fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Encontre sua Franquia

Globalização: Como ela Influencia o Mundo das Franquias


A Globalização é a evolução no processo de interação entre os países de todo o mundo. Este fenômeno afetou várias áreas, principalmente o comércio,o empreendedorismo e o mundo das franquias.

O comércio exterior, por exemplo, está muito ligada à globalização já que, se antes os países só poderiam vender seus produtos internamente, ou seja, para a sua própria população, hoje é possível vender de qualquer lugar para qualquer cliente no mundo! Será isso bom ou ruim?

Globalização: Como ela Influencia o Mundo das Franquias

Tecnologia e Globalização

A tecnologia está intimamente relacionada ao mundo das franquias. Antigamente, para os países, e até mesmo as pessoas se comunicarem a distância, era muito difícil. Utilizavam-se cartas e telegramas, que demoravam dias para chegarem ao destinatário.

Se para se comunicar era difícil, vender algum produto ou serviço era pior, já que, neste caso, não basta se comunicar, mas também persuadir. Nesses casos, o contato pessoal, o famoso “cara-a-cara” era a única forma de trabalho dos vendedores.

Comunicação Rápida e Eficiente

Após a invenção do telefone tudo mudou! O número de cartas e telegramas diminuíram muito e todas as pessoas optaram por uma forma mais rápida, barata e cômoda de se comunicarem: a Internet. Com ela, além de mensagens instantâneas, também podemos enviar fotos e vídeos, facilitando a vida dos vendedores, empresários e consumidores. A partir daí o Comércio Exterior, o Marketing e a Publicidade evoluíram como nunca!

A Influência do Capitalismo

Entretanto, existe os pontos positivos e negativos da globalização. Com a ajuda do regime capitalista, que é preferência mundial, a concorrência, em alguns casos, passou a ser desleal.

Naturalmente quem tivesse mais dinheiro, teria mais possibilidade de divulgar produtos, serviços e, nos casos dos países, sua cultura para outros povos. Este “lado ruim” deturpou o fenômeno globalização para a definição de imposição da cultura do mais forte sobre o mais fraco, o que de fato acontece em alguns casos, mas não é a regra.

Cursos de Capacitação

Outra exigência fundamental que a globalização trouxe para os empreendedores é a capacitação rápida e de qualidade.

Fazer cursos para auxiliar no trabalho, aumentando o seu capital intelectual, e cursos de idiomas, principalmente o de inglês, são elementos fundamentais que separam o profissional de sucesso daqueles desatualizados ou que não têm a humildade de estarem dispostos a aprender para a vida inteira.

Capacitação não se tornou apenas uma vantagem, mas uma questão de sobrevivência!

Empresa ou Franquia?

Se você quer ter seu próprio negócio e pensa em abrir uma empresa por conta própria, saiba que é um caminho louvável, afinal começar do zero a criação de uma marca nova num mercado tão competitivo como o de hoje não é para qualquer um.

Se você pretende seguir este caminho, uma dica é trabalhar primeiro na sua área de interesse. Por exemplo, se você quer montar um restaurante, trabalhe em um como garçom, caixa, na cozinha ou outro cargo.

Não há vergonha nenhuma em trabalhar num emprego desses, mesmo que seja inferior ao seu grau de escolaridade, pois além dele ser honesto é uma oportunidade de aprender, na prática, e saber se é realmente aquela realidade que você quer administrar. Lembre-se que é temporário.

Mas abrir uma empresa do nada é muito arriscado, já que quase metade das novas empresas não passam dos 3 anos, segundo o IBGE. É necessário um bom capital de giro para suportar os eventuais gastos incomuns dos primeiros meses.

Engana-se quem pensa que ao abrir uma empresa terá lucros logo no primeiro mês. É preciso perseverança, trabalho e paciência. É como plantar uma árvore, cuidar, vê-la crescer e esperar render bons frutos.

Você também pode ter seu próprio negócio através de uma franquia. A franquia é uma marca que abre espaço para outros empreendedores utilizarem seu nome.

Ela possui regras preestabelecidas e um modelo de negócio já testado e aprovado. Ou seja, mais segurança com relação a começar tudo do zero. Outra vantagem é ter cursos de capacitação e suporte, para esclarecer qualquer dúvida e resolver problemas.

Sair

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *