fbpx
  • Compre sua Franquia:

    (31) 3654-5664

  • E-mail de Contato:

    franquia@encontresuafranquia.com.br

Holding de franquias: entenda o que é e como ela pode te beneficiar


Você sabe o que é uma holding de franquias? Neste texto vamos mostrar como funciona e como ela pode te ajudar a se tornar um empreendedor de sucesso!

Já ouviu falar do termo holding de franquias ? Holding é uma palavra do verbo inglês pronunciada “to hold” que de forma geral significa “manter”. Neste caso, trata-se de uma empresa que“mantém” e realiza  a gestão de outras empresas na qual tem participações ou o controle das mesmas.

Por ser normalmente sócia majoritária dos negócios, ela é responsável por administrar e controlar o funcionamento destas empresas. Basicamente é o domínio de uma sociedade sobre outra.

Com esse breve explicação, desenvolvemos o texto a seguir para exploramos mais os tipos de holding e como elas atuam. Acompanha o texto!

Quais as vantagens de uma holding de franquias?

Uma holding de franquias traz benefícios para o empresário na questão de segurança e obtenção de lucros. 

Em relação a riscos de perdas por processos judiciais, por exemplo, os bens ficam protegidos pois dentro da Holding passam a ser de uma empresa e não de uma pessoa física. 

Assim o processo demanda mais tempo o que permite que existam outras formas de se resolver determinadas pendências neste sentido. Ou seja, não é necessário a perda de algum bem maior. 

Além disso, a obtenção de lucros se torna maior uma vez que todos os serviços prestados pela holding para as outras empresas é rateado, gerando menos custos e favorecendo o ganho financeiro.

Quais os tipos de Holding de franquias?

Existem basicamente três tipos de holding, abaixo vamos explicar melhor as características de cada uma.

Holding Pura 

Empresas que detém participação de outras empresas. Quando a empresa tem a função de realizar o gerenciamento de outras empresas que são controladas pela holding.

Nesta categoria não há nenhum tipo de operação, ficando apenas a cargo de participação do capital das empresas.

Holding Mista 

A Holding Mista é a mais conhecida e usada no país. Isso se dá aos benefícios com relação aos tributos que são menores a ao tipo de administração que é  oferecida.

Neste modelo além de participação no capital das empresas ela também realiza todo processo de administração e prestação de serviços.

Holding Patrimonial ou familiar 

Holding familiar – Maior segurança dos bens aos proprietários

Constituição de uma empresa onde o capital social da empresa é integralizado ao patrimônio pessoal dos pais e posteriormente a sucessão desse patrimônio aos herdeiros.

O direito sucessório consiste na transferência de patrimônios após o falecimento dos proprietários (pai ou mãe). Dentro desse processo de holding existe uma segurança patrimonial aos proprietários.

Os bens podem ser administrados como forma de gerar rendas aos interessados, sendo ou não oferecidos como aluguel ou venda.

Na Holding Patrimonial o processo consiste em antecipar o repasse de bens de herdeiros e cônjuges a uma pessoa que detém de todos os eles.

A partir dessa construção o responsável cria cotas e repassa aos herdeiros que normalmente são os sucessores dessa empresa.

Uma das vantagens em relação a holding familiar é que os conflitos pessoais e familiares não ocorrem, uma vez que todas as questões de participação e doação é realizada administrativamente pelos sócios administradores. 

Todas as regras e procedimentos de como serão avaliados e transferidos esses bens estão regulados em contrato e dentro das regras do direito societário e da constituição da Holding.

As decisões ficam por conta dos sócios e administradores evitando assim os conflitos pessoais e familiares na hora da divisão desses bens. Isso evita desgastes em um momento delicado.

Modelo de holding de franquias – Encontre Sua Franquia 

Uma holding especializada no franchising é a Encontre Sua Franquia. A empresa nasceu a partir de um ideal do empresário, Henrique Mol, que visualizava em pequenas oportunidades, grandes negócios. 

Tudo começou em 2011 e logo de imediato a empresa se tornou uma franqueadora. Pensando em ampliar os negócios e aproveitando o sucesso da Encontre Sua Viagem, primeira marca do grupo, Henrique agregou outra empresa ao negócio.

Aliando sua prática com empreendedorismo e sua vivência empresarial no setor de franchising, Mol logo decidiu que criar uma holding seria uma ótima oportunidade.

Agregando a experiência já adquirida nesse tempo, além de estruturar melhor as necessidades dessas empresas e de outras que surgiriam a partir daí. 

Com essa estrutura as empresas seriam beneficiadas e a holding teria a participação de lucros dessa agregação, o que financeiramente seria mais interessante. Sobretudo, buscando a vivência de estabilidade econômica que toda empresa necessita. 

Atuando no setor de franchising há apenas seis anos, a holding de franquias já possui cerca de mil franqueados em todo país. Ainda em 2017, os modelos de negócios chegaram a faturar cerca de R$ 80 milhões!  

A Holding agregou seu potencial de investimento em outros modelos que hoje somam cinco opções de grande potencial no mercado, são eles.

Conheça mais sobre a holding de franquias  no vídeo abaixo:

Como funciona a Encontre Sua Franquia 

A Holding Encontre Sua Franquia administra e cuida das empresas que e todo projeto de implantação das marcas das franquias das quais ela administra. 

Sua função geral é de oferecer todo o suporte às empresas das quais possui controle para o melhor funcionamento e desenvolvimento sustentável das mesmas visando a preparação profissional e suporte inicial e contínuo.

Suporte oferecido pela Holding de franquias 

A seguir apresentamos quais as atividades são realizadas para as franquias dentro da Holding. Além de como elas ajudam o empresário a obter o melhor resultado com sua unidade.

Assistência e definição do ponto comercial

Suporte da franqueadora no ato da escolha do melhor ponto para implantação de sua empresa. 

Treinamento inicial e reciclagem

Treinamento inicial aos empresários franqueados e demais funcionários de forma presencial e também por meio de plataforma on-line. Sempre voltada para adequação e padronização de informações e procedimentos.

Assistência para estoques

Estruturação de estoque para atender as demandas iniciais de implantação da empresa e o suporte para manutenção do estoque. 

Negociações com fornecedores

Aquisição de produtos em larga escala com melhores preços e maior qualidade para atender as necessidades gerais das empresas.

Manuais operacionais

Manual com orientações sobre a melhor forma de administrar a franquia. Com toda a experiência já adquirida, ela proporciona o melhor resultado ao franqueado.

Assistência administrativa contínua 

Consultoria de campo orientações sobre o desenvolvimento e acompanhamento contínuo de controle de metas e ações que devem ser tomadas pelo franqueado. O objetivo é ajuda-lo a alcançar os resultados esperados. 

Assessoria no trabalho de divulgação da franquia

Apoio dos setores de marketing e a produção de conteúdo estratégico de divulgação da marca para presença virtual e orientações sobre a divulgação pessoal da franquia para os clientes.

Apoio na inauguração 

Orientação para o plano de divulgação e inauguração, além de apoio nos primeiros dias de funcionamento da empresa para auxiliar no andamento da empresa.

Entendeu o funcionamento desse tipo de negócio? Viu como ela pode ajudar você enquanto holding de franquias? Sem dúvida como empresa ela pode ajudar e muito aos futuros empreendedores que desejam atuar no ramo de franquias. 

Com toda a sua experiência e controle de planejamento ela é uma ótima opção para quem deseja enveredar pelos caminhos do empreendedorismo. Quer saber mais sobre o assunto?

Acesse nosso site Encontre sua Franquia e conheça o universo do franchising !

Autor: Denise Melo
6 de março de 2020

Ficou interessado em alguma franquia?

Preencha o formulário e fale com um consultor das nossas marcas.

Matérias relacionadas: