fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Franquias Sucesso: Como Elaborar um Plano de Negócio?


Franquias Sucesso: Como Elaborar um Plano de Negócio? Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados.

Mas, como elaborar um plano de negocio, tornando suas franquias sucesso? Vamos descobrir no post!

Franquias Sucesso: Como Elaborar um Plano de Negócio?

O plano de negócio para tornar franquias sucesso é o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo, ampliar ou promover inovações em seu negócio.

Antes de começar uma atividade empresarial é preciso fazer um estudo de mercado, conhecer os principais fornecedores do setor, concorrentes, perfil do cliente, potencial do mercado, taxa de crescimento, tendências, previsão de vendas, aspectos financeiros e operacionais; e tudo isto só será possível ao elaborar um plano de negócios.

Mas O Que É Um Plano De Negócio?

Um plano de negócio é uma ferramenta que lhe permite observar a real situação do mercado para o produto ou serviço que você pretende negociar. É uma ferramenta que pode ser o grande diferencial das franquias sucesso.

Para Que Serve Um Plano De Negócio?

Elaborar um plano de negócio serve para criar um novo empreendimento, expandir uma empresa em funcionamento ou acompanhar as mudanças do ambiente empresarial e ambiente externo (governo, demografia, legal) com o objetivo de proteger de ameaças e explorar oportunidades. Ele se torna essencial nas franquias sucesso.

Então Como Elaborar Um Plano De Negócios?

#Um plano de negócios é formado por planos menores interligados:

Apresentação da Empresa: deve conter desde os conceitos que justifiquem a criação da empresa até o modo como ela será estruturada. Além disso, este ponto deve trazer uma descrição do produto ou serviço que será oferecido e seu diferencial.

Plano de Marketing:  que cuida da análise de mercado, estabelecimento de preços, localização, lançamento do negócio no mercado, etc.

Plano Operacional: que dirá como a empresa funcionará alocando recursos materiais, pessoas e dinheiro.

Plano Financeiro: que tratará dos números do negócio, como previsão de vendas, custos, ponto em que o negócio não gera lucro nem prejuízo, lucro / prejuízo esperado, etc.

Dicas Para Elaborar Um Plano De Negócio

  • Seja honesto com você. Quanto mais informações de qualidade, maior será a semelhança do seu plano com a realidade.
  • Tenha o plano sempre em mãos. Não basta elaborar um plano de negócio é preciso segui-lo.
  • Atualize o plano de negócio. Um plano de negócio não é fixo e necessita de atualização sempre que algo no ambiente empresarial mudar, seja um concorrente, o preço do dólar ou a aprovação de uma nova lei.
  • Simule diferentes cenários: um pessimista, um normal e outro otimista, assim você estará preparado para o que vier.
  • Aceite diferenças entre o que foi planejado e o que de fato ocorrer. Embora você tenha feito todo o planejamento, certamente a situação real será diferente do planejado. De qualquer maneira é o melhor que você pode fazer.
  • Solicite uma segunda opinião. Após ter elaborado todo seu plano de negócio, revisado e feito 3 análises do cenário, solicite a opinião de um especialista. Encontre um empresário do setor ou um consultor empresarial e pergunte o que ele acha do seu planejamento.

Dez mandamentos do bom plano de negócio

  1. Invista tempo e dedicação em sua elaboração;
  2. Considere sua atualização como uma tarefa de rotina;
  3. Seja criterioso e detalhista na definição de premissas;
  4. Crie um modelo adequado ao seu negócio;
  5. Seja criterioso e detalhista na definição de premissas;
  6. Considere-o como um organismo vivo, em constante mutação;
  7. Simule várias situações (realista, pessimista, otimista);
  8. Desconfie de resultados muito positivos;
  9. Aplique o que foi definido no plano;
  10. Desenvolva e implante um modelo de acompanhamento e atualização;

A Estrutura de um plano de negócio

O plano de negócio deve possuir uma estrutura básica, que proporcione o entendimento completo das franquias suceso. As seções devem seguir uma sequencia lógica que permita a qualquer pessoa entender os objetivos da empresa, como ela será organizada, quais serão os produtos e serviços, qual é o mercado, qual será a estratégia de marketing e a situação financeira.

Pesquisas do IBGE e Dieese confirmam que são mais bem sucedidos os empresários que fazem um planejamento ANTES de iniciar o próprio negócio.

Lembre-se que o plano de negócio é uma ferramenta de gestão e deve ser utilizado, também, após o início do seu negócio. Um plano de negócio bem feito, fará toda a diferença na hora de montar o seu negócio.

Você pode encontrar o manual completo clicando aqui.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *