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O que são franquias: conheça opções poderosas de investimento


Franquias são empreendimentos que visam permitir um empresário terceiro a comercializar produtos e serviços de uma determinada marca. Em troca, ele precisa seguir regras e padrões para conseguir manter o empreendimento dentro das exigências da franqueadora. 

Quando pensamos em investir, poucas pessoas olham para o franchising como uma possibilidade. Na verdade, podemos dizer que o primeiro pensamento é sempre em abrir um empreendimento próprio. Acontece, que nem todo mundo está preparado para enfrentar as etapas de ter uma empresa do zero. 

Isso acontece, pois antes mesmo de iniciar as suas operações, são diversos desafios que precisam ser enfrentados. Para quem vai empreender de primeira, podem surgir questões que irão demandar tempo e trazer problemas no decorrer do processo. Principalmente diante das burocracias para abrir uma empresa no Brasil. 

É justamente essa facilidade que entra a franquia. O negócio costuma ser mais prático e entrega melhores resultados que um negócio do zero. Afinal, você estará com uma marca que está anos no mercado e é reconhecida por muitas pessoas. Ao mesmo tempo, contará com diversos benefícios que ajudaram a manter o negócio de pé, mesmo diante dos problemas. 

Por causa disso, preparamos o texto a seguir para explicar a fundo o que são as franquias e suas vantagens. Certamente, ao final do conteúdo, você passará a pensar mais na possibilidade de investir nesse modelo de negócio. Acompanhe a leitura. 

Entenda o que são franquias

Franquias são os empreendimentos utilizados por uma empresas que buscam expandir a sua atuação por um determinado território. Esse é o modelo mais barato e prático para conseguir se tornar uma marca reconhecida numa região, estado, país e até no mundo inteiro. 

Para que isso possa acontecer da melhor forma possível, essas empresas permitem que um empresário terceiro possa explorar comercialmente seus produtos ou serviços. Em troca, ele se compromete a seguir algumas regras impostas no contrato. Esse controle é fundamental para que toda a rede de franquias possa se manter estável. 

Afinal, não tem como sustentar um empreendimento onde cada uma das lojas trabalham de uma maneira diferente, com uma identidade visual diferente, catálogo de serviços ou produtos que destoam do que a marca está habituada, etc. Porém, mesmo diante dessas obrigações, cabe ao franqueado cuidar da gestão e administração da sua unidade. 

Dessa forma, podemos dizer que uma franquia funciona no formato de semi-independente, onde é necessário seguir uma série de padrões, mas o desenvolvimento e crescimento do negócio dependem exclusivamente do empresário.

Saiba como funciona o modelo de franquias

Franquias: blocos empilhados com casinhas desenhadas, simbolizando a rede de franquias
Para conseguir obter o sucesso necessário, a franqueadora desenvolve modelos de negócios diferentes

As franquias contam com diferentes tipos de modelos para se ajudar uma determinada empresa a expandir. Cada um possui suas características próprias e que precisam ser muito bem analisadas pela marca. Essa decisão é tomada com base no plano de negócio que ela tem para os seu projeto. 

Podemos encontrar basicamente dois tipos de franquias. Primeiramente, o mais tradicional são as lojas físicas. Nesse formato, o franqueado precisa se preocupar com uma série de questões como aluguel, tamanho do espaço, salário dos colaboradores, despesas com reforma e outras demandas. 

Porém, em contrapartida, o empresário tem um local para receber seus clientes e é facilmente reconhecido por qualquer pessoa. Uma marca de fama nacional consegue ser identificada apenas pela combinação de cores, o que não faltam são exemplos como McDonald’s e Chilli Beans.

Outro formato muito conhecido, são as microfranquias. Esses empreendimentos têm como característica permitir a atuação home office. Assim, basta um computador e acesso a internet para fazer o negócio girar. Existem algumas franqueadoras que também permitem o franqueado ir até o cliente realizar o serviço. 

Esse modelo conta com um investimento mais baixo que os formatos tradicionais. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o valor não pode ultrapassar R$ 90 mil, equivalente a três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Brasil. 

Benefícios do investimento em franquias

Cada um desses modelos possuem suas características e vantagens, como vimos. Contudo, algumas benefícios são comuns em ambos. Isso só é possível, pois as franquias trabalham de uma maneira capaz de fazer qualquer empreendedor de primeira viagem conseguir desenvolver o seu negócio de maneira segura. 

Para que o empresário tenha sucesso, a franqueadora precisa passar para ele todas as características do seu negócio. Ou seja, não é simplesmente entregar a permissão para vender produtos ou serviços. Ele precisa conhecer a essência da empresa e conhecer o que faz a marca ser um sucesso. 

Essa transferência de conhecimento e know how é feito por meio de treinamentos ao longo do contrato. A qualquer momento, tanto o franqueado, quanto seus colaboradores, podem passar por atividades para aprender ou atualizar. Além disso, o empreendedor ainda conta com o suporte a todo o momento. 

Dessa forma, qualquer problema que tiver para desenvolver a sua unidade, pode ser facilmente reduzido com as orientações e dicas oferecidas pela franqueadora. Caso o franqueado se destaque por algum motivo, ele também pode contar sua experiência para o suporte e assim, é ensinado para outros franqueados. 

Não à toa, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), considera as franquias o modelo de negócio mais seguro do Brasil. A taxa de mortalidade chega a ser cinco vezes menor que uma empresa aberta do zero. Em 10 anos, enquanto apenas 15% das unidades vão fechar, 75% dos empreendimentos próprios vão encerrar as atividades. 

Entenda o crescimento do franchising no Brasil

O sistema conhecido como franchising começou no Brasil ainda na década de 1960. As primeiras empresas que apostaram nesse formato foram as escolas de idioma Yázigi e CCAA. Porém, ainda não existia uma organização capaz de tornar esse empreendimento realmente rentável para ambos os lados. 

Com o passar dos anos, o formato passou a se tornar mais organizado e começou a trazer cada vez mais empresas. Um dos fatores que fizeram o cenário mudar, foi a chegada de empresas estadunidense no Brasil, país onde o franchising estava em alta e consolidado há mais anos. 

O boom das franquias em território brasileiro aconteceu a partir da década de 1980 com o surgimento da ABF. Já nos anos 1990, nasce a primeira versão da Lei de Franquias. Essa norma estipulou regras que precisam ser seguidas para que o negócio pudesse ser firmado com segurança tanto para o franqueado, quanto franqueadora. 

Devido aos anos sem atualização, foi necessário sancionar uma nova lei em 2019. O que acabou deixando o formato ainda mais seguro e condizente com as novas estruturas do negócio. Resultando na maior profissionalização do setor e favorecendo o crescimento de diversas marcas. 

Para se ter uma dimensão do sucesso, a ABF disponibiliza todo ano um levantamento sobre o crescimento das franquias no Brasil. Desde 2015, o faturamento e unidades tem aumentado consideravelmente. Sem contar na geração de empregos que expande a cada ano. Em 2019 foram mais de 1,3 milhão de vagas disponibilizadas. 

Segmentos de franchising trabalhados no Brasil

Para se tornar um franqueado, o empresário pode optar por 11 segmentos. É importante destacar que, apesar de ter um número inferior se comparado com as possibilidades de atuação de uma empresa, ela junta todos os ramos em uma só área. 

Por exemplo, uma empresa de estética automotiva e uma oficina entram juntos na parte de “Serviços Automotivos”. O mesmo acontece em todos os demais segmentos em que as franquias estão presentes, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising. Dessa forma, temos:

  • Alimentação 
  • Casa e Construção 
  • Comunicação, Informática e Eletrônicos 
  • Entretenimento e Lazer 
  • Hotelaria e Turismo 
  • Limpeza e Conservação 
  • Moda 
  • Saúde, Beleza e Bem Estar 
  • Automotivo 
  • Serviços e outros negócios
  • Serviços educacionais 

Conheça os principais formatos de franquias

Franquias: mulher analisando peças com tablet e de frente para uma arara de roupas
Existem diversos formatos de franquias, sendo uma delas as tradicionais lojas

Anteriormente no texto, apresentamos os dois principais modelos que envolvem a unidade física e home office, basicamente. Agora, chegou o momento de apresentarmos um pouco mais sobre as estruturas que podem ser encontradas no mercado. Apesar da variedade, cada uma se encaixa em uma necessidade. 

Vamos começar pelas franquias on-line. Nesse modelo, o franqueado precisa do software da franqueadora, um computador e acesso a internet. Isso permite trabalhar em qualquer lugar como cafeteria. Além de ser uma boa opção para quem busca complementar a renda e não deseja sair do trabalho atual. 

Em seguida, encontramos os formatos mais simples de lojas físicas. Esses modelos são bons não apenas por causa do investimento mais baixo, mas também por permitir que o franqueado adquira conhecimento e experiência para empreender no futuro em algo maior. 

Um exemplo são os quiosques. Muito comum nos shoppings, essa estrutura tem um custo bem inferior e pode ser deslocado com facilidade. Ou seja, caso um corredor não esteja trazendo bons resultados, o franqueado pode solicitar a mudança com a administradora do centro comercial e alterar a sua localização. 

Outra possibilidade são os containers. Isso mesmo, aquela enorme caixa de metal utilizada por navios também pode ser utilizado como formato de franquia. Devido a sua estrutura pronta, não é preciso gastar muito com reforma. Com pouco é capaz de mudar o visual e deixar o espaço com a identidade visual da marca. 

Por fim, temos as tradicionais lojas físicas que encontramos em qualquer local e podemos considerar o formato mais tradicional. No ramo alimentício, existem também os food trucks. 

Conheça as opções de franquias mais poderosas

Agora que você conhece um pouco mais sobre as franquias, separamos algumas das marcas mais poderosas do mundo e Brasil. São empresas que são reconhecidas em qualquer lugar e proporcionam para o franqueado a chance de crescer com facilidade. 

Porém, é preciso ficar atento há algumas questões, pois nem todas as marcas a seguir aceitam empresários sem experiência prévia. Por serem maiores e ter uma concorrência alta de interessado em se tornar franqueado, elas costumam ser mais rigorosas e fazem exigências que fogem um pouco do comum.

Apesar disso, são marcas que estão atrás de novos empresários e não pensam em parar de expandir a sua atuação. Dessa forma, é legal você ter uma ideia das oportunidades que elas oferecem. Até para que possa comparar com outras marcas que existem no mercado e que podem trazer uma rentabilidade próxima. 

Franquias: CCAA

A CCAA é uma das empresas mais tradicionais quando falamos de franquias. Como vimos, ela é uma das pioneiras a adotar esse modelo no Brasil. Referência em ensino de idiomas, a marca tem mais de 700 unidades espalhadas por todo o país, sem contar nos quase 60 anos de experiência. 

Com um método de ensino próprio e de qualidade, a empresa prepara os alunos para obter as melhores certificações do mundo. Vale destacar também que a escola aceita alunos a partir dos três anos de idade e pode acompanhar da adolescência até a fase adulta. Está presente para todos os níveis. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 217 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 78 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Franquias: Giraffas

Com quase 40 anos de história, o Giraffas é uma empresa reconhecida nacionalmente pelo seu cardápio diferenciado e capaz de atender todos os gostos. Atualmente, a rede conta com opções de refeição completa, sanduíches, sobremesas e diversas bebidas. Porém, se engana quem pensa que ela não atua como fast-food. 

O reconhecimento no Brasil levou a marca a iniciar suas operações no exterior, tendo como o principal mercado, os Estados Unidos. Até o momento, são cinco unidades espalhadas pelo estado da Flórida. Visando crescer ainda mais nas terras tupiniquins, o Giraffas reformulou seu modelo de franquia. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 550 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

Franquias: FISK

Franquias: desenhos simbolizando o aprendizado de outros idiomas. Livros indicando Inglês e Francês.
A Fisk é uma das empresa mais tradicionais do Brasil

A Fisk surgiu no Brasil ainda na década de 1950, quando seu fundador, um estadunidense, decidiu fincar raízes no país e optou por abrir uma escola de inglês. Desde então, desenvolveu seu próprio método de ensino levando em consideração as dificuldades encontradas pelos brasileiros na hora de aprender um novo idioma. 

Assim, não demorou muito para a Fisk passar a ser considerada uma das principais escolas do Brasil. Atualmente, a sua linha de cursos oferece também espanhol, informática e curso de português para brasileiros ou estrangeiros, por exemplo. Hoje são quase 835 unidades espalhadas pelo mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 120 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 54 mil
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses  

Franquias: Bob’s

A marca brasileira Bob’s surgiu no Rio de Janeiro em 1952. No início, seu foco era em oferecer cachorro quente, hamburguer, milkshake e sundae. Produtos que fizeram a marca crescer se destacar no cenário nacional. Apenas 30 anos depois, a empresa decidiu se expandir pelo país por meio das franquias. 

Com a primeira unidade no Espírito Santo, não demorou muito para chegar em todas as capitais do Brasil. Atualmente, são mais de mil unidades espalhadas pelo país e a marca consegue bater de frente com grandes concorrentes como McDonald’s e Burger King. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 770 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 180 mil
  • Prazo de retorno: entre 32 e 48 meses

Franquias: China in Box

Você provavelmente já viu alguma propaganda da China in Box e imitou o tradicional bordão da marca. A empresa é uma referência quando se trata de marcas voltadas para delivery. Apesar do nome, a marca oferece muito mais do que apenas comida chinesa. Tendo alguns pratos vistos como releituras. 

Hoje, ela é considerada a primeira empresa de fast-food de comida chinesa a deixar a cozinha a mostra e dona das mochilas baú, utilizada por todos os entregadores, em várias empresas. Lembrando que a China In Box trabalha apenas com opções de delivery. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 440 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 36 e 48 meses

Franquias: Pizza Hut

Conhecida em todo o mundo, a Pizza Hut chegou no mercado trazendo um modelo inovador de pizzaria. Até então, era comum os restaurantes trabalharem com apenas um tipo de massa e recheios padrões, o que acabou se tornado o diferencial para que a marca chegasse a 130 países. 

Ao ir num restaurante da Pizza Hut, o cliente pode escolher diversas coisas, principalmente o tipo de massa e altura que deseja. Considerada uma das maiores do mundo, a empresa conta com 40 mil unidades no mundo. Essa é a melhor chance para quem deseja investir numa empresa mega reconhecida. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 850 mil (podendo variar de acordo com o câmbio)
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 220 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

Franquias: Smart Fit

Franquias: Imagem de uma academia e equipamentos como bicicleta e pesos
A Smart Fit se tornou em pouco tempo, uma das maiores franquias de academia do Brasil

Um dos empreendimentos para quem deseja trabalhar na área de saúde, a Smart Fit chegou no mercado trazendo um modelo inovador. Não à toa, em poucos anos a marca conseguiu se espalhar pelo país e atingiu a marca de aproximadamente 120 unidades. Permitindo que qualquer aluno pudesse fazer exercício em qualquer unidade.

Diante dessa facilidade, a empresa não demorou muito para se tornar um sucesso. Sem contar no reconhecimento que a marca tem quando se trata de padrão de qualidade e custo acessível. Oferecendo pacotes que saem mais em conta que muitas academias de bairro. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 950 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Franquias: Spoleto

Qualquer shopping que você for nas principais cidades brasileiras, irá encontrar uma unidade do Spoleto. Com mais de 20 anos de história, a empresa é reconhecida em todo o país pelo formato diferenciado de servir macarrão. Onde o cliente escolhe o que deseja e monta o seu prato de acordo com suas preferências. 

Tendo o consumidor como chef, a empresa brasileira conseguiu expandir suas atuações por outros países como Espanha e México. A expectativa da marca é crescer ainda mais no mundo. O franqueado que optar pela marca, poderá escolher apenas no modelo restaurante. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 515 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Franquias: O Boticário

Podemos considerar O Boticário a maior rede de franquias do Brasil. Só para se ter uma ideia, são quase quatro mil unidades, sendo 3,8 mil no Brasil e 179, aproximadamente, no exterior. A marca paranaense surgiu em 1977 e se tornou uma referência em perfumaria e cosméticos. 

Acreditando que os momentos simples podem ficar mágicos, O Boticário elevou a qualidade dos produtos comercializados até pelos concorrentes. Apesar do começo mais voltado para o público feminino, a marca conta com diversos produtos para os homens. Perfumes que são reconhecidos em todo o mundo. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Franquias: Brastemp

A Franquia Brastemp é voltada para os empreendedores que visam oferecer purificadores de água para casa e empresas. Construindo sua base própria de clientes, o franqueado poderá oferecer assinaturas desses equipamentos, levando o que há de melhor e mais saudável nesse empreendimento. 

Importante destacar que o negócio é permitido por área, assim não existe o risco de outro franqueado atuar no mesmo local que você. Permitindo que ambos possam crescer com base em suas carteiras. O franqueado poderá optar por abrir uma loja comum ou quiosques em centros comerciais. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 350 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Quais as melhores franquias para 2021?

Após as tradicionais e maiores franquias disponíveis no Brasil, vamos apresentar algumas marcas que permitem um investimento mais em conta. Trazendo uma oportunidade para os empresários que sonham em ter o próprio negócio, mas com uma capacidade financeira mais próxima. 

Acquazero

Apesar de ser considerada a maior rede de franquia de estética automotiva do Brasil, a Acquazero conta com um preço bem acessível para os futuros franqueados. A empresa é reconhecida por conseguir deixar um carro completamente limpo utilizando apenas 300 ml de água. 

Para se ter uma ideia, um lava jato comum gasta mil vezes mais para fazer um trabalho que não se aproxima da qualidade da Acquazero, na maioria dos casos. Além de veículos, o franqueado também pode fazer serviços em barcos, aviões, motos, caminhões, ônibus e até em sofás, tapetes etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

A seguir, separamos o vídeo apresentando a Acquazero para que você conheça um pouco mais sobre o modelo de negócio da marca. 

Mardelle

Para quem deseja atuar com moda íntima, a Mardelle é uma das melhores opções que existem no mercado. Atuando desde a década de 1990, a marca mineira chegou nos anos 200 com suas primeiras unidades franqueadas. Sempre utilizando o que existia de mais moderno e tecnológica na época. 

Devido ao sucesso, não demorou muito para a empresa crescer e se tornar uma das referências do mercado. Atualmente, ela conta com coleções para gestantes, plus size, infantil, masculina e feminina em geral. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Encontre Sua Viagem

A opção para quem quer trabalhar com turismo, a Encontre Sua Viagem traz uma oportunidade única de negócio. Com um sistema que permite trabalhar de casa, o franqueado conta com um software capaz de montar os melhores pacotes de viagem que o cliente desejar. 

Entre as empresas parceiras, são aproximadamente 400 mil opções de hotelaria e 130 companhias aéreas. Apesar de fechar, na maioria das vezes, pacotes, você pode montar de programas de intercâmbio, viagens de negócio, excursões, trajetos para terceira idade etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

Suav

Com um conceito inovador, a Suav é uma das pioneiras entre as empresas que fazem serviços estéticos sem hora marcada. Ou seja, basta o cliente chegar para ser atendido. Ganhando tempo e sem correr o risco de ficar aguardando dias para conseguir um sessão. Além disso, esse empreendimento praticamente não possui concorrência direta. 

Isso acontece, pois a maioria dos locais que podem chamar a atenção do cliente são os tradicionais salões. Acontece que esses lugares não tem atendimento especializado como a Suav, permitindo que o cliente tenha um serviço de extrema qualidade, express e com profissionais capacitados. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

Fórmula Pizzaria

loja e mesas formula pizzaria
A Fórmula Pizzaria também oferece modelo de restaurante, apesar de ser voltada para delivery

A opção para o setor alimentício é a Fórmula Pizzaria. No mercado desde 2014, a empresa chegou trazendo inovações e um catálogo variado de sabores. Além dos seus 40 tipos diferentes de pizza, entre salgadas e doces, também é possível oferecer opções veganas, calzones e sobremesas. 

A Fórmula Pizzaria é uma empresa voltada para o delivery, porém ela também permite que o franqueado trabalhe com o modelo de restaurante. Assim, você pode juntar os dois modelos de negócio para aumentar a sua rentabilidade, sem contar no processo de fidelizar seus clientes com mais facilidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

Quisto

A corretora de seguros Quisto, é uma boa opção para aquele empreendedor que deseja ter um complemento da sua renda ou que busca mudar de vida. Ela conta com um dos modelos de negócio mais atrativo do segmento. Sem contar na sua política de comissionamento. 

O franqueado terá acesso ao software exclusivo da Quisto, capaz de oferecer aproximadamente 20 tipos de orçamentos diferentes, nos mais de 90 serviços oferecidos pela marca. Apesar de ter o formato de home office, quem desejar também poderá escolher a loja física. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Quais franquias estão em alta no Brasil?

Devido ao momento de crise que estamos passando no Brasil e no mundo, as franquias que têm se destacado no mercado são as ligadas à alimentação, saúde e serviços em gerais. Esses segmentos conseguiram se destacar diante do momento delicado em que passamos em 2020. 

