento que a marca possui no mercado. Quando os consumidores sabem o que a empresa já oferece, têm maior confiança em fazer negócios com você.

Na hora de investir no setor de serviços automotivos, uma opção interessante pode ser a Acquazero. A seguir, apresentamos a marca.

Franquias Acquazero

Criada em 2009, a Acquazero é uma empresa que tem como principal serviço a limpeza ecológica automotiva. Essa limpeza é realizada com apenas 300 ml de água. Em contrapartida, as lavagens comuns podem gastar cerca de 300 litros de água!

A marca é a maior rede de estética automotiva do Brasil e possui formato de negócio bastante rentável. Para realizar seus atendimentos, os franqueados contam com produtos exclusivos, treinamento e suporte completo da franqueadora.

São quatro os modelos de negócio da Acquazero. Começando pelo Home Office, em que o franqueado oferece serviços delivery, atendendo na casa do cliente. Depois, vem a Loja Física Standard, mais básica; a Loja Física Prime, com um número maior de serviços disponíveis; e a Loja Satélite. 

A Loja Satélite funciona como uma distribuidora dos produtos Acquazero para os franqueados da marca. Ela também realiza atendimento aos consumidores, com os mesmos serviços de uma Loja Prime.

Além da limpeza ecológica, o empreendedor da marca pode oferecer serviços como:

  • Higienização do Ar-Condicionado;
  • Remoção de Chuva Ácida;
  • Descontaminação de Pintura;
  • Oxi-sanitização;
  • Cristalização e Revitalização de Pintura;
  • Vitrificação de Pintura;
  • Higienização Interna;
  • Impermeabilização de Estofados;
  • Polimento da Lataria;
  • Polimento de Faróis etc.

Ficou interessado em abrir uma franquia de serviços automotivos? Você pode ler mais sobre o assunto no texto “Franquias de serviços automotivos: tudo que você precisa saber”.

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