A crise sanitária, acabou atingindo todos os empreendimentos brasileiros. Esse movimento aconteceu devido ao problema com o Coronavírus, cuja sua transmissão é feita pelo ar e infecta as pessoas com muita facilidade, podendo levar a diversas complicações no organismo. 

Dessa forma, foi aconselhado nos primeiros meses, que a população de diversas cidades ao redor do mundo ficassem isoladas, sem contar nos empreendimentos que precisaram ser fechados. Porém, nem todos foram obrigados a seguir essa recomendação, que foi o caso dos segmentos citados. 

Para se ter uma ideia, só o setor de limpeza, agora olhando para todos os tipos de negócios envolvidos, sem ignorar o que não é franquia, houve um crescimento no número de empregos e na aquisição de produtos conhecidos também como home care.

Na saúde, o avanço também foi facilmente perceptível. Além do crescimento no número de adesões nos planos de saúde, como apresentou a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aconteceu também um movimento na busca por serviços ligados ao segmento.   

Quanto precisa para abrir uma franquia?

Franquias: lupa com o desenho de loja, tendo ao fundo gráfico que podem representar os gastos de uma franquia
Para abrir uma franquia é preciso ficar atento em alguns aspectos importantes como a taxa de franquia

Para que você possa abrir uma franquia com tranquilidade, você precisa pensar em alguns fatores que têm impacto direto no empreendimento. Apesar de ser algo mais fácil de prever, existem algumas cobranças que são apresentadas ao longo da sua negociação, como as taxas mensais. 

Além disso, o futuro franqueado precisa considerar o formato de franquia que deseja. Apresentamos anteriormente no texto, uma variedade de possibilidades. Cada uma possui um custo e despesa. Dessa forma, você precisa colocar essa questão no papel para ter uma ideia do valor que será gasto. 

De modo geral, as despesas que vão impactar mais o seu negócio, inicialmente, são a taxa de franquia, referente a autorização de comercializar o produto ou serviço da marca e o capital de giro. Essa quantia é muito importante, pois ela será responsável por manter a unidade viva nos primeiros meses, quando o movimento ainda está ganhando forma. 

Após quitar essas primeiras despesas, você precisa ficar atento ao capital de instalação. Nele, é levando em consideração o valores referentes a reforma que será feita, o custo para colocar a loja dentro da identidade visual da franqueadora, contas de água, luz, aluguel etc. Vale destacar que essa é uma cobrança exclusiva dos formatos físicos. 

Outra quantia que precisa ficar atento ao longo do processo, é referente as taxas mensais como royalties e fundo de propaganda. Os royalties funcionam como a manutenção do direito que você adquiriu de comercializar a marca. Já o fundo de propaganda é uma reserva criada pela franqueadora com o intuito de divulgar toda a sua rede. 

Ambas as cobranças podem ser um valor fixo ou de acordo com uma porcentagem do faturamento. Todas essas informações são facilmente identificadas na Circular de Oferta de Franquia (COF) e durante as negociações. 

Opções de franquias baratas e rentáveis

Vimos já algumas possibilidades das franquias mais famosas e caras, até algumas possibilidades com preço acessível. Para que você possa ter mais algumas opções de investimento, separamos mais algumas para facilitar a sua busca. 

Lembrando que após essa última lista, vamos passar alguma dicas importantes para quem deseja seguir o caminho e se tornar um franqueado. Apesar de ser um processo bem simples, precisamos ficar atento a poucas coisas para chegar à empresa dos sonhos. Vamos a outras opções de marcas. 

Monitorias

A Monitorias é uma empresa que trabalha exclusivamente no ensino para alunos que possuem alguma necessidade especial ou dificuldade para assimilar as matérias aprendidas na escola ou faculdade. O objetivo da marca é ajudar pessoas a aumentar o conhecimento e reduzir a pressão por uma possível reprovação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses

Portal da Cidade

Quem deseja trabalhar noticiando o que acontece em seu município ou região, o Portal da Cidade é uma ótima opção. Presente em 36 locais espalhados pelo Brasil, a empresa desenvolveu um empreendimento onde o franqueado precisa apenas cuidar do seu espaço virtual para divulgar o conteúdo sobre a comunidade. Tendo rentabilidade por meio das propagandas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses

Achei no Pão

A empresa Achei no Pão é especializada em publicidade em sacos de pão. Dessa forma, o objetivo dela é fomentar o comércio local, possibilitando um novo espaço para divulgar empresas parceiras. Cabe ao franqueado conseguir a padaria e as marcas dispostas a colocar seus anúncios no local. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses

SMS Digital

Franquias: mulher fotografando café e pedaço de bolo
A SMS Digital permite que empresas possam divulgar seus produtos e serviços por meio de mensagens para diversos clientes

Trabalhar com uma empresa pioneira no segmento traz diversas vantagens para o futuro franqueado. Afinal, é a chance de fazer parte de uma das redes com maior know how e expertise da área. É o caso da SMS Digital, uma empresa que visa ajudar negócios a disparar mensagens de publicidade em celulares. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses

Mazze Semi Joias

A Mazze é uma empresa que surgiu em 2013 e desde então passou a ser reconhecida no Sul do Brasil. Agora, ela busca aumentar a sua área de atuação e expandir por outras regiões do país. Com peças de qualidade, seja semi joias, joias em prata ou banhadas, a marca oferece bons preços que a colocam à frente dos muitos concorrentes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 16 meses

Brasil Nutri Shop

Quando se fala num empreendimento de sucesso imediato, a Brasil Nutri Shop deve ser citada. A empresa surgiu em 2016 e em menos de um ano já possui 200 franqueados. Tudo graças ao seu modelo de franquia on-line, onde o franqueado deve apenas divulgar o seu site enquanto as demais questões são exclusivas da empresa, como a entrega dos produtos. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses

Como escolher a franquia ideal para investir?

Conhecendo as diversas opções que existem no mercado, conforme apresentamos para você ao longo do nosso texto, separamos algumas dicas para auxiliar na sua busca pela franquia ideal. 

Vale lembrar que ao longo de todo o processo, você não pode considerar apenas o dinheiro envolvido no processo para tomar a decisão. São diversos fatores que possuem um impacto na sua decisão. Será apenas desse jeito, que você terá a chance de fazer parte de uma rede realmente boa para o seus objetivos. 

Devido a relação de confiança mútua que deve existir entre as partes, abrir uma franquia é um processo delicado que exige bastante estudo do futuro franqueado. Afinal, deve existir o casamento perfeito entre o que você busca com o desejo da franqueadora. Se os deslizes deixarem de ser raros e se tornarem frequentes, as chances de sucesso reduzem drasticamente. 

Assim, para auxiliar você a encontrar aquela marca perfeita, vamos apresentar o caminho ideal no infográfico a seguir e explicar algumas questões extras para você ter uma taxa de acerto bem elevado. Confira. 

Infográfico passo a passo para adquirir uma franquia

Encontre o segmento ideal para seu perfil

A primeira dica para quem deseja se tornar um franqueado é encontrar aquele segmento que sempre sonhou em atuar. Pode ser também o empreendimento que permite você trabalhar com algo que conhece e gosta minimamente. Se tornar um empresário exige muito mais de você do que imagina. 

Por mais que as franquias sejam negócios práticos e mais fáceis que algo aberto do zero, os desafios para mantê-la de pé são os mesmos. Ou seja, será preciso dedicar dias e noites em prol da saúde do seu empreendimento. Nada de pensar que em oito horas você estará livre para fazer outras coisas. 

Dessa forma, vá sempre para aquele setor que você se identifica. Imagine acordar todas as manhãs tendo que dedicar o seu dia a algo que não sente o mínimo prazer em fazer. Muitas pessoas tem essa sensação em seus empregos, mas quando olhamos para empreendedores, o peso é ainda maior. 

Como é o seu dinheiro que está em jogo, a tendência é que acabe se ficando preso até o final do contrato. Além de precisar se dedicar em dobro para não ter prejuízo e falir. Por mais que existam empresários de sucesso na área que pensa em atuar, eles precisaram passar por diversos desafios ao longo das etapas.

Estude as tendências do mercado

Após analisar o segmento que você vai atuar, chegou o momento de conhecer as tendências para ele. Não deve pensar que apenas por ter feito a sua escolha, que o caminho está aberto para qualquer empresa, muito pelo contrário. A busca agora é encontrar aquele empreendimento que oferece boas perspectivas para o futuro. 

Por exemplo, vivemos em uma era onde o número de pessoas adeptas a hábitos alimentares veganos tem crescido a cada ano. Logo, você pode ver que para quem deseja atuar no segmento alimentício, a melhor opção é entrar em algum negócio que ofereça opção para essas pessoas. 

Claro que não são todos que vão se tornar veganos, mas com eles podem acabar tornando uma boa parte do mercado. Se o seu estabelecimento não estiver preparado para recebe-los, você corre o risco não apenas de perder esses clientes, mas também os demais que acompanham eles. 

É devido a isso que o futuro franqueado precisa ficar muito atento as mudanças e tendências dos consumidores. Apenas demos um exemplo, mas são diversas outras frentes que vão gerar e já causam impacto em todos os segmentos. Como a busca por serviços e produtos ligados a preservação do meio ambiente

Analise a reputação das franquias

Encontrando o mercado e as suas tendências, enfim chegou o momento de conhecer as franquias disponíveis no mercado. O que não faltam são opções, como vimos até aqui. Porém, tendo como base o funil que montamos, a busca será muito mais fácil. 

Primeiramente, basta observar as listas de marcas e avaliar quais estão dentro do que espera. Em seguida, analise outros fatores como histórico da marca, know how, valores, taxas etc. Separe os prós e contras de cada uma. Em seguida, inicie a sua busca para saber como as pessoas lidam com a franqueadora. 

Para isso, é muito simples. Basta acessar as redes sociais de cada uma das marcas que selecionou e verificar o número de críticas e como elas são tratadas. Nenhuma empresa passará ilesa de receber reclamações, mas é muito importante avaliar o tratamento com os clientes. Afinal, uma das grandes vantagens desse negócio é o reconhecimento do público. 

Caso queira algo mais profundo, você também pode acessar o portal “Reclame Aqui”. Esse site é responsável por criar um espaço público para as pessoas levarem seus problemas com alguma empresa. Além de pessoas comuns, você pode encontrar opinião de outros franqueados. Sem contar nas notas de avaliação feita pelo próprio site. 

Entre em contato com a franqueadora

Mulher em seu escritório branco, com flores e alguns desenhos, conversando no telefone.
As conversas com a franqueadora será por telefone na maioria dos casos

Selecionando as franquias que mais chamaram a sua atenção, o próximo passo é mostrar para a franqueadora o seu interesse em se tornar um franqueado. O processo é bem simples, basta entrar no site, preencher o formulário, enviar e aguardar o contato da empresa. 

Nesse primeiro momento, você passará por uma avaliação para saber se o seu perfil condiz com o que ela busca. Lembre-se que as marcas precisam ter a certeza que você é uma pessoa confiável, assim como você teve a certeza antes de entrar em contato com ela. Por isso, aconteceram algumas reuniões. 

Não existe um limite máximo de conversas que podem acontecer, tudo varia de acordo com as suas dúvidas e as questões que a franqueadora deseja levantar. Caso você esteja empreendendo com um sócio, ele também precisará passar por algumas reuniões. Ambos precisam ser aprovados pela franqueadora. 

Aproveite o momento para conhecer um pouco mais do trato da franquia e arrancar informações importantes para a sua tomada de decisão. Até a assinatura do contrato, você pode mudar de ideia no momento que quiser. Mas é importante não chegar nessa etapa com muitas marcas, isso pode gerar confusão. 

Confira a Circular de Oferta de Franquia

Caso seja aprovado, o próximo passo é fazer uma analise cuidadosa da Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio. Ou seja, é ele quem vai mostrar o que você pode esperar da franqueadora. Entre os dados, estão:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 24 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Importante destacar que a circular deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato, de acordo com a Lei de Franquias. Caso o prazo não seja respeitado, o investimento será perdido. 

Além disso, devido sua importância na tomada de decisão e conter pontos que podem gerar dúvidas, não deixe de procurar um advogado que conheça sobre franquias para auxiliar nessas questões. 

Como vimos em todo o texto, temos no mercado brasileiro um dos modelos mais práticos e fáceis de serem investidos. Não é difícil encontrar empresas que buscam esse formato para se tornarem conhecidas. Ao mesmo tempo, empresários crescem e mudam de vida por meio do franchising. 

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias e deseja aprender um pouco mais sobre? Continue em nosso blog por meio do artigo “Quanto custa uma franquia de uma das maiores holdings do Brasil?”.

Autor: Rodrigo Brito
9 de novembro de 2020

